Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boa tarde a todos. Responderei:

    Ar atmosférico:

    Apesar de o nome ar atmosférico indica que é o ar que existe na atmosfera, na realidade isso é apenas verdade parcialmente. A atmosfera é composta por várias camadas, que vão desde a mais próxima da superfície, a troposfera, até à mais distante, que faz a transição entre a atmosfera e o espaço, a exosfera. O ar atmosférico, com as características que conhecemos e do qual conseguimos retirar o oxigénio necessário para as nossa funções vitais, existe apenas na troposfera.

    Assim, o ar atmosférico é o ar que existe na troposfera, e que é composto por azoto (N), oxigénio (O2), dióxido de carbono (CO2) e gases raros. Há ainda componentes variáveis, como o vapor de água e algumas substâncias químicas, provenientes de incêndios ou atividade industrial.

    Azoto: é o gás mais abundante, constituindo cerca de 78% do ar atmosférico.

    Oxigénio: gás produzido pelas plantas e essencial para a realização das funções vitais de praticamente todos os organismos vivos do planeta. Constitui 21% do ar.

    Dióxido de carbono: gás libertado pelos seres vivos durante a respiração celular e que é usado na fotossíntese das plantas, mas também da queima de combustíveis. Percentualmente é residual, fazendo parte dos restantes 1%, onde se incluem gases muito raros.

    Aguardarei para ver se a resposta está correta
    :)
     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Olá aaaaaaline A resposta está certa. Obrigada pela pesquisa.

    Venha a próxima...
     
    @aaaaaaline aprova isto.
  3. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Obrigada, Louletana!

    Deixo aqui mais uma questão: como funciona o vírus de computador?

    Boas pesquisas a todos :)
     
  4. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!
    Vou responder, mas como não é a minha área, fui pesquisar e então passo a citar:


    [​IMG]

    "Do mesmo jeito que um vírus biológico. Ele ataca o hospedeiro (no caso, o computador) e, a partir dele, começa a infectar muitos outros para aumentar o seu alcance. Basicamente, o vírus fica escondido em um programa ou documento e é liberado quando esses arquivos são executados. Essa peste da era eletrônica surgiu nos anos 1970, como uma forma de programadores trollarem uns aos outros e exibir seu talento. Mas acabou virando uma atividade criminosa lucrativa. Até o surgimento da internet, era preciso usar um disquete para levar o vírus às máquinas. Hoje, já existem os malwares (softwares maliciosos), que se espalham por e-mail ou por sites infectados, e até inteligência artificial, que simula conversas de verdade em chats para convencer a vítima a clicar em algum link contaminado."

    Espero que esteja de encontro ao que se pretende.:)

    Deixo este postal em jeito de graça...xD

    [​IMG]
     
  5. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest


    xDxDxD

    A resposta está certa, querida feiticeira. Gostei muito das imagens, ficou bem engraçado! Foi muito criativa ;) Aguardaremos a próxima pergunta
     
    feiticeira1 aprova isto.
  6. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá
    Vou deixar outra pergunta, para isto não ficar muito parado.

    O que é a Festa das Fogaceiras? Como surgiu? Nos dias de hoje é exatamente igual ao que era antes ou sofreu algumas alterações?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  7. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Festa das Fogaceiras - Festa Tradicional do Distrito de Aveiro -

    A Festa das Fogaceiras é uma festa característica do concelho de Santa Maria da Feira que completou em 2005, quinhentos anos de história. Realiza-se a 20 de Janeiro.
    Teve origem num voto ao mártir São Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que matou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça a todos aqueles que fossem mais pobres na freguesia. [​IMG]
    “São Sebastião, que segundo a lenda, padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira. No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo.”
    [​IMG]
    Durante quatro anos a tradição foi quebrada e a peste regressou. Este acontecimento veio aumentar a devoção a uma das mais antigas tradições de Portugal.
    A Festa das Fogaceiras chegou até aos nossos dias com traços essenciais: a realização da missa solene, com sermão, precedida da bênção das fogaças, celebrada na Igreja Matriz, e a procissão, com os andores de São Sebastião e Nossa Senhora, que sai da Igreja Matriz, percorrendo algumas ruas da cidade.
    No cortejo e procissão as atenções recaem sobre as fogaceiras, segundo a tradição “crianças impúberes”, provenientes de todo o concelho, vestidas e calçadas de branco, cintadas com faixas coloridas, que levam à cabeça as fogaças do voto, coroadas de papel de prata de diferentes cores, recortado com perfis do castelo. O cortejo é fechado por três raparigas que levam à cabeça miniaturas do castelo.
     
