Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Passei para ver as incríveis curiosidades ;)
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O algodão é uma importante matéria prima para a fabricação de muitas coisas, que vão desde tecidos até medicamentos e explosivos. Fofinho e macio, ele é encontrado em muitos produtos, alguns deles de maneira “visível” e em outros, de maneira que nem sabemos que esse item faz parte dos materiais. Seu nome vem do termo árabe “al-qu-Tum” (O Cotão) que significa pelo ou felpa que se desprende de certos tecidos. O povo árabe foi o primeiro a utilizar essa fibra para a fabricação de papéis e tecidos. As espécies mais comuns de algodão vieram da África Central, da península Arábica, do Paquistão e das Américas. As primeiras referências históricas a respeito dessa fibra foram escritas em sânscrito, no Código de Manu, legislação mais antiga da Índia. É da mesma família do quiabo e hibisco, os três pertencem à família das Malvaceae. Uma de suas principais características é a presença de pelos ramificados ou escamosos. A flor do algodão ainda lembra uma flor de hibisco. O algodão de fibra longa, que é superior a 32,5 milímetros, é usado para a fabricação de tecidos finos e de luxo, como os famosos lençóis e toalhas de fios egípcios. Somente 3% da produção mundial de algodão é do tipo fibra longa e extra longa, cultivados no Egito, Estados Unidos e Peru. O restante da produção é de fibras curtas e médias. Algumas variedades de algodão podem conter a coloração bege, caqui e marrom. Há registros também de espécies que produzem fibras nas cores roxa, vermelha, verde, rosa, cinza e azul, porém, são curtas demais, sem condições para fiação. A pluma dessa planta é utilizada basicamente na indústria têxtil, mas os caroços podem ser aproveitados na produção de óleo comestível, biodiesel e em misturas para rações animais e adubos. O algodão hidrófilo ainda é usado na indústria farmacêutica, para a fabricação de curativos, materiais de cirurgia, além de produtos de higiene e limpeza de pele. A celulose da planta também pode ser reaproveitada, servindo para a fabricação de papel para a impressão de cédulas de dinheiro.

    [​IMG]
     
  3. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Peixe comum na fauna fluvial da América do Sul e, mais precisamente, no Brasil, o peixe baiacu possui algumas curiosidades que, aparentemente podem até nos assustar. E, de fato, por vezes pode ser assustador. Isso ocorre pois, de uma hora pra outra, o peixe infla e pode ficar até 3 vezes maior que o tamanho original. Esse mecanismo de defesa é comumente utilizado para afastar um possível predador que esteja por perto. Tudo começa quando o peixe engole uma grande quantidade de água e armazena no estômago. Como esse órgão é muito elástico, ele infla como uma bexiga e deixa o baiacu maior. Por a pele ser bastante elástica, o peixe não “rasga” quando incha. Além disso, a espinha também é bastante flexível e se curva para acompanhar o novo formato do corpo. Quando o baiacu já está cheio de água, uma válvula localizada na base da boca do peixe é empurrada na direção dos dentes. Assim, ela fecha a saída para água armazenada no estômago.Algumas espécies ainda possuem espinho e, que ficam mais visíveis e ameaçadores quando o animal infla. Essa característica também ajuda a intimidar o predador que, por vezes assustado, acaba fugindo. Mas, o que pode ser considerado bastante perigoso e até mesmo letal é o veneno que o baiacu possui. Pouco gente conhece, mas as 150 espécies de peixes que ganham o nome popular de baiacu, possuem na carne uma substância altamente tóxica, a tetrodotoxina que, apenas 2 gramas dela são suficientes para matar uma pessoa. O veneno do peixe fica concentrado na pele e em órgãos. Mesmo com veneno, o baiacu é considerado uma iguaria no Japão. Lá, o peixe recebe o nome de “fugu” e recebe um tratamento especial antes de ir à mesa do freguês. A fim de não intoxicar os clientes, os cozinheiros precisam limpar o animal com uma técnica muito precisa, removendo as partes venenosas. Mesmo os pedaços comestíveis ainda têm traços do veneno, deixando uma certa dormência na língua e apresentando um leve efeito narcótico.

