Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Passando para ler as curiosidades
     
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    A cultura clássica grega, que floresceu durante os séculos 5 e 4 a.C., exerceu uma tremenda influência sobre o Império Romano e estabeleceu a base para a cultura ocidental moderna. A antiga democracia grega, a primeira que surgiu no mundo, teve duração de apenas 185 anos. No ápice de sua economia, por volta dos séculos 5 e 4 a.C., a Grécia Antiga foi a maior potência econômica do mundo. A palavra “escola” vem do antigo termo grego para “tempo livre”. Diversas descobertas realizadas por antigos matemáticos gregos, entre eles Pitágoras, Arquimedes e Euclides, continuam sendo ensinadas e em uso até hoje. A palavra “dinossauro” tem origem no grego antigo e significa “lagarto terrível”. Era bastante comum que os antigos gregos e romanos comprassem seus escravos com sal. A teoria de que os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol foi proposta pela primeira vez no século 3 a.C. por um matemático e astrônomo grego chamado Aristarco de Samos. A palavra “Música” tem sua origem nas antigas musas, as deusas das artes da mitologia grega.

    [​IMG]
     
  3. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Passando para ler as curiosidade
     
  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    As tartarugas marinhas nadam 20 quilômetros por hora, mais a temperatura do corpo influi no ritmo delas...(o animal fica mais lento no inverno). Elas tem audição, visão e olfato extremamente desenvolvido. Além de uma ótima orientação!!! Exploradas durante a décadas...hoje lutam contra a extinção! As tartarugas vivem em todos os continentes exceto a Antártida! Todas as tartarugas colocam os seus ovos na terra! As tartarugas Softshell e as tartarugas marinhas tem conchas flexíveis. As tartarugas aquáticas e semi-aquáticas tem a pele muito fina! O tamanho das tartarugas marinhas adultas pode variar de 1m até 2m de comprimento, caso da tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante. Indivíduos adultos desta espécie podem atingir até 600 kg. Estes répteis se alimentam, principalmente, de medusas, camarões, esponjas e águas-vivas. Quase todas as espécies são migratórias e conseguem se orientar pelos polos magnéticos do planeta. É comemorado em 16 de junho o Dia Internacional da Tartaruga Marinha.

    [​IMG]
     
  5. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  6. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Tubarões-brancos, ao contrário do que se pensa, preferem evitar conflitos – pelo menos entre eles. Se não existe comida suficiente no ambiente, eles nadam entre o grupo batendo sua cauda com força na superfície da água: quem bater mais forte, fica com o rango – sem tretas, só na base do respeito. Além disso, eles raramente atacam humanos deliberadamente: o que eles fazem é uma "mordida-teste", que consiste em morder algo para ver se é comida. Se eles perceberem que se trata de algo diferente do que estão habituados a comer, eles simplesmente abandonam, o que explica o motivo de boa parte dos ataques de tubarões não ser fatal. Apesar de não se saber muito sobre os hábitos de reprodução dos tubarões-brancos, é sabido que a fêmea desenvolve vários ovos dentro do seu útero, mas apenas alguns deles chegam a transformar-se em pequeninos tubarões, que, por sua vez, se alimentam de outros ovos não fertilizados. Uma curiosidade que não é exclusiva dos tubarões-brancos é o olfato extremamente apurado desses bichos: eles são capazes de sentir o cheiro de uma gota de sangue dissipada em 100 litros de água. Cada fossa nasal detecta esses aromas em tempos diferentes, o que ajuda no senso de direção dos tubarões. Os tubarões-brancos são encontrados geralmente em regiões em que a água salgada é mais quente. Isso significa que Austrália (para variar), África do Sul, Califórnia e noroeste dos Estados Unidos são local onde você poderá encontrar alguns deles. Uma das coisas que fazem dos tubarões-brancos predadores tão bons é o fato de se moverem com agilidade na água. Eles podem pesar entre 680 quilos até pouco mais de 1 tonelada, mas é o formato de seus corpos e sua poderosa cauda, que ajuda a impulsioná-los a até 24 km/h. Uma curiosidade é que os dentes dos tubarões são os únicos ossos que eles têm no corpo: o esqueleto deles é cartilaginoso, o que ajuda a manter um peso relativamente baixo e também permite que esses animais se movam sem toda a rigidez de uma estrutura óssea – além de serem bem mais resistentes à fratura.

