Jornal Rural - 1ª Edição

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por -Gearman-, 24 Agosto 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. -Gearman-

-Gearman- Aprendiz

Caros Fazendeiros,

Inauguro aqui a primeira edição do nosso Jornal Rural! Periodicamente, publicarei uma nova edição do mesmo com notícias relacionadas ao tema do jogo (e não ao jogo): fazenda, agricultura, animais, botânica, ambiente etc.

Aqui neste tópico, tudo que for relacionado a este tema é permitido! Fiquem à vontade para comentar o artigo, bem como para publicar o seu próprio texto sobre qualquer coisa relacionada. O tópico ficará aberto até a publicação da próxima edição.

O tema de hoje é de extrema relevância tanto para produtores quanto para qualquer pessoa interessada em ambiente. Falaremos sobre as abelhas e sua importância para plantações e manutenção da flora do nosso planeta.

Uma em cada três colheradas de comida consumida por nós, humanos, não existiria se não fossem as abelhas melíferas. Infelizmente, as abelhas estão desaparecendo em velocidade alarmante.

"A polinização é o transporte de pólen de uma flor para a outra. É através da polinização que as flores são fecundadas, começando o desenvolvimento de frutos e sementes. Pode ser feita pela água, pelo vento e por muitos animais, como borboletas e beija-flores. O animal mais famoso pela capacidade de polinização - e é de fato o mais eficiente - é a abelha, pois é mais rápida, consegue voar em ziguezague e, após um tempo com a colônia instalada em certo local, consegue saber qual o melhor horário para coletar pólen (elas observam a flora próxima à colmeia e associam com a intensidade da luz do dia).

Você gosta de abobrinha, de melancia e de maracujá? Se a resposta é sim, então você gosta do que as abelhas fazem. Esses e muitos outros vegetais não existiriam ou seriam muito diferentes sem a polinização feita por esses insetos. As berinjelas, por exemplo, seriam menores que maçãs.

Esses insetos são pequenos no tamanho, mas de uma importância gigante para toda a vida na Terra. Sem as abelhas, não perderíamos só o mel e os produtos agrícolas. A produção de animais para consumo sofreria grandes perdas, já que estes animais são herbívoros. A vida selvagem de uma forma geral também sofreria sem elas: a vegetação seria drasticamente reduzida e, assim, a vida em geral."

Nos dias de hoje, não só os inseticidas da classe dos neonicotinóides contribuem para a redução alarmante do número de abelhas, mas também a mudança climática. Com o aquecimento global, diversos animais existentes no hemisfério norte estão se afastando cada vez mais da linha do equador, em busca de climas mais favoráveis. No entanto, este não é o caso das abelhas. Elas não migram para o norte, mas o calor das regiões trópico-equatoriais avança cada vez mais sobre seu território, as deixando com uma área habitável cada vez menor.

Pessoas do mundo todo se movimentam para dar às abelhas melhores condições de sobrevivência, plantando árvores e flores preferidas destes insetos e também através de influência política: existem milhares de petições pedindo a suspensão e até proibição de inseticidas que afetem as abelhas.

Um grande exemplo de ativismo neste campo é o ator Morgan Freeman. Ele transformou seu rancho de 124 acres localizado no Mississipi em um santuário para abelhas, com algumas das árvores e plantas favoritas das mesmas: árvores frutíferas, magnólia e lavanda, entre outras.

Uma citação atribuída ao cientista Albert Einstein sobre a importância das abelhas nos revela o seguinte:

"Se as abelhas desaparecessem da face da Terra, o homem teria apenas 4 anos para viver. Sem abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais e não há humanidade."

Espero que tenham gostado do tema atual. Conto com os comentários e contribuições de todos! :)

Uma boa semana a todos!

