Feedback: Esclarecimento sobre preços

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por NinaClara, 14 Novembro 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. valeriacivil

valeriacivil Utilizador habitual

O que eu quero dizer é que , independente do Brasil, o produto virtual já existe!
    (existe para todo o resto do mundo).Disponibilizar mais ou menos do mesmo,
    não altera em nada coisa alguma, pois que ele é virtual (não depende de estoques).

E volto a dizer: são os custos que preocupam vocês?
    Pois vão ficar sem dinheiro então! Pois com preços tão altos,
    a maioria de nós Não Vai Comprar (raciocínio simples, com todo respeito!).

Então, Não seria melhor 1 pássaro na mão que 2 voando?
    Se pagávamos um valor X (por "benevolência" e "sensibilidade" da BP) e agora vocês
    querem mais de 2X (os dois pássaros voando), então vocês vão ficar com
    bem menos que o valor X, que estavam achando pouco.

E então?? Qual será a "desculpa" sobre as "despesas"??
    Não vão ter dinheiro para pagar e vão ter que fechar?
    Leia novamente isso tudo dito pela Clara Pimentel:

Continuaremos nosso protesto,
    pois que é mais que nosso direito.

2. Josefilosofo

Josefilosofo Comandante

Bom... confesso que também fui pego de surpresa com a subida dos preços dos pacotes de girarreis, que veio sem qualquer aviso prévio, infelizmente. Depois, como a Luna bem mostrou acima, não recebemos em Euros, mas em Real, que tem um valor muito desproporcional ao Euro. Hoje, por exemplo, um Euro nos custa R$ 3,253. Ou seja, mais de três reais. Um pacote de girarreis nos sai três vezes mais caro que em Portugal, que nos países europeus. Sem falar que nosso salário mínimo aqui é infinitamente inferior que o salário mínimo europeu... Só para vocês verem a desproporção gigantesca entre o euro e o real: com a mesma quantidade de euros o jogador português ou europeu compraria aqui, com a nossa moeda, o real, três pacotes de girarreis pelo preço de um. Ou seja: em vez de um pacote de 750 girarreis, ele adquiriria um pacote de 2.250 girarreis! Uau! :DAcredito que esse seria o sonho de qualquer jogador português ou europeu, não é verdade? Por isso eu fiquei feliz quando lançaram essa promoção aqui para os brasileiros, ainda que não fora bem compreendido por algumas pessoas que me criticaram; Mas é a verdade: nosso salário mínimo, como a Luna bem disse e demonstrou, é R$724,00, muito aquém do salário na Europa... Nossa! Fiquei até com vergonha agora :cry: Sei que nem os amigos portugueses nem a BP tem culpa de termos uma moeda tão desigual. Mas... poderiam, quem sabe, reduzir um pouco os preços dos pacotes, adequando ao máximo os preços dos pacotes... etc à moedas dos países dos jogadores, para que tenhamos mais condições de participar do jogo de forma mais equilibrada, se não for pedir muito. Andei comprando muitos pacotes de girarreis no preço reduzido e estava feliz demais! Mas... nesse preço atual fica-me muito, mas muito difícil adquiri-los, infelizmente.
    Abraços e um bom dia a todos! :)

