Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  2. Klingely

    Klingely Especialista júnior

    Você sabia?
    15 de dezembro de 1939 - estreia, nos Estados Unidos, o filme "E o Vento Levou"
    Considerado um clássico do Cinema, "E o Vento Levou" é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Margaret Mitchell, vencedor do prêmio Pulitzer em 1937.
    [​IMG]
    Você sabia?
    Sua primeira exibição foi feita na cidade de Atlanta (estado da Geórgia), em 15 de dezembro de 1939.
    No Brasil, a revista "A Scena Muda" publicou, em 12 de março de 1940, uma reportagem sobre a transmissão da estreia de "E o Vento Levou" pela televisão.
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  3. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    É impossível espirrar de olhos abertos. Todos os bebês nascem daltônicos, ou seja, eles não têm capacidade de distinguir cores. 1 em cada 12 homens é daltônico. Quando vemos alguém pela primeira vez, a troca de olhares ideal dura cerca de 4 segundos. Esse tempo é suficiente para perceber qual é a cor dos olhos do outro. As pessoas cegas conseguem enxergar em seus sonhos, desde que elas não tenham nascido com essa condição. Você sabia que pelo menos metade dos 40 milhões de cegos existentes no mundo poderiam ter salvado sua visão, se conhecessem as doenças, sintomas e situações que podem levar a cegueira? Os piratas usavam tapa-olhos para ajustar a visão entre a luz do lado de fora do navio e a escuridão do lado de dentro. 85% do nosso relacionamento com o ambiente é através da visão. Ao nascer a criança enxerga pouco e somente aos cinco anos de idade é que atinge a visão completa como do adulto. Por isto é muito importante que os problemas de visão sejam tratados até os seis anos, período que ainda estão em formação. Não existe uma idade para o início do uso de óculos, tanto pode ser muito cedo, como já na fase adulta. Em condições físicas normais o olho humano pode distinguir quase 10.000 diferentes cores.

    [​IMG]
     
  4. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  5. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O nome anfíbio deriva do latim “anfi”, que significa dupla, e “bios”, que significa vida, e faz alusão ao facto das espécies deste grupo apresentarem durante o ciclo de vida uma alternância de fases aquáticas - nas épocas de reprodução - e terrestres – fora da época de reprodução. A pele dos anfíbios é nua, desprovida de penas, pelos ou escamas possuindo várias funções como a respiração, a regulação hídrica e a proteção. Os primeiros anfíbios com as características que hoje identificamos como típicas do grupo surgiram há cerca de 300 milhões de anos. Quando pensamos em anfíbios normalmente surge-nos a imagem de um sapo ou de uma rã mas estes constituem apenas um dos 3 grupos de anfíbios (o mais numeroso) – Anuros, cujos adultos não apresentam cauda e possuem os membros posteriores mais desenvolvidos que os anteriores; existem ainda os Urodelos (Salamandras, Tritões) – os adultos têm cauda desenvolvida e membros anteriores e posteriores aproximadamente do mesmo tamanho; e os Ápodes – os adultos são desprovidos de patas e cauda (apenas existem nos trópicos). Os anfíbios apresentam, em geral, um claro dimorfismo sexual, o que significa que os machos se distinguem morfologicamente das fêmeas – uma característica exclusiva dos machos de Anuros é a posse de sacos vocais que lhes permitem emitir vocalizações que utilizam para atrair as fêmeas e manter afastados outros machos. A maioria das espécies de anfíbios são ovíparas – os embriões alimentam-se exclusivamente das reservas dos ovos que são depositados em determinados ambientes -, mas há espécies ovovivíparas – os embriões desenvolvem-se nos ovos no interior do organismo materno – ou vivíparas – os embriões desenvolvem-se no interior do organismo da progenitora que lhes fornece alimento diretamente. A vida da maioria dos anfíbios inclui várias etapas: dos Ovos eclodem as Larvas que por metamorfose originam os Juvenis, muito parecidos com os Adultos a que dão origem. Os anfíbios são ectotérmicos – não têm capacidade de produzir calor e por isso no Inverno, quando as temperaturas são muito baixas, algumas espécies podem apresentar períodos de inatividade – hibernação; igualmente, no Verão, em épocas de maior secura pode-se observar um período de ausência de atividade – estivação. Os anfíbios adultos alimentam-se de presas vivas – são carnívoros – normalmente invertebrados como os insetos, as aranhas, ou os moluscos. As cores vivas de certos anfíbios tropicais são um aviso aos predadores de que são tóxicos, mas os anfíbios podem adoptar outras estratégias anti-predatórias como o aumento de volume ou a emissão de sons intimidatórios, o mimetismo ou a fuga. A maioria das espécies cuja pele segrega toxinas não as produz diretamente, mas obtém-nas dos insetos de que se alimenta.

