Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Adorooo demais esse cantinho!!
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    O papel é sem dúvida um dos itens mais importantes que o homem já inventou, pois contribuiu significativamente para vários avanços tecnológicos posteriores. Durante o processo de fabricação de papel, as árvores são as matérias-primas mais utilizadas, sendo que evidências históricas sugerem que os chineses foram a primeira sociedade a desenvolver esse método de produção a partir da celulose. No entanto, isso tem levantado certas preocupações de organizações ambientais, já que cada vez precisamos de mais papel, de modo que consequentemente mais árvores têm de ser derrubadas. Por exemplo, você saberia dizer quantas árvores são necessárias para produzir uma tonelada de papel? As fábricas especializadas utilizam uma variedade de processos industriais para transformar seus recursos naturais (celulose de madeira) em commodities de consumo. Na fabricação da celulose, um número significativo de árvores é cortado, sendo que o número exato depende do processo químico ou mecânico utilizado no processo. Especialistas do setor sugerem que, ao usar a polpa química para produzir 1 tonelada do papel comum branco (também chamado de sulfite), são necessárias aproximadamente 24 árvores.
    Se o mundo reciclasse metade do papel que consome, 40 mil quilômetros quadrados de terras seriam liberados do cultivo de árvores para a indústria de papel. Devido ao alto consumo de papel em todo o planeta, florestas estão sendo destruídas para em seu lugar serem plantados eucaliptos, utilizados na produção de papel. Porém, os eucaliptos absorvem muita água da terra, afetando o equilíbrio do solo. Isso pode causar erosão e danos ecológicos, pois incontáveis espécies de animais deixarão de existir com o fim das matas. Além disso, as árvores absorvem grande parte do gás carbônico presente na atmosfera. Sem árvores, o gás carbônico permanecerá no ar, contribuindo para o efeito estufa.



    [​IMG]
     
  3. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    otimas pesquisas :)
     
  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Para voar, as borboletas dependem da energia do sol, captada por suas asas. Existem milhares de espécies de borboletas – em torno de 160 mil, só para início de conversa –, distribuídas em todos os continentes. O único lugar onde elas não são encontradas é a Antártida. Elas conseguem enxergar em um raio de 360 graus. Seus olhos são formados por 12 mil pequenas partes que geram imagens em todos os sentidos. Também conseguem ver raios ultravioletas, imperceptíveis ao olho humano. Quanto às cores, enxergam o vermelho, o verde e o amarelo. Suas cores servem como uma espécie de carteira de identidade. É por meio delas que outros insetos sabem o sexo das borboletas e a que família pertencem. Têm uma vida muito curta. Algumas espécies vivem somente um mês. O máximo que algumas conseguem viver é um ano. Quando as larvas desenvolvem um casulo, elas passam a ser chamadas de pupas ou crisálidas. É nessa fase que a borboleta toma sua forma. Quando saem do casulo, as asas ainda estão amassadas e molhadas. A borboleta só está pronta para voar quando elas estiverem bem secas. Há borboletas dos mais variados tamanhos. As menorzinhas têm apenas 3 milímetros, e as maiores podem chegar a medir 30 centímetros. As borboletas voam, no máximo, a 20 km/h. As mariposas, no entanto, podem atingir o dobro dessa velocidade.

    [​IMG]
     
  5. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Eu amo borboletas, obrigada pela curiosidade!

    [​IMG]
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  6. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Alexander Graham Bell (1847-1922), físico escocês, realizou a primeira experiência com telefone em 1876 na Filadélfia, Estados Unidos. Nesse mesmo ano por intermédio do seu advogado, solicitou a patente do invento que chamou de “telefone elétrico falante”. Após patentear o invento, Bell apresentou-o numa Exposição na Filadélfia.
    O invento gerou muita curiosidade e interesse e fez com que Graham Bell fosse premiado.
    O Imperador Dom Pedro do Brasil estava no evento e ficou tão entusiasmado com a invenção de Bell que encomendou 100 aparelhos para o País.
    Antes dele, outros inventores tentaram transmitir a voz humana via eletricidade, porém sem sucesso.
    No telefone primitivo, havia uma manivela que, ao ser girada produzia a corrente necessária para a sinalização na central.
    A invenção de Graham Bell evoluiu tanto que hoje podemos nos comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo, estando as mesmas em um lugar fixo ou se deslocando (via celular).
    O telefone aproxima pessoas, minimiza distâncias, salva vidas. Infelizmente também é usado por criminosos para fins cruéis e desumanos.