Última edição: 18 Novembro 2014
  3. clarapimentel58

clarapimentel58 Veterano

Bom dia Gearman. Muito obrigada pela simpatia das suas palavras e pela disponibilidade em acompanhar este tópico e lhe responder. Eu repito que nada do que tenho dito, e penso que assim se passa com quem aqui tem escrito, tem a ver contra você ou alguém da equipa. Dito isto, gostaria apenas de dizer o que já disse da última vez que escrevi. Escrevi apenas porque muitos dos argumentos apresentados não são válidos e continuam a não o ser já que, repito as empresas não são financiadas pelos 3 a 5% dos jogadores que pagam ou teriam ido à falência há eternidades. Repito que há estudos, relatórios de contas, até cadeiras nas faculdades de Economia que explicam, detalhadamente, donde vêm os lucros das Produtoras de jogos multiplayer e o que vem das compras dos jogadores representa, em muitos casos, percentagens inferiores a 3% e, de qualquer forma,mesmo nos momentos de «picos extraordinários» não chega aos 10%, meta sonhada e desejada mas considerada quase mítica e inalcançável.
    Você fala, em resposta à Valéria, que por detrás dos produtos virtuais estão desnvolvedores, pessoas que se ocupam da técnica e da produção e fala também nos parceiros. Pois. Aos parceiros convem que vocês tenham muitos jogadores e estejam presentes em muitas plataformas, que a empresa esteja bem cotada, que vocês atinjam muitos lugares no mercado e tenham representação o mais alargada possível. Nenhum grande parceiro faria jamais um acordo ou nenhuma grande empresa patrocinaria se o vosso orçamento estivesse dependente das microtransacções efectuadas pelos jogadores. Por alguma razão a Indústra de jogos singleplayer, daqueles que você vai à loja, compra e traz para casa para jogar, está em tão franco delínio enquanto vai florescendo a de jogos online apresentados e publicitados ao jogador como gratuitos. E, realmente, a grande maioria dos que jogam não paga nada. Não queiram, pois, convencer-nos de que a ínfima percentagem dos que pagam é que mantem a empresa a funcionar...
    De qualquer forma, considero que é inútil, pelo menos pela minha parte, continuar esta «correspondência».Não porque não seja agradável «conversar» com você, tenho a certeza de que se estivéssemos frente a frente a beber um saboroso cafezinho brasileiro e a falar de música, filmes, livros, etc, seria uma conversa atraente e você um interlocutor muito agradável. Mas estar aqui neste pingpong em que eu repito os meus argumentos, em que lhe falei de como é perfeitamente possível fazer mais e melhor com preços mais amigáveis e ainda assim expandir-se e em que você, obviamente, defende as acções da BP porque esse é o seu papel e aquilo a que o seu cargo o obriga, é inútil. Você ficará sempre a dizer o mesmo e eu não mudarei uma vírgula ao que penso nem ao que disse. Dois «teimosos» a conversar ou acabam a rir ou desentendem-se. Não merece a pena e, com todo o respeito, a BP não merece que as pessoas que até poderiam compreender-se se desentendam. A BP. diga você o que disser, não se importa rigorosamente nada com os jogadores a não ser como sendo aqueles que justificam que a empresa exista e dê lucro. Note que não estou, com isto, a fazer uma acusação, estou a constatar um facto. É normal, uma empresa comercial é fundada paa dar lucro, não é um organismo social. Contudo, as regras de marketing mandam que, mesmo que seja apenas no interesse da empresa, esta tente tudo para que os seus clientes se mantenham satisfeitos. Pela minha parte, também eu encaro a BP ( a BP, não as pessoas a ela ligadas ) sem afectos nem ódios. É simplesmente uma loja onde vou adquirir produtos que me interessam. Mais nada. Como em qualquer loja do meu bairro ou em qualquer centro comercial, no dia em que essa loja deixar de me satisfazer procuro outra. Posso continuar a passar para dizer olá às pessoas que nela conheci, mas vou adquirir o que preciso noutro lado. E nem sempre os preços são a razão mais importante, sabe? Conta muito a forma como somos tratados, o respeito pela nossa inteligência, a boa vontade em nos ouvir e em adaptar os produtos aos nossos desejos, etc, etc, etc... Conta também muito o saber dizer, na ocasião certa: «desculpe, não vimos bem as coisas, têm razão, vamos dar um jeito». A BP nunca faz isso e foi por isso que eu disse não me surpreender que este feedback, como tantos outros, não leve a nada.
