Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Sempre fico muito bem informada neste cantinho!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse. Quando tal ocorre, a Lua fica situada exatamente na zona de sombra ou penumbra da Terra, ficando totalmente invisível durante alguns minutos. O fenómeno é causado pela sombra, que é projetada pela Terra. Existem duas regiões de sombra, de seu nome “Umbra” e “Penumbra”. A Umbra trata-se da região formada pela ausência de luz, na qual não existe iluminação direta do Sol. A Penumbra, trata-se da região de escuridão parcial, na qual apenas uma parte recebe iluminação solar. Eclipse Lunar Total: Ocorre quando a lua está totalmente posicionada na zona umbral da Terra, ficando completamente coberta e adquirindo por vezes uma aparência avermelhada, devido à iluminação dos raios solares. Chama-se por isso Lua de Sangue. Eclipse Lunar Penumbral: Ocorre quando a órbita da lua passa pela área penumbral da sombra da Terra, ficando esta apenas parcialmente escurecida. Eclipse Lunar Parcial: Ocorre quando a lua se encontra localizada sobre a umbra e sobre a penumbra, ficando uma parte escondida devido aos raios solares e outra um pouco escurecida. São vários os mitos e histórias de antepassados acerca dos eclipses. Estes têm sido associados a presságios, guerras e figuras mitológicas. Uma conhecida lenda chinesa afirma que durante o eclipse solar, um Dragão devora a Lua. Na mitologia hindu é o demónio Rahu que persegue os astros depois de ter sido acusado de roubo do vinho da Imortalidade. Uma das histórias mais marcantes passou-se com Cristóvão Colombo em 1504. O navegador e o seu exército encontravam-se na Jamaica, a poucos dias de realizar a sua viagem de regresso. No entanto, faltava-lhes mantimentos e os nativos da ilha mostraram-se pouco receptivos a ajudar. Por isso, para conseguir reunir bens suficientes para a longa viagem, Cristóvão Colombo, que sabia da previsão do eclipse lunar, ameaçou os nativos que iria fazer desaparecer a Lua durante a noite, diminuindo o seu brilho como forma de expressar a sua fúria. Passado o eclipse, os nativos assustados, obedeceram a Colombo e garantiram os bens necessários para que o Navegador e o seu exército fizessem a viagem de regresso devidamente abastecidos!

    [​IMG]
     
    Última edição: 18 Agosto 2019
  3. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Por que as janelas dos aviões são redondas? No início dos anos 50, a empresa de Havilland produziu um avião batizado de “Cometa”. A aeronave foi considerada uma verdadeira maravilha da aviação. No entanto, um ano depois, ele se desfez em pedaços quando estava no ar. Após alguns meses, algo parecido aconteceu com outros 2 aviões. Engenheiros analisaram cada parafuso e encontraram o problema. O motivo da catástrofe foram as janelas do avião, que eram quadradas. O problema era que os cantos das janelas representavam uma forte pressão, que era intensificada durante o voo. Os especialistas resolveram o problema arredondando os cantos das janelas. Graças a isso, agora é muito mais seguro voar.

    Por que as asas têm as pontas dobradas? Durante o voo, a pressão na parte inferior do avião é maior que aquela na superior. Portanto, o ar tenta equilibrar essa relação, indo da parte de cima para a de baixo. E a maneira mais simples de fazer isso é usando as asas do avião. Contudo, uma vez que atinge as pontas das asas, o ar tende a descer e criar uma forte turbulência. Assim, os especialistas resolveram dobrar as pontas para cima, eliminando a ruptura do fluxo de ar. Isso reduziu a turbulência, aumentou a durabilidade da asa e economizou um pouco o uso de combustível. Ou seja, graças a essa ideia, batizada de winglet, não viajamos tremendo durante o voo.


