Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos.

    A resposta está correta, Jedf. Nota 20
    :)
     
  2. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá -louletana-.
    A resposta está certíssima. Eça de Queirós foi um dos grandes pioneiros do realismo em Portugal.
    Já agora sugiro a todos e a todas que pesquisem um pouco mais sobre a vida deste autor, bem como informações sobre a Geração de 70, grupo ao qual este autor pertenceu e que teve alguma influência (podia ter sido bem mais) no Portugal do século XIX.

    Obrigado pela confirmação, aaaaaaaline1.



    Aguardemos uma nova pergunta.
     
  3. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Deixarei uma nova pergunta: qual o maior animal da Terra, vivo até os dias atuais?
     
    feiticeira1 aprova isto.
  4. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa noite.
    Vou responder à pergunta da aaaaaaaline.
    O maior animal da Terra vivo é a baleia azul.

    Deixo mais informação que passo a citar: "Em sua fase adulta pode facilmente alcançar os 36 metros de comprimento (apenas para efeito de comparação isso significa que ela é maior que um Boeing 737) e seu peso pode atingir as 180 toneladas."



    [​IMG]
    Espero que esteja a certa a resposta.:)
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  5. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite querida amiga feiticeira

    Está correta sim, nota 20. Tenha uma linda noite :)

    Aguardaremos a próxima pergunta
     
    feiticeira1 aprova isto.
  6. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Aguardo com vocês! Parabéns a todos!
     
  7. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite a todos

    Para deixar o tópico mais agitado, deixo outra pergunta: quem inventou o primeiro computador eletromecânico e quando?

    Boas pesquisas
     
  8. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  9. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite, Louletana.

    A resposta está correta. Nota 20! Parabéns! Desejo que tenhas uma linda noite :D

    Aguardaremos outra pergunta
     
  10. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa tarde a todos! :)
    Está tudo muito empenhado por aqui. Parabéns!
     
  11. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá.
    Para isto não ficar muito parado, vou deixar outra pergunta, dividida em alíneas.

    a) Quem foi José Bonifácio de Andrada e Silva?
    b) Em que universidade estudou ele?
    c) Quantos e quais os cursos que frequentou e concluiu?
    d) Em que áreas se destacou no exercício da sua atividade profissional?
    e) Em que acontecimento marcante para Portugal ajudou este senhor (do lado dos portugueses)?
    f) Por que razão foi este senhor importante para o Brasil?

    Os nossos colegas brasileiros com certeza já ouviram falar deste senhor.
    Sei que é uma pergunta um pouco longa, mas vão ver que vai valer a pena o esforço, dada a importância que este senhor assumiu na época em que viveu, apesar de não se ouvir falar muito dele.

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
    Analu e aaaaaaaline1 aprovam isto.
  12. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa noite,vamos lá ver quem se aventura a responder..
     
  13. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite a todos. Deixarei uma looonga o_O resposta, mas que acredito englobar as questões deixadas pelo nosso caro professor Jedf

    José Bonifácio foi um estudante brilhante que se tornou filósofo, advogado, professor, intelectual, cientista e político. Combateu Napoleão em Portugal; foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, membro das mais importantes sociedades de pesquisa da Europa, catedrático de mineralogia em Coimbra; deputado, vice-presidente da Província de São Paulo, ministro do Império; exilado político, tutor do imperador Pedro 2º e articulador da independência brasileira.

    Seu nome de batismo era José Antônio de Andrada e Silva, filho de Bonifácio José Ribeiro de Andrada com sua prima Maria Bárbara da Silva. Aos 14 anos seu pai o enviou para São Paulo para estudar francês, lógica, retórica e metafísica. Concluídos seus estudos na capital, José Bonifácio seguiu para o Rio, de onde partiu, em 1783, para Portugal. Matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra e passou a frequentar também os cursos de filosofia natural e matemática.

    Em 1789, já formado em direito e filosofia, José Bonifácio foi convidado a fazer parte da Academia de Ciências de Lisboa e graças ao interesse do governo português em formar profissionais em mineralogia, foi um dos escolhidos para percorrer a Europa. Tornou-se membro da Sociedade Filomática de Paris e da Sociedade de História Natural.