    [​IMG]
     
  7. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    São assustadores!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  8. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Você já ouviu falar de cavalos-marinhos? Esses animais com cara de cavalo são, na realidade, peixes. Estima-se que existam mais ou menos 40 espécies de cavalos-marinhos, todas pertencentes ao gênero Hippocampus, com diversas cores e formatos variados. Os cavalos-marinhos são peixes ósseos encontrados normalmente em águas rasas. Apresentam tamanho variado, sendo que algumas espécies atingem cerca de 30 centímetros e outras apresentam apenas 13 milímetros de comprimento. Eles são excelentes em camuflagem e são capazes de mudar de cor. Esses peixes movem-se devagar na água e, para não serem levados pela correnteza, enroscam a cauda em algumas plantas aquáticas, corais ou algas. Suas nadadeiras são bem pequenas e quase transparentes. Seus olhos movem-se independentemente, assim como os dos camaleões. Os cavalos-marinhos alimentam-se de pequenas larvas de camarões, moluscos e outros pequenos animais, como as pulgas-da-praia. Para capturar sua presa, eles sugam a água. Uma das características mais curiosas desses peixes diz respeito à reprodução. Nesses animais, a fecundação é interna e o desenvolvimento do filhote ocorre no interior do corpo do macho. Como os peixes não possuem útero, o filhote cresce em uma cavidade que recebe o nome de cavidade ovariana ou folicular, que fornece nutrientes e gases aos ovos. O período gestacional varia, durando em média dois meses. O cavalo-marinho origina aproximadamente 300 filhotes. Depois que nascem, os pequenos cavalos-marinhos – com apenas 2 milímetros – não dependem mais do seu pai. Apesar da grande quantidade de animais nascidos, apenas uma pequena parcela sobrevive até a fase adulta, pois são frequentemente comidos por peixes maiores. Os cavalos-marinhos são animais ameaçados de extinção, principalmente em decorrência da pesca predatória e da destruição do local onde vivem. Esses graciosos bichinhos são frequentemente capturados para servirem de peça decorativa ou para serem colocados em aquários.

    [​IMG] [​IMG]
     
  9. -Borsty-

    -Borsty- Promessa

    vou montar nesse bichinho , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkke soltar o terror, aí se vou
    hihihihihihihihihihihihih
     
  10. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Famosos por seu andar atrapalhado e por estarem sempre muito bem arrumados com os seus smokings, os pinguins são animais realmente extraordinários, que podem ser encontrados na Antártida, Nova Zelândia, sul da África, Austrália e América do Sul. A espécie de pinguim mais alta é o imperador, que pode chegar a medir 1,20 metros. A menor epécie de pinguim é a azul, que mede cerca de 40 centímetros. As incríveis cores dos pinguins são uma questão de camuflagem; de cima, o seu preto se mistura com a escura profundeza do oceano. De baixo, sua barriga branca se esconde contra a superfície clara. Os fósseis indicam que os pinguins mais antigos existiram há mais ou menos 60 milhões de anos, o que quer dizer que um ancestral dos pássaros que nós conhecemos hoje sobreviveu a extinção em massa dos dinossauros. Os pinguins ingerem grandes quantidades de água do mar enquanto estão caçando por peixes para se alimentar, mas uma glândula especial que se localiza atrás de seus olhos - a glândula supraorbital - filtra toda a água salgada de sua corrente sanguínea. Os pinguins eliminam a água através de seus bicos, ou espirrando. Quase todas as espécies de pinguins se reproduzem em grandes colônias que contam com mais de mil pássaros. Apesar de não possuírem orelhas visíveis, os pinguins possuem uma audição excelente e contam com barulhos distintos para identificar seus parceiros quando eles retornam para os lotados locais de reprodução. Diferente de muitos mamíferos marinhos - que dependem de gordura para se manterem quentes - os pinguins sobrevivem por conta de suas penas, que produzem uma camada de ar quente perto da pele que serve como um isolamento, especialmente quando eles começam a gerar calor muscular nadando por aí.