    Última edição por moderador: 29 Janeiro 2017
    feiticeira1 aprova isto.
  8. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Que bom vê-la nesse cantinho, Aipmilo :)
    Tradição muito interessante. Aguardaremos para ver se está correto :)
     
  9. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá aipmilo.
    Que bom ver-te aqui neste cantinho tão interessante.
    A resposta está correta e bastante completa.
    Deixa-me apenas chamar à atenção para a existência de um link externo na tua resposta. Os links externos, segundo as regras do fórum, são proibidos. Terás, por isso, de retirar o link externo que está na tua resposta. Para isso, basta selecionar a expressão que está a verde e depois clicar no ícone da corrente com uma cruz, tal como está assinalado na imagem abaixo.

    [​IMG]

    Espero ter ajudado.

    Aguardemos a próxima pergunta.
     
  10. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Quem vai nos deixar a próxima questão?
     
  11. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Ainda à espera de outra pergunta.
     
  12. Analu

    Analu Guest

    Olá fazendeiros boa noite !

    Eu gostaria de fazer uma perguntinha a vocês , como surgiram os primeiros computadores como eram e quando foi que eles se tornaram tão populares ?...
     
  13. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa noite
    Como não sabia a resposta, fui pesquisar informação, a qual passo a citar.

    "Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, cem anos antes de se tornar realidade. O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o facto de que o seu computador deveria ser mecânico, e a outra era a precariedade da engenharia da época. Apesar dos problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo inglês.

    Entretanto, a história da computação começou muito antes. Como sabemos, o computador é uma máquina capaz de efetuar cálculos com um grupo de números e ainda adaptável para efetuar novos cálculos com um outro grupo de números. O primeiro "modelo" foi o ábaco, usado desde 2000 a.C. Ele é um tipo de computador em que se pode ver claramente a soma nos fios.

    Blaise Pascal, matemático, físico e filósofo francês, inventou a primeira calculadora mecânica em 1642. A calculadora trabalhava perfeitamente, ela transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocímetro do automóvel. Pascal chamou sua invenção de Pascalina.

    Máquina de calcular de Pascal.

    Nos anos que se seguiram, vários projetos foram feitos com intuito de aperfeiçoar essa primeira calculadora. Entretanto, nada de significativo aconteceu, até que Babbage e Ada Lovelace começaram a considerar melhor o problema. Em 1822, Babbage apresentou à Sociedade Real de Astronomia o primeiro modelo de uma máquina de "diferença", capaz de fazer cálculos necessários para elaborar uma tabela de logaritmos. O nome da máquina foi derivado de uma técnica de matemática abstrata, o método das diferenças. Com o incentivo da sociedade, Charles Babbage continuou a trabalhar no aperfeiçoamento da máquina.

    Máquina de diferença; Babbage.


    Com Ada Lovelace, filha de Lord Byron, iniciou um projeto mais ambicioso para construir uma "máquina analítica". Foi projetada para calcular valores de funções matemáticas bem mais complexas que as funções logarítmicas. A máquina era enorme, demonstrava inúmeros problemas e simplesmente não funcionava. Grande parte da arquitetura lógica e da estrutura dos computadores atuais provém dos projetos de Charles Babbage, que é lembrado como um dos fundadores da computação moderna.

    Máquina analítica de Ada Lovelace.