    Na Suécia e na Noruega, descobriu e descreveu doze novos minerais. . Tornou-se membro de academias científicas em Berlim, Viena, Estocolmo, Londres e Edimburgo. Ao fim da viagem de estudos que durou dez anos, casou-se com Narcisa Emília O'Leary, regressando a Portugal em 1800, onde passou a lecionar em Coimbra.

    Em 1808, Napoleão invadiu Portugal e a família real retirou-se para o Brasil. José Bonifácio tornou-se um dos líderes de um movimento clandestino de libertação, o "Corpo Voluntário Acadêmico". Como militar, ele chegou ao posto de tenente-coronel e comandou tropas de infantaria. Quando os franceses se retiraram, Bonifácio retornou às suas funções científicas e ligou-se à Maçonaria. Em 1817 soube da revolução de Pernambuco e da prisão de seu irmão Antônio Carlos.

    Com 56 anos de idade, José Bonifácio voltou para o Brasil com sua família. Após breve passagem pelo Rio de Janeiro, chegou a Santos. Em Portugal, os liberais tinham realizado uma revolução e exigiam a volta do rei e uma Constituição. Em abril de 1821, dom João 6º voltou para Portugal, deixando dom Pedro como Regente. Antes de partir convocou eleições, para que se formassem nas províncias as juntas governativas constitucionais. Os presos da revolução pernambucana de 1817 foram libertados e, entre eles, Antônio Carlos de Andrada e Silva.

    José Bonifácio foi escolhido para presidir a eleição em São Paulo e se tornou um líder político, assumindo a vice-presidência da Junta Governativa. Quando chegou ao Brasil a ordem para o príncipe-regente retornar à Europa, José Bonifácio enviou a dom Pedro a exigência de que ele permanecesse no Brasil. Sua carta foi recebida a 2 de janeiro de 1822. No dia 9, José Clemente Pereira, presidente da Câmara do Rio de Janeiro, pediu o mesmo. Dom Pedro, sentindo-se apoiado, respondeu a Clemente Pereira: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico".

    José Bonifácio foi nomeado ministro do Reino e de Estrangeiros. Seu maior desafio estaria ligado à Maçonaria. Enquanto Gonçalves Ledo exigia a convocação de uma Constituinte, José Bonifácio preferia aguardar as iniciativas do Governo que levariam à independência. Ledo destituiu José Bonifácio de suas funções na Maçonaria, nomeando dom Pedro para o seu lugar. O ministro respondeu fundando o "Apostolado", com o fim de promover "a independência do Brasil". No dia 3 de junho, a Constituinte brasileira era convocada por dom Pedro. José Bonifácio propôs várias medidas visando a garantir a autonomia brasileira.

    No final de julho de 1822, Portugal declarava o embargo de armas para o Brasil e reparava o envio de tropas para impor respeito às suas decisões. Dom Pedro repeliu as exigências portuguesas e José Bonifácio, procurando o apoio internacional, enviou delegados a Londres, Paris e Washington, e fortaleceu a aliança com os governos sul-americanos, em particular com a Argentina.

    Em agosto, as decisões de Lisboa procuravam reduzir a autoridade do príncipe-regente. Em resposta, dom Pedro formalizou a independência a 7 de setembro.

    A Assembleia Constituinte iniciou seus trabalhos em maio de 1823. José Bonifácio não confiava na Assembleia, e ainda tinha a inimizade da Marquesa de Santos. Sob pressão, dom Pedro forçou a demissão de Bonifácio, que permaneceu na Corte para apoiar seu irmão Antônio Carlos, também deputado, que seria o principal autor da Constituição que estava sendo elaborada. José Bonifácio acabou subscrevendo o projeto, embora duvidasse da capacidade dos membros da Assembleia.

    Enquanto isso, em Portugal, um golpe dissolvera a Constituinte e restabelecera o domínio de Dom João 6º. Logo surgiram rumores de uma nova união de Portugal com o Brasil. Declarada a crise política, Pedro 1º dissolveu a Constituinte. José Bonifácio, seus irmãos e outros deputados foram presos e deportados. Exilado no Sul da França, José Bonifácio criticava dom Pedro 1º, que já havia declarado sua inocência, embora não o tivesse chamado de volta.

