Sabia que...?

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por clarapimentel58, 30 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Nesta época divertida, pensei que talvez gostassem de saber algumas curiosidades relativas à data.

    Halloween, que, para escrever correctamente deveria ser Hallowe’en, foi popularizadio nos Estados Unidos mas tem uma origem muito antiga. Começou por ser uma celebração dos Povos Celtas, na Irlanda. Chamava-se então Samhain, que significa «Fim de Verão» e celebrava a época de arrecadar as colheitas e se preparar para o Inverno. Havia jogos de adivinhação e divertimentos e acendiam-se fogos no alto das colinas para honrar os antepassados.

    No século VII, o Papa Bonifácio IV instituiu o feriado do Dia de Todos os Santos, dedicado aos mártires da Igreja Católica com o propósito evidente de substituir o feriado pagão. Mas foi só mais tarde que surgiu o Dia dos Fiéis Defuntos, dedicado aos mortos, a 1 de Novembro. Então passaram a chamar ao Samhain "Allhallow-even", literalmente "noite de todos os santos" ("eve of all saints"). Abreviando: ficou Halloween.

    Passando a ser uma festa religiosa, nunca deixou de ter um certo senso pagão nem perdeu o carácter de regozijo pelas colheitas e de divertimento puro. Como passou a ser ligada aos Mortos, a festa ganhou alguns toques «macabros» ainda que divertidos.

    Os emigrantes irlandeses nos Estados Unidos levaram a tradição consigo e a~i ela sofreu algumas modificações e se popularizou.

    E agora, vejam o que eu encontrei na Net. Curiosidades que muitos não conhecíamos mas são sempre interessantes de descobrir.[​IMG]

    BOO!!!!!!!!
     
    Última edição: 30 Outubro 2015
  2. Inspetora

    Inspetora Board Administrator Team Farmerama PT

    Muito elucidativo, Obrigada Clara!
     
    mandacovisk aprova isto.
  3. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa noite!
    Vou dar mais uma "achega" a esta informação da Clara.
    Como diz a curiosidade que encontrou na net, as lanternas eram feitas com nabos, na Irlanda, mas quando a tradição foi levada para os Estados Unidos,pelos emigrantes, como as abóbora eram mais abundantes que os nabos, passaram as referidas lanternas a ser feitas com abóboras.


    [​IMG]
     
    mandacovisk aprova isto.
  4. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Obrigada pelas palavras bonitas e pela colaboração, queridas Inspetora e feiticeira.
    E agora, para «apimentar» um pouco a brincadeira, e já que falamos das abóboras de Halloween, conhecidas como «Jack o Lantern», ofereço um stollen para apressar o superadubo a quem for o primeiro a postar aqui a história dessas abóboras e do seu nome...
    Abraço!

    PS: pode ser outro artesanato em vez do stollen
     
    mandacovisk e feiticeira1 aprovam isto.
  5. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Parabéns pelo tópico querida, muito bem pensado....Beijinho
     
  6. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Claro que podem postar Moderadores e Não-Moderadores. Esqueci há pouquinho de dizer. Já tenho artesantos preparadinhos. Vamos lá... Kkkk
     
  7. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Vamos lá ver quem se vai atrever :p
     
  8. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Não sei se é isto que pretende Clara!
    Fui pesquisar e deixo aqui a informação que passo a citar:

    "As pessoas vêm fazendo as abóboras iluminadas no Halloween por séculos. A lenda do jack'o lantern surgiu a partir de um mito irlandês acerca de um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Miserável convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Miserável não queria pagar a sua bebida, então, convenceu o Demônio a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar as bebidas. Depois que o Diabo fez isso, Jack decidiu pegar o dinheiro e colocá-lo em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Diabo de mudar de volta em sua forma original. Jack solta o Diabo, sob a condição de que ele não incomodaria Jack durante um ano e que, se Jack morresse, ele não pediria a sua alma. No ano seguinte, Jack enganou de novo fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu a Jack para não incomodá-lo por mais de dez anos.
    Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiria que uma figura tão repugnante fosse ao céu. O Diabo, embora chateado com o truque de Jack, tinha de manter sua palavra de não reclamar a alma de Jack, assim não permitiu que este fosse para o inferno. Ele enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. Os irlandeses começaram a se referir a essa figura fantasmagórica como "Jack O' Lantern".
    Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de Jack O'Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos e batatas e colocando-os em janelas ou portas de perto para afugentar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, beterrabas grandes são usadas. Os imigrantes destes países trouxeram a tradição Jack O'Lantern com eles quando vieram para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da Africa Ocidental, era ótima para fazer lanternas."

    Verifiquei se havia links, e não havia, mas se eventualmente se me escapou,sintam-se à vontade para apagar!
    Bom fim de semana a todos.
    Acertei Clara?:)
     
    mandacovisk aprova isto.
  9. Sonia_Momoi

    Sonia_Momoi Veterano

    [​IMG]

    Sabia que tambem..

