Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Amei muito a curiosidade da caverna e as demais :)
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Também conhecido como chita, o guepardo (Acinoyx jubatus) é um animal com grande prevalência nos continentes asiático e africano. É capaz de mover-se a altas velocidades, em média 112 Km, e, por isso, é considerado o animal terrestre mais rápido de todos.
    Algumas adaptações anatômicas favorecem o alcance de altas velocidades, assim como a cabeça pequena e em formato aerodinâmico, as ranhuras nas almofadas das patas, a flexibilidade da coluna vertebral, a longa cauda (que favorece estabilidade durante as curvas), as patas retráteis, dentre outras. A palavra “chita” deriva do sânscrito é quer dizer “salpicada de manchas”. Por sua vez, “guepardo” é uma variação do latim ocidental para a palavra “gato-pardo”. As garras deste animal são semi-retráteis, de modo a facilitarem o alcance de grandes velocidades. Dessa forma, suas patas não se assemelham à patas de felinos, e sim de cachorros. As patas traseiras tem quatro dedos. Nas patas dianteiras, também há quatro dedos, e mais um 5° dedo localizado na altura do metacarpo e metatarso, chamado deergot. Assim como as impressões digitais são únicas para seres humanos (mesmo entre irmãos gêmeos), e as listras da zebra apresentam um padrão único de um animal a outro, isso também ocorre na cauda do guepardo, na qual há um padrão exclusivo de anéis que distingue/ diferencia um guepardo de outro. Há muita divergência entre os biólogos e pesquisadores da vida animal, a respeito da velocidade máxima que o guepardo é capaz de alcançar. Sendo que, consensualmente, a média fica estabelecida em 112 Km/h. Houve uma ocasião, em particular, em que a corrida de um guepardo foi registrada com o auxílio de um cronômetro, o qual marcou 640 metros em 20 segundos, e 73 metros em 2 segundos. Convertendo esses dados para medição de velocidade, foi possível obter as marcas de 115,2 e 131,4 Km/h.


    [​IMG]
     
    Paul Farmer aprova isto.
  3. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Vanessa eu conhecia este belo animal, mas não sabia tanto, obrigado :)
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O Algodão doce

    Comer esse simples doce é a experiência mais próxima que podemos ter de saborear uma nuvem de um universo mágico. A aparência esponjosa e sabor suave fazem dele o grande protagonista de parques e feiras, e nos transporta diretamente para tardes muito felizes da nossa infância. A guloseima é feita de fios de açúcar derretido e enrolados em um palito de madeira ou num cone de papel. Sem a adição de corantes, é branco. Mas é mais comum encontrá-lo nas versões coloridas em rosa, azul ou roxo. Na Itália, no ano de 1400, alguns confeiteiros usavam um garfo para fazer fios de açúcar derretido com o objetivo de decorar sobremesas. Porém, como o procedimento demorava muito tempo, não era muito popular. Só em 1900, na França, uma máquina capaz de fazer e enrolar fios de açúcar foi apresentada numa feira. A invenção e a sobremesa se tornaram um sucesso, conquistando outras feiras e inspirando o surgimento de novas e melhores máquinas. O produto foi inicialmente chamado de “seda de fadas”, mas a aparência e textura idênticas aos de algodão contribuíram para popularizar o nome que conhecemos agora.

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  5. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    ohhhhh
    Que saudades, não como algodão doce faz tempo
     