    [​IMG]
     
  6. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  7. LindaBorboleta

    LindaBorboleta Avançado

    [​IMG]

    O sal, apesar de ser um vilão para a saúde, teve papel relevante na história mundial. O sal de cozinha é formado por um metal instável que pode inflamar-se, o sódio (Na+), e por um gás que pode ser letal, o cloro (Cl–). A união destes dois elementos forma o cloreto de sódio (NaCl) que, desde que consumido em pequena quantidade, não oferece nenhum perigo à saúde. Na natureza, os carnívoros selvagens obtêm sal suficiente pelo abate e ingestão da carne dos herbívoros. Já estes últimos necessitam complementar sua dieta com fontes de sal naturais, como salinas e nascentes. Por muito tempo o ser humano, quando queria nutrir-se de sal, seguia o rastro de herbívoros. Quando o homem começou a domesticar os animais, por volta de 8.000 A.C., ele precisou prover o mineral aos seus rebanhos. Foi a partir daí que o sal passou a ter valor comercial. Pelo seu poder de conservar os alimentos, o sal sempre foi associado com a permanência e com a longevidade. Por isso vários ritos judaicos e cristãos têm o sal como elemento simbólico. O sal, pelo seu alto valor comercial, foi motivo de mais guerras do que o ouro e a prata combinados. Os chineses foram os primeiros povos a minerar o sal. E descobriram que um tipo de sal, o nitrato de potássio ou o nitrato de sódio (conhecidos como salitre), misturado com o carbono e o enxofre, produzia uma mistura explosiva. E assim foi inventada a pólvora! Desde 1924, alguns países começaram a incluir no sal um elemento cuja carência provoca hipotireoidismo e bócio: o Iodo. Esta prática passou a ser uma iniciativa governamental. Com a concentração de iodo que atualmente é colocada no sal de cozinha no Brasil (45 mg) um adulto supre sua necessidade de iodo (150 mcg) com pouco mais de 3 g de sal por dia, se esta for a sua única fonte do elemento. O sal teve importância decisiva na unificação da China, sob a dinastia Qin. Nesta época os governantes chineses obtiveram o monopólio estatal sobre o mineral (e sobre o ferro também), gerando receitas astronômicas, que financiaram a criação de obras magníficas tais como a Grande Muralha. Na antiguidade, aristocratas ostentavam sua riqueza ao receber convidados colocando à mesa sal puro, acondicionado em saleiros ricamente decorados. Reis que visavam formar alianças precisavam colocar saleiros à mesa de seus convidados, como sinal de boas vindas. Os egípcios foram provavelmente os primeiros povos a curar a carne e o peixe com sal. Devido às inconstâncias sazonais nas cheias do Nilo, que por sua vez determinavam o sucesso ou o fracasso das colheitas, os egípcios desenvolveram métodos avançados para a conservação de alimentos. Entre eles estão a estocagem de grãos, a adição de sal nos alimentos e as técnicas de fermentação. O povo Ianomami, do Brasil, são o grupo populacional mundial que menos consome sal. Estes indivíduos também ostentam os menores níveis de pressão arterial entre os humanos estudados.

