Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos aguardar a correção!
    Muito completa Jed, parabéns!
     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Claro que está completíssima jedfjedf1996. Aprendi também um pouco mais . Obrigada

    Já agora gostava que confirmasses se a data que aponto, em cima, como a da provável morte do prof. Fernando Rebelo, é a correta.

    E venha outra pergunta. Fico a aguardar...
     
  3. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá -louletana-.
    Eu também não sei a data exata da morte do prof. Fernando Rebelo. Apenas sei que ele morreu no ano em que se reformou, que, por incrível que possa parecer, coincide com o ano em que eu entrei para a universidade (de Coimbra, mais especificamente a Faculdade de Letras, onde ele lecionou).

    Venham mais perguntas.
     
  4. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Parece que se confirma. A agência lusa tem esta notícia com data e hora .
    LUSA - Morreu Fernando Rebelo, antigo reitor da Universidade de Coimbra


    9 de Outubro de 2014, 14:29
     
    Última edição: 4 Janeiro 2017
  5. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Boa noite!

    Quem será o próximo a trazer uma questão?
     
  6. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Ainda à espera de novas perguntas.
     
  7. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Desejo a todos um Feliz 2017! :)
     
  8. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Como ninguém avança, cá estou eu mais uma vez.
    [​IMG]

    Hoje é Dia de Reis. Diz-se que ofereceram ao Menino, Ouro, Incenso e Mirra.

    Ouro, todos sabemos o que é, mas o incenso e a mirra, o que serão? E já agora, para que servem?

    Ora vamos lá pesquisar...
     
  9. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Quem será que vai nos tirar essa duvida?
    boas pesquisas a todos;)
     
  10. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva


    Olá.
    Vou responder à pergunta da -louletana-, apresentando a informação que encontrei, a qual passo a citar.

    No que ao incenso diz respeito:
    "O incenso é utilizado há muito tempo por diversas crenças, religiões e também para harmonizar a casa ou trazer bons fluídos para o ambiente de trabalho. São misturas de ervas, aromas, ou seja, misturas de componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente mediúnico das intenções humanas ao Astral.

    A fumaça aromática exalada por essas varetas deixando o ar perfumado e conferindo leveza e conforto aos ambientes, o que costuma estar associado ao descarrego de energias, como se espantasse as más energias para dar lugar às boas energias. Quando utilizados de maneira correta, os incensos criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajudam o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores.

    Os antigos, extremamente cautelosos e minuciosos em relação ao preparo de seus rituais, e, é claro, do ambiente em que realizavam estes rituais, escolhiam os incensos mais apropriados para aquilo que desejavam e esperavam alcançar.

    O seu uso se propagou pelo tempo, tornando-se um importante instrumento universal de meditação, purificação, proteção, não sendo errado acreditar em algumas afirmações encontradas em livros, sites e crendices.

    O incenso está relacionado ao elemento ar e representam a percepção da consciência que, no ar, está presente em toda parte. Ele associa o homem à divindade, o finito ao infinito. Alguns, ainda, afirmam que os incensos possuem a incumbência de levar a prece para o céu.

    Para manipular corretamente o incenso, devemos tomar certos cuidados tais como:
    a) Acender o incenso sempre com uma intenção clara, podendo ser um puro agradecimento, prece, meditação ou o que mais tiver em mente;
    b) Nunca devemos apagar o incenso com sopros;
    c) Tentar sempre escolher a fragrância ou mistura conciliando com o que buscamos.
    Antes de acender um incenso, deve concentrar-se e meditar sobre o que pretende obter como graça. Todo este ritual deve ser feito num ambiente de respeito e fé."

    Apenas acrescento que o incenso é utilizado, pelos cristãos, na celebração da eucaristia em ocasiões festivas, como, por exemplo, a Páscoa.

    No que à mirra diz respeito:
    "Mirra é uma planta medicinal, também conhecida como mirra-arábica e incenso, que possui propriedades antimicrobianas e adstringentes, que atuam de forma eficaz no tratamento de infecções na pele e na boca.

    O seu nome científico é Commiphora myrrha e pode ser comprada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais.

    A mirra serve para fortalecer as gengivas, rejuvenescer pele envelhecida ou enrugada e tratar acne, aftas, úlceras e alergias de pele.

    As propriedades da mirra incluem a sua ação antimicrobiana, adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, aromática, cicatrizante, desodorante, desinfetante, anestésica e rejuvenescedora.

    A mirra também pode ser encontrada em forma de óleo, incenso e repelente para insetos."

    Espero que seja esta a resposta que a -louletana- pretende.
    Fico à espera da confirmação.
     
  11. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa tarde ,vamos aguardar para ver se a resposta está correta..
     
  12. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Enquanto aguardamos a confirmação da -louletana-, vou deixar outra pergunta.

    O que foi a Implantação da República? Em que ano ocorreu?

    Atenção que eu estou a falar de Portugal e não do Brasil.

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
  13. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Obrigada jedfjedf1996,. Também não sabia muito sobre o simbolismo das prendas que os Reis levaram ao Menino. o que encontrei foi mais ou menos o mesmo que respondeste.
    Convido alguém que saiba mais sobre as propriedades, sobretudo da "mirra", que entre na pesquisa e nos enriqueça mais.
    Nota 20 para ti.
    Agora vou dar um tempo para ver se alguém responde à tua questão.
     
  14. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa noite a todos.

    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

    A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (o Partido Progressista e o Partido Regenerador), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade — tudo contribuiu para um inexorável processo de erosão da monarquia portuguesa do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito.Por contraponto, o partido republicano apresentava-se como o único que tinha um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal na senda do progresso.

    Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.

    Aguardarei para ver se está correto.
     
  15. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa resposta!
    Iremos esperar pela nota!
     
  16. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá aaaaaaaline1.
    A resposta está correta e bastante completa. Nota 20.

    Aguardemos a próxima pergunta.
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  17. aaaaaaaline1

    aaaaaaaline1 Embaixador

    Boa tarde a todos.
    Obrigada, Jedf.
    Vou deixar aqui uma pergunta: Como surgiram os fogos de artifício?
     
  18. Inspetora

    Inspetora Board Administrator Team Farmerama PT

    Olha... Boa pergunta!


    Eu acho que tem algo a ver com os chineses... mas vou deixar que alguém encontre a resposta certa, quem sabe se algum dos nossos fazendeiros tem conhecimento pessoal sobre o assunto!
     
  19. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá.
    Vou responder à pergunta da aaaaaaaline1, apresentando a informação que encontrei e que achei que incorpora tudo, sendo, ao mesmo tempo, bastante resumida. Passo, pois, a citar essa informação.

    "Torcicolos seriam evitados e muitos cães teriam uma razão a menos para se apavorar caso, há cerca de 2 mil