    Dizer que o Dia das Bruxas, comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, é apenas uma assimilação do Halloween norte-americano não seria uma verdade absoluta, pois a origem desta tradição remonta a passado e povos distantes: os celtas e druidas.

    Os celtas

    Os celtas comemoravam essa data no festival de Samhaim, no século V a.C. para agradecer as boas colheitas e porque acreditavam que nesse dia, que marcava o início do ano céltico, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte. Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos.

    Os druidas

    Os druidas, antigos sacerdotes de Gália e da Bretanha, também colaboraram para o Halloween se tornar uma comemoração tradicional. O ano novo Druida começava em 1º de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar suas experiências para celebrar o final do verão e da sua fertilidade. A fogueira também era acesa porque eles achavam que suas chamas poderiam ajudar o Sol durante o inverno.

    O cristianismo e a festa pagã

    Quando o cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os Santos. Já a noite anterior foi utilizada como dia oficial para se opor os fantasmas. A partir do final do século XVIII e XIX, a véspera do dia de todos os Santos se transformou, em alguns países num dia festivo, celebrado com trajes de fantasia, lanterna e jogos.
    Por que uma vela dentro da abóbora?
    Esse hábito vem da Irlanda. Segundo o folclore desse povo, um homem chamado Jack tinha o hábito de fazer brincadeiras satânicas em cima de uma árvore. Numa dessas vezes Jack conseguiu prender o diabo dentro da árvore. Então, fez um pacto com o diabo que dizia o seguinte: "Se você me deixar em paz e nunca me incomodar, eu te solto". O diabo aceitou a proposta, e assim estava criado o pacto entre os dois. O tempo passou e Jack morreu, mas não conseguiu entrar no paraíso. O diabo, temendo as brincadeiras de Jack no inferno, não o quis também, mas deu a ele uma vela para iluminar seus caminhos. Jack então ficou com a vela que teria que durar a eternidade e, para que ela nunca apagasse, colocou dentro de um nabo com pequenos furos. Com o tempo o nabo foi substituído pela abóbora.

    Por que "travessuras ou doces"?

    Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida em troca de orações por membros mortos da família. Também neste contexto, havia na Irlanda a tradição, que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces" (trick or treat).

    O que quer dizer Halloween?

    "Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e'en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".

    Do medo à diversão

    Anteriormente, o Halloween era considerado uma noite de medo, na qual homens sensatos respeitavam os duendes e os demônios. Hoje, esse dia nada mais é do que uma grande diversão, onde crianças e adultos se fantasiam de vampiros, múmias e fantasmas e saem às ruas festejando. O que será que os celtas e druidas achariam disso?
     
    mandacovisk e feiticeira1 aprovam isto.
  10. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Exactamente, Feiticeira. É bem engraçada esta história, não é?
    Mandolhe um artesanato amanhã, assim que me disser qual pretende.

    Soninha, amiga querida, linda, residente em meu coraçõ como sempre digo. Obrigada por estarese sempre presente, Adorei o que postaste. Acho que podemos e devemos divertir-nos sempre e muito. Mas, se pelo caminho aprendermos umas coisas novas ainda o divertimento é maior.
    Beijinhos e até amanhã!
     
    mandacovisk e feiticeira1 aprovam isto.
  11. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Obrigada Clara!
    Pode mandar o que quiser. Eu aceito o que me oferecer.
    Desejo-lhe um bom fim de semana e que ele seja reparador.
    :)
     
  12. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Olha que legal... não sabia nem metade dessa historia do Halloween, parabéns pelas pesquisas
     
    mandacovisk aprova isto.
  13. mandacovisk

    mandacovisk Semi-deus

    De todas essas informações, a econômica me chocou.
    Pensava que o dia de Ação de Graças vinha logo atrás do Natal.
    Ainda estou sem acreditar que os doces e as fantasias movimentam
    mais a economia que o fluxo de viagens e a comilança da reunião familiar.
    Adorei sobre as abóboras, já tive oportunidade fazer algumas e foi bem
    perigoso sem a faca apropriada, pois é muito escorregadia dentro da
    abóbora, então na minha primeira vez a faca entrou, logo em seguida
    minha mão deslizou junto, indo na lamina e fazendo um corte feio.
    Depois, usei o equipamento apropriado que tem uma trava que impede
    a faquinha de entrar além da conta na abóbora, protegendo nossa mão.
    Ah, também é engraçado que nos EUA os bebês são chamados
    carinhosamente de abóbora, então é bem comum encontrar
    nessa época bebês vestidos de abóboras no Halloween.
    Há muitas fantasias que fazem a "sua abóbora" uma abóbora.


    Atenciosamente,
    mandacovisk
     
    feiticeira1 aprova isto.
  14. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Belas histórias.... O Halloween é um dos feriados mais esperados em alguns países.
     