    [​IMG]

     
  8. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]

    O Triângulo das Bermudas nada mais é do que uma área que varia, aproximadamente, de 1,1 milhão de km² até 3,95 milhões de km². Essa variação acontece por conta de factores físicos, químicos, climáticos, geográficos e também geofísicos da região. São eles os responsáveis por influenciar decisivamente no cálculo do tamanho da sua área. Está localizado no Oceano Atlântico entre as ilhas Bermudas, Porto Rico, Fort Lauderdale na Flórida e as Bahamas. Os limites das pontas dessa região formam um triângulo imaginário sobre as águas do mar do Caribe, por isso recebe este nome.
    [​IMG]
    O que de fato deixa muita gente curiosa, inclusive os cientistas, é que desde o ano de 1945 vários aviões e navios simplesmente desapareceram para sempre depois de passar pelo local. Ninguém desvendava o mistério, mas a partir de agora você vai saber o motivo.
    O mistério

    A área geográfica, de mais de um milhão de quilómetros quadrados, reserva um mistério que durante muitos anos reflectem a causa desses tantos desaparecimentos. Durante muitas décadas, o Triângulo das Bermudas foi alvo de diversos tipos de especulações que buscassem explicar o fenómeno, com o passar dos tempos, muitos cientistas em busca de uma resposta acabaram desvendando todo o mistério.
    Um grupo de cientistas norte-americanos descobriu que a causa se dá por conta da alta libertação de gás metano na região. Então todos os aviões e navios desaparecidos foram alvos de um efeito natural, pois a alta actividade vulcânica existente naquele local é responsável por liberar muitas borbulhas do gás.
    [​IMG]
    Quando elas chegam na superfície da água aumentam drasticamente de tamanho, provocando destruição e afundamento das embarcações e aviões que sobrevoam a área, pois a densidade do ar, completamente afectada pelo gás, é o motivo de tantos desaparecimentos desde a década de 1940.
    Além disso, outro motivo responsável que deixou os cientistas bastante intrigados é que através de um estudo detalhado do fundo do mar, foi descoberta uma quantidade significativa de hidratos de metano na área entre o Triângulo das Bermudas e do Mar do Norte, entre a Europa continental e a Grã-Bretanha.
     
    LindaBorboleta aprova isto.
  9. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  10. LindaBorboleta

    LindaBorboleta Avançado

    [​IMG]
    O oásis é considerado uma porção de água encontrada no meio dos desertos, formando regiões mais úmidas, proporcionando condições para que a vegetação se desenvolva nestas áreas. Eles servem como ponto estratégico de descanso e abastecimento de água para as populações nômades que habitam o deserto, assim como para os comerciantes que cruzam este bioma seguindo as rotas comerciais como os beduínos e tuaregues da África, que utilizam os oásis do deserto do Saara há mais de três milênios. Devido às condições proporcionadas pelo surgimento dos oásis que permitem o desenvolvimento de plantas, animais e do homem, eles são por muitos considerados uma dádiva em meio ao calor e o clima seco dos desertos. Os oásis, no deserto, são formados devido à ação do vento que desloca grandes porções de areia e rebaixa o nível do solo em determinadas regiões fazendo com que este fique próximo ao lençol freático subterrâneo. O vento também é capaz de moldar rochas típicas do deserto e através das fendas destas rochas, a água subterrânea do lençol freático encontra um caminho até a superfície, criando-se desta maneira os oásis. Estes podem ser temporários ou permanentes, e isto dependerá do fornecimento de água subterrânea. Os oásis que se formam apenas temporariamente não têm o seu fornecimento de água contínuo, e a maioria das vezes são formados devido à água acumulada durante as chuvas no deserto. Por outro lado, os oásis permanentes têm um fornecimento contínuo de água e, geralmente, a água brota naturalmente no solo a partir de uma nascente subterrânea. Também existem muitos oásis que são criados artificialmente através da construção de poços artesianos que retiram água dos aquíferos subterrâneos fazendo com que a mesma chegue à superfície. Neste caso, a perfuração do solo para alcançar o lençol freático subterrâneo pode chegar a mais de dois mil metros de profundidade dependendo da distância em que se encontra a fonte de água da superfície. Na região do oásis que contém o solo composto por argila (que retém mais água e materiais orgânicos do que o solo arenoso) é possível desenvolver a agricultura com técnicas de plantio e irrigação e assim plantar diversos alimentos como legumes, verduras e frutas. A tamareira é uma palmeira típica dos oásis que tem um crescimento rápido no calor e possui raízes adaptadas para absorver a água das fontes subterrâneas. Ela é muito consumida pelos povos que habitam o deserto, pois fornece um fruto saboroso e nutritivo, e a ponta do caule quando fermentada dá origem a um vinho de aroma forte e doce. Além disso, ela é fundamental para o crescimento de outras plantas, como o damasqueiro (o fruto é o damasco), que crescem sob a sua sombra já que esta planta pode alcançar mais de 15 metros de altura. No mundo existem vários oásis nas áreas desérticas, mas os maiores oásis do mundo estão localizados no deserto do Saara, no continente africano, e são o oásis Timimoun e o oásis de Guardaia, ambos na Argélia, e o oásis de Bahariya, no Egito.