  6. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Desde que os primeiros pirulitos comerciais surgiram no mercado moderno nos primeiros anos do século XX, historiadores e fabricantes de doces tentaram decifrar as origens desse produto que adoça a vida de várias pessoas ao redor do mundo. O pirulito é um tipo de bala dura que fica geralmente preso à um palito de madeira ou plástico. De acordo com algumas descobertas de historiadores, esse modelo de doce já foi usado muitas vezes antes dos tempos modernos, com registros que remontam sua presença na antiguidade. A primeira aparição de algo semelhante ao pirulito moderno ocorreu há alguns milhares de anos. Em registros de achados arqueológicos, os pesquisadores puderam confirmar que nossos ancestrais usavam o mel como conservante para alguns alimentos que estragavam mais facilmente. Para facilitar o acesso à refeição, eles espetavam um pedaço de madeira nos alimentos cobertos com o mel, como frutas, nozes e cereais. Vale a pena destacar que eles também consumiam esses alimentos através de lambidas e mordidas, muito semelhante com a maneira que degustamos o pirulito nos dias atuais. Com o passar do tempo, as quantidades limitadas de mel e a produção muito baixa de açúcar quase destruíram essa tradição de nossos ancestrais. Porém, tudo isso mudou no século 17 quando o açúcar se tornou mais abundante e barato. Os vendedores ambulantes de toda a Londres rapidamente encontraram nesse tipo de doce uma grande oportunidade de lucro e começaram a vender os “protótipos” dos pirulitos que eram produzidos em grandes quantidades e feitos manualmente. Várias formas de pirulitos continuaram a se tornar populares nos séculos seguintes e muitos relatos dão conta de seu uso em vários territórios, incluindo a Inglaterra do século XIX e durante a Guerra Civil Americana. Quando o século 19 chegou ao seu fim, muitos fabricantes de doces em todo o mundo viram o potencial dos pirulitos e começaram a elaborar um plano para ganhar dinheiro com ele. Uma dessas pessoas que aproveitaram a onda foi o fabricante de doces americano George Smith que criou a primeira variante moderna do pirulito em 1908. Nos tempos modernos, empresas multinacionais têm a capacidade de produzir uma quantidade verdadeiramente impressionante de pirulitos todos os dias, moldados em centenas de variedades e feitos a partir de inúmeras receitas. Além disso, alguns tipos especiais de pirulito podem ser utilizados como medicamentos, já que são bastante eficazes no transporte de princípios ativos para o organismo.

    [​IMG]
    [​IMG]
     
  7. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Amo curiosidades, aqui é o melhor cantinho!!!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  8. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Inicialmente, vale destacar que as maçãs do amor são doces feitos de maçãs inteiras espetadas em palitos e mergulhadas em calda açucarada, geralmente misturadas ainda com corante alimentício vermelho, tal como o óleo de anilina. No Brasil, são comuns no período das festas juninas, sendo muito consumidas, também, no dia 12 de Janeiro, data mundialmente conhecida como The Sweet Apple day. Coincidentemente, a data foi registrada como a primeira aparição do doce em um parque de diversões em Paris (conhecida como cidade do romance), motivo pelo qual - em algumas regiões o nome Sweet Apple, foi substituído por Maçã do Amor, ou Romantic Apple. Outro motivo que levou ao reconhecimento internacional da data, foi a vitória do doce na premiação "Doce do século "Dolce del Secolo" ocorrida em San Marino - Itália, no dia 11 de Janeiro, porém, o prêmio só foi entregue no dia 12 de Janeiro. Em 1959, quando a família espanhola Farre patenteou a maçã do amor, os galanteadores presenteavam as moças com o doce em um ato de romantismo. E a data preferida para esse gesto era com certeza o Dia dos Namorados. A família chegou ao Brasil em 1954 e como era especialistas em doces, escolheram abrir um negocinho para vendê-los. Inspirado pelas frutas caramelizadas chinesas conhecidas como Tannghulu, como uva e abacaxi, Ramon Farre Martinez, 77 anos teve a ideia de usar uma fruta que temos e muito no Brasil, a maçã. Já o nome romântico quem deu foi o pai de Ramon, de forma nada romântica. Era tarde da noite, e o pai disse: “Põe logo Maçã do Amor e vamos dormir!” Dito e feito. Tamanho o sucesso, recebeu a devida patente em nome da família!