    [​IMG]
     
  7. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    trimmmmmmmmmmmmmmmmm
     
  8. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Eletricidade é um termo abrangente usado para descrever uma série de fenômenos físicos relacionados à movimentação das cargas elétricas. Quando apertamos um interruptor, as lâmpadas acendem quase instantaneamente. Dessa forma, é natural imaginarmos que os elétrons (corrente elétrica) movem-se com velocidades muito altas dentro do fio. No entanto, a velocidade dos elétrons é extremamente baixa, variando entre milímetros a alguns centímetros por segundo. No entanto, o campo elétrico e, consequentemente, a diferença de potencial são estabelecidos no fio com velocidades próximas à velocidade da luz. Esse processo faz com que quase todos os elétrons do fio passem a mover-se simultaneamente, é por essa razão que temos a sensação de que as lâmpadas acendem instantaneamente. É possível que você já tenha ouvido falar dos tasers, armas não letais que disparam eletrodos com velocidades de até 35 km/h. Esses eletrodos são capazes de penetrar até 5 centímetros de profundidade na pele humana, atingindo tecidos com menor resistência elétrica que a epiderme, que pode apresentar resistência elétrica de até 100 000 Ω quando seca. Dessa forma, é comum que as descargas elétricas produzidas pelos tasers cheguem a incríveis 50 000 V. Apesar de o potencial elétrico da descarga ser alta, os tasers não são letais. Isso pode ser explicado pelo fato de poucas cargas atravessarem o alvo: a corrente elétrica aplicada no disparo dos tasers é extremamente baixa, cerca de 30 mA (0,003 A). Correntes elétricas dessa magnitude não são capazes de matar um ser humano, apenas paralisando temporariamente seus músculos. Campos elétricos muito intensos são capazes de ionizar gases, fornecendo-lhes energia suficiente para que seus elétrons sejam arrancados da eletrosfera dos átomos. Esse processo resulta na produção de um estado físico da matéria chamado plasma. O globo de plasma é um exemplo de aplicação de altos campos elétricos oscilantes. Nessa peça decorativa, vários gases nobres, como argônio e xenônio, são colocados sob baixas pressões, emitindo luz quando excitados por campos elétricos muito intensos e oscilantes. O campo elétrico variável remove os elétrons do gás, que, ao retornarem aos seus átomos, emitem luz visível. Esse fenômeno físico também pode ser visto em linhas de alta-tensão e recebe o nome de efeito Corona.

    [​IMG]
     
  9. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Obrigada pela partilha :)
     
  10. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, famoso por seus espetaculares anéis gigantes, é grande o suficiente para comportar 760 Terras dentro dele. Ele conta com uma massa equivalente a 95 vezes a massa do nosso planeta e é apenas menos massivo do que Júpiter, o maior dos nossos “vizinhos. Sendo um gigante gasoso, Saturno é composto principalmente por hélio e hidrogênio — além de metano, amônia, etano e outros elementos em menores quantidades —, e é o planeta com a menor densidade do Sistema Solar. Seu núcleo é entre 10 e 20 vezes mais massivo do que o núcleo da Terra, e, aparentemente, além de quente e sólido, ele é composto por ferro e material rochoso. Depois de Júpiter, Saturno é o planeta que gira mais depressa em todo o Sistema Solar, completando uma revolução a cada 10,5 horas. Como consequência disso, esse gigante gasoso conta com os polos mais achatados e o equador mais largo. Saturno conta com ao menos 62 luas, sendo que a maior delas é Titan— que é um pouco maior do que o planeta Mercúrio e é a segunda maior lua do Sistema Solar. Outra curiosidade é que nem todas as luas de Saturno apresentam formato esférico, como é o caso de Atlas e Pan, que se parecem com discos voadores. Além disso, o planeta conta com outros satélites esquisitinhos, como Enceladus, que expele água e outros elementos através de seus mais de 100 gêiseres, e Iapetus, que, além de contar com um polo branco como neve e o outro preto feito carvão, sofre com avalanches gigantescas. Saturno apresenta um sistema de anéis compostos por bilhões de pedacinhos de rocha e gelo que os cientistas acreditam ser fragmentos de asteroides, cometas e luas. Essas partículas variam desde o tamanho de um grão de areia até o de casas inteiras, e o maior dos anéis tem um diâmetro 200 vezes superior ao do próprio planeta. No entanto, apesar de se estenderem por distâncias absurdas, esses aros contam com espessuras que não ultrapassam10 a 20 metros. Saturno é o planeta mais distante da Terra que ainda é visível a olho nu, mas seus famosos anéis somente podem ser observados através de telescópios.