    Você respondeu-me que todos os nossos feedbacks, todas as nossas ideias, todos os protestos e elogios e todas as sugestões são levadas aos vários departamentos próprios na BP. Mas eu nunca tinha duvidado disso!!! Há anos que os Moderadores nos dizem e reafirmam que tudo será repassado à BP. Não tenho a mínima razão para duvidar disso. Agora, pergunto: e isso serve-nos de quê? Você diz que se não são implementadas é porque ou não são viáveis ou não é oportuno e ficam em lista de espera. Posso rir-me um bocadinho, Gearman? Como riria e talvez ríssemos os dois se estivéssemos algures a tomar o tal cafezinho? Você quer convencer-me de que nenhuma ideia foi viável, nem uma foi oportuna? E ainda há bastante pior do que não implementarem nada: refiro-me a fazerem grandes anúncios e publicidade a uma melhoria, dando a entender que foi porque nos «ouviram» e depois sair algo que se torna numa profunda desilusão porque saiu o contrário do que tinha sido pedido durante anos. Há inúmeros exemplos mas talvez o mais gritante seja o da Ilha. Os jogadores levaram anos a pedir mais espaço de cultivo e uma forma mais expedita de progredir na Ilha. A BP respondeu aumentando o espaço nuns míseros centímetros e dando espaço para jardim que ninguém tinha pedido, além de implementar um sistema que tornou imensamete mais difícil e moroso progredir. OK, acredito que a intenção fosse boa, que acreditassem que era fantástico, criativo, que os jogadores realmente gostavam da dificuldade esxtrema em que se tornou adquirir uma bananinha, etc... Mas, perante a reacção da maioria, perante os inúmeros pedidos, etc, a BP reconsiderou? Não. Nunca reconsidera.Reconsiderou em relação à conversão de pontos, é verdade, mas como acha que tem sempre de tger razão, fez essa concessão ser paga bem caro, tornando uma tarefa digna dos 12 trabalhos de Hércules adqurir uma plantinha, uma árvore, o que quer que seja na Ilha. Conte, por favor, quantos feedbacls receberam a favor deste sistema e quantos receberam contra, Foram todos repassdos. OK. Serviu de quê? Reconsiderou em relação ao Alquimista apesar de praticamente ninguém o utilizar e as pessoas até escreverem «in memoriam» quando indicam o nível em que estão nessa profissão? Reconsiderou alguma vez a BP atendendo aos pedidos ou ao descontentamento de jogadores? Então, diga-me de que serve serem levados todas as semanas todos os nossos posts e ideias a quem de direito?
    Ou seja, vou dar um exemplo parvo mas que penso definir o que se passa na relação BP/jogadores: os jogadores precisam urgentemente de camisolas, as que têm não dão para o tempo frio. Pedem e pedem e pedem. A BP diz: estamos a ouvir-vos e a dar atenção e a trabalhar no assunto». Passado um tempo (normalmente imenso...) a BP aparece toda feliz com um molho de chapéus, todos muito lindos e enfeitadinhos. Olha, não foi as camisolas que pediram mas ao menos é vestuário!!! Ah, é verdade, e já agora vão ficar pelo dobro do preço que vocês pensavam por que o câmbio, a inflacção, a política, a economia, etc...... assim o exige. Este é o retrato, Gearman. E, neste caso, porque haveriam de reconsiderar os preços?
    A única coisa certa a fazer neste caso, mas claro que, para acontecer seria necessário que a BP soubesse assumir um erro e voltar atrás, seria a BP vir pedir desculpa aos Brasileiros por lhes ter duplicado de um dia para o outro os preços sem sequer avisar e baixá-los imediatamente passando depois a ajustá-los ( para cima mas também para baixo, coisa que nunca acontece, conforme as circuntâncias...) gradualmente. Mas, claro, isso não vai acontecer porque, repito, a BP nunca volta atrás, nem em coisas mais simples quanto mais em assuntos monetários...
    Ainda em regime de «conversa amigável» com você, que me parece uma pessoa inteligente, peço-lhe que aconselhe quem de direito a olhar para duas grandes produtoras de jogos online, uma das quais tinha um jogo muito parecido com o Farmerama e que estão praticamente na falência, exactamente porque se deixaram dormir à sombra da bananeira e resolveram, do alto do seu renome, que já não precisavam de satisfazer os jogadores e passaram a confrontá-los com factos consumados, a deixar multiplicar bugs e outras coisas. E que, de caminho, olhem para as que ouvem os jogadores, estão atentos ao que os faz felizes e crescem todos os dias, com curvas de crescimento e fidelização impressionantes. É exactamente porque gosto muito do Farmerama que eu peço para que vejam isso.
    Eu recomendei, em tempos, o Farmerama a muitos familiares e amigos. Alguns já abandonaram o jogo. Nos últimos tempos foram vários. Hoje, não o recomendaria a nenhum amigo nem faria nenhum esforço para que algum regressasse.
    A forma como a BP procedeu com a comunidade brasileira com este aumento (para o dobro!!!!) de um dia para o outro e sem pré-aviso foi, para mim, o alerta final. Não pode ser qualificado de outra maneira que não seja como uma tremena falta de respeito.
    E pronto, eu fico por aqui. Obrigada pelo bate-papo. Continuamos a conversar quando quiser e onde quiser. Sobre este assunto, porém, eu não vou dizer mais nada, não tenho mais nada a dizer.
    Eu digo que a percentagem de jogadores que pagam é ínfima e não pesa suficientemente no orçamento da BP para justificar o que fizeram, você fala-me dos custos de servers, manutenção no Brasil, etc (onde a BP fechou escritórios e extinguiu postos de trabalho...). Eu digo que há produtoras de jogos que praticam preços muito mais amigáveis e ouvem realmente os jogadores e crescem, você repete o que todos já sabemos, que tudo quanto dizemos é passado a quem de direito. Etc, etc... É um diálogo de surdos.
    Continuo com a Comunidade Brasileira e, repito, repito, repito, repito: quem desrespeita meu irmão desrespeita a mim. Sinto-me, pois, desrespeitada.
    Abraço.

