Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Analu

    Analu Guest

    Bem estava aqui me lembrando da época de pequena quando viajava com meu pai de trem , o quanto achava aquilo maravilhoso , deu tanta saudade !
    Eu sou filha de ferroviário e adoro viajar de trem !
    Quem aqui sabe me contar a origem da Maria fumaça ?
    Quando foi inventada , por quem foi inventada e quando foi substituída pelos novos trens .

    [​IMG]
    Esta imagem é do meu arquivo pessoal , essa linda máquina está exposta na praça da Mogiana aqui na minha cidade .
    Boas pesquisas e boa viagem no tempo !
     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Não conhecia e nas pesquisas que fiz, eis o que encontrei. Espero que seja esta a resposta que procura

    MARIA FUMAÇA

    [​IMG]
    Em 1874, surgia a segunda ferrovia do Estado de Minas Gerais e a 13ª do Brasil - a Estrada de Ferro Leopoldina. Cinco anos depois, nascia a Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM, inaugurada no dia 30 de setembro de 1880, ligando, a princípio, as cidades de Antônio Carlos , próximo a Barbacena, e Barroso.
    A EFOM foi considerada a ferrovia "mais" mineira, pois um ano após a inauguração, sua sede passou a ser Sâo João Del Rei, resultado do esforço realizado pela comunidade local para que a ferrovia chegasse até a cidade. Nessa época, por onde passavava o trem já despertava o interesse e a emoção dos moradores. Alguns historiadores chegaram a considerar a Estrada de Ferro Oeste de Minas como a primeira ferrovia do estado, já que as demais possuíam suas sedes no Rio de Janeiro.
    A ferrovia de São João del-Rei possuía características bastante peculiares, que a tornaram muito especial. Sua bitola estreita, de 76 centímetros, a fez herdar o carinhoso apelido de "Bitolinha". A ferrovia chegou a antigir 602 km de extensão e pode ser considerada uma das raízes do que viria a ser, anos mais tarde, a Ferrovia Centro-Atlântica FCA, herdeira da malha Centro-Leste brasileira, a partir do processo de desestatização da Rede Ferroviária Federal S.A., em 1º de setembro 1996.
    Desde sua fundação, a ferrovia nunca parou de funcionar. O tráfego ferroviário nos 12 quilômetros do trecho entre São João Del Rei a cidade histórica de Tiradentes ainda atrai muitos turistas e moradores locais, interessados em viajar pela história, a bordo das centenárias locomotivas, orundas da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
    O complexo Ferroviário de São João Del Rei - onde está localizado o Museu Ferroviário - , tombado pelo patrimônio histórico, em 3 de agosto de 1989, nos convida a fazer uma viagem da origem ao crescimento das ferrovias no Brasil. Uma história que vem, há mais de um século, acompanhando os acontecimentos do País e deixando saudosas lembranças na memória das famílias brasileiras. Uma história marcada, acima de tudo por cultura, arte e emoção.

    E já agora deixo uma questão para ir entretendo, enquanto espero a resposta da AnaLu

    Onde foi construída a "Primeira linha de caminho de ferro" e em que ano?
     
    Última edição: 14 Janeiro 2017
    Analu aprova isto.
  3. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Vamos aguardar pela resposta da Analu e também por quem vai
    responder a pergunta da -louletana-.
    Bom jogo a todos!
     
  4. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos.
    Pesquisei e encontrei a informação abaixo sobre a primeira linha de caminho de ferro em Portugal. Tomara que seja a resposta que a Louletana queira:

    Em 28 de Outubro de 1856 foi inaugurada a primeira linha ferroviária em Portugal. Às 10H00 partiu da Estação de Santa Apolónia o comboio real tracionado pelas locomotivas Santarém e Coimbra (Egerstorff, 1855) com o rei D. Pedro V a bordo. Fez o percurso de Lisboa ao Carregado, 36,5 km, em cerca de 40 minutos.

