Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Olá @aaaaaaline.
    A resposta está correta. O primeiro álbum dos Madredeus chama-se "Os Dias da Madredeus", lançado em 1987. Uma das músicas mais conhecidas desse álbum é, creio eu, "A Vaca de Fogo".

Aguardemos a próxima pergunta.

2. @aaaaaaline

@aaaaaaline Guest

Oba, que bom que acertei! Agora é esperar a próxima pergunta :)

3. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Ainda à espera da próxima pergunta.

Analu aprova isto.
  4. Analu

Analu Guest

Oie pessoal !

Eu gostaria de saber qual a origem do Pegador de Sonhos ou Caçadores de Sonhos :)
    Quem pode contar um pouco pra gente o que é isso e para que serve ?

5. -louletana-

-louletana- Lenda-viva

Eis o que encontrei após pesquisa:

Filtro dos sonhos ( o verdadeiro significado)

Filtro dos Sonhos (dreamcatcher) nas cores do reggae.

Muita gente ouve falar e algumas pessoas até têm em sua própria casa, porém muitas vezes elas não sabem o verdadeiro significado do Filtro dos Sonhos. Também conhecido pelos os nomes; apanhador de sonhos ou teia dos sonhos, entre outros que veremos abaixo. E é por isso que estamos aqui, para explicar melhor sobre esse amuleto, contando toda sua história cheia de tradição, espiritualidade, lendas e sonhos.

Bom, vamos lá? O Filtro dos Sonhos é um amuleto indígena que consiste num aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma sorte de teia de aranha, processionalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objectos de significância pessoal especial. O Filtro dos Sonhos também pode ter outros nomes como: apanhadores de sonhos, caçadores de sonhos; ou espanta pesadelos (em inglês dreamcatcher).

A Lenda
    Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma busca da visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.

No Xamanismo
    Evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a "teia da vida", para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida.
    Representa, o círculo da vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um círculo de poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do universo e o grande tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais. A teia e a pena

Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direcções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção. Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.

Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimónia. Peça protecção para o lar, família, pensamentos.

Última edição por moderador: 6 Fevereiro 2017
  6. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Muito interessante a resposta da -louletana-. Aguardemos para ver se está correta.
    -louletana-, deixa-me apenas avisar-te de que a tua resposta contém um link externo. Segundo as regras do fórum, os links externos são proibidos. Por isso, tens de remover o link externo que se encontra na tua resposta. Para isso, clicas em "Editar" e, depois, selecionas o segmento de texto que contém o link externo. De seguida, clicas no ícone da corrente com uma cruz. Depois, só tens de guardar as alterações. Abaixo fica o procedimento em imagem.

Espero ter ajudado.

Última edição: 6 Fevereiro 2017
    Analu e -louletana- aprovam isto.
  7. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa noite a todos!
    Louletana, editei o seu post para remover o link que o mesmo continha.
    Boa diversão. :)

Analu e -louletana- aprovam isto.
  8. -louletana-

-louletana- Lenda-viva

Ai o malandro do linK que escapou. Por duas vezes selecionei tudo e carreguei na cruzinha. Esqueci-me que não há duas sem 3. Deveria ter carregado mais uma vez. Obrigada Sofia por ter corrido com ele. Esperemos para ver se a resposta está correta.

Analu aprova isto.
  9. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Não há problema louletana. :)
    Vamos ver se está certa!

Analu aprova isto.
  10. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Enquanto aguardamos a confirmação da Analu, vou colocar mais uma pergunta, já que mais ninguém se oferece.

Qual o cognome do rei D. Dinis? Por que razão ficou assim conhecido este rei português?

Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.

Analu aprova isto.
  11. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Pelo que me lembro de História é o Rei Agricultor ou algo do género, vou pesquisar algo mais!

Analu aprova isto.
  12. -louletana-

-louletana- Lenda-viva

D. Dinis

6º Rei da 1ª Dinastia

Nasceu em:9 de outubro de 1261
    Morreu em:7 de janeiro de1325
    Filiação:D. Afonso III
    D. Beatriz de Castela
    Cognome:O Lavrador porque fomentou a agricultura e protegeu exportação de produtos agrícolas para a Europa.
    Também foi chamado de Rei Poeta pela sua obra literária e pela proteção que deu a trovadores e jograis.
    Feitos mais importantes:Mandou plantar o pinhal de Leiria.
    Fundou o Estudo Geral em Lisboa que veio a ser a nossa primeira
    Universidade e ordenou que todos os documentos fossem escritos em
    Português e não em latim.
    Para expandir o comércio criou as feiras francas onde os comerciantes
    podiam vender os seus produtos, sem pagar impostos.
    Assinou com o rei de Castela o tratado de Alcanizes que estabeleceu definitivamente as fronteiras de Portugal.