    Por que os aviões tem pontas em formatos diferentes? A ponta de uma aeronave militar é pontiaguda. E quanto mais pontiaguda, mais aerodinâmico e rápido é o avião. Mas, devido ao “nariz” comprido, a pista de pouso não é vista com muita clareza, e é por isso que os aviões comerciais de passageiros têm a ponta arredondada. Engenheiros britânicos resolveram esse problema em 1969, criando um dos aviões de passageiros mais rápidos, cujo “nariz” podia mudar de inclinação — exemplo mais clássico foi o Concorde, único jato comercial supersônico. Durante a decolagem e aterrissagem, a ponta é removida, sendo recolocada durante o voo na posição inicial. Esse design tão extraordinário é usado por uma única razão: graças a ele, durante a decolagem e o pouso os pilotos podem ver melhor a pista.

    [​IMG]
     
  5. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Obrigada -VanessaRosa- por sempre manter esse cantinho com tantas curiosidades.
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  6. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Binóculo é um instrumento óptico composto por lentes que possibilitam o alcance de visão. É formado por um tubo interligado por um sistema articulado. Nesse sistema articulado, cada tubo possui uma lente objetiva, uma lente ocular e um sistema de prismas. Os binóculos são instrumentos parecidos com os telescópios e servem para uso terrestre (observações diversas). Esse instrumento nos permite ter uma visão tridimensional dos objetos observados, pelo fato de ser construído por duas lunetas. Os binóculos nos fornecem uma imagem direita; ao contrário dos telescópios, que nos fornecem uma imagem virtual e invertida. Esses instrumentos têm diversas utilidades, desde para lazer, fins militares, como para fazer observações da natureza ou assistir a um espetáculo. Os binóculos são compostos de uma lente objetiva (que forma uma imagem invertida), um conjunto de prismas (que transforma a imagem em uma imagem direita) e uma lente ocular (que faz a ampliação da imagem observada). A figura abaixo ilustra o esquema de um binóculo. Os binóculos são normalmente caracterizados por dois números. Um que indica a ampliação e outro que indica o diâmetro da objetiva. A ampliação é quantas vezes a imagem de um objeto é ampliada em relação ao objeto observado a olho nu. O diâmetro da objetiva é uma característica importante, pois quanto maior a objetiva, mais luz entrará no equipamento.

    [​IMG]
     
  7. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Nada melhor para vê a lua com um binoculo :)
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  8. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O relógio é usado pelo homem para medir o tempo desde a antiguidade. Para ter uma ideia de como é antigo, os primeiros registros de medir o tempo foi usado pelos povos egípcios e pelos povos da babilônia por volta do século 16 a. C. Os primeiros relógios foram os de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas) já por volta de 600 a.C. Mais tarde um monge budista chinês chamado Yi Xing criou um relógio composto por um sistema mecânico que continha engrenagens com 60 baldes de água que condizia aos 60 segundos durante 24 horas. Os primeiros relógios usados pelas pessoas foram os de bolso. Na época eram tidos como sinal de status, pois eram raros e caros; eram verdadeiras preciosidades. O relógio de bolso era símbolo da aristocracia. No final do século XIX, a empresa Patek Philippe inventou o relógio de pulso, embora essa invenção por tempos foi atribuída a Santos Dumont. Antigamente, os relógios eram vistos nas ruas, em torres de igreja ou catedrais. Mais tarde, foi criado o relógio de pêndulo. Depois, o relógio digital. O relógio mais antigo do mundo ainda em funcionamento é o da catedral da cidade de Salisbury, na Inglaterra. Ele foi montado em 1386. A Universidade do Colorado criou um relógio atômico tão preciso que ele não perderá nem ganhará um segundo em um espaço de tempo de 20 milhões de anos. Por causa de sua precisão, esse relógio é usado para registrar o tempo da Internet. O despertador foi criado por um americano chamado Levi Hutchins em 1787. Ele desenvolveu o despertador para uso próprio, configurando o dispositivo para tocar apenas às 4 da manhã a fim de acordá-lo para se preparar para ir ao trabalho. O inventor francês Antoine Redier foi o primeiro a patentear um despertador ajustável em 1847, 60 anos depois. Antes da criação dos despertadores, existia uma profissão onde um trabalhador batia na porta da casa das pessoas em uma hora previamente definida até elas acordarem.