  15. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Halloween em Portugal

    Comemorar o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) e o Dia dos Mortos (2 de Novembro) em Portugal é uma tradição bem mais antiga do que a popularização de Halloween.
    Ainda hoje, logo pela manhã, em certas regiões do interior do País, crianças formam pequenos grupos e vão de porta em porta com saquinhos de pano pedindo bolinhos ou o «Pão de Deus». Os bolinhos desta época, chamados «Santoros» levam passas de uva e pinhões incorporados à massa.
    Santoro é, exactamente, a abreviatura de Sanctorum (Omnium Sanctorum - Todos os Santos, em Latim).
    Estes bolos eram, por tradição, oferecidos pelos padrinhos.
    Quanto ao Pão de Deus, vem em forma de rosca e é feito de farinha de trigo amassada com azeite puro.

    Santoro:

    [​IMG]


    PãodeDeus:


    [​IMG]

    Gostaram?

    E agora, ofereço uma geleia do cacique ao primeiro amigo que falar aqui de uma tradição do Brasil relacionada com esta época.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  16. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Muitos parabéns a todos,umas belas pesquisas e melhores conhecimentos para nós,infelizmente hoje não tenho tempo para pesquisar,mas assim que possa venho dar aqui uma mãozinha..
     
  17. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Feiticeira, já enviei o stollen. Espero que goste. Posso enviar outro se gostar ou precisar de mais alguma coisa.

    Bem, parece que ninguém quer a geleia de cacique, é? Ou será que é tão complicado postar algo sobre uma tradição do grande País que é o Brasil?
    Beijinhos!
     
  18. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Cá vai o resultado da minha pesquisa:
    Celebrado em 31 de outubro, a data é muito famosa no país devido a filmes norte-americanos, que trazem hábitos como festas a fantasia, decoração com morangas iluminadas e muitos adornos nas cores preto e laranja, que fazem a alegria principalmente das crianças. Por aqui as comemorações nunca 'pegaram', inclusive devido a pouca influência de povos britânicos na nossa cultura, mas organizadores de eventos e baladas aproveitam a data para realizar festas a fantasia, com Djs, bandas e drinks, voltadas a jovens e adultos e realizadas aproveitando o feriado de 2 de novembro, Finados.
    Um dos poucos lugares que celebram o Dia das Bruxas ao estilo dos filmes é Alphaville, condomínio residencial e comercial em Barueri, na Grande São Paulo. Por lá é comum a celebração da data em escolas, estabelecimentos comerciais, jardins e até casas com jeito de subúrbio de filme americano enfeitadas com lanternas vegetais, fitas de papel crepom e cortinas pretas. A celebração é uma tradição no bairro e começa sempre cinco dias antes do dia 31. Como manda a tradição, o Dia das Bruxas é uma festa para toda a família e é comum ver crianças fantasiadas caminhando pelas alamedas de casa em casa, pedindo por "Gostosuras ou Travessuras". Os festejos, únicos no Brasil, contam com programação especial nos dois shoppings locais, o Iguatemi Alphaville e o Tamboré.
    O Zombie Walk reúne jovens fantasiados agindo como zumbis em uma caminhada pelas principais vias de 77 cidades do Brasil. O evento costuma ser realizado no feriado de Finados (2 de novembro) reúne góticos, fãs de filmes de terror e outras tribos alternativas, como rockabillies e viciados em cultura pop. As maiores caminhadas são as realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (considerada a mais organizada do país), Porto Alegre e Belém, que foi a primeira realizada no Brasil, e costumam se aproximar dos milhares de participantes. Nas Zombie Walk é comum a presença de maquiadores, prontos para transformar qualquer humano em um morto-vivo em poucos minutos!
    Na cidade histórica de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, o que rola nos dias de halloween é uma resposta ao evento americanizado. O Dia do Saci, celebrado em 31 de outubro, toma as ruas coloniais, famosas pelas celebrações de carnaval, numa festa para valorizar a cultura e o folclore brasileiro. A primeira edição do evento foi em 2002 e desde então foi realizado de forma ininterrupta. O arteiro Saci é uma lenda surgida entre os povos da Região das Missões, no Rio Grande do Sul, semelhante aos trasgos do folclore lusitano, e se espalhou pelo Brasil, ganhando a cor negra a partir do contato com a mitologia africana no Nordeste. Na festa em São Luiz do Paraitinga também dão as caras outros mitos nacionais, como a Cuca, o Boitatá e a Mula-sem-cabeça, além de canções caipiras e outras manifestações artísticas populares.
     
  19. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Que bom! Aipmilo, muito obrigada. Adoro aprender coisas novas, delicio-me. Adorava poder assistir a uma dessas festividades.
    Quando as coisas parecem desabar, às vezes, é nas tradições dos nossos países que encontramos tantas vezes âncora que nos sustém.
    Logo à noite lá enviarei a geleia do cacique para você, acompanhada de um beijinho.
     
  20. Inspetora

    Inspetora Board Administrator Team Farmerama PT

    Tantas informações!:inlove:
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.