    [​IMG]
     
    Última edição: 10 Julho 2019
  5. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Adoro ler esse cantinho!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  6. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]

    [​IMG]

    As dez frutas com maior índice de açúcar
    Eis os factos: comer fruta faz bem. O medo de açúcar e dos hidratos de carbono gerou uma enorme confusão, explica Lauren Harris-Pincus, fundadora do projeto Nutrition Starring YOU (EUA) e autora do livro ‘The Protein-Packed Breakfast Club’ (‘O Clube do Pequeno-Almoço Repleto de Proteína’). “Sim, a fruta transforma-se em açúcar, mas o mesmo acontece com qualquer outro carboidrato que consuma no final do processo digestivo”, diz. “É mais importante saber o que cada comida providencia de nutrientes – e as frutas estão decididamente repletas de bons nutrientes”.
    E mais: o açúcar encontrado na fruta é diferente dos adoçantes-padrão, como o agave, mel, açúcar de coco, maple syrup ou o próprio açúcar granulado, segundo Lauren. Essas fontes de açúcar adicionado têm um alto índice glicémico, o que significa que são digeridos e absorvidos muito rapidamente pelo organismo.
    “Quando falamos do açúcar na fruta, este é um pouco diferente relativamente às fibras e a outros benefícios para a saúde”, explica a autora. As fibras fazem com que o processo do açúcar seja mais lento deixando que o corpo o absorva gradualmente (isso significa que a fruta geralmente possui um baixo índice glicémico).
    Mas ainda assim, em alguns casos deve ter um pouco mais de atenção ao tipo de fruta que consome – por exemplo se sofre de diabetes ou de hipertensão.
    Se esse não for seu caso, não tema as frutas. “Todas elas trazem vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes para as nossas dietas e, por isso, devemos consumi-las todos os dias”, aponta Lauren. “Apenas monitorize o tamanho das porções e procure consumi-las com alguma proteína e gordura boa para equilibrar a resposta glicémica – como um combinado de maçã e manteiga de amendoim”.
    Eis as 10 frutas com mais açúcar:

    1. Lichia
    Açúcar: 29 gramas por xícara (chá).
    2. Manga
    Açúcar: 23 gramas por xícara (chá).
    3. Cerejas
    Açúcar: 20 gramas por xícara (chá) de cerejas.
    4. Maçã
    Açúcar: 19 gramas por maçã média.
    5. Laranjas
    Açúcar: 17 gramas por uma fruta grande.
    6. Pera
    Açúcar: 17 gramas por uma fruta média.
    7. Kiwi
    Açúcar: 16 gramas por uma xícara (chá) da fruta picada.
    8. Abacaxi
    Açúcar: 16 gramas em uma xícara (chá) da fruta em pedaços.
    9. Uvas
    Açúcar: 15 gramas por xícara (chá).
    10. Bananas
    Açúcar: 14 gramas por uma fruta média.


    O consumo excessivo de açúcar está associado ao aumento das taxas de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

    Mas falando em números concretos, ou em porções, a DGS descreve na sua nova roda dos alimentos a importância de comer entre três a cinco peças de fruta por dia, sendo que cada unidade não deve exceder os 160 gramas.
     
  7. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  8. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A Lua é o nosso único satélite natural e vizinho celestial mais próximo. Por causa disso, fomos capazes de ganhar muito mais conhecimento sobre ela do que qualquer outro corpo no Sistema Solar. Como a própria Terra, a Lua é bastante comum em alguns aspectos, mas muito peculiar em outros. A Lua está se afastando a aproximadamente 3,8 cm de distância do nosso planeta a cada ano. Estima-se que esse movimento continuará assim por cerca de 50 bilhões de anos. Sendo assim, a Lua levará cerca de 47 dias para orbitar a Terra em vez dos atuais 27,3 dias. As pessoas costumam dormir melhor durante a lua nova e pior durante a lua cheia, segundo um estudo. As fases lunares ocorrem devido à mudança da sua porção visível iluminada e sua variação de posição em relação à Terra e ao Sol. A Lua não possui atmosfera. Isso significa que a superfície lunar está desprotegida dos raios cósmicos, meteoritos e ventos solares. A ausência de atmosfera também significa que nenhum som pode ser ouvido por lá, e o céu é sempre escuro. A Terra tem cerca de 80 vezes mais volume que a Lua, mas ambas são da mesma idade. Uma teoria predominante sugere que nosso satélite natural já fez parte da Terra e foi formado a partir de um pedaço que se partiu devido a um enorme objeto que colidiu com nosso planeta. e a Terra não tivesse a Lua, nossos dias durariam apenas 6 horas. A bela simetria de um eclipse solar só é possível porque sol é 400 vezes maior que a lua, mas também está 400 vezes mais distante da Terra, fazendo com que os dois corpos se pareçam exatamente do mesmo tamanho no céu.