4. eogar5

eogar5 Coronel

Caro Gearman!
    É muito gratificante para nós jogadores sabermos que você está lendo nossos feedbecks, mas só isso, sem apresentar sequer uma solução, não adianta em nada, você não está tentando resolver o problema e sim apenas dando explicações com pouco fundamento, que na verdade não é nenhum pouco convincente.
    Parece que a única opção nos deixou é parar de comprar girarréis, auxiliares e etc...
    E mais uma vez volto a insistir, não é admissível um aumento abusivo desses sem AO, agora dizer que no futuro irá fazer? Faça-me o favor!!!! Não seria melhor voltar atrás e fazer o AO e só depois pensar em mexer nos preços? (claro que não nessas proporções)
    Não seria mais sensato da sua parte apresentar soluções a curto prazo, ou seja, não apenas resumir em dizer que no futuro poderá ter promoções?

5. joshuammp

joshuammp Aprendiz

Boa tarde a todos!
    Pelo lido acima, nada que for dito por todos os jogadores terá algum efeito, os calculos foram feitos e foi chegado a conclusão que será esse aumento e pronto!
    Acho justo ter reajuste, só não acho justo da forma que está, e ainda por cima sem nós participarem previamente do mesmo.
    Bem, isso já foi mais que dito pelos nossos colegas, né mesmo!
    Estarei sempre ativo em minha fazenda, não a abandonarei por nada, só se for despejado ou algo inerente a minha vontade.
    Quanto a adquirir GR e outros produtos com dinheiro Real, que já me era pesado te-los antes do aumento, poderei faze-lo sim, mas caso a oferta de desconto seja atraente.
    Obrigado.

6. C23A

C23A Aprendiz

Bem eu acho que isto é positivo para toda a comunidade em geral. Aqui em Portugal sempre pagamos os preços com taxas normais. Comprar alguma coisa para a quinta era preciso gastar bastante dinheiro. Como já sabiam e foram informados no Brasil os preços estavam 120 % mais baratos que em Portugal e no resto dos países logo havia uma certa injustiça nisso não é? Agora percebe-se porque havia tantos com as contas cheias de girarreis. Para comprar-mos 300 girarreis aqui temos que dar 10.00 euros. Imagina o que era comprar para alem disso. Agora se deixarem de haver regalias para uns pode ser que o preço em geral baixe para toda a comunidade farmerama.

7. -Gearman-

-Gearman- Aprendiz

@clarapimentel58, pois ponha a água para esquentar, que quando eu for visitar Portugal quero tomar este café aí :)

Clara, existem diversos modelos de negócio para empresas que trabalham com jogos free-to-play, como é o nosso caso. Alguns são baseados em acordos comerciais e propaganda, mas isso raramente representa uma parcela significativa das receitas das empresas de jogos. De fato, apenas uma pequena parte dos jogadores investe dinheiro real nos jogos, como você disse, mas estas compras podem representar até 80% da receita da empresa que opera o jogo. Obviamente que não vamos colocar links aqui devido às regras do fórum, mas se você quiser, faça uma pesquisa no google por termos como "revenue" e "free-to-play" e poderá confirmar essas informações. E isso vem, justamente, das microtransações. ;)