    A obra, iniciada em 1853, esteve a cargo da Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal. Após a rescisão do contrato com esta companhia, é concedida autorização a D. José de Salamanca, que em 20 de Junho de 1860 fundou a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses com o objectivo de explorar as linhas do Norte (Lisboa - Porto) e do Leste (Lisboa - Elvas - Badajoz). A Linha do Norte ficou concluída até Vila Nova de Gaia no dia 7 de Julho de 1864, um ano após a linha do Leste chegar a Badajoz, no dia 4 de Julho, para o que foi necessária a mudança da bitola existente (1,44 metros) para a bitola ibérica de 1,67 metros
     
    Analu aprova isto.
  5. Analu

    Analu Guest

    Louletana , sua resposta está certa no que refere a historia da maria fumaça no meu estado. Obrigada por responder !:inlove:

    Ela é chamada de Maria fumaça apenas aqui no Brasil , nos outros lugares do mundo ela é conhecida por locomotiva a vapor ,As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.
    A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade vertiginosa de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido.

    Antes do meio do século XX, as locomotivas eléctricas e a diesel começaram a substituir as máquinas a vapor. No fim da década de 1960, a maioria dos países já tinha substituído a totalidade das locomotivas a vapor em serviço
    Em Portugal , a primeira viagem de comboio no país ocorreu a 28 de outubro de 1856, em uma linha estabelecida entre Lisboa e o Carregado. Pouco a pouco as linhas foram se estendendo até que, ao final do século XIX, o país contava com uma malha ferroviária de 2070 km.

    [​IMG]
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  6. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Para isto não ficar muito parado, vou deixar outra pergunta, já que ninguém se oferece.

    Existem, no mundo, muitas línguas e variedades de línguas. Mas será que há, do ponto de vista linguístico, algumas mais importantes do que outras ou serão todas iguais?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
  7. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Vamos aguardar pela resposta xD
     
  8. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador


    boa noite a todos. Tentarei responder:

    Linguagem pode se referir tanto à capacidade especificamente humana para aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação, quanto à uma instância específica de um sistema de comunicação complexo. O estudo científico da linguagem, em qualquer um de seus sentidos, é chamado linguística.

    Atualmente, entre 3000 e 6000 línguas são usadas pela espécie humana, e um número muito maior era usado no passado. As línguas naturais são os exemplos mais marcantes que temos de linguagem. No entanto, ela também pode se basear na observação visual e auditiva, ao invés de estímulos. Como exemplos de outros tipos de linguagem, temos as línguas de sinais e a linguagem escrita. Os códigos e os outros tipos de sistemas de comunicação construídos artificialmente, tais como aqueles usados para programação de computadores, também podem ser chamados de linguagens. A linguagem, nesse sentido, é um sistema de sinais para codificação e decodificação de informações. A palavra portuguesa deriva do francês antigo langage. Quando usado como um conceito geral, a palavra "linguagem" refere-se a uma faculdade cognitiva que permite aos seres humanos aprender e usar sistemas de comunicação complexos.
    É através da linguagem que uma sociedade se comunica e retrata o conhecimento e entendimento de si própria e do mundo que a cerca. É na linguagem que se refletem a identificação e a diferenciação de cada comunidade e também a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, estratos sociais, faixas etárias, gêneros, graus de escolaridade
    Ao se fazer uma análise evolutiva da língua a partir das potencialidades naturais das transformações linguísticas é possível distinguir quatro grupos distintos de variação: variação histórica, variação estilística (social), variação geográfica e variação regional. Todas as variações servem igualmente para a comunicação entre falantes de comunidades de fala. Nesse sentido, a análise linguística desempenha papel fundamental no processo de interação fala/sociedade. A variação linguística, porém, não torna a língua melhor ou pior nem mais bonita. Simplesmente aproxima o indivíduo de uma melhor compreensão do mundo e sua relação no meio em que vive.
    Resumindo: são todas iguais.