    [​IMG]
     
  9. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  10. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A palavra primavera tem origem no latim e quer dizer princípio da boa estação (primo vere). Há muito tempo, o ano era dividido em apenas duas partes: veris que significa bom tempo e hiems, mau tempo. Foi a partir do século 17 que os estudiosos separaram em quatro estações. A primavera, assim como o outono, tem seu início no dia em que os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de sol fazendo com que a noite e o dia tenham a mesma duração de 12 horas cada. Isso se chama equinócio. Conforme os dias da nova estação passam, eles se tornam mais longos e as noites mais curtas. Há mais de 4 mil anos os chineses celebram a chegada da estação das flores, em seu hemisfério, com a Festa da Primavera. As comemorações começam no dia 23 de dezembro e terminam em 15 de janeiro, aproximadamente, quando é chegado o ano novo lunar que conclui as festividades. Na primavera os dias passam a ser mais longos e as plantas, que são bastante sensíveis às mudanças de luz, temperatura e umidade, acumulam energia necessária para abrirem suas flores. Na primavera do hemisfério sul, os oceanos ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a estação ter temperaturas mais amenas. Já do hemisfério norte, que tem uma maior parte continental, quando é chegada a primavera, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente. Durante todo o inverno, os animais hibernantes como morcegos, ouriços e esquilos entram em um sono profundo para poupar energia. Por isso, quando a primavera chega é como se um despertador avisasse para esses animaizinhos que é tempo de sair de casa.

    [​IMG]
     
  11. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Amo a primavera ♥
     
  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O verão é a estação do ano que ocorre entre a primavera e o outono. No hemisfério norte, inicia-se a 21 de Junho (ocasionalmente pode iniciar a 20 de Junho) e termina a 22 ou 23 de Setembro. Por outro lado, no hemisfério sul, tem início a 21 ou 22 de Dezembro e termina a 20 de Março, podendo em alguns anos terminar a 21 de Março. É uma das quatro estações do ano e a mais quente de todas. De acordo com o dicionário Etimológico castelhano, a palavra verão deriva do latim veranum tempus, tempo da frutificação. É a estação do ano com os dias mais longos e noites mais curtas. Conforme nos aproximamos do fim do verão, os dias vão-se tornando progressivamente mais curtos. No dia em que começa o verão no hemisfério norte, também começa o inverno no hemisfério sul. No hemisfério sul, esta estação é designada de “verão austral” enquanto que no hemisfério norte é designada de “verão boreal”. A temperatura mais alta de sempre registada foi de 56,7 ºC a 10 de Julho de 1913 no Vale da morte (Estados Unidos da América). Em dias de calor, a torre Eiffel pode ficar até 17 centímetros mais alta. Isto acontece porque a torre Eiffel é feita de ferro e este metal expande com o calor. O primeiro fato de banho feminino foi criado em meados de 1800 e tinha mangas compridas de lã. A melancia é um dos alimentos mais populares durante os meses de verão. As melancias são compostas por 92% de água, por isso são tão desejadas durante meses de calor. O solstício de verão marca o inicio desta estação e é o dia mais longo do ano. Os mosquitos são mais prevalentes durante os meses de verão. É durante esta estação que as pessoas passam mais tempo ao ar livre, seja na praia, a dar caminhadas ou visitando novos destinos de férias. É também nesta altura do ano que as crianças têm as maiores férias escolares. As plantas desenvolvem-se mais durante esta época porque estão mais horas expostas à luz solar. É também durante esta altura do ano que alguns animais começam a armazenar alimentos para enfrentar as adversidades do inverno. De acordo com os especialistas, a exposição à luz solar, estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina. Substâncias estas responsáveis por melhorar a boa disposição das pessoas. O horário de verão existe em cerca de 30 países. Tal como o nome nos indica, este horário aplica-se nos meses próximos ao verão quando os relógios são adiantados em 1 hora. O principal objetivo desta alteração de hora, é a economia de energia. Assim sendo, a luz do dia é também aproveitada ao inicio da noite.Oficialmente, o primeiro país a adoptar o horário de verão foi a Alemanha, em 1910, durante a 1ª Guerra Mundial.
    [​IMG]
     