    [​IMG]
     
  9. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Sempre aprendendo um pouco mais ;)
     
  10. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O calendário é nada menos que um sistema onde é possível contar os dias, meses e anos. Além de nos fazer ficar mais situados no tempo, ele também nos ajuda em necessidades civis e religiosas e também padroniza a contagem de tempo no mundo inteiro. Sem ele, as atividades diárias seriam uma verdadeira confusão, e seria bem mais difícil cumprir com compromissos e coisas afins. Entenda como ele surgiu e foi evoluindo com o passar do tempo. As antigas civilizações, antes de criarem o calendário e os nomes “dia”, “mês” e “ano” utilizavam o sol e a lua para guiar-se no tempo. Foi criado então o calendário da lua, onde as pessoas utilizavam o satélite natural terrestre para fazer a contagem de dias, e as suas fazes os ajudavam também a ter mais noção de em que época do ano estavam, o que facilitava um reconhecimento primitivo das estações sazonais, que eram extremamente importantes para eles, pois interferia na agricultura, pesca e outras formas que eles tinham de sobreviver. Outros povos começaram a desenvolver seus próprios calendários, mesclando os conhecimentos sobre o sol e a lua. Os maias, por exemplo, criaram um sistema de calendário bem diferente, sofisticado e que mesmo assim é de fácil compreensão. Este é também o calendário que termina no dia 21 de dezembro de 2012, o que acabou gerando todas as teorias de que este seria o fim do mundo. O calendário que nós utilizamos hoje é uma adaptação e evolução dos calendários romanos. O primeiro foi feito por Rômulo e possuía apenas 304 dias, divididos em 10 meses. Depois Numa Pompilio fez outro calendário, possuindo 12 meses e cada mês deveria ter 29 ou 31 dias, pois os romanos eram extremamente supersticiosos e acreditavam que números pares davam azar. Mas para completar o ano solar ainda faltavam 10,25 dias, então eles criaram o mês Mercedonius, que era acrescentado no final do calendário, de 4 em 4 anos, para completar os dias que faltavam. Esse mês Mercedonuis ficava no meio de Febrerius, que era o último mês do calendário deles. Então o mês de Febrerius contava-se apenas até o dia 23, e então iniciava-se o mês Mercedonius, e ao fim deste volta-se a contagem para 24 de Febrerius. Este sistema de calendários era o mais próximo das quantidades de dias solares e meses lunares, mas era bastante confuso para o povo, por isso necessitava de aprimoramentos. Foi o imperador de Roma Júlio Cesar quem criou o sistema de calendários que nós utilizamos hoje. Fez com que o ano iniciasse em 1º de janeiro para fazer com que coincidisse com a primeira lua nova após o solstício de inverno. O ano continuaria com 12 meses, mas teria 365 dias. Cada mês iria possuir 30 ou 31 dias, com exceção de fevereiro, que teria apenas 28 dias, com um dia acrescentado de 4 em 4 anos para assim então completar a quantidade de dias necessárias para a terra completar uma volta ao redor do sol, o que equivale a um ano solar. O calendário que nós utilizados aqui no Brasil é padrão em quase todo o mundo. Apenas os judeus e os muçulmanos seguem um calendário diferente, referente às suas religiões. Nosso calendário tem como ano 1, aquele em que Cristo nasceu, e como nenhuma das duas religiões citadas segue o cristianismo, criaram seus próprios sistemas de calendário. Os islâmicos utilizam datas estabelecidas por seu profeta Maomé para o sistema de seu calendário.

    [​IMG]
    [​IMG]

     
  11. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Muito interessante :)
     
  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell(1847-1922). Foi ele quem registrou a primeira patente de invenção em março de 1876, horas antes de outro estudioso, Elisha Gray. O registro deu início a uma das mais longas batalhas judiciais por patentes da história. A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental, para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que têm conceitos estruturais muito semelhantes. Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez. Tendo bons conhecimentos de música, Graham Bell percebeu a possibilidade de transmitir mais de uma mensagem ao longo do mesmo fio de uma só vez na concepção de "telégrafo múltiplo". Este não era um conceito novo. Outros tentaram, mas foi o norte-americano quem conseguiu esse progresso e utilizou a eletricidade para conduzir a voz humana. As experiências foram apoiadas por um auxiliar, Thomas Watson, o primeiro a ouvir uma voz humana pelo dispositivo denominado telefone em junho de 1875. As pesquisas posteriores tinham como objetivo o desenvolvimento de uma membrana para transformar o som em corrente e reproduzí-lo novamente no outro lado. O sucesso foi marcado em 10 de março de 1876. As primeiras palavras transmitidas por Graham Bell foram: "Senhor Watson, venha cá. Preciso falar com o senhor", após um acidente no laboratório. No ano seguinte, Graham Bell fundou a Companhia Telefônica Bell, que tornou-se, posteriormente a American Telephone & Telegraph, a maior companhia telefônica do mundo. Houve, porém, resposta ao Tribunal dos EUA a pelo menos 600 ações movidas por Gray reivindicando a invenção. No entanto, Bell ganhou todas. Dia 10 de março é comemorado o Dia do Telefone. A data faz referência ao registro da primeira patente realizada por Graham Bell.