    [​IMG]
     
  11. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]
    [​IMG]

    [​IMG]

    A Festa da Ascensão, ou Quinta Feira da Ascenção, é uma festa marcadamente Católica, sendo feriado municipal em muitos concelhos de Portugal. No entanto em simultâneo com ela, e provavelmente com maior adesão, celebra-se o Dia da Espiga, ou Quinta Feira da Espiga.

    Dia da Espiga do Século XX aos dias de Hoje


    [​IMG]
    No Dia da Espiga as pessoas iam pelos prados em busca dos vários constituintes do Ramo da Espiga. No entanto com a crescente migração para as grandes cidades, e a industrialização, começou a haver cada vez mais dificuldade em cumprir este preceito por si próprio.
    A isto se juntou em 1952 o fim deste Feriado Nacional. Obrigada a abdicar de alguns feriados a Igreja Católica aceitou sacrificar a Quinta Feira da Ascenção como Feriado Nacional. Muitos Concelhos no entanto, para colmatar esse facto mantiveram-no agora como feriado municipal.
    Foi assim que também nasceu o negócio, muito visivel em Lisboa, do Dia da Espiga. Da região Saloia, especialmente de Mafra visto manter o feriado, pessoas do campo vão para a cidade vender estes ramos a quem trabalha ou vive na capital.
    Em muitos mercados da cidade também se continua a ver as vendedoras locais com a venderem estes ramos.
    O Ramo da Espiga

    [​IMG]
    O grande símbolo do Dia da Espiga é o Ramo da Espiga. Tradicionalmente este é colocado em casa, atrás da porta principal, e fica lá todo o ano. Isto até ser substituído no ano seguinte por um novo ramo.
    É tido no seu todo como um símbolo de prosperidade, e ao mesmo de sorte.
    Consigo acarreta também algumas tradições, como a de em dias de trovoada atirar um pouco da espiga para a lareira como protecção contra os raios.
    Os significados dos componentes do Ramo da Espiga

    As Espigas

    [​IMG]
    As espigas devem ser sempre em número ímpar, e são a parte mais importante do ramo. Podem ser de trigo, centeio, aveia, ou qualquer outro cereal.
    Representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.
    A Papoila

    [​IMG]
    Com a sua cor vibrante e quente a Papoila significa neste ramo o amor, e a vida.
    Sendo a parte mais garrida do ramo acaba por ser também aquele que mais se decai com o ano a passar, ao escurecer e secar.
    O Malmequer

    [​IMG]
    Simboliza no ramo a riqueza, e os bens terrenos. Isto pelo seu branco simbolizar a Prata, e ao mesmo tempo o amarelo simbolizar o Ouro.
    A Oliveira

    [​IMG]
    A Oliveira acaba por ter um duplo significado no Ramo da Espiga. Em parte significa a Paz, a o desejo pela mesma. Sendo que é um dos símbolos da Paz desde a antiguidade.
    Ao mesmo tempo é o símbolo da Luz, visto do seu óleo, azeite, se encherem as lâmpadas que alumiavam as casas. Sendo que esta Luz pode ser interpretada como o sentido divido da mesma, significando a sabedoria divina.
    O Alecrim

    [​IMG]
    Tal como a Oliveira é uma presença constante pelo mediterrâneo. Com o seu cheiro forte e duradouro, e sendo uma planta que resiste a quase tudo, simboliza no ramo a força e a resistência.
    Ao contrário da Papoila avançando no ano o seu cheiro vai-se aguentando, e a sua presença torna-se cada vez mais notada no ramo.
    A Videira

    [​IMG]
    A representação do vinho, tão importante para a nossa cultura e tradição, no Ramo da Espiga vem naturalmente da Videira.
    Naturalmente também a associação à alegria também tão ligada ao Vinho na nossa cultura passa também por esta planta.
    Estas são as plantas principais do Ramo da Espiga, sendo que tradicionalmente qualquer outra planta que surja durante a caminhada do Dia da Espiga pode ser adicionada para embelezar. No entanto reza a tradição que não falte nenhuma das acima, para não faltar o que ela representa.
     
