Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva


    Enquanto aguardamos a confirmação da resposta da aline, vou deixar uma pergunta relacionada com a História de Portugal.


    Como sabem, os ingleses tem o hábito de beber chá, às 5 horas da tarde.
    Qual a princesa portuguesa que levou para Inglaterra este hábito?
    :)
     
  2. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá.
    Respondendo à pergunta da feiticeira, a princesa portuguesa que levou o hábito do chá das 5 para Inglaterra foi, se não me falha a memória, D. Catarina de Bragança.

    Aguardemos a confirmação.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  3. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva


    Está correto jedf. Nota 20!;)
     
  4. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    cantinho movimentado :D
     
    feiticeira1 aprova isto.
  5. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Olá

    Boa noite

    Tens razão Aline, foi D. Manuel I que se apaixou pela prometida do filho e casou com ela. Segundo diz a história ala era muito bonita.

    Nota 20

    Aguardando a próxima
     
  6. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Boa noite!! Vamos aguardar a próxima pergunta.
     
  7. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa tarde.
    Já que ninguém se oferece, eu coloco mais uma pergunta.

    Por que razão o mês de fevereiro tem 29 dias de 4 em 4 anos e nos restantes anos tem apenas 28 dias?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
  8. Analu

    Analu Guest

    [​IMG]
    Há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.

    Para girar em torno de si mesmo, nosso planeta demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso nosso ano tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente 6 horas que sobravam?

    Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s).

    Faça as contas:
    6 horas do 1º ano + 6 horas do 2º
    + 6 horas do 3º + 6 horas do 4º ano = 24 horas

    Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
    Esta certo jed?
     
    feiticeira1 aprova isto.
  9. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá Analu.
    A resposta está correta e bastante completa.

    Aguardemos a próxima pergunta.
     
    Analu aprova isto.
  10. Analu

    Analu Guest

    Oba acertei !
    Quem irá responder a próxima pergunta ?
    Eu gostaria de saber como funciona a energia eólica e quando foi descoberta ...
     
  11. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Quem irá pesquisar sobre este assunto?
     
  12. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Será o Jed claro! xD
     
  13. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Estou curiosa, porque será?

    Por que os cirurgiões usam uniforme verde ou azul?
     
  14. Analu

    Analu Guest

    Poxa ninguém se interessou pela minha pergunta ?:eek:

    Vou responder a sua querida Louletana :D

    Geralmente, os médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde usam roupas brancas. O branco nas roupas dos médicos surgiu no final do século XIX, quando se provou que muitas doenças vinham da falta de assepsia nos hospitais, e a roupa branca e limpa virou norma. Mas nas salas de cirurgia, os cirurgiões, anestesistas e os auxiliares usam roupa azul ou verde. Embora, poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra.
    As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos médicos durante o procedimento. Observem a figura abaixo. Olhem fixamente por 10 segundos para o centro deste coração vermelho e, em seguida olhe para uma superfície branca.


    [​IMG]

    Aposto que você viu uma sombra de um coração azul-esverdeado. Pois é, se as roupas e paredes da sala de cirurgia fossem brancas a visão dos médicos ficaria muito prejudicada em relação ao vermelho do sangue que eles olham fixamente durante a cirurgia. A ilusão de ótica criaria vários “fantasmas” e isso distrairia os profissionais. Foi aí que surgiu a ideia de usar roupas azuis ou verdes na sala de cirurgia. Os “fantasmas” azuis-esverdeados se fundem a cor do tecido e se tornam neutros. É como se essa cor atualizasse o cérebro dos médicos para a cor vermelha. Isso causa um conforto na visão dos profissionais e aumentam sua concentração.
    Os truques do cérebro vão além. De acordo com especialistas, o nosso cérebro interpreta uma cor em relação outra e, olhando por muito tempo para variações entre vermelho e rosa, o sinal dessas cores no cérebro fica desbotada e o cirurgião pode correr o risco de perder a sensibilidade aos tons de vermelho. Assim, olhar para cores frias como verde e azul de vez enquanto atualiza o cérebro e nos faz ficar mais sensíveis ao vermelho.

    Está correto professora ?:)
     
  15. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    A resposta está certa. Obrigada e 20 valores.

    O desafio para resposta a questão sobre a energia eólica foi lançada ao amigo jed. Tenho estado na espera para que ele avance. pode ser que os ventos o tragam sem ser para roubar os peixinhos:D:D:D
     
    Analu aprova isto.
  16. Analu

    Analu Guest

    xDxDxD
    Vamos aguarda-lo então , mais sem o meu peixe na mão por favor ;)
     
  17. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Então suas excelências estavam à espera que eu respondesse?:eek: É que eu fiquei à espera que fossem suas excelências a responder, para não ser sempre eu. Aliás, creio que a _-Sofiaa-_ estava a brincar quando disse que seria eu a responder, mas não importa. Eu respondo na mesma.

    Aqui fica a informação que encontrei, a qual passo a citar.