    [​IMG]








     
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Adoro pinguins! São fantásticos!
    Obrigada Vanessa pelo empenho neste tópico!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Ostra é o nome usado para um número de grupos diferentes de moluscos que crescem, em sua maioria, em águas marinhas ou relativamente salgadas. As ostras verdadeiras pertencem à ordem Ostreoida, família Ostreidae. As ostras possuem o corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As guelras filtram o plâncton da água. As pérolas possuem grande variedade de cores, incluindo branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde. A ostra é um molusco muito apreciado na culinária por diversos povos que deixaram evidências de caçadores de ostras em várias civilizações costeiras da pré-história. É um mexilhão rico em zinco, um dos nutrientes requeridos para a produção de testosterona (hormônio masculino), por isso a fama de ser um alimento altamente afrodisíaco. A ostra possui baixo valor calórico, é muito rica em sais minerais e possui ômega 3, o que a torna um alimento naturalmente saudável. A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Nem todas as pérolas se saem tão bem assim. Algumas pérolas possuem um formato irregular e são chamadas pérolas barroas. As pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas as pérolas negras são nativas do sul do Pacífico. As ostras não são os únicos moluscos que podem produzir pérolas. Mexilhões e amêijoas (espécies de mariscos) também possuem esta habilidade, mas esta é uma ocorrência muito mais rara. Os registros das primeiras fazendas marinhas de ostras datam de 350 AC na Grécia e 100 AC na Itália. Já as fazendas que conhecemos nos moldes atuais, as mais antigas datam no ano de 1624 no Japão. As ostras alimentam-se basicamente de microalgas, bactérias, matéria orgânica e pequenos animais presentes na coluna da água.-A ostra possui menor teor de lipídios e de colesterol que a carne de frango, bovino e suíno. Em relação a ácidos graxos, as ostras apresentam menor proporção de saturados que a carne bovina, e maior proporção de poliinsaturados que as carnes bovinas, suínas e de frango.

    [​IMG]
     
  13. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Adoro esse cantinho!!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  14. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Uma pérola é na verdade um tipo de corpo estranho que invade uma ostra e que é recoberto com uma camada de carbonato de cálcio pelo molusco para tentar isolar o “invasor”? Pois é. A ostra recobre a pedra ou grão de areia com esta camada que dá o aspecto brilhante ao material. Assim, ele passa a ter valor de uma gema e é altamente apreciado como uma jóia. Nem todas as ostras podem criar pérolas. As ostras perlíferas vêm de uma família diferente, as Pteriidae. As pérolas cultivadas e pérolas naturais são obtidas dessas ostras, apesar de alguns outros moluscos, por exemplo mexilhão, também produzirem pérolas de valor comercial. Segundo a Wikipédia, as pérolas de melhor qualidade no mundo encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também extração na Índia e Sri Lanka, na Austrália e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão. O aspecto interessante da pérola é que ela não requer lapidação nem polimento. Em 3500 anos antes de Cristo, no Oriente Médio, a pérola já era valorizada como um elemento e símbolo da pureza e charme feminino. A pérola está presente também na tradição Japonesa, onde eram usadas para confortar o coração e acreditava-se que a pérola tinha poderes sobrenaturais e medicinais, como ser capaz de interromper os efeitos de um envenenamento. Mas muito antes disso, ela já era amplamente utilizada no sul da Índia, porque as tribos antigas que viviam da pesca utilizam as pérolas e se alimentavam das ostras. As pérolas nem sempre são brancas. Existem pérolas coloridas, sendo que as mais famosas são as chamadas pérolas negras do Taiti. Essas pérolas tem um tom cinza que varia do claro ao quase preto. A água morna e o tamanho grande da ostra do Taiti produzem perolas muito bonitas e com bastante nácar, gerando obras primas da natureza que valem muito dinheiro. Existem dois tipos distintos de pérolas. As pérolas de água salgada e as pérolas de água doce. As pérolas de água salgada são produzidas pelo molusco japonês Akoya e podem medir de 2mm a 10mm de tamanho. Elas são encontradas numa enorme variedade de formas e cores, sendo as mais comuns o branco, o rosado, o dourado e o cinza-azulado. Já as pérolas de água doce são achadas em moluscos lacustres com tecido de manto suave, o que explica suas formas irregulares. As pérolas mabé são essencialmente pérolas “bolhas” que crescem agarradas ao interior das conchas dos moluscos. Elas são produzidas no Japão, China e Estados Unidos. Entre esses tipos de pérolas, as de cores brancas são as mais comuns, seguidas de rosas, azuladas, salmão e até esverdeadas.