    Última edição: 25 Julho 2019
  13. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  14. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O outono, cujo nome teve origem do latim autumnus, é a estação do ano entre o verão e o inverno. No hemisfério norte o outono começa no dia 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. Contudo, no hemisfério sul inicia entre 20 e 21 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho. Durante esta estação do ano os dias tornam-se progressivamente mais curtos e frios. No entanto, nem tudo é mau pois é também durante o outono que podemos apreciar algumas das mais belas paisagem, quando as folhas “pintam” as árvores e o chão em tons de vermelho, laranja, amarelo e castanho. O outono começa em meses diferentes dependendo do hemisfério onde nos encontramos. Por exemplo, em Portugal (hemisfério norte) começa entre nos dias 22 ou 23 de Setembro, enquanto no Brasil (hemisfério sul) inicia entre 20 e 21 de Março. Quando começa o outono no hemisfério norte, simultaneamente, a primavera começa no hemisfério sul e vice-versa. Nesta estação do ano há menos luz solar porque os dias são mais curtos, o que reduz a capacidade de fotossíntese das árvores. Como resultado, as folhas começam a perder a sua cor verde. A clorofila é um grupo de pigmentos fotossintéticos responsáveis pela coloração verde das folhas. Com a sua redução durante o outono, outros elementos como os Flavonóides, Carotenos e Antocianinas tornam-se mais proeminentes, fazendo com que as folhas adquiram tons vermelhos, laranja e amarelos. O Início do outono e primavera ocorrem durante o equinócio, que tem origem do latim equinox, em queequi significa igual enox significa noite. Este dia tem o mesmo número de horas de luz e de escuridão. É nesta altura do ano que a maioria das aves migratórias abandonam a região em busca de climas mais amenos. As andorinhas podem voar mais de 10 000 km durante a sua migração. É também durante esta estação do ano que a aurora boreal, um dos mais belos fenómenos naturais do mundo é mais visível. Isto ocorre porque as tempestades geomagnéticas são mais comuns durante os meses de outono. É durante esta estação do ano que grande parte dos produtos cultivados estão prontos as ser colhidos.

    [​IMG]
     