    Aguardarei para ver se a resposta está correta :)
     
    Analu aprova isto.
  9. Analu

    Analu Guest

    Aguardando o autor da pergunta =]
     
  10. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá aaaaaaaline1.
    A resposta está correta e bastante completa. Todas as línguas e variedades de línguas são iguais do ponto de vista linguístico, independentemente do número de falantes de cada uma. A hierarquização resulta de critérios extralinguísticos, sendo feita pela própria sociedade. Por isso mesmo é que não devemos desprezar nem menorizar nenhuma língua ou variedade, pois todas constituem uma forma particular de ver o mundo, fazendo, por isso, parte da cultura da humanidade. É por esta razão que devem ser conservadas, devendo evitar-se a sua extinção.

    Aguardemos uma nova pergunta.
     
    Última edição: 18 Janeiro 2017
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  11. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Bom dia a todos!
     
  12. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite a todos.
    Como também gosto de mitologia, deixarei uma pergunta:
    Qual era o enigma da esfinge de Tebas e quem conseguiu respondê-lo?
     
    Analu aprova isto.
  13. Analu

    Analu Guest

    A Esfinge atormentava os moradores de Tebas. O enigma proposto pela Esfinge era o seguinte: “Qual o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio-dia e três à tarde?” Édipo respondeu: “É o homem. Pois na manhã da vida (infância) engatinha com pés e mãos; ao meio-dia (na fase adulta) anda sobre dois pés; e à tarde (velhice) necessita das duas pernas e o apoio de uma bengala”.

    Furiosa por ver o enigma resolvido, a Esfinge se matou. O povo tebano saudou Édipo como seu novo rei. Deram-lhe como esposa Jocasta, a viúva de Laio. Ignorando tudo, Édipo casou-se com a própria mãe. Uma violenta peste abateu-se então sobre a cidade.

    Complemento:Édipo é o protótipo do intelectual, que chega ao poder porque tem o saber; enquanto ele exerce o poder acaba, porém, chegando a um saber que o faz desistir de todo o poder... Quando Édipo decifra o enigma da esfinge, ele não o decifra. Cria uma nova esfinge: ele mesmo. Escamoteia a questão crucial na aparência de uma resposta. A ameaça da esfinge no sentido de devorar a quem cruzasse o seu caminho sem responder à sua pergunta tinha por reverso a promessa de dar o poder ao saber e jogar a si mesma no abismo. Ela era honesta demais para que se acredite nela. Na prática, dificilmente alguém prefere a morte a perder posto e honra. Estando a sós com Édipo que a decifrava, e sendo poderosa a ponto de matar todos os que a desafiavam, não seria normal a esfinge tratar de acabar com aquele que se mostrava tão esperto e, depois, contar aos outros que também ele não havia conseguido decifrar o seu enigma? Ela desaparece; e quem reaparece é Édipo. Será que ele não era a própria esfinge reencarnada? Será que ele realmente decifrou o enigma que a realidade política da época impunha?

    Qualquer um, minimamente treinado na arte da adivinhação, poderia saber que as fases do dia indiciavam etapas da vida e que só podia ser o homem esse tal animal que pela manhã caminha sobre quatro pernas, ao meio-dia sobre duas, e à tardinha sobre três. Por uma resposta tão simples não se ganharia um reino e uma rainha, uma esfinge não iria suicidar-se. Decifrar que os momentos do dia correspondem aos períodos básicos da vida, isso é óbvio demais para não ter sido decifrado por vários daqueles que, antes de Édipo, haviam se apresentado à esfinge. Os que se dispunham a enfrentar a esfinge queriam chegar ao poder sem fazer força: eram aventureiros, que, no poder, iriam fazer mais estragos que a própria esfinge.