    [​IMG]
     
  13. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

  14. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Os diamantes são formados por um único elemento químico: o carbono. Devido à estrutura e às condições em que são formados, o diamante é a substância natural mais dura conhecida pelo homem. Na verdade, diamante é uma palavra de origem grega, derivada da palavra adamas, que significa indestrutível. Muitos acreditam que os diamantes são originados do carvão. No entanto, ao contrário dessa crença popular, o carvão raramente tem algum papel na formação desta gema. Na verdade, na história da Terra, os diamantes surgiram antes do carvão. Quatro processos respondem por praticamente todos os diamantes já encontrados na Terra. Geólogos acreditam que todos os diamantes em depósitos que são explorados comercialmente se formaram no manto terrestre e ascenderam à superfície por meio de erupções vulcânicas. São formados sob enorme pressão e temperatura, aproximadamente a 160 km da superfície em rochas chamada Peridotitos, Lherzolitos e Wehrlitos. Nessa região do manto, a temperatura é de aproximadamente 1050 C°. Os diamantes formados no manto são estocados em uma zona de estabilidade de diamantes. Erupções vulcânicas muito profundas levam os diamantes à superfície da Terra. Esse tipo de evento é muito raro, sendo que nenhuma erupção desse tipo foi observada, desde que a ciência se tornou capaz de detectá-las. À medida que a mistura de magma, minerais e fragmentos de rocha se aproximam da superfície, uma estrutura de cano começa a se formar. Essa estrutura se chama Kimberlito. Eles são a fonte que os grandes mineradores diamante procuram. Segundo estudos, os primeiros diamantes se formaram há aproximadamente 2,5 bilhões de anos. Então, a famosa frase “diamantes são eternos” faz algum sentido! Após milhares de anos, ações da natureza podem carregar alguns poucos diamantes para o fundo de rios e mares. Das fontes de diamante conhecidas, esses são os locais mais acessíveis ao ser humano. A extração de diamantes em rios e mares ficou conhecida como exploração de aluvião, prática comercial muito comum no passado. Atualmente, os Kimberlitos são responsáveis por quase toda oferta de diamantes. A depressão tectônica ou zona de subducção é uma área onde uma placa tectônica é forçada para baixo de outra. As placas ficam sujeitas à temperatura e pressão muito elevadas. Diamantes já foram encontrados em placas que já estiveram por baixo de outra e, posteriormente, voltaram à superfície. No entanto, a quantidade encontrada nesse tipo de rocha é muito pequena e pouco conveniente para exploração comercial. A Terra já foi – e ainda será – atingida repetidas vezes por grandes meteoritos. A ciência acredita que a extinção dos dinossauros, por exemplo, tenha sido causada pela colisão de um meteoritos na Terra. Esse tipo de evento cria temperatura e pressão altíssimas: condições ideais para formação de diamantes. De fato, pequenos diamantes já foram encontrados próximos a zonas de impacto. No entanto, a quantidade ofertada por esse tipo de fonte é praticamente desprezível. O universo é, sem dúvida, um fornecedor dos mais diversos tipos de materiais e elementos químicos. Diamantes também estão perdidos por aí, no espaço. Existem enormes estrelas de diamantes, como a estrela Lucy, por exemplo. A NASA já encontrou micro diamantes – pequenos demais para uso na joalheria – em alguns meteoritos que chegaram à Terra.

    [​IMG]
     
  15. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

  16. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  17. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva


    Parece umas pessoas que eu conheçoxDxDxD
     
  18. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
     
    Paul Farmer aprova isto.
  19. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Se um homem der uma pedra pra uma mulher ela joga nele de volta... xDxDxD:p
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  20. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]