Vou responder mais uma vez. Recentemente fiz este trabalho com a minha neta para o colégio e achei graça a pergunta aparecer. Como o trabalho está feito, aproveito-o, embora não consiga alterar a formatação.
    Espero que seja isto que procuras jedfjedf1996.

Aproveito também para deixar uma das suas trovas mais conhecidas:

D. Dinis
    [​IMG]- Ai flores, ai flores do verde pino,
    se sabedes novas do meu amigo?
    [​IMG] Ai Deus, e u é?
    Ai flores, ai flores do verde ramo,
    5se sabedes novas do meu amado?
    Ai Deus, e u é?
    Se sabedes novas do meu amigo,
    [​IMG]aquel que mentiu do que pôs conmigo?
    Ai Deus, e u é?
    10Se sabedes novas do meu amado,
    aquel que mentiu do que mi há jurado?
    Ai Deus, e u é?
    - Vós me preguntades polo voss'amigo
    [​IMG]e eu bem vos digo que é san'e vivo.
    15 Ai Deus, e u é?
    - Vós me preguntades polo voss'amado
    e eu bem vos digo que é viv'e sano.
    Ai Deus, e u é?
    - E eu bem vos digo que é san'e vivo
    [​IMG]20e será vosco ant'o prazo saído.
    Ai Deus, e u é?
    - E eu bem vos digo que é viv'e sano
    e será vosc[o] ant'o prazo passado.
    Ai Deus, e u é?

Última edição: 8 Fevereiro 2017
    Analu aprova isto.
  13. Analu

Analu Guest

Bom dia pessoal !
    Louletana sua resposta sobre o pegador de sonhos está certa ! ;)
    Vamos aguardar agora pelo jed para saber se acertou tbm a pergunta dele .:)

14. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Olá -louletana-.
    A resposta está correta e completa. E obrigado pelo bonito poema.

Aguardemos a próxima pergunta.

15. @aaaaaaline

@aaaaaaline Guest

Boa tarde, pessoal!

Passando para ver como estão as perguntas. Está bem animado aqui :)

16. -louletana-

-louletana- Lenda-viva

Desta vez e continuando com a nossa história, trago um facto insólito e que pouca gente conhece.

Qual o rei que casou com a noiva do filho e em que circunstâncias se deu esse enlace?

Aposto que esta desconheciam. Então vamos lá pesquisar... e como diz o Jed, nada de preguiça...

17. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Olá -louletana-.
    Por acaso eu já ouvi falar deste acontecimento, quando tive História de Portugal no 1º ano da faculdade. Talvez não tenha sido uma cadeira assim tão inútil quanto se possa pensar.
    Agora há um problema. No tempo desse rei, havia muitos casamentos entre primos, visto que as princesas portuguesas casavam com os príncipes e futuros reis espanhóis e vice-versa. Entretanto, os filhos deles acabavam, quase de certeza, a casar um com o outro. Ou seja, em termos de graus de parentesco, temos para aqui uma confusão que nunca mais acaba. A princesa x, que casou com o príncipe y, é filha do rei z e prima de não sei quem, que, por sua vez, é primo(a) de outro príncipe ou princesa com o qual casou.o_O E assim sucessivamente. Tanta confusão que chegamos ao fim sem saber quem é primo de quem. Entretanto, o papa (não me recordo exatamente qual) acabou por proibir estes casamentos.
    Para não ser sempre eu a responder, vou deixar que outra pessoa traga a resposta. Pode ser que consiga esclarecer um pouco a confusão por mim lançada. Também vou ser sincero ... eu já não me lembro qual o rei que fez isso :oops:, mas lembro-me que foi bastante criticado na altura.

18. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Boa noite,

vamos aguardar a confirmação da resposta e uma nova pergunta!

19. -louletana-

-louletana- Lenda-viva

Parece que ninguém quer pesquisar este rei. Olhem que foi muito importante na história de Portugal. Esperemos mais um pouco. Vá lá, mandem a preguiça dar uma volta...

20. @aaaaaaline

@aaaaaaline Guest

Boa tarde a todos!

Responderei:

D. Manuel I, Rei de Portugal, da casa de Avis, na segunda dinastia, foi o 14º monarca português, conhecido como o venturoso, o bem-aventurado ou o afortunado.
    Nasceu em Alcochete, uma vila perto de Lisboa, em 1469 e morreu em Lisboa, em 1521.
    Casou-se três vezes. A primeira esposa faleceu por parto. A segunda foi a infanta D. Maria de Castela, com quem teve 10 filhos. Esta também veio a falecer.
    Amargurado com a morte da esposa, o rei vê o retrato da noiva prometida ao filho, o príncipe D. João, herdeiro da coroa portuguesa e se agrada de seus encantos.
    A princesa tinha 19 anos. Como o rei é que mandava, casou-se com a princesa, deixando o filho sem noiva.

Aguardarei pára ver se a resposta está correta :)

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.