-Gearman-

Fontes:
    http://simpleorganiclife.org/morgan-freeman-bees/

http://www.ecycle.com.br/component/...abelha-sem-ferrao-mamangava-irapua-jatai.html

http://www.motherjones.com/environment/2015/07/climate-change-killing-bumblebees

Última edição: 24 Agosto 2015
  2. clarapimentel58

clarapimentel58 Veterano

Que ideia mesmo boa!!!
    Discutir coisas um pouco mais sérias, que a todos nós e a este nosso planeta que é a casa de todos interessam mas fazê-lo de uma forma interessante e agradável, bem disposta, desmistificando aquela ideia de que «cultura é aborrecido», é uma ideia mesmo fantástica.
    Assim que vi fui logo à procura de umas curiosidades sobre as nossas amigas abelhas mas, infelizmente, verifiquei que ainda não tenho as forças suficientes para me concentrar e para escrever.
    Mas, se o não conseguir ainda para esta edição, ficará para a próxima. Projectos como este são para acarinhar e dar sequência.
    Abraço muito forte e parabéns, Gearman

3. :[LIKA]:

:[LIKA]: Lenda-viva

Que legal!! Ficar informado, compartilhar ideias e ainda se divertir..Amei a ideia :inlove:

-Gearman- aprova isto.
  4. Adorei, adorei, adorei, adorei, simplesmente adorei esta ideia!
    Adoro animais, sou muito ligado há Natureza e à Ecologia, e vou fazer deste tópico o meu cantinho preferido!
    As abelhas são de extrema importância, são sim senhor, e sei que sem elas o Mundo estaria praticamente perdido. É incrível a nossa dependência de um animal tão pequeno... uma simples abelha, um simples enxame, é capaz de manter o equilíbrio do Planeta Terra, um coisa tão grande...

As pessoas têm de tomar consciência acerca das suas ações. Os seres humanos estão a destruir o planeta. Eu penso nisto todos os dias, e deixa-me um tanto perturbado. Faz-me pensar que este planeta não nos pertence. Nós somos convidados. Todos os outros seres vivos, quer sejam vegetais ou animais, têm alguma importância para o equilíbrio dos ecossistemas. Nós não temos. Nós, os seres humanos, somos os únicos seres vivos que não têm importância, e mesmo sendo assim, somos os que mais destruímos.
    Matamos animais por desporto. Matamos florestas por dinheiro. Poluímos rios, lagos, terras, oceanos porque somos preguiçosos e gananciosos. Extinguimos animais e plantas porcausa do seu valor. Fazemos experiências aterrorizantes em animais de laboratório. A cada minuto que passa, milhares de vacas, porcos e galinhas são mortas brutalmente em matadouros.

E então questiono a mim mesmo: o que estamos aqui a fazer? Qual é o nosso propósito? Qual é a nossa importância?
    O planeta Terra ofereceu-nos tudo o que nós precisamos para sobreviver: luz do sol adequada, água potável nos três estados de matéria, carne e vegetais para comer, temperaturas amenas. E como é que nos agradecemos? Agradecemos com guerras. Agradecemos com ganância. Agradecemos com destruição.

O que será de nós? O que será do nosso planeta daqui a umas centenas de anos? Será que os seres humanos vão tomar consciência dos seus atos e tentar reverte-los? Ou será que vamos continuar assim, a gastar as nossas reservas de água potável, petróleo, etc...?

Acredito que daqui um século, talvez, Marte irá estar disponível para viver. Irão enviar humanos para Marte, numa tentativa de sobreviver e criar outro planeta habitável. Mas eu aposto todo o meu dinheiro e todo o dinheiro dos meus pais em como vamos fazer a Marte a mesma coisa que estamos a fazer à Terra. Um dia, as reservas vão acabar. O nosso planeta irá entrar em colapso. E aí as pessoas vão se arrepender, vão desejar voltar atrás no tempo. Mas aí será tarde de mais. Quando o último peixe for pescado, quando a última molécula de oxigénio for respirada, a humanidade vai perceber que o dinheiro não pode comprar tudo.

Às vezes também me vem à cabeça aquelas calamidades naturais que acontecem em filmes de apocalipses, juízos finais. Será que isso vai acontecer? Será que um dia a Natureza vai-se revoltar? Eu acredito que sim. E, sinceramente, gostaria de estar vivo para ver isso a acontecer.

Nós devemos respeitar quem manda em nós. Sim, porque os seres humanos são apenas hospedeiros. Os animais e as plantas já existem à milhões de anos. Foram evoluindo, mas nunca prejudicaram o planeta. Já houveram algumas extinções em massa, mas nenhuma delas foi causada por atos de seres vivos. Foram calamidades naturais que aconteceram aleatoriamente. Como disse antes, os outros seres vivos já existem há milhões de anos, sejam evoluídos ou não. Milhões de anos. Milhões. E durante esses milhões de anos, o planeta esteve quase sempre bem. Mas bastaram 12 mil anos para mudar isso tudo. Os humanos só existem há 12 mil anos. Foi o tempo que bastou para virar o nosso planeta de cabeça para baixo.

