Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá Analu.
    A resposta está corretíssima e bastante completa.

    Aguardemos a próxima pergunta.
     
  2. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos
    Estava eu saboreando um sorvete :p e por isso mesmo deixo aqui uma pergunta:

    Quem e quando o sorvete foi inventado?


    Quem acertar está convidado a tomar um sorvete comigo com direito a calda de chocolate xD
     
    feiticeira1 aprova isto.
  3. Analu

    Analu Guest

    Boas pesquisas pessoal !!!
     
  4. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa tarde!
    Eu vou responder à pergunta da aline, embora por aqui o frio seja tanto, que falar de gelado até arrepia!:wuerg:
    Fiz várias pesquisas e aqui fica o resultado que passo a citar:


    "Quem inventou o sorvete/gelado foram os chinenses, há três mil anos. Quando ele surgiu na China era uma mistura de neve com suco de fruta.
    Em Roma capital da Itália, o imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa de fruta ou sucos. O gelo era estocado em profundos poços construídos pelo povo. Isso há 1900 anos.
    Mas hoje, no mundo todo, quem mais faz sorvete são os americanos. Foi nos Estados Unidos, na década de 50, que começou a primeira produção em escala industrial."


    Muito há a explorar sobre este tema, mas aqui deixo uma resposta resumida.;)
    aline espero que esteja certa. Agora é so dizer para quando o gelado com calda de chocolate.:pxD


    [​IMG]

    Um é meu, outro da aline e outro para quem o apanhar...:p;);)
     
    Analu e aaaaaaaline1 aprovam isto.
  5. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos.

    Resposta correta, querida amiga feiticeira! Parabéns, nota 20 :D

    Nossa, só de olhar já deu vontade mesmo de comer :pxD ainda mais com a companhia da amiga, será ainda melhor o sorvete :)

    Aguardaremos a próxima pergunta. Bjs
     
  6. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Aqui em Portugal está demasiado frio para apetecer, mas estou a gostar de ver este cantinho tão animado. Parabéns aos participantes.
     
    Analu aprova isto.
  7. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Quem será que nos trará a próxima oportunidade de pesquisa?
    Aguardando para ver.
    Excelente semana para todos!

    :)
     
    Analu aprova isto.
  8. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá.
    Para isto não ficar muito parado, vou deixar mais uma pergunta.

    O que são as Festas Nicolinas?
    Onde decorrem?
    Quantos números tem?
    Quais são esses números?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
    Analu aprova isto.
  9. Analu

    Analu Guest

    [​IMG]
    As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séc. III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia.
    Este culto terá chegado até Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII), e também através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela que terão deixado como marca a sua devoção a S. Nicolau.
    São Nicolau está ligado à devoção popular como protector das raparigas pobres, dos perseguidos, dos comerciantes, das crianças, dos presos, dos infelizes, dos abandonados pela sorte; também, como sendo contra as heresias, e está indicado para a cura de determinado tipo de doenças.
    Paralelamente a estas devoções, São Nicolau é também Patrono dos estudantes. Reza a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e quando São Nicolau se aproximou delas devolveu-lhes a vida. Talvez, por isso, São Nicolau seja muitas vezes representado com três crianças aos pés.
    As celebrações em honra de São Nicolau, em Guimarães, inicialmente eram de cariz exclusivamente religioso. No entanto, com o passar do tempo vão sendo incluídas nessas celebrações manifestações de caracter profano, tais como cantares, danças, etc., pois representavam uma forma de quebrar com a dureza do dia-à-dia.
    Este culto, desenvolvido entre o povo, foi mais tarde apropriado pelos estudantes que constituíram uma capela em honra de São Nicolau (entre 1661 e 1663) na Igreja Nossa Senhora da Oliveira, e aí sediaram a sua irmandade.
    Inicialmente, as festas só eram celebradas no dia que está reservado no calendário religioso a S. Nicolau, dia 6 de Dezembro. Nesse dia de manhã, os estudantes participavam na missa com sermão e de tarde, as celebrações assumiam um caracter profano com a realização de jogos populares.
    Com o passar dos tempos, verificou-se que um dia para festejos a S. Nicolau não era suficiente, pelo que nos mesmos foi também incluído o dia 5. Assim S. Nicolau passou a ser celebrado nos dias 5 e 6 de Dezembro. No dia 5, era anunciado o programa do dia 6 através de um pregoeiro que percorria as ruas da cidade.
    Mais tarde os festejos vão ser alargados a oito dias, sendo o seu inicio a 29 de Novembro e o seu término a 7 de Dezembro e, actualmente, este é o período em que decorrem as Festas Nicolinas.
    Durante estes dias, os estudantes tinham e têm várias “actividades” que fazem parte da estrutura da Festa. São os designados Números Nicolinos, os quais são fundamentais conhecer para entender o espírito destas Festas:
    - as Novenas;
    - as Ceias Nicolinas;
    - o Pinheiro;
    - as Posses
    - o Magusto;
    - as Roubalheiras;
    - o Pregão;
    - as Maçazinhas;
    - as Danças de S. Nicolau;
    - o Baile Nicolino
    Ao longos dos tempos, as Festas Nicolinas têm sofrido algumas alterações em função do evoluir normal da civilização, mas a sua essência mantém-se.
    As Festas Nicolinas são consideradas as Festas mais antigas de Guimarães e representam
    um testemunho intangível do património cultural vimaranense.