    "A energia eólica é conhecida pelo homem há mais de 3.000 anos.

    Em muitas civilizações os cata-ventos eram utilizados para moer grãos, bombear água e transportar mercadorias em barcos a vela.

    A idéia de gerar energia elétrica a partir do vento surgiu no final do século XIX.

    Portanto, energia eólica na geração de energia elétrica não pode ser considerado uma tecnologia moderna porque surgiu exatamente com o desenvolvimento da eletricidade.

    Com o desenvolvimento do carvão e do petróleo, em paralelo com o desenvolvimento da eletricidade, o vento foi abandonado como fonte de energia para a geração de energia elétrica e para todas as outras aplicações.

    No entanto, a partir da crise do petróleo em 1970, a energia eólica voltou a ser utilizada na geração de energia elétrica.

    A energia eólica é a fonte de energia renovável que mais cresce atualmente no mundo, 25% ao ano, mas responde por apenas 3% da energia renovável mundial.

    Nos países desenvolvidos, a energia eólica é responsável por 8% da eletricidade gerada e o maior crescimento ocorre na Europa devido aos fortes subsídios governamentais."


    Deixo o resto da resposta para outra pessoa que esteja interessada em responder.
    Aguardo, entretanto, para saber se a minha resposta está correta ou não.
     
  18. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos aguardar a confirmação, falta acrescentar?
     
  19. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Ora, parece que falta esta parte. Vamos ver

    Como Funciona?


    Estará completa a resposta?...

    [​IMG]

    A energia eólica com a finalidade de conversão em energia elétrica pode ser obtida de várias formas. A mais comum é por meio de aerogeradores. Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento e que converte energia eólica em energia elétrica. Pode ser implantado em terra ou mar(offshores), onde a presença do vento é mais regular. É um equipamento que tem se popularizado rapidamente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente.
    Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.
    Existem também os aerogeradores de baixa tensão, que se diferenciam dos aerogeradores de alta tensão principalmente por terem tamanho e peso reduzidos em relação a estes, que usualmente são instalados nos cumes das montanhas ou em grandes planícies. O peso médio de um aerogerador de baixa tensão é de 100 kg. Este tipo de equipamento pode ser definido como um aerogerador doméstico, pois a quase totalidade dos equipamentos é instalada em habitações ou micro-indústrias. São usados isoladamente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
    Podemos também encontrar conjuntos de aerogeradores constituindo um parque eólico. Eles são necessários para que a produção de energia elétrica torne-se rentável. Só são construídos após estudos exaustivos de viabilidade econômica e de impacto ambiental. Normalmente estas instalações encontram-se em terra, mas é cada vez mais frequente instalá-las no mar(offshores) onde a presença do vento é mais regular. Este parques eólicos “offshore” permitem a redução dos inconvenientes provocados pelo ruído e pela poluição da paisagem.
    O uso de aerogeradores tem algumas restrições técnicas:
    • Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Alguns também consideram a poluição visual;
    • Os aerogeradores só podem ser instalados de forma rentável em áreas de vento constante.
    Tipos de Sistemas Eólicos:

    Sistemas isolados – São todos os sistemas que se encontram privados de energia eléctrica proveniente da rede pública. Estes sistemas armazenam a energia do aerogerador em baterias estacionárias, que permitem consumir energia quando não ventar, evitando que falte energia eléctrica quando o aerogerador parar. Porém, para poder consumir a energia que o aerogerador produz é necessário alterar a corrente eléctrica. As tensões produzidas não são compatíveis com os aparelhos domésticos ou industriais, visto que a corrente produzida é contínua e a corrente pretendida é alternada. Para isso é usado um inversor senoidal de corrente que transforma a corrente contínua em corrente alterna. Este aparelho designa-se por senoidal porque a energia consumida (na Europa) refere-se a 230 V 50 Hz (para baixa tensão) ou 400 V 50 Hz (para alta tensão). Estes 50 Hz, quando analisados no osciloscópio, revelam um gráfico com uma forma de seno. Essa é a função de um inversor, converter para estes 50 Hz de forma a obtermos energia eléctrica igual à dos requisitos dos equipamentos.
    [​IMG]
    Configuração de um sistema eólico isolado.

    Sistemas híbridos – São todos os sistemas que produzem energia eléctrica em simultâneo com outra fonte eletroprodutora. Esta fonte poderá ser de origem fotovoltaica, de geradores eléctricos de diesel/biodiesel, etc. Nestes sistemas temos o mesmo funcionamento que nos sistemas isolados, a única alteração é que o carregamento das baterias estacionárias é feito por mais de um gerador.
    [​IMG]
    Configuração de um sistema eólico híbrido.
    Sistemas de injecção na rede – São todos os sistemas que inserem a energia produzida por eles mesmos na rede eléctrica pública. Neste caso, a maioria dos aerogeradores são os de alta tensão.
    [​IMG]
    Configuração de um sistema eólico de injecção na rede.
     
  20. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Parabéns pelas vossas respostas e empenho! Aguardamos a confirmação!
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.