@valeriacivil, o produto virtual é uma combinação de diversas coisas. Além do óbvio, ou seja, o item do jogo que é um pedaço de código no meio do programa todo, o produto virtual também é composto pela tradução, especial para o Brasil - e pergunte para a Nina quanta tradução é necessária -, a equipe de suporte especial para o Brasil, a existência de um fórum em Português, consequentemente a hospedagem deste fórum e de todo este conteúdo exclusivo, a montagem de uma loja exclusiva para o Brasil, contratar serviços de operadores de pagamento e mais diversos outros pequenos detalhes que compõe o jogo especialmente para o Brasil, vez ou outra conjuntamente com Portugal.

E claro, este feedback também será levado à equipe do jogo, como de costume, portanto agradeço a participação de todos. :)

Um abraço,

Equipe Bigpoint

8. valeriacivil

Se o problema é a tradução, coloquem tudo em inglês ou em português de Portugal.
    Quem sabe inglês entenderá, quem não sabe pode pesquisar no Google, como você disse!
    Nada justifica esse aumento de 120% sem nem sequer um prévio aviso.

Quero agradecer a todos os portugueses que estão nos apoiando, agradecer muito mesmo...

Eu desconhecia, até então, essa diferença de preço aqui e nos outros lugares... achei que tudo fosse o mesmo para todo mundo. Agora, chegar ao ponto de dizer que a BP usou de "benevolência" e de "sensibilidade" para conosco durante todo o tempo anterior a este ato completamente desrespeitoso de agora, é demais.

Quero dizer, assim como a Clara disse, que não me refiro a você Gearman, pois sei que
    aqui vem justamente representar e dizer aquilo que te passam a falar, com todo respeito
    a sua pessoa e a todos os outros aqui envolvidos com a moderação (estes que nada tem a ver
    com tal questão e a quem sou muito grata por tudo e a quem estimo).

O descontentamento é com a Empresa e eu acho que você, apesar de valores de cotações
    e "vai lá mais abobrinha", também como brasileiro, sabe que isso não está correto,
    mas não pode falar (ou de repente pense como eles, não sei).
    Simplesmente não comprarei mais.
    Prefiro gastar com coisas materiais palpáveis,
    muitas das quais me abstive de comprar para gastar
    com o jogo.

Muito indignada...
    Sem mais por agora!

9. eogar5

eogar5 Coronel

Já que, como sempre nesse jogo, todos os nossos feedbacks não são ouvidos, até podem lerem sempre, mas nada fazem, só me resta agora fazer exatamente como a Valéria Civil, parar de investir dinheiro real nesse jogo, pois eles não tem consideração com os jogadores, ou seja, também vou passar a gastar o meu dinheiro exclusivamente com materiais palpáveis.
    Procriar agora é só com as super forragens produzidas no moinho, é pouco, mas é só a opção que nos resta.

10. Andromeda12

Andromeda12 Autor activo

Nada justifica esse aumento de 120% sem nem sequer um prévio aviso.
    Prefiro gastar com coisas materiais palpáveis,
    muitas das quais me abstive de comprar para gastar
    com o jogo.

Coloco aqui as palavras da Valéria e tb como brasileira estou indignada. Agradeço a solidariedade de nossos irmãos portugueses e claro que estou ciente que a equipe de moderadores, por mim muito queridos, pois sempre são muito gentis e prestativos,não tem participação nesta decisão da BP.
    Tomarei a mesma atitude da Valéria e outros que tb não vão mais investir .....