  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A indústria têxtil é considerada uma das manufaturas mais antigas do planeta. Pinturas antigas mostram que no Egito antigo já existiam os chamados teares antigos, a partir de fios advindos da cultura de lã, algodão e linho, por exemplo. Existem até indícios sobre a existência da tecelagem já no período paleolítico. Desde então, unindo-se uma necessidade iminente com a evolução da moda, este setor vem crescendo e inovando cada vez mais. Com a tecnologia da atualidade, foi possível a criação dos chamados tecidos inteligentes, têxteis que desempenham funções além de apenas vestir. As novas tecnologias vem buscando por mais praticidade no dia-a-dia. Um exemplo claro é a tecnologia do anti amarrotamento. Incorporada aos tecidos, os mesmos dispensam a necessidade de um ferro de passar, trazendo mais praticidade à vida moderna, e mudando a rotina de viajantes. Com uma preocupação cada vez maior com a saúde, a aplicação de aditivos hidrorepelentes já são destaque na fabricação de jalecos e tecidos hospitalares. Essa propriedade, muito conhecida por sua atuação em tecidos impermeáveis para chuva, também é capaz de repelir sangue. Isso faz com que tecidos hidro repelentes sejam atrativos, principalmente para médicos e enfermeiros, constantemente expostos aos fluidos de pacientes. Na procura por calçados e roupas que prometem eliminar os maus odores, o mercado se prova cada vez mais exigente quando se diz respeito ao bem-estar. Os consumidores ainda vão além, e tem buscado a proteção contra microrganismos também para seus animais de estimação. Uma empresa especializada em moda eletrônica lançou a Hug Shirt, uma camiseta capaz de enviar abraços à distância. A camiseta possui sensores embutidos que, quando acionados, promovem uma sensação similar a um abraço no utilizador. Esses foram apenas alguns exemplos de impactos revolucionários ocorridos na indústria têxtil, considerados tecidos inteligentes. Muitas dessas inovações só foram possíveis através da nanotecnologia, principalmente pela necessidade dos produtos têxteis em manter sua flexibilidade, mesmo ao incorporar diferentes funcionalidades. A escala nano permite uma maior interação das partículas com o tecido, o que promove uma melhor ancoragem e solidez dos aditivos na malha.

    [​IMG]
     
  13. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite

    E vocês foram? :)
    Obrigada pelas informaçoes
     
  14. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A radiação é um fenômeno que se resume na propagação da energia de um ponto ou outro. Apesar do que se imagina e do que vemos constantemente, ela também pode ser benéfica ao ser humano, à saúde humana. Tanto que é utilizada para o tratamento de tumores e também em atividades médicas do dia a dia, como a radiografia. Apesar de tais benefícios, a radiação é algo extremamente perigoso quase sempre. Acidentes com materiais radioativos marcaram a história da humanidade com centenas de mortes registradas. Os astronautas da missão Apollo afirmaram ver flashes de luz quando fechavam os olhos. Posteriormente foi confirmado que esse brilho era oriundo da radiação cósmica, que bombardeia as retinas quando se está fora do campo magnético da Terra. Um punhado de minério de urânio contém a mesma radiação que 10 bananas. Apesar de radioativas, os níveis são muito pequenos e, por isso, não existe nenhum risco à saúde humana. Os fumantes recebem uma carga de radiação anual que equivale a 300 radiografias na região do tórax. Isso acontece devido a substâncias radioativas que contêm na fumaça do cigarro. Essas substâncias, por sua vez, vêm de fertilizantes que são usados no cultivo do tabaco. Apesar do desastre em Chernobyl ter ocorrido em 1986, há 33 anos atrás, ainda hoje o local emite radioatividade. O pior é que existe a possibilidade de uma grande estrutura de contenção entrar em colapso, o que iria aumentar ainda mais os níveis de radiação no local e nas áreas próximas. Havia um projeto chamado de Projeto Manhattan cujo objetivo era testar os efeitos da radiação em seres humanos. Tudo era feito secretamente. Injeções com misturas radioativas eram aplicadas em mulheres grávidas, e farinha de aveia com níveis de radiação eram dadas à crianças. Foi numa dessas ocasiões que a maior dose de radioatividade foi injetada em um homem, sem seu conhecimento ou consentimento. Por incrível que pareça, ainda assim, Albert Stevens viveu com uma alta dose de radiação em seu corpo durante 20 anos.