    [​IMG]
     
  11. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    - O cérebro e suas conexões proporcionaram a manutenção da vida humana na terra.
    - Mais da metade do cérebro é composta por gordura.
    - O cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo.
    - O cérebro não tem receptores de dor, é por isso que neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado.
    - O cérebro consegue dedicar os seus recursos a somente uma coisa de cada vez.
    - É possível aumentar a memória, a concentração e a agilidade mental com treinamentos regulares do cérebro.
    - A privação do sono aumenta a temperatura cerebral.
    - Os homens têm menos massa cinzenta do que as mulheres, mas têm mais massa branca e fluido cérebro espinhal.
    - A massa cinzenta é responsável por produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial – como visão e audição, memória, emoções e fala.
    - O fato de saber que não estamos sozinhos é muito importante para o bem-estar do nosso cérebro. A simples presença de alguém ao nosso lado em momentos difíceis é um alívio para o estresse.
    - O cérebro em repouso produz energia suficiente para acender uma lâmpada de 25 watts.
    - Pensar, usando neurônios específicos para um mesmo assunto durante muito tempo, cansa. A função desse cansaço é impedir a hiperativação dos neurônios.
    - O cérebro produz seu próprio remédio contra a fadiga: dormir. Quando dormimos, o cérebro descansa mesmo sem parar de funcionar, e reorganiza as memórias do dia.
    - O nosso cérebro gasta 2% de massa corporal, que consome 25% da energia (500kcal/dia).
    - O cérebro do elefante tem três vezes o tamanho do cérebro humano e três vezes mais neurônios. Mas 98% dos neurônios estão localizados no cerebelo. O parâmetro relevante da capacidade cognitiva de uma espécie não deve ser o tamanho do cérebro, e sim o número de neurônios no córtex cerebral.
    - O cérebro tem uma capacidade incrível de aprender. O fator mais importantes que influencia no aprendizado é a motivação.
    - Receber carinho na infância ajuda o cérebro a formar uma resposta saudável ao estresse.
    - No momento em que o cérebro detecta algo inusitado, ele ativa o sistema de recompensa e como resultado promove a euforia e o bom humor.
    - O sistema sensorial humano envia ao cérebro cerca de onze milhões de bits de informação por segundo.
    - As emoções são a primeira sugestão que o cérebro emite sobre um determinado assunto, baseado no processamento da experiência vivida e acumulada ao longo dos anos.


    [​IMG]
     
  12. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  13. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Vistas da Terra as estrelas parecem minúsculos pontos de luz brilhantes , porém de perto elas são imensas. Maiores do que qualquer planeta , inclusive algumas maiores do que o nosso próprio Sol. Através de forças gravitacionais de grande magnitude, podem ocorrer no espaço o agrupamento e a densa concentração de nuvens de gás e de poeira cósmica. Através destes processo, têm origem as estrelas . O Sol é o exemplo mais próximo de estrela, constituindo a única fonte luminosa e energética em nosso sistema planetário, o Sistema Solar. Os principais componentes de uma estrela são os mesmos que os componentes dos planetas gasosos : Hidrôgenio e Hélio. Uma estrela pode conter 80 % de hidrogenio 15 % de hélio e 5 %de outros elementos. Para toda e qualquer estrela após esgotarem seu estoque de hidrogênio ela não viverá muito , ou seja isso acontece nos ultimos 10 % de vida da estrela.Todos os corpos no Universo parecem possuir existência finita, como é o caso das próprias estrelas. As estrelas possuem uma enorme quantidade do combustível que as mantêm como fontes energéticas. No entanto, este combustível é constantemente consumido e, em bilhões de anos, pode ocorrer seu esgotamento total. Desta forma, inicialmente há a combustão de todo o hidrogênio disponível; a seguir é consumido o hélio; neste estágio, a estrela reduz drasticamente seu tamanho, além de mudar de cor, passando a se chamar “anã branca” e, com o esfriamento e a respectiva mudança de cor que isso acarreta, torna-se uma “anã negra”, sendo assim uma estrela extinta. Estrelas enchem o Universo com seu brilho, acredita-se que haja 400 bilhões de estrelas apenas em nossa galáxia e que haja mais de 200 bilhões de galáxias no Universo ou até mais. Há mais estrelas no céu do que grãos de areia na Terra. Estrelas emitem luz e calor , mas também podem emitir tempestades magnéticas catastróficas , vento estelar destruitivo e radiação. Seu campo magnético é intenso capaz de matar um viajante planetário em um segundo!