11. clarapimentel58

clarapimentel58 Veterano

Estou neste momento na sala de espera de um hospital à espera de fazer uma das minhas difíceis sessões de quimio.Quero agradecer-lhe, Gearman porque, tendo trazido o meu note para «aguentar» isto, você providenciou-me a possibilidade de andar a ler, estudar, descobrir, etc... Excelente.
    Em primeiro lugar, quero dizer que sim senhor, se vier a Portugal avise-me, terei todo o gosto em beber um cafezinho na sua companhia, poderei até ser eu mesma a fazê-lo. Se eu melhorar e puder ir ao Brasil, espero que seja você a «passar um cafezinho» ( é assim que se diz aí, não é?) para mim. Mas aí já seria mais difícil. Se eu for ao Brasil tenho aí amigos do coração com quem adoraria estar e cada um está num ponto diferente da imensidão desse «país tropical, abençoado por Deus...»-
    Bem, estive a ler e a pesquisar. Você tem razão em relação a algumas empresas utilizando o que é hoje conhecido como freemium e a BP enquadra-se aí. Mas olhe que apenas num dos relatórios que li se diz que uma percentagem mínima de jogadores que pagam atinge valores significativos de «revenue» e a maioria dos relatórios, pelo contrário, referem todos os estudos que têm levado as empresas a dirigirem a sua atenção para outros tipos de financiamento. Até li opiniões de vários «gurus» de algumas míticas produtoras de jogos dizendo que a IGA (In Game Advertising) é o caminho que prevalecerá. Já hoje muitas empresas usam essa publicidade no écran de carregamento, por exemplo, no início de um evento, ou em sistemas como o do cinema aqui do Farmerama. E têm muito mais retornomonetário.
    Mas de qualquer forma, o que eu retiro das leituras que fiz é que você não iria querer que eu diga aqui tudo o que todos os relatórios referem em termos da qualidade, independência criativa e capacidade de inovação permitida aos programadores e desenvolvedores nas empresas que baseiam os seus orçamentos nas microtransacções. Porque, esses relatórios são todos unânimes num ponto: quando uma empresa depende demasiado das microtransacções existe inevitavelmente um construir de gameplay propositadamente difícil de acabar em tempo ( como nos eventos ) ou propositadamente de conteúdos aborrecidos ou outro qualquer sistema que dirija as pessoas para a quase inevitabilidade de comprar seja para acabar em tempo seja para melhorar um pouco a experiência de jogo. E, se isso for dando resultado, as inovações em termos de mecânicas de eventos ou em termos de muitas coisas pedidas pelos jogadores são muitas vezes propositadamente «trancadas». Se os drop itens sairem melhor compram-se menos, se os eventos pedirem quantidades de plantas menos absurdas compram-se menos cestas, etc... Mudar as mecânicas ou inovar a sério pode ser arriscado.Porque a componente criatividade não pode beliscar a componente negócio. Note que não sou eu a dizer isto, são os analistas e os técnicos que escreveram sobre estes mecanismos nos sites e relatórios para onde você me dirigiu. Chamam eles a isso o «downside» deste sistema de financiamento, referindo que os jogadores acabam muitas vezes por se cansar. Mas isso não importa muito às empresas porque, aí, deixam cair esses jogos e partem para outros. Ou. o que é muito mais simpáticos para todos os envolvidos, apostam noutros tipos de financiamento...
    Lendo tudo isso, meu caro Gearman, compreendo agora muito melhor porque é que os nossos feedbacks são todos passados e lidos mas tantos dos pedidos são naõ viáveis ou não oportunos...
    Continuo a achar que, ainda que tudo fosse exactamente como a BP diz, e sabemos que não é, mas ainda que fosse, a BP procedeu mal e com desrespeito para com os seus clientes Brasileiros. Continuo a achar que qualquer aumento deveria ser anunciado e faseado. E que, portanto, o que fizeram foi errado. E que, portanto, um erro não fica mal admitir e a BP não tem de utilizar o sistema de «palavra de rei não volta atrás»; deveria voltar atrás e fazer as coisas como deveria ter feito logo desde o início.
    Estão a chamar.me, tenho de ir, Nem de propósito, ia mesmo terminar e enviar, como de costume, abraço.

12. valeriacivil

Concordo contigo sobre os moderadores Andromeda. Até editei o que escrevi,
    pois eu mesma achei que estava dando uma má interpretação sobre isso, pois sei que
    eles não tem nada a ver com a questão, em absoluto, e também são muito queridos por mim
    e tenho apreço por sua gentileza, atenção e ajuda o tempo todo.;)