    [​IMG]
     
  15. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  16. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Imagine um animal quase tão inteligente quantos os humanos, que se comunica por ecos e tem consciência da própria morte. Esses são os golfinhos! Encantadores, rápidos, carinhosos, sociáveis. Há muitas curiosidades a respeito desse animal tão diferente. Golfinhos são brincalhões natos. Nenhum outro animal tem comportamentos tão variados, e que não envolvem as necessidades biológicas básicas, como se alimentar e se reproduzir. Golfinhos têm um sistema chamado de ecolocalização, que consiste em emitir sons de alta frequência para obter informações sobre as presas, evitar obstáculos e predadores, ou nadar longas distâncias. Nesse caso, o som volta em forma de eco e o golfinho consegue captá-la por causa de um órgão que o animal tem na mandíbula, e que leva a informação para o ouvido e depois para o cérebro. Essa ecolocalização é bastante eficiente, muito mais do que qualquer sonar já inventado pelos humanos. Com esse sistema o golfinho consegue saber a textura, densidade e tamanho do objeto ou presa. Eles não podem entrar em um estado de sono profundo por que precisam do oxigênio da atmosfera para sobreviver, tendo em vista que são mamíferos. Por isso eles “desligam” uma parte do cérebro e outra não, dormindo de modo semiconsciente,com um olho aberto e outro fechado. A fêmea do golfinho pode ficar gestante por um período de 12 a 17 meses, dependendo da espécie. Além disso, golfinhos são muito carinhosos e protetores com seus filhotes. Golfinhos são animais extremante inteligentes. O raciocínio, a capacidade de processar informações deles é muito veloz e eficaz. O cérebro de um golfinho só perde em tamanho para o cérebro dos humanos e acredita-se que eles sejam mais evoluídos que os macacos. os golfinhos têm noção da própria mortalidade e sofrem, ficando, inclusive, estressados e tristes. Esses animais podem até mesmo cometer suicídio. Além disso, quando um golfinho morre, os outros tentam ajudá-lo a se recuperar, levando-o para a superfície. Os ancestrais dos golfinhos viviam na terra e migraram para o mar, e não o oposto como no caso dos outros animais. A fonte dessa teoria é o embrião do golfinho, que apresenta quatro membros querendo se desenvolver. O que os especialistas dizem é que há fortes indícios de que os golfinhos “enjoaram” da vida na terra e foram morar no mar.

    [​IMG]
     
  17. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    são lindos
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  18. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Da fundação da Roma antiga à expansão e queda do Império Romano, o impacto dessa civilização na História da humanidade foi tão intenso que até os dias de hoje podemos ver o reflexo de sua influência em um sem fim de aspectos da vida contemporânea. Entre as muitas áreas que se beneficiaram do legado deixado pelos antigos romanos, podemos mencionar a arquitetura, engenharia, medicina, tipos de governo, direito, artes, linguagem etc.
    O anfiteatro que ainda pode ser visto em Pompeia está entre os edifícios da antiguidade romana que sobreviveram à passagem do tempo. Assim como seu “irmão” maior, o Coliseu de Roma, a arena foi projetada para acomodar de forma segura grandes multidões durante eventos esportivos de grande porte. No entanto, segundo registros históricos, naquela época já existiam torcidas pra lá de briguentas, e em 59 d.C. ocorreu tamanha confusão entre o “time” local e os visitantes, que a punição estabelecida foi o banimento de eventos na arena de Pompeia durante vários anos.