    Última edição: 2 Agosto 2019
  15. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  16. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O inverno é a estação do ano que ocorre entre o outono e a primavera. No hemisfério norte, o inverno inicia-se entre 21 ou 22 de Dezembro e termina a 20 ou 21 de Março. Por outro lado, no hemisfério sul, este inicia-se a 20 ou 21 de Junho e termina a 22 ou 23 de Setembro. O solstício de inverno marca o início desta estação e é o dia com a noite mais longa do ano. É também conhecida por ser a época mais fria do ano e por apresentar precipitação de gelo (granizo) e neve. É a época do ano com os dias mais curtos e temperaturas mais baixas. A maioria das árvores e plantas crescem a um ritmo muito reduzido durante o inverno uma vez que perdem as folhas e consequentemente não conseguem fazer fotossíntese. No hemisfério norte, é durante o inverno que a terra se encontra mais próxima do sol. Apesar de parecer contra intuitivo, esta é uma realidade. No entanto, devido ao eixo de inclinação da terra em relação ao sol os raios solares tem mais dificuldade em penetrar a atmosfera terrestre, daí esta ser a estação mais fria do ano. As temperaturas sentidas durante o inverno variam conforme a localização do país. Regra geral, quanto mais próximo dos pólos mais baixa é a temperatura. A cor do pelo de alguns animais muda durante os meses de inverno. Por exemplo, o pêlo da Raposa do Ártico muda para branco durante o inverno para se camuflar melhor na neve. Nas regiões mais frias, alguns animais hibernam enquanto outros migram para zonas com climas mais amenos. Um bom exemplo é o urso polar que hiberna durante o inverno, podendo o seu ritmo cardíaco reduzir para apenas 8 batimentos por minuto e consegue sobreviver até 100 dias sem se alimentar. Algumas regiões do nosso planeta encontram-se constantemente cobertas por gelo. Os locais mais próximos do pólo Norte e pólo Sul são os melhores exemplos. Aí as temperaturas são inferiores a 0°C durante todo o ano. A utilização de roupas de cor escura durante o inverno é benéfico, uma vez que tem uma maior capacidade de absorver o calor. Por outro lado, a roupa clara reflete o calor, fazendo com que sintamos mais frio. O nosso corpo em condições normais mantém a temperatura corporal próxima dos 37 °C, por isso quando sentimos frio os nossos músculos começam a mover-se involuntariamente de forma a gerar calor e manter essa temperatura. É por isso que trememos quando estamos com frio. É durante o inverno que os fenómenos naturais da aurora boreal e aurora austral podem ser observados.

    [​IMG]
     
  17. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  18. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A lã é a mais antiga fibra natural animal usada pelo homem para se proteger de temperaturas baixas. OS registros mais antigos apontam o Oriente Médio, seguindo pela Europa, até chegar em terras tupiniquins.
    Comercialmente falando, são classificadas como lãs não só as retiradas das diversas raças de carneiro existentes no mundo, mas também as provenientes da pelagem de animais como camelo, cabra angorá, cabra cashmere, coelho angorá, lhama, alpaca, iaque e vicunha, sendo os últimos menos populares.
    Tendo seus fios tramados em tares manuais, hoje a produção de tecidos de lã se tornaram mais rápidos e modernos com a existência dos teares manuais.
    Além disso, a espessura dos tecidos de lã podem variar, o que torna o uso mais versátil: tanto no verão, quanto no inverno.
    Não só no setor de vestuário, a lã também é usada na decoração, como em cobertores, mantas, tapetes e carpetes, além de tecidos para revestimento de móveis estofados, interior de veículos e almofadas. Já no artesanato, a lã também enriquece trabalhos de teares e panneaux artísticos.


    [​IMG] [​IMG]
     
  19. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Um casaco de lã no frio é a melhor coisa :)
     
  20. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    A cana, planta de onde retiramos o nosso tão doce açúcar, existe desde o ano 20 mil antes de Cristo. A sua origem é a Índia, mas foram os egípcios e árabes que o difundiram pelo mundo e criaram o processo de refinamento. A cana-de-açúcar é conhecida por suas características peculiares: uma planta fina de formato cilíndrico, folhas grandes e pode alcançar até seis metros de altura. É com ela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol. Praticamente toda cana-de-açúcar que o mundo produz vira álcool ou açúcar. Esse processo é relativamente simples, basta moer a cana para fazer escorrer o açúcar em estado líquido, o famoso caldo de cana. Se este caldo for fervido, o excesso de água evapora e ele se transforma em açúcar. Se ele for fermentado, vira álcool. Essa fermentação nada mais é, que o uso de microorganismos (leveduras) para quebrar as moléculas do caldo e ajudar na fabricação do álcool. As usinas que trabalham com a cana-de-açúcar aproveitam praticamente tudo da planta. Após retirar o caldo da cana, o que sobra é chamado de bagaço. Atualmente ele é utilizado pelas usinas para gerar energia elétrica e, em menor escala, biogás. Pesquisas promissoras mostram que este bagaço pode também virar álcool, o famoso etanol celulósico.

    [​IMG]