13. Bola57

Bola57 Promessa

Boa Tarde ,
    Gearman agradeço a sua atenção , só não posso concordar com as expectativas oferecidas , não podemos mais aceitar o " SI " .
    Si o cambio , si a situação ... o si ja não esta mais a satisfazer.
    Penso que nós brasileiros temos que parar de aceitar tudo que nos é imposto calados.
    Aumentos podem até se fazer necessários mas não da forma que nos foi imposto.
    Quero deixar registrado que não tenho nada contra os moderadores, a Nina (pessoa que tem todo meu apreço)ou mesmo a voce , sou contra a atitude e a forma que a BP adotou.
    Reitero que só parando de consumir os produtos da BP , ela poderá rever esta situação.
    Muito obrigado desejando a todos uma ótima tarde.
    Bola57

Agradeço de coração as manifestações de carinho e solidariedade dos amigos portugueses, principalmente a Clarapimentel,
    que se dispôs a discutir e colocar sua idéias tão brilhantemente. Obrigado em nome de todos os brasileiros que participam do jogo.

14. MARIA_MOREIRA

MARIA_MOREIRA Aprendiz

Como já referi antes, também não comprarei mais nada e em breve talvez deixe o jogo, aqui em, casa serão menos dois a comprar e 2 que provavelmente deixarão de jogar, estou jogando um outro já, para me acostumar e não sentir falta do Farmerama, é com muita pena que sairei deste jogo, pois faz parte da minha historia, como algumas pessoas aqui já sabem, mas essa intransigência da BP, só mostra o que eu referi antes o que eles deixam claro com essa atitude é que 'Porta da rua é serventia da casa'

15. MRDP20

MRDP20 Conde

Comecei a jogar este jogo a 4 anos e me apaixonei por ele! Tanto que convenci meu filho a jogar também! No começo não investia dinheiro real e jogava só com o conseguia no próprio jogo, como brindes e recompensas das missões. Porém com o tempo fui vendo que, para cumprir as missões, que são o combustível deste jogo, teria que investir pelo menos nos auxiliares e assim aos poucos, fui passando a investir nos auxiliares, moinho e alguns gigarréis!
    Infelizmente, terei que parar, pois não tenho recursos suficientes para continuar investindo na minha fazenda e do meu filho! Não com estes preços absurdos!!
    E se assim não for conseguindo terminar as missões, então terei que abandonar o jogo, pois a frustração passará a ser maior que a diversão!
    Nem posso descrever o tamanho da minha decepção, pois estão a conseguir acabar com a diversão com que me acostumei ao longo desse tempo todo em que jogo.
    Frustrante!!! :(:eek::oops:

16. Vevivi

Vevivi Promessa

Boa noite

Concordo com o que foi dito por todos e para mim foi mais que negativo. Até já deixei isso registrado no fórum.
    Agradeço aos amigos portugueses que nos apoiaram.

Demorei mais em comentar aqui, pois antes quis entrar em outro jogo da Bigpoint...o fantasyrama
    Tinha jogado uma vez e parei....mas lembrava de várias coisas.

Quando entrei no farmerama....tinha se falado sobre colocar a colheita com um clique. Disseram que estavam testando, mas não deu em nada...o gozado é que nesse outro jogo tem isso e funciona perfeitamente. Um clique para colher...no farmerama...dois.

Lá...é bem fácil conseguir auxiliares nas missões.

Por curiosidade fui na opção para comprar:

ex: premium
    Proteção contra espinhos, colheita automática e água infinita são só algumas das vantagens!
    To pasma....custa R$10,00.

Acho que nem preciso comentar mais nada correto?

Como pode então um auxiliar custar R$30,00 e o outro jogo da mesma empresa custar R$10,00...com água infinita inclusive!!!!!!

O outro jogo não é da mesma maneira o pagamento? De um lado Real..do outro Euro? Não tem custos?? Ah, um jogo tem pouca gente....mas o outro tem muitos!!!!!!

Agora não entro mais como entrava. Vou gastar os vales auxiliares que tenho. Dai resolvo o que vou fazer. Com problemas de tendinite, com certeza não vou ficar. Comprar!!!! por esse preço jamais. pelo que li acima, vai cair e muito a receita antes paga pelos brasileiros. Li também que está decidido e basta!!! Que virá alguns "prêmios consoladores". Só rindo....

Antes eu já pagava com dor no coração....mas era pra minha saúde tanto de pulso como para diversão. Com o novo valor....como já comentei no fórum...dá pra comprar coisas muito importantes na vida real. O virtual é diversão e tem vários tipos de jogos para isso.