    [​IMG]
    Roma era famosa por seus banhos públicos e termas, e muitas das casas mais abastadas contavam com sistema de aquecimento chamado “hipocausto”. Assim, os pisos dos edifícios ficavam elevados sobre pilares, e o espaço sob o chão era isolado com o uso de ladrilhos de cerâmica. Depois, o ar quente produzido por fornalhas ou fogueiras era direcionado para essa câmara vedada, e circulava pelas casas através de tijolos perfurados que ficavam nas paredes.

    [​IMG]


    Apesar de hoje serem muito comuns em festas à fantasia, as togas não podiam ser usadas por qualquer um na Roma antiga. Elas só podiam ser vestidas por cidadãos romanos e os padrões e cores que elas apresentavam tinham significados específicos, correspondendo a determinadas hierarquias da sociedade da época. Além disso, as togas normalmente eram feitas de lã e tinham formato semicircular, e eram dobradas e enroladas seguindo um complexo sistema.


    [​IMG]

    Além de atender aos enormes espetáculos que aconteciam nos coliseus, os romanos também gostavam de se divertir com jogos de tabuleiro e de dados. Aliás, inclusive os cidadãos das classes mais baixas participavam das jogatinas, e entre as opções — normalmente bem estruturadas e baseadas em complexas regras — existia um sofisticado jogo de estratégia militar que ecoava o apreço da cultura romana pelas guerras e batalhas.


    [​IMG]
     
  19. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  20. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O Egito Antigo, até hoje é alvo de muitos estudos e desperta a curiosidade de pessoas de todo o mundo. Isso porque os antigos egípcios possuíam conhecimentos avançados para a sua época, o que pode ser comprovado com a construção das pirâmides.
    Esta civilização se desenvolveu às margens do rio Nilo, que com suas cheias, fertilizavam o solo e favorecia a agricultura.
    As cidades mais desenvolvidas foram: Mênfis, Tebas, Amarna, Lúxor, Heliópolis, Abusir, Assuã e Alexandria.
    irmãos. O faraó Tutancâmon, por exemplo, era filho do faraó Akhenaton com sua irmã. Isso pode explicar os problemas de saúde e defeitos genéticos das pessoas nobres da civilização egípcia. Tutancâmon tinha lábio quase leporino e o pé torto e com necrose. Foram encontradas diversas bengalas em sua tumba. Um faraó não poderia deixar ninguém ver seus cabelos, dessa forma, era comum esses reis egípcios usarem uma peruca ou touca para escondê-los. Os ricos se diferenciavam dos pobres por usar perucas. Já os pobres usavam cabelos compridos, que poderiam ou não ser amarrados. Até os 12 anos de idade, os meninos egípcios deveriam ter as cabeças raspadas para evitar piolhos. A maquiagem era usada não apenas por mulheres, mas por homens também. Além disso, os egípcios acreditavam que a maquiagem possuía poder curativo. Até a adolescência, os egípcios não usavam roupas. Esse costume se devia ao calor da região. Depois de adultos, as mulheres usavam vestidos e os homens saias. No Egito Antigo os gatos eram considerados sagrados. Esses animais eram tratados como deuses. Isso pode ser visto nos escritos e desenhos nas pirâmides, assim como nas estátuas da deusa Bastet, representada por uma mulher com cabeça de gato. A adoração dos gatos se deve ao favor que eles faziam ao povo egípcio ao livrar a região dos ratos. Desse modo, ter um gato em casa significava sorte e proteção. Para reverenciar os gatos, as mulheres pintavam os olhos para se assemelhar ao olhar felino. A pessoa que machucasse ou contrabandeasse um gato poderia ser punido até com pena de morte. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Rio Nilo. Esta é a direção do sol poente. Isso foi feito de forma proposital, pois acreditava-se que após o sepultamento os faraós se juntariam ao sol.



    [​IMG]