    Talvez Édipo não tenha salvado a sua pele por ter decifrado o enigma proposto, mas justamente por não tê-lo decifrado, por ter dado uma resposta que era genérica, abstrata, antes um desvio diante da pergunta real e concreta que havia a responder quanto aos problemas da região. A pergunta da esfinge que nos legou a tradição talvez seja antes um engodo da pergunta a ser colocada. Tarde demais Édipo deu-se conta disso. A pergunta feita foi apenas um disfarce de pergunta, um falar para melhor calar. A esfinge era esperta bastante para saber que não podia escamotear a questão com uma pergunta qualquer. Por isso, fez uma pergunta que parecia profunda, até mesmo filosófica. Daí também a teatralidade do gesto, de jogar-se num abismo. Fazer uma boa pergunta para que a verdadeira questão não fosse posta, usando palavras para melhor poder silenciar, num truque que todo causídico bem conhece: Édipo e a esfinge não seriam Édipo e a esfinge se não fossem diplomados nisso.

    Uma incógnita que ninguém reconheça como tal, que sequer reconheça a si mesma, essa é a maior esfinge, a esfinge maior. A esfinge expressa o tabu. A esfinge não morre: apenas muda de forma, apenas evolui para uma outra forma, em que não aparece mais como esfinge. A sua morte é apenas aparente, é a morte de sua forma mais evidente. Uma esfinge que todos possam reconhecer como tal não é mais enigma: é um engodo. Mas uma que caminhe sobre duas pernas e diga que liquidou a esfinge, para garantir para si o poder, essa é uma grande esfinge.


    Espero que esteja certo ;)
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  14. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Isto eu não sabia.
    Aguardemos a confirmação da aaaaaaaline1.
     
  15. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos

    A resposta está completa e correta :) Parabéns, querida Analu, nota 20

    Aguardaremos a próxima pergunta
     
  16. Analu

    Analu Guest

    Acertei oba ! :D

    Alguém sabe me dizer o que são e quais tipos de probióticos existem ?
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  17. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos

    Responderei a pergunta da querida Analu :):


    O que são probióticos?

    Probióticos são bactérias e leveduras (tipo de fungo unicelular) que, quando ingeridas vivas, trazem benefícios ao organismo humano. Eles desempenham um papel fundamental para a manutenção da saúde e função intestinal, auxiliando na digestão e absorção dos nutrientes presentes nos alimentos ingeridos e na produção de vitaminas por exemplo. Podem ajudar a prevenir ou a tratar uma série de doenças, melhorando a saúde do sistema digestivo e do sistema imunológico.

    No intestino existe uma quantidade cerca de dez vezes maior de micro-organismos que o número total de células no corpo. Estão presentes também em grande número na pele e mucosas. Mas são tão pequenos que representam apenas de 1 a 3% do peso corporal.

    Assim, apesar se estarem naturalmente presentes no nosso corpo, micro-organismos probióticos passaram a ser estudados e empregados em uma série de produtos além de poderem ser ingeridos na forma de suplementos alimentares. Podem portanto, trazer ainda mais benefícios à saúde.

    Descobertos no início do século 20, os probióticos passaram a ser desde então bastante estudados e novas espécies e benefícios foram sendo encontrados.


    Tipos de Probióticos

    Apenas algumas espécies de bactérias podem ser utilizadas como probióticos e têm segurança e benefícios comprovados. Elas pertencem, principalmente, aos seguintes grupos:

    – Lactobacilos: São os mais comuns, principalmente encontrados em iogurtes e outros produtos fermentados. Abrangem mais de 50 espécies. Podem auxiliar no controle de doenças gastrointestinais, como diarreia, melhorar a digestão e absorção de nutrientes, intolerância à lactose, doenças vaginais provocadas por bactérias, infecções respiratórias, do trato geniturinário e da pele, como eczemas, acne, etc.

    – Bifidobactérias: Abrangem cerca de 30 espécies. Podem ser benéficas para pacientes com uma doença chamada Síndrome do Cólon Irritável, melhorando sintomas como dor, desconforto, inchaço, etc.Também são encontradas em alguns laticínios. São consideradas os melhores indicadores de uma boa saúde intestinal.

    – Leveduras: Ao contrário dos outros grupos que são bactérias, as leveduras são fungos unicelulares e a única espécie que atua como probiótico é a Saccharomyces boulardii. Seus benefícios estão relacionados desde a melhora da acne, até a redução de efeitos colaterais no tratamento de H. pylori que causa gastrite, e de diarreias associadas ao uso de antibióticos ou adquiridas em viagens.