Aqui, o que sempre gostei eram os desafios de fazer os eventos para conseguir determinados prêmios e dos amigos que fiz. Paciência, encontrarei outros desafios para fazer em outros lugares.

17. JRZanin

JRZanin Aprendiz

Boa noite...
    Antes de mais nada gostaria de agradecer alguns amigos portugueses, em especial a Clara que pelo jeito foi até fazer pesquisar sobre lucros de jogos online...rs
    Eu sinceramente acredito que todas essas nossas criticas não estão chegando a BP, nenhuma empresa é ****** em não ouvir as reclamações dos clientes e fazer nada para reverter uma situação.
    Gearman, por favor poderia me informar qual a sua ligação com a BP? você é empregado da BP no Brasil?
    Meus amigos Brasileiros e portugueses, segundo ao Gearman não é só o problema de cotação, nós também damos um custo caríssimo para a BP ""o produto virtual também é composto pela tradução, especial para o Brasil - e pergunte para a Nina quanta tradução é necessária -, a equipe de suporte especial para o Brasil, a existência de um fórum em Português, consequentemente a hospedagem deste fórum e de todo este conteúdo exclusivo, a montagem de uma loja exclusiva para o Brasil,"" Participo desse jogo a muitos anos, onde conheci a minha esposa portuguesa, por isso que ainda jogamos, mas já tomamos uma decisão, a BP não irá mais ver a cor do meu dinheiro e vamos esperar acabar o pacote diamante e decidir se vamos continuar jogando.
    Quanto ao fórum, entrei algumas vezes aqui para dar sugestões e percebi que nada, absolutamente nada que é sugerido aqui é levado a sério, inclusive esse nosso descontentamento, por isso acho que vcs deveriam economizar um pouco de euros fechar esse fórum que tenho visto só causa discussões, brigas e descontentamentos entre os jogadores.
    Um bom dia a todos.

18. JRZanin

JRZanin Aprendiz

kkkkkkkkkkkkkk............ eu não posso nem ter o direito de escrever uma palavra como "i d i o t a " que eles colocam *******, desculpe me, falei um palavrão.

19. -Gearman-

-Gearman- Aprendiz

@JRZanin, bom dia!

Eu sou o ICM responsável pelas comunidades Brasileira e Portuguesa dos jogos da Bigpoint. Trabalho na Bigpoint aqui em Hamburgo, na Alemanha, e não no Brasil. A @clarapimentel58 pode ficar tranquila pois poderá tomar seu café tranquilamente com seus amigos Brasileiros quando visitar nosso querido país tropical, e agora ganha mais uma opção de cafezinho aqui na Europa, caso venha passear por estes lados aqui :) Aliás, espero que tenha corrido tudo bem no hospital, Clara!

Permita-me fazer um comentário sobre sua colocação: este fórum, pelo contrário, é o ponto de encontro da comunidade Farmerama, e claramente promove a união dos jogadores, muito mais do que discussões e brigas. Isso fica mais do que claro ao longo deste tópico, aonde até mesmo quem não viu os preços subirem demonstrou solidariedade pelos demais. :)

Aproveitando, gostaria de dizer a todos, principalmente à Clara, ao @Bola57 , à @valeriacivil e à @eogar5 que demonstraram a preocupação, que em hipótese alguma levarei para o lado pessoal qualquer argumento, ponto de vista, reclamação ou crítica colocada aqui. Nem eu e nem a moderação. Aqui no fórum é onde vocês podem se expressar à vontade, dizer o que pensam sobre o jogo e afins. O meu trabalho é acompanhá-los e, assim como eu represento a Bigpoint aqui no fórum, representar vocês aqui dentro da Bigpoint. Esse feedback (como todos os outros, a propósito) é importantíssimo e é minha função levá-lo para os diversos departamentos da empresa envolvidos no desenvolvimento do Farmerama - e assim o farei.

Um abraço,

Equipe Bigpoint

20. Bola57

Bola57 Promessa

Bom Dia ,Gearman.
    Obrigado por entender nosso ponto de vista.
    Ficaremos aguardando uma solução que atenda a ambos os lados .
    Tenha um ótimo dia .
    Bola57

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.