Eu adoro animais. Todo o tipo de animais, sejam peixes, insetos, aves, mamíferos, anfíbios, répteis e até dinossauros. Eu não consigo perceber a atitude dos humanos para com os animais. Nós matamos, torturamos. Dá-me vontade de vomitar sempre que ouço alguma coisa relacionada a maus tratos de animais. As pessoas matam animais porcausa de dinheiro. Extinguimos espécies. E a maioria das pessoas não quer saber. Como? Como, expliquem! Eu nunca na minha vida tratei um animal como um ser inferior. Se o mundo revertesse, e víssemos pessoas a serem mortas brutalmente em vez dos animais, a reação iria ser totalmente diferente. Os animais não nos fazem mal nenhum, e quando fazem, fazem apenas por instinto de sobrevivência. De certo modo, eles não têm culpa. Mas nós somos racionais, nós sabemos exatamente o que fazemos, e mesmo assim existem maus tratos a animais. O meu maior sonho é ser zoólogo. Os animais sempre foram a minha paixão. Nunca na minha vida era capaz de fazer o que maioria dos humanos faz. O senso de compaixão está quase extinto. Quando vemos algum animal em apuros, nós devíamos ajudar. Mas a maioria dos humanos não quer saber.

O mesmo penso das árvores. Sem elas morríamos. Mas mesmo assim, os humanos continuam a destruí-las e a matá-las. Como é que algo tão forte e tão dramático como a morte não é capaz de fazer os humanos tomar consciência?
    Se as árvores transmitissem sinais de WiFi e Internet grátis, os humanos iriam plantá-las em grande número, e provavelmente até seríamos capazes de salvar o planeta. É uma pena que elas só trasmitam o oxigénio que respiramos.

Mas a fé da humanidade ainda não está extinta. Ainda existem pessoas com bom senso, que sabem que devem estimar o planeta e todas as suas criaturas. E, espero eu, serão essas pessoas que irão salvar o Mundo. Serão essas pessoas a fazerem os outros tomar consciência.
    Por isso, queridos amigos, façam tudo o que está ao vosso alcance para salvar o planeta. Qualquer ajuda conta. Sejam ecológicos, reciclem, não poluam, ajudem animais em apuros, contribuam com donações para canis, ou empresas de ecologia.

Um dia, o nosso planeta será salvo. Basta fazer por isso. E a humanidade vai viver feliz e em harmonia com a Natureza. E será assim para todo os sempre.

Última edição: 4 Setembro 2015
    -Gearman- e feiticeira1 aprovam isto.
  5. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Obrigado TheLigzyLizard pelo seu comentário tão elaborado, é muito bom termos um Jornal no Fórum!

-Gearman- e TheLigzyLizard aprovam isto.
  6. loira2013

loira2013 Mestre

Sim um dia nosso planeta vai se tornar de verdade com tudo certinho como Deus criou para nos, so é educarmos os nossos filhos,as novas gerações que irão tomar conta do nosso planeta, pois somos nos os responsaveis pelo que esta acontecendo ao nosso planeta, é muito certo o que o nosso amigoTheLigzyLizard fala ai acima sobre os animais, pois saibanos que ate os insetos por mais infimos que sejam eles foi criados no planeta para despoluir o ar que respiramos e para muitas outras funções que desconhecemos, por isso não devemos matar os insetos, vamos educar nossos filhos para cuidar desse planeta como merece é para o bem estar de todos, saude do planeta saude nossa.

Usuário: loira2013Id: 33612228

TheLigzyLizard e -Gearman- aprovam isto.
  7. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa tarde!
    Eu sou sincera, abelhas é daqueles insetos que eu não gosto mesmo, quase que se pode dizer que tenho fobia. Se eu vir uma abelha fujo logo. Em pequena fui picada uma vez por um bichinho preto, era parecido com as abelhas, doeu-me tanto que eu desatei aos berros. Desde aí que deixei de gostar de abelhas, e em pequenina eu até costumava ver os ninhos delas com a minha avó. :)

TheLigzyLizard aprova isto.
  8. Encontrei uma notícia muito interessante que gostaria de partilhar convosco!