    – Estreptococos: A espécie S. thermophilus produz grandes quantidades da enzima lactase, o que pode ajudar pessoas que possuem intolerância à lactose, uma vez que o organismo humano não produz essa enzima, gerando problemas para algumas pessoas quando ingerem alimentos contendo este carboidrato.


    Onde encontramos os probióticos?

    Probióticos estão presentes em alimentos, bebidas e suplementos. Porém a obtenção desses produtos não é tão simples, não se trata apenas de adicionar os micro-organismos aos alimentos. É necessário que eles não afetem as propriedades do produto, sobrevivam ao processo produtivo, durante o tempo em que o produto é estocado até ser consumido, e ainda à passagem pelo sistema digestivo, onde estarão expostos a uma série de enzimas, a um meio ácido, e vários outros fatores até chegarem ao intestino grosso, onde deverão desempenhar suas funções. Devem ainda, ser reconhecidos como seguros para o consumo humano.

    Além dos iogurtes, outros tipos de leites fermentados contendo probióticos também são bastante consumidos.

    Alguns tipos de queijos cremosos, que são fermentados, também possuem micro-organismos capazes de sobreviver ao ácido estomacal e aos processos digestivos e chegarem ao intestino, atuando assim, como probióticos. Um exemplo é o queijo Gouda.

    O misô, uma pasta fermentada de soja, dá origem a um prato típico oriental, que também traz os benefícios dos probióticos, a sopa de misô.

    Uma alternativa aos alimentos contendo probióticos, é o seu consumo direto na forma de suplementos, como cápsulas, pós, tabletes ou líquidos.

    Aguardarei para ver se está correto :)
     
    Analu aprova isto.
  18. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa tarde a todos, aguardemos para saber se a resposta está correta,...
     
    Analu aprova isto.
  19. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Enquanto aguardamos a confirmação da Analu, vou deixar outra pergunta.

    Qual o órgão do corpo humano que foi recentemente "descoberto"?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
    Analu aprova isto.
  20. Analu

    Analu Guest

    aaaaaaaline1 você respondeu corretamente ! Parabéns !!!

    jedf a resposta para sua pergunta é :

    Pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, fizeram uma descoberta que abre uma nova área para a medicina. Eles classificaram um novo órgão no corpo humano: o mesentério.

    Localizado no sistema digestivo, o órgão conecta o intestino ao abdômen. Ele foi descrito pela primeira vez por Leonardo da Vinci em 1508, mas foi considerado apenas uma estrutura composta de múltiplas partes por centenas de anos.
    Em 2012, no entanto, o cirurgião J. Calvin Coffey revelou a partir de exames microscópicos que o mesentério é um órgão contínuo. Durante quatro anos, o pesquisador reuniu evidências sobre a descoberta em um estudo, que foi publicado no periódico The Lancet Gastroenterology & Hepatology.
    “No artigo, que foi revisado por outros especialistas, revelamos que temos um órgão no corpo que não foi reconhecido como tal até agora”, explica o autor da pesquisa J. Calvin Coffey em um comunicado da Universidade de Limerick.
    Com a descoberta, os cientistas podem entender melhor a relação do mesentério com doenças abdominais e, consequentemente, criar novos tratamentos contra essas enfermidades.
    “Determinamos a anatomia e a estrutura. O próximo passo é a função. Se entendermos a função, podemos identificar a função anormal e, então, a doença. Unindo tudo isso, temos o campo da ciência mesentérica… a base para uma nova área da ciência”, disse Coffey.
    Um dos principais livros de anatomia, o Gray’s Anatomy, foi recentemente atualizado para incluir a nova definição do mesentério. Agora, de acordo com a obra, o ser humano tem 79 órgãos, sendo cinco deles vitais: coração, cérebro, fígado, pulmões e rins.
    está correto ?
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.