    Está correto ?
     
  10. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá Analu.
    A resposta está correta e completa.
    Se alguém estiver interessado em explicar cada um dos números nicolinos, sinta-se à vontade para o fazer.

    Aguardemos a próxima pergunta.
     
    Analu aprova isto.
  11. Analu

    Analu Guest

    Quem irá fazer a próxima pergunta ?
     
  12. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boa noite a todos.

    Deixarei aqui uma pergunta:

    Como se formam os raios?

    Boa pesquisa :)
     
    Analu aprova isto.
  13. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá @aaaaaaline. Estás a falar dos raios da trovoada, certo?
    Pergunto isto só para ter a certeza de que falamos do mesmo.
     
    @aaaaaaline aprova isto.
  14. Analu

    Analu Guest

    Olá colegas de pesquisas vou responder a pergunta da @aaaaaaline

    Para que surjam raios, é necessário que, além das gotas de chuva, as nuvens de tempestade tenham em seu interior três ingredientes: cristais de gelo, água quase congelada e granizo. Tais elementos se formam na faixa entre 2 e 10 quilômetros de altitude, onde a temperatura fica entre 0 ºC e -50 ºC. Com o ar revolto no interior da nuvem, esses elementos são lançados pra lá e pra cá, chocando-se uns contra os outros. Com isso, acabam trocando de carga entre si: alguns vão ficando cada vez mais positivos, e outros, mais negativos. Os mais pesados, como o granizo e as gotas de chuva, tendem a ficar negativos.

    [​IMG]

    Começa então a se formar um caminho de plasma em direção ao solo. Por ter elétrons livres, o plasma é um bom condutor de eletricidade. Com isso, acaba fazendo a ponte até a superfície para que a tensão da nuvem possa ser descarregada. Enquanto o tronco principal desce rumo ao solo, surgem novos ramos tentando abrir passagem. Quando um tronco principal está próximo do solo, começa a surgir uma massa de plasma na superfície. Essa massa vai subir até se conectar com o veio que desce e, então, fechar o circuito. É por isso que, se alguém estiver perto de onde o fenômeno está rolando, vai perceber os pelos do corpo se eriçando. Quando o caminho se fecha, rola uma troca de cargas entre a superfície e a nuvem e – zap! – temos o relâmpago! A espetacular faísca é fruto do aquecimento do ar, enquanto o ribombar do trovão vem da rápida expansão da camada de ar. Desde o surgimento do tronco de plasma até rolar o corisco, se passa apenas cerca de 0,1 segundo.
    Esta correto ?
     
    @aaaaaaline aprova isto.
  15. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Eu também procurei. Aqui fica o que encontrei. Espero que a AnaLu, não se importe da minha intromissão.

    Como se formam os raios

    Dentro das nuvens de trovoada, as partículas de neve e de gelo começam a descer muito rapidamente, criando correntes de ar bastante bruscas, o que provoca fricção entre gotas de água e de gelo, o que vai provocar a formação e a acumulação de eletricidade estática. Na zona superior da nuvem acumulam-se cargas elétricas positivas, enquanto que na zona inferior acumulam-se as cargas elétricas negativas. Quando se acumula demasiada carga negativa, ocorre uma descarga elétrica em direção às cargas positivas, que podem ser as que estão na parte superior da nuvem, ou então, no solo. Estas descargas elétricas têm a aparência de um raio ou relâmpago, bem visível e cheio de luz.


    [​IMG]
    Como se formam os trovões
    No seu percurso, os raios, devido à sua altíssima temperatura, aquecem o vapor e o ar à sua volta, obrigando a que estes se expandam de uma forma brusca, seguido de uma contração e arrefecimento súbito. O aquecimento é tão grande que provoca uma explosão violenta, originando o som do trovão. Como a luz e o som viajam a velocidades diferentes, é normal ver-se o raio, e apenas alguns segundos depois ouvir-se o trovão, quando na realidade ocorrem exatamente no mesmo momento.

    E deixo no ar uma nova questão, enquanto aguardamos a confirmação da aaaaaline à resposta anterior

    Como é constituído o ar atmosférico?
     
    Última edição: 26 Janeiro 2017
    @aaaaaaline aprova isto.
  16. Inspetora

    Inspetora Board Administrator Team Farmerama PT

    Obrigada pelas informações... muito interessante....
     
  17. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Obrigada, Analu e Louletana por responderem! As respostas estão corretas! Parabéns! Nota 20 :D

    Vamos aguardar mais uma pergunta ;)
     
  18. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    E deixo no ar uma nova questão

    Como é constituído o ar atmosférico?
     
    @aaaaaaline aprova isto.
  19. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Muito interessante e pergunta! Quem será que vai responder? :)
     
  20. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Parece que ninguém quer responder.
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.