    Só por volta de 1936, as ideias de Babbage foram comprovadas, quando um jovem matemático de Cambridge, Alan Turing, publicou um artigo, pouco conhecido, On computable numbers. O nome de Turing é quase desconhecido para o público, mas a sua contribuição foi fundamental para o desenvolvimento de ideias que ocorreriam antes do computador propriamente dito tornar-se realidade. Os cientistas admitiam que a matemática não era uma arte misteriosa, e sim uma ciência inteiramente relacionada com regras lógicas. Se uma máquina recebesse essas regras e o problema a ser solucionado, ela seria capaz de resolvê-lo. No entanto, os esforços dos mais competentes matemáticos foram inúteis para desenvolver tal máquina. Turing decidiu examinar o impasse de outra maneira. Verificou os tipos de problemas que uma máquina poderia resolver seguindo regras lógicas, e tentou fazer uma lista de todos eles. Turing liderou uma equipa de pesquisa na Inglaterra e desenvolveu a mais secreta invenção da Segunda Guerra Mundial, o Colossus, o primeiro computador eletromecânico do mundo, que pode decifrar os códigos alemães de mensagens "Enigma", durante a guerra.

    Depois da guerra, Turing colaborou no projeto do primeiro computador dos Estados Unidos, o Eniac (Eletrical Numerical Integrator and Calculator), desenvolvido na Universidade da Pensilvânia desde 1943. Ainda imperfeito, era composto de 18000 válvulas, 15000 relés e emitia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Essa enorme máquina foi alojada em uma sala de 9m por 30m. O desenvolvimento do computador continuou, mas só com a invenção do transístor de silício, em 1947, tornou-se possível aumentar a velocidade das operações na computação.

    Modelo do Eniac.
    Em meados dos anos 60, os cientistas observaram que um circuito eletrónico funcionaria de modo igualmente satisfatório se tivesse o tamanho menor. Os laboratórios começaram experimentando a colocação de um projeto de circuito no chip. Antes do fim dos anos 60, nasceu o "circuito integrado", com isso a computação deu um grande passo à frente. O desenvolvimento de um circuito em um único chip levou à construção de múltiplos circuitos em um só chip; e o resultado inevitável da colocação de vários chips juntos foi o começo do microprocessador.
    O primeiro computador eletromecânico foi inventado em 1936 por KONRAD ZUSE

    Em 1943 durante a II guerra mundial foi desenvolvido o ENIAC, que pesava 30 toneladas e tinha 5;5 metros de altura,25 metros de comprimento e 70 mil resistores e 17.468 válvulas.

    A historia da tecnologia começou a ganhar forma com o primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). O computador foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.

    Na época, o ENIAC se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. Hoje, se comparado com os computadores atuais, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso. O computador começou a ser feito em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída.
    ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepçao do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert.

    Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objetivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947 com o registo n.o 3,120,606."


    Penso que é a resposta que a Analu pretende.
    Vamos aguardar a confirmação.
     
  14. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Enquanto aguardamos a confirmação da resposta, deixarei outra pergunta:

    Como as vacinas funcionam?

    Boas pesquisas :)
     
  15. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    [​IMG]
    Este não é um assunto que domine, mas depois de uma pesquisa, aqui fica o resultado, que passo a citar:

    "As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas.
    COMO FUNCIONAM AS IMUNIZAÇÕES
    O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus. O nosso sistema imunológico cria anticorpos específicos sempre que entra em contato com algum germe. Se entramos em contato com o vírus da rubéola, por exemplo, ficamos doente apenas uma vez, pois o corpo produz anticorpos que impedem que o vírus volte a nos infectar no futuro.
    A lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir anticorpos sem que ele precise ter ficado doente antes. Tentamos apresentar ao sistema imune a bactéria ou vírus de forma que haja produção de anticorpos, mas não haja desenvolvimento da doença.
    Geralmente uma vacina age apenas contra um único germe. Por exemplo, a vacina contra o sarampo não protege o paciente contra catapora e vice-versa. Já existem vacinas conjuntas, que são na verdade duas ou mais vacinas dadas em uma única administração, como a vacina tríplice viral, que é composta por três vacinas em uma única injeção: sarampo, rubéola e caxumba."