    [​IMG]

     
  14. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    ótimas pesquisas;)
     
  15. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O olfato é um dos sentidos que mais mexe com as emoções e com a disposição. Um odor familiar pode trazer memórias, um bom cheiro pode melhorar a disposição enquanto um mau cheiro pode causar repulsa. Um perfume do agrado pode mudar a forma como olhamos para outra pessoa, enquanto o cheiro de um restaurante pode dizer muito sobre a qualidade do mesmo. É magia? Não, é apenas um sentido apurado. Cheirar como da primeira vez a cada mês. Sabia que as células olfativas renovam-se a cada 28 dias? Sim, a cada mês consegue ter uma melhor capacidade olfativa, ou seja, cheirar mais e melhor. Os cheiros da infância. Uma pessoa consegue lembrar um cheiro que sentiu há um ano com uma precisão a rondar os 65%. Os cheiros de infância são os que mais ficam na memória, especialmente por serem positivos. Diz a publicação que 75% das emoções relacionadas com odores são positivas. O sentido de olfato precisa de desafios. Quando se está em locais com cheiros muito intensos e caraterísticos – como aquele restaurante da rua que cheira sempre a fritos – o ‘nariz’ fica incapaz de perceber outros odores à volta. Cheiramos antes de vermos. O olfato é o primeiro sentido a ser desenvolvido. As mulheres cheiram melhor do que os outros. Mais perspicácia ou sensibilidade, não se sabe, mas a verdade é que elas têm um olfato mais apurado. Capacidade de cheirar pode diminuir. Seja pela idade, por alguma condição de saúde ou por dietas nutricionalmente pobres. Os cães cheiram melhor do que nós. Um homem tem entre cinco a seis milhões de células de detecção de odor, um número minúsculo comparado com o dos cães: 220 milhões. Há sempre um cheiro a novo. Quem nunca ficou alguns segundos com um livro novo junto ao nariz mesmo já tendo cheirado mil e um outros livros acabados de comprar? Só não conseguimos cheirar durante o sono. A capacidade olfativa ‘desliga-se’ quando uma pessoa está a dormir. O sabor depende do cheiro. O sentido olfativo é tão forte que é capaz de interferir com a percepção de sabor. O cheiro da atração.Um perfume do agrado pode mudar a forma como olhamos para outra pessoa.

    [​IMG]
     
  16. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  17. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]



    Castores constroem maior barragem natural do mundo, visível do espaço


    Dique começou a ser construído nos anos 1970, calcula pesquisador.
    Várias gerações de roedores participaram da empreitada, no Canadá.


    [​IMG]
    Imagem da barragem natural no Parque Nacional Wood Buffalo, no norte da província de Alberta (Foto: Google Earth)