Um investigador português chamado Mário Miguel Mendes, encontrou um pedaço de carvão minúsculo, que nem chega a ter 1 milímetro de comprimento, que esteve enterrado em argila durante 110 milhões de anos, em Leiria. Acontece que esse pedaço de carvão faz parte de uma flor, um exemplar único para a ciência. Só consegue ser visto com clareza através de um microscópico, e a sua verdadeira forma é esta:

Esta flor, a que foi atribuída o nome de Kajanthus Iusitanicus, foi uma das primeiras flores a existirem.
    Mais uma espécie vegetal encontrada, mais uma para a lista. Espero que venham muitas mais!

Espero que tenham gostado!

(Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/notic...o-tambem-as-primeiras-flores-da-terra-1705521)

9. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Uau, por momentos pareceu-me uma pedra gigante rsrsrs

Obrigada por partilhar esta descoberta, pena que a flor não exista mais.

TheLigzyLizard aprova isto.
  10. clarapimentel58

clarapimentel58 Veterano

Bruno, que no jogo e fórum dá pelo nome de «The Liggy Lizard», tem sido, em cada dia que passa, uma verdadeira revelação para mim. É meu vizinho e, no início, eu costumava dar-lhe dicas para o jogo mas ele aprende tão depressa que hoje já não precisa e pode ser ele a dá-las aos que iniciam.
    Pelo meio dessas dicas de jogo, dei-lhe algumas pessoais, com aquela minha vocação para avozinha e para professora a que mal consigo resistir. Sim, porque o Bruno tem idade para ser meu neto...
    Raras vezes tenho visto um jovem aprender tão depressa, melhorar o que já estava bem, corrigir o que estava menos bem, aprender a dominar os seus impulsos e a ser ponderado, tudo em pouco tempo.
    Mas, o que talvez me espante ainda mais e o texto que escreveu acima é a confirmação disso é que, ao contrário de tantos jovens de hoje, consegue ser bom aluno, arranjar tempo para estudar mas também divertir-se de forma saudável e ainda interessar-se por assuntos diversos de cultura geral.
    Bruno é um jovem que me fazem manter a esperança na Humanidade. São pessoas como ele que vão ajudar a salvar este planeta.

Paul Farmer aprova isto.
  11. :[LIKA]:

:[LIKA]: Lenda-viva

Passando para ficar informada de tudinho :)

12. Olá Clara!
    Fiquei sem palavras, a sério que fiquei. Isto já me valeu o dia, que por si já me estava a correr bem, e agora ficou ainda melhor! Fico mesmo contente por saber que a Clara pensa isso de mim, e sei que posso contar consigo para tudo, desde dicas para o jogo, até conselhos para a vida real.
    Já disse isto muitas vezes, mas digo outra vez. A Clara por si só, é uma das melhores pessoas que já conheci. Apesar de sermos amigos virtuais e de nunca nos termos encontrado na vida real, não deixo de a admirar e de a valorizar. A Clara é uma pessoa justa, guerreira, amigável, e tenho muito orgulho em ser seu "netinho".
    Todas aquelas qualidades que me atribui, parte delas foi a Clara que mas transmitiu, porque desde o momento em que a vi pela primeira vez no fórum, soube logo que era a pessoa ideal com quem falar.
    Gostei mesmo de a conhecer e espero que esta amizade nunca deixe de existir :inlove:

Paul Farmer aprova isto.
  13. Paul Farmer

Paul Farmer Lenda-viva

Realmente temos pessoas extraordinárias a conviver conosco por aqui neste nosso jogo que muitas vezes tem sido como uma grande família, com entes queridos espalhados pelo mundo, mas junto de nossos corações.

clarapimentel58 aprova isto.
  14. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa noite a todos!

Tópico inativo por mais de 7 dias, será encerrado para evitar spam e mensagens desnecessárias.

A moderação agradece a compreensão e participação de todos.

Atenciosamente,
    SModeradora
    _-Sofiaa-_

15. *Lu*

*Lu* Guest

Olá fazendeiros e fazendeiras,

Com o objetivo de manter a organização do Fórum, tópicos antigos serão arquivados.

Todos os tópicos encerrados com data anterior a 1.º de Junho de 2016 serão movidos para a seguinte área: Arquivo: vários, onde poderão ser consultados.

Sua equipe Farmerama.

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.