    Só em julho de 1829 José Bonifácio regressou ao País. Dom Pedro, forçado a abdicar no dia 7 de abril de 1831, deixou-o como tutor dos filhos. Os liberais, tendo à frente Feijó, então ministro da Justiça, exigiu que a Câmara o destituísse da tutoria. O Senado rejeitou o pedido, levando Feijó a demitir-se. No entanto, acusado de tentar promover a volta de dom Pedro 1º, com intuito de tornar este regente durante a adolescência de dom Pedro 2º, Bonifácio foi preso em 15 de dezembro de 1833, e mandado para a Ilha de Paquetá.

    Mais tarde foi absolvido, passando a residir em Niterói, onde morreu.
     
  14. Analu

    Analu Guest

    aaaaaaaline fez uma boa pesquisa heim ?!
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  15. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá aaaaaaaline1.
    A resposta está corretíssima e bastante completa. Nota 20, sem dúvida alguma.

    Aguardemos uma nova pergunta.
     
    Analu e aaaaaaaline1 aprovam isto.
  16. Analu

    Analu Guest

    Aguardando novas perguntas ....
     
  17. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite a todos
    Pronto, peguei o gosto por fazer perguntas :pxD

    Deixarei mais uma questão: como surgiu a internet?

    Boa pesquisa a todos
     
  18. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Essa é uma excelente pergunta, vamos lá pesquisar!
     
  19. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá
    Vou responder à pergunta da aaaaaaaline1, apresentando a informação que encontrei, a qual passo a citar.

    "A Internet foi das maiores invenções tecnológicas da história da Humanidade. No mundo digital, o papel e a caneta deram lugar ao computador equipado por um monitor, teclado, rato, etc, e todos os conteúdos são agora facilmente acedidos através daquilo que o próprio monitor mostra.

    A Internet permitiu ter acesso à informação numa questão de segundos, em qualquer parte do Mundo e Castells (2001) defende que a Internet é pioneira na comunicação de muitos para muitos, e fundamental para o Terceiro Mundo.

    Mas como surgiu este serviço?
    Castells, autor do livro, ‘A Galáxia Internet’ (2001) indica que a Internet surgiu exatamente em Setembro de 1969 através da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede de computadores estabelecida pela ARPA(Advanced Research and Projects Agency).

    A ARPA foi fundada com o objetivo de mobilizar recursos provenientes essencialmente do mundo universitário, de forma a acabar com a superioridade tecnológica militar existente na União Soviética que, em 1957, havia lançado o primeiro Sputnik.

    Por sua vez, a ARPANET iria repartir o tempo de trabalho online dos computadores existentes nos vários centros de informática interativa e nos grupos de investigação da agência. No entanto a Internet não surgiu apenas quando a ARPANET foi criada, mas deu o impulso e foi o motor para a dimensão da rede que hoje existe.

    Após verificar a sua funcionalidade, a ARPANET foi ligada a outras redes de computadores da ARPA como a PRNET e a SATNET e assim apareceu o conceito de rede de redes.

    Em 1975 a DCA (Defense Communications Agency), obtém a ARPANET e a evolução e desenvolvimento levou ao aparecimento de outras redes. No ano de 1990, a grande maioria dos computadores dos Estados Unidos da América estavam já preparados para funcionar em rede.

    O serviço mais conhecido e que associamos mais rapidamente quando falamos em Internet é a WWW (World Wide Web), que foi criado por Berners-Lee com o principal objetivo de melhorar o sistema de comunicação do CERN (European Organization for Nuclear Research), sediado em Genebra.

    A principal função do World Wide Web é a partilha de informação e a ligação entre si de diversas fontes de informação, através de um sistema interativo de computação.

    Por volta dos anos 90, a Internet encontrava-se já privatizada e a sua ligação à rede podia ser efetuada em qualquer rede informática a partir de qualquer ponto do planeta. A WWW estava disponível para funcionar com qualquer software à disposição dos utilizadores. Castells ainda refere que a Internet teve o seu início oficial no ano de 1995, mas já estava na mente dos informáticos deste os anos 60, pois em 1969 já se haviam estabelecido redes de comunicação entre computadores."


    Espero que seja esta a resposta que a aaaaaaaline1 pretende.
    Aguardemos a confirmação.
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  20. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos

    Muito bem, Jedf, nota 20, Resposta correta.

    Vamos esperar agora mais uma pergunta
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.