    Uma barragem construída por castores, a maior do mundo natural, foi descoberta numa região isolada e selvagem do norte do Canadá por um ecologista que utilizou fotos por satélite do site Google Earth.
    Situada no Parque Nacional Wood Buffalo, no norte da província de Alberta, a barragem mede 850 m de comprimento, muito maior que a média considerada para um trabalho desse tipo, que não passa, geralmente, de 100 metros no Canadá. Apenas 1 desses diques em 1.000 tem mais de 500 metros de comprimento.
    Os castores estão construindo outros dois diques de cada lado da barragem principal; em dez anos, as estruturas vão formar uma única barragem, com quase 1 km
    A construção teria começado nos anos 1970, acredita Jean Thie, que a descobriu quando tentava medir, com a ajuda de fotos por satélite, o derretimento do permafrost (a camada constituída por terra, gelo e rochas permanentemente congeladas) no norte do Canadá.
    "Várias gerações de castores trabalharam na construção, que continua a aumentar", declarou Thie à AFP nesta quarta-feira. O dique já era visível em fotos da Nasa do início dos anos 1990, acrescentou.
    É um fenômeno único, diques construídos por roedores visíveis do espaço"
    Jean Thie
    Funcionários da reserva natural sobrevoaram a barragem em baixa altitude no ano passado, mas não puderam observar detalhes, uma vez que a região é pantanosa, informou por sua vez um porta-voz do parque nacional, Mike Keizer.
    Puderam confirmar, no entanto, que é muito antiga. "Quando um dique é mais novo, apresenta toras de lenha de corte recente. Nesse, a erva cresce, a aparência é de muito verde", explicou Keizer.
    Jean Thie notou que os castores estão construindo outros dois diques de cada lado da barragem principal e que em dez anos, as estruturas vão formar uma única barragem, medindo mais de 950 metros.
    "É um fenómeno único, diques construídos por roedores visíveis do espaço", destaca.
    Os valentes castores constroem diques para criar reservatórios de água profundos onde podem se abrigar de predadores, fazendo fluir o próprio alimento e os materiais de construção que utilizam.
    [​IMG]
    Os castores chegaram à beira da extinção por causa do comércio de peles nos séculos 17 e 18 (Foto: Laszlo Ilyes/Flickr - Creative Commons, by, 2.0)
    Até a descoberta desta barragem, considerava-se que a mais longa conhecida no mundo animal era uma de 652 metros situada no Estado americano de Montana, na fronteira com Alberta.
    À beira da extinção pelo comércio de peles nos séculos 17 e 18, o castor está voltando com força aos antigos hábitats em toda a América do Norte, alguns vivendo mesmo às portas de grandes cidades, como Montreal.
    "Há diques por todo o Canadá e algumas colônias de castores contam com até 100 animais por km²", destaca Jean Thie. "Eles refazem a paisagem", disse.
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  18. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Uauuu!

    Esta não sabia!
    Grandes construtores.
     
  19. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Os primeiros registros de uma escova de dentes datam de 3000a.C. As pessoas usavam galhos com uma ponta desgastada e esfregavam, esfregavam, esfregavam. E foi assim até que alguém teve uma outra ideia. A China é a mãe de várias invenções, como a pólvora e o macarrão. Mas é também graças à China que os galhos foram substituídos por escovas com cerdas. Elas eram feitas com os pelos duros do pescoço de porco, que eram então afixados em suportes feitos de ossos ou de bambu. Embora isso também não resolvesse muitos problemas, pelo menos aposentou os galhinhos. Até 1938, os javalis eram a maior fonte de cerdas para escovas. Até que os americanos descobriram que o náilon era mais barato e tinha um efeito melhor sobre os dentes – e sobre as suas gengivas. Já existiam escovas elétricas antes de 1954. Mas muitas delas se resumiam a mexer as cerdas sem muita eficiência ou a dar pequenos choques nos pacientes, com o argumento de que a eletricidade seria uma forma muito eficiente de limpar os dentes. Foi na Suíça que as primeiras escovas elétricas, tal como a conhecemos hoje, foram inventadas. O objetivo era ajudar pacientes com dificuldades motoras. Mas, com o tempo, se descobriu que, além de ajudar pessoas com problemas para fazer alguns movimentos, as escovas elétricas eram mais eficientes na limpeza dos dentes. Foi um salto gigante que abriu caminho para uma série de inovações.

    [​IMG]
     
  20. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    10 curiosidades sobre gatos reveladas

    Confira dez curiosidades sobre gatos que vão fazer você entender melhor o comportamento do seu bichano