    [​IMG]
     
  15. Klingely

    Klingely Especialista júnior

    Voce sabia que
    O resultado da conta "259 x sua idade atual x 39", será sempre o número da sua idade escrito três vezes.


    Explicacao :)
    [​IMG]
     
  16. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  17. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]
    Apesar das células do nosso corpo seres microscópicas, assim como os trilhões de bactérias que habitam nosso interior e ajudam nosso organismo a funcionar e também a morrer, existem células visíveis a olho nu. Talvez, a que você conheça melhor seja um alimento bem comum, que você nunca parou pra pensar que é uma célula gigante. Existem dois tipos principais de células. As células eucarióticas e procarióticas são os dois principais tipos. As eucarióticas são chamadas assim porque têm o material genético organizado em forma de núcleo, que é envolvido por uma membrana. Animais, plantas, fungos e protistas são exemplos de organismos eucariotos. Os organismos procarióticos não possuem núcleo, ou seja, o material genético está livre no citoplasma. Bactérias e arqueias são exemplos de seres procarióticos. Temos 340 trilhões de células em nosso corpo, Em média, têm 0,001 milímetro cada, e unidas pesam 2 quilos. O óvulo tem um décimo de milímetro, e pode ser visto a olho nu, com algum esforço. Já a maior célula natural é o conhecido ovo. O de avestruz pode chegar até a um quilo, fazendo-o a maior célula natural. Temos mais de 200 tipos de células diferentes. As células dentro do corpo humano têm diferentes períodos de vida com base no tipo e função que desempenham. Podem viver alguns dias ou vários meses. Certas células do trato digestivo vivem por apenas alguns dias, enquanto as do sistema imunológico podem viver até seis semanas e as do pâncreas podem viver até um ano! Quando uma célula se torna danificada ou sofre algum tipo de infecção, ela se autodestrói por um processo chamado apoptose. A apoptose trabalha para garantir um desenvolvimento adequado e para manter o processo natural do corpo de realizar mitose sob controle. A incapacidade de uma célula de sofrer apoptose pode resultar no desenvolvimento do câncer.

    [​IMG]





     
  18. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite,
    Passando para ler :)
     
  19. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”. O laser possui características especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais. A luz do laser além de ser monocromática, ou seja, constituída por radiações de uma única frequência, é muito potente em razão da grande concentração de energia em pequenas áreas (pequenos feixes). O feixe de laser é muito potente, podendo ter brilho superior ao da luz emitida por uma lâmpada. O físico Albert Einstein, no ano de 1916, lançou as bases para a criação do laser a partir das teorias de Max Plank. No entanto essas bases ficaram esquecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1953, trinta e sete anos depois, que cientistas conseguiram produzir o primeiro laser, ou melhor dizendo, um dispositivo bastante similar a um laser, pois ele não tinha a capacidade de omitir ondas de forma contínua. Apesar de não ter sido o criador do laser, A. Einstein leva o crédito por ter sido o cientista que descobriu o efeito físico existente por detrás do funcionamento do laser, a emissão estimulada, essa que é a condição necessária para se ter o equilíbrio térmico da radiação com a matéria. Em razão de suas características, o laser hoje é muito aplicado como, por exemplo, nas cirurgias médicas, em pesquisas científicas, na holografia, nos leitores de CD e DVD como também no laser pointer utilizado para apresentação de slides. Na indústria o laser de dióxido de carbono tem sido muito utilizado, pois possibilita um processo rápido de corte e solda de materiais. As aplicações do raio lazer são inúmeras e tem se tornado cada vez mais diversificado, de forma que relacionar todas elas fica impossível.

    [​IMG]
     
  20. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Passando para ler essas curiosidades interessantíssimas.