    [​IMG]
     
  9. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Ansiosa pela próxima curiosidade :D
     
  10. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    1. Em todo o mundo existem mais de 8.500 espécies de aves.

    2.O passarinho consegue quebrar a casca do ovo quando nasce porque ele vem com um dente especial próprio para quebrar a casca. O filhote leva dois dias para quebrar a casca, depois disso ele perde este dente.

    3. O Condor é a maior ave de rapina do mundo. Suas asas podem medir três metros de uma ponta a outra.

    4. Um avestruz tem o mesmo tamanho de um camelo – 1,80 a 2,50 metros de altura.

    5. O Avestruz pode viver até 50 anos enquanto a Arara pode até os 60 anos.

    6.Entre as curiosidades sobre aves, você sabia, por exemplo, que o vocabulário dos papagaios não passa de 20 palavras.

    7.As Corujas e os Mochos podem enxergar no escuro quase como se fosse de dia. Seus olhos grandes são adaptados à escuridão da noite.

    8.Algumas espécies de Beija-Flores podem voar até 150km/h.

    9.Os ovos da galinha são os mais consumidos porque é uma das espécies mais produtivas. Uma galinha é capaz de produzir 300 ovos por ano.

    10. Podemos elencar como a última curiosidade sobre as aves que os ossos das aves são ocos e extremamente leves, possibilitando que seus voos sejam feitos livremente.


    [​IMG]
     
    Paul Farmer aprova isto.
  11. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    De onde vem o nome dos oceanos?

    Atlântico


    Vem de Atlas, filho de netuno, o deus dos mares.
    Pacífico

    O navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, descobridor do Pacífico, o havia batizado de Oceano do Sul. Mas em 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorreu o litoral sul-americano, ficou impressionado com a tranquilidade das águas e batizou o oceano de Pacífico. Na verdade, o dia era atípico, pois o Pacífico é mais perigoso do que o Atlântico.
    Índico

    Recebeu o nome das costas que banha, da Índia e da Indonésia.
    Ártico

    Situado no polo norte, sob a constelação da Ursa Menor, deve o nome à palavra grega arctos, que significa urso. Por oposição geográfica, o oceano do polo sul chama-se Antártico.

    [​IMG]
     
  13. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Aguardando a próxima curiosidade :D
     
  14. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Você já deve ter observado que nem sempre podemos caracterizar o estado térmico de um objeto (quente, frio, morno etc.) através das sensações transmitidas pelos órgãos dos sentidos, pois estas dependem tanto do material de que é feito o objeto tocado, como das condições que precederam o contato com o nosso corpo é tradicional o experimento das três bacias com água, fria, morna e tépida. Para caracterizar de modo unívoco tais estados térmicos o objeto da Termometria é que fazemos 'medidas' de temperatura, utilizando termômetros.
    Vários métodos e arranjos foram desenvolvidos para permitirem medições de temperaturas. Um dos dispositivos mais utilizados para medir a temperatura é o termômetro de mercúrio. Consiste num tubo de vidro contendo mercúrio ou mesmo um outro líquido (álcool colorido).O incremento da temperatura provoca a expansão do líquido, e a temperatura pode ser determinada medindo a variação de volume do líquido ou, com maior simplicidade, a altura que o líquido alcança na haste do termômetro.
    Tais termômetros normalmente são calibrados (e é nessa fase que nascem as escalas termométricas) e assim podem mostrar a temperatura, como dissemos, simplesmente observando o nível do líquido no termômetro. Um tipo de termômetro que não é muito prático, mas é importante de ponto de visto teórico, é o termômetro de gás a volume constante.