    Os amantes de pets que têm um felino como bicho de estimação já sabem que os mistérios que rondam a vida dos bichanos são muitos, e que é preciso tempo para conhecer bem o comportamento e a personalidade destes animais. Por isso, as curiosidades sobre gatos ainda são muitas, mesmo para quem tem um exemplar dentro de casa, e saber melhor sobre as atitudes mais frequentes em relação a determinadas emoções que estes felinos têm é importante, tanto para que seja possível “entender” o que o animal quer demonstrar como para oferecer uma vida com mais bem-estar à ele.
    [​IMG]
    Os pedidos de carinho, o andar com a cauda levantada, os miados e os ronronados são apenas alguns dos comportamentos que costumam intrigar os amantes dos felinos e, pensando no pacote de mistérios que cada bichano leva consigo, seleccionamos dez curiosidades sobre gatos que vão deixar você mais familiarizado com as atitudes do seu pet e permitir que a comunicação entre vocês seja cada vez mais clara e eficiente. Confira
    1. Pedido de carinho
      Quando um felino pede pelo carinho do dono é sinal de que ele deseja estreitar a relação, e se a cabeça for o local em que o animal quer receber o cafuné a situação pode ser considerada ainda mais afectuosa, já que é nesta região que os felinos da mesma espécie costumam se lamber para demonstrar amizade e confiança.
    2. Ronronados
      Produzido por uma vibração típica das cordas vocais dos felinos, o som do ronronar quer dizer que o gato está tentando chamar a atenção por algum motivo, seja por fome, para pedir carinhos ou para que se afaste de algo que considera perigoso. Ainda na fase de filhote já é possível presenciar os bichanos produzindo esse som enquanto mamam, sendo acompanhados no ronronar por suas mães.
    3. Miados
      Assim como os ronronados, os miados dos gatos são uma forma de chamar a atenção das pessoas ou de outros felinos. Enquanto os bichanos raramente miam um para o outro em situações rotineiras (guardando a voz para os momentos de briga ou acasalamento), eles costumam ‘falar’ bastante com seus donos e outros seres humanos, usando o som como uma forma de pedir por algo, (como comida ou colo).

      [​IMG]
    4. Brincadeiras
      Incentivando o instinto caçador do animal, as brincadeiras também são uma forma prática e divertida para que os felinos socializem entre si e com os seres humanos, demonstrando um sentimento de amizade. Quando curvam as costas e levantam o rabo, no entanto, é sinal de que a hora de brincar acabou para o bichano, e ele se retira do ambiente.
    5. Esconder emoções
      A dissimulação é uma característica bastante presente na vida dos bichanos, que não precisam (e não costumam) demonstrar muitas emoções para se comunicar. Justamente por ter um espírito bastante caçador, o gato prefere camuflar suas emoções para enganar e manipular os seus concorrentes, tentando se encolher quando com medo para fugir sem que percebam ou tentando parecer maior (levantando as costas e os pelos) para espantar o inimigo.
    6. Levantar o rabo na vertical
      O rabo levantado dos gatos é um óptimo sinal, já que pode ser considerado como um sinal de amizade, podendo ser direccionado tanto para outro felino como para os seres humanos de quem ele gosta.
    7. Incómodo ao tocarem nas patas
      Extremamente sensível, a almofadinha das patas felinas é uma ferramenta poderosa para o tacto e a sensibilidade caçadora dos bichanos. Por isso, os gatos tendem a se sentir absolutamente incomodados quando alguém tenta mexer nessa região, que reúne os receptores que indicam a presença de algo na sua pata e as suas garras cheias de nervos.

      [​IMG]
    8. Se esfregar na perna do dono
      Outro sinal clássico da demonstração de amizade do gato, o ato de se esfregar nas pernas das pessoas demonstra afeição e confiança, sendo que, geralmente, o felino levanta o rabo (como explicado anteriormente) antes de começar a roçar nas pernas do humano de quem gosta.
    9. Levar animais mortos para casa
      Ao contrário do que muitos imaginam, quando o felino traz um animal morto para casa ele não quer alimentar as pessoas do lar ou algo do tipo, sendo esta atitude uma das poucas que ainda remete bastante à vida caçadora que costumava ser natural para os bichanos. Na realidade, o gato leva o animal morto para casa porque, segundo seus instintos, ele pretende comê-lo. Entretanto, os felinos domésticos preferem outro tipo de alimentação com a qual já estão mais acostumados, e acabam abandonando a presa.
    10. Não se dar bem com outros felinos
      Com excepção dos bichanos na sua própria família, a quem conhece desde a época de filhote, os gatos adultos tendem a não gostar de outros felinos, e isso pode provocar brigas intermináveis em casas com mais de um bichano. Separar áreas específicas para cada um dos animais pode ser uma boa forma de evitar as brigas constantes, já que o estresse e o nível de medo que um felino mais jovem pode sentir de gatos mais experientes pode até levá-lo ao óbito.
     
    -VanessaRosa- aprova isto.