    Entretanto deixo uma questão:

    Estão duas palavras "catapora" e "caxumba" no texto anterior que não sei o que querem dizer. Alguém sabe?
    :)

     
    @aaaaaaline aprova isto.
  16. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest


    Parabéns, feiticeira! Resposta correta!

    Varicela (ou Catapora) é uma doença altamente contagiosa causada pela infecção com o vírus Varicela-Zoster. A doença provoca erupções cutâneas na pele onde se formam bolhas pequenas e avermelhadas (a pessoa fica cheia de pintinhas). Tem geralmente início no peito, nas costas e na face, espalhando-se depois para o resto do corpo. Os restantes sintomas incluem febre, fadiga e dores de cabeça. Os sintomas começam-se a manifestar entre dez a vinte e um dias após a exposição ao vírus e geralmente duram entre cinco a dez dias.

    A transmissão se dá por via aérea através da tosse e espirros. Pode também ser transmitida através do contacto com as bolhas. Geralmente, cada pessoa contrai varicela apenas uma vez em toda a vida. A vacina contra a varicela permitiu diminuir o número de casos e complicações da doença. Protege entre 70 a 90% das pessoas com a doença, sendo o benefício maior em casos graves.
    Vai uma imagem:

    [​IMG]

    A caxumba é uma infecção por vírus que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produz saliva. As parótidas estão situadas entre as orelhas e à frente delas. A caxumba é muito mais comum em crianças, e pode afetar uma das glândulas ou as duas. Espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Se você não tomou a vacina, pode contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.
    Abaixo vai uma foto:

    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  17. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    À espera de saber se a resposta está ou não correta.
     
    Última edição: 4 Fevereiro 2017
  18. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Vamos aguardar.
    Boa noite a todos!
     
  19. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Enquanto aguardamos a confirmação, aqui fica mais uma pergunta.

    Como se chama o primeiro álbum dos Madredeus? Em que ano foi lançado?

    Só para esclarecer os nossos colegas brasileiros, os Madredeus são uma banda portuguesa cuja vocalista era, até há uns anos atrás, Teresa Salgueiro que, entretanto saiu, não sei por que razão.

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
  20. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Tentarei responder:

    O grupo foi formado por Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica), Rodrigo Leão (teclados), Francisco Ribeiro (violoncelo) falecido em Setembro de 2010, Gabriel Gomes (acordeão) e Teresa Salgueiro (voz). Magalhães e Leão formaram o grupo em 1985, Ribeiro e Gomes juntaram-se a eles em 1986. Na sua busca por uma vocalista, descobriram Teresa Salgueiro numa casa noturna de Lisboa, quando esta cantava alguns fados numa reunião informal de amigos. Teresa foi convidada para uma audição e aí surgia o grupo, o qual ainda não tinha um nome.

    A proposta inicial era a de uma oficina criativa, à qual todos os músicos levavam suas ideias e compunham em conjunto os temas e arranjos. Em 1987, o local de trabalho do grupo, o Teatro Ibérico (antiga igreja do Convento das Xabregas, num bairro de Lisboa chamado Madredeus) serviu de estúdio de gravação para mais de quinze temas reunidos à época em um LP duplo, depois convertido para o formato de CD. Chamaram-no de Os Dias da MadreDeus e daí viria o nome do grupo. O caráter inovador do álbum fez com que os Madredeus se tornasse um fenômeno instantâneo de popularidade em Portugal à época.

    Em 1994 a banda lança O Espírito da Paz, um álbum que consolida o grupo no estrangeiro. O disco alcançou o primeiro lugar das tabelas de Espanha e levou o grupo a uma longa digressão internacional, a qual incluiu o Brasil e alguns países do Extremo Oriente.

    Em 1995, incorporam-se nos Madredeus os músicos Carlos Maria Trindade, no lugar do teclista Rodrigo Leão, e o guitarrista José Peixoto. Em 1996, Francisco Ribeiro e Gabriel Gomes deixam o grupo e em 1997, os Madredeus gravaram o primeiro álbum com a nova formação, intitulado O Paraíso. No mesmo ano ingressa no grupo Fernando Júdice (baixo acústico).

    Aguardarei para ver se está correto
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.