    [​IMG]
     
  15. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Obrigada por sempre trazer as melhores curiosidades!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  16. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    As cavernas são ambientes que geram curiosidade e influenciam atividades turísticas em várias partes do mundo. Nas cavernas podem ser vistas interesses formações geológicas constituídas ao longo do tempo, como galerias, espeleotemas, estalactites e estalagmites. As cavernas são espaços que se formam no interior de rochas e que, segundo a União Internacional de Espeleologia, possuem condições de dar acesso a uma pessoa em seu interior. Assim, nem todos os buracos existentes em rochas são considerados como cavernas, mas somente aqueles que têm condições de permitir que as pessoas entrem dentro deles. As cavernas podem ser de vários tipos, em conformidade com a topografia, o comprimento e a forma destas. Existe uma área do conhecimento que se preocupa com o estudo sobre as cavernas, observando as condições de sua gênese e evolução no decorrer do tempo. Além disso, os pesquisadores da Espeleologia têm como preocupação ainda o meio físico das cavernas, bem como as formas de vida que se desenvolvem ou se utilizam destes ambientes. Existem variados tipos de espécies de vida habitando as cavernas, as quais possuem as adaptações necessárias para que possam sobreviver naqueles ambientes. Existem muitos animais que frequentam as cavernas para desenvolver sua alimentação, como morcegos e aves diversas, bem como algumas espécies de insetos. São estes animais, e outros tantos, que adentram estes espaços, que servem de matéria orgânica para alimentação de outros animais, o que ocorre por conta de suas fezes, bem como com suas carcaças quando estes morrem no interior das cavernas. Os animais que ficam permanentemente em cavernas possuem adaptações morfológicas que permitem sua vivência nestes ambientes, como olhos reduzidos por conta da pouca iluminação. Eles desenvolvem ainda características comportamentais evoluídas por conta de seu habitat, como condições de sobrevivência em períodos de escassez alimentar, pois dependem dos animais que adentram as cavernas para sobreviver.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
  17. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  18. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Tóquio é considerada a capital do Japão, conhecida como Metrópole de Tóquio. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma cidade. O país é constituído por prefeituras, sendo Tóquio uma das 47 prefeituras existentes no Japão. A metrópole é composta por 23 bairros, municípios e algumas vilas, além de representar o centro político, econômico, educacional e cultural do Japão. Tóquio é uma província muito visitada por turistas do mundo todo. Em 2016, recebeu cerca de 24 milhões de estrangeiros. Repleta de atrações turísticas, como templos budistas, santuários famosos, parques, museus, há uma infinidade de programas a se fazer na metrópole. Tóquio corresponde à área urbana mais populosa do mundo. Tóquio sofre com muitos desastres naturais, como terremotos. Isso se deve à sua localização, por estar em uma região de vulcões e na fronteira das placas tectônicas Euro-asiática e do Pacifico, portanto está suscetível a abalos sísmicos e outros fenômenos geológicos. A capital japonesa sediará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2020. Tóquio é especialmente visitada na época da primavera, em razão da florada das cerejeiras.

    [​IMG]
     
  19. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  20. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Mais conhecido pelo personagem Taz, o diabo-da-Tasmânia é um mamífero do tipo marsupial típico da Oceania. Ele come em torno de 40% do seu peso por dia, além de que possui uma mordida muito forte. Como o próprio nome indica, o diabo-da-Tasmânia é um mamífero endêmico da ilha da Tasmânia, na Oceania. Existiam diabos-da-Tasmânia na parte continental da Austrália, mas se extinguiram há mais de 3 mil anos. O diabo-da-Tasmânia é o maior marsupial carnívoro existente na Tasmânia. Apesar do porte pequeno, recebeu esse nome por ser um animal extremamente feroz. A alimentação do diabo-da-Tasmânia é constituída de carne de todos os tipos: insetos, anfíbios, peixes, serpentes, aves e pequenos mamíferos. Caso tenha a oportunidade, chega a comer até 40% do seu peso num único dia. Ele também se alimenta de carniça. Apesar de pequeno – em torno de 80 centímetros, do tamanho de um cachorro –, o diabo-da-Tasmânia possui uma mordida capaz de dilacerar os ossos de suas vítimas. O diabo-da-Tasmânia é um animal solitário e de hábitos noturnos. Ele caça e se alimente à noite. Chega a caminhar 16 quilômetros para procurar comida. O diabo-da-Tasmânia inspirou o personagem Taz dos desenhos animais, como todos devem saber. Mas o que poucos sabem é que ele é um animal bastante popular na Austrália, sendo escolhido como símbolo do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia.

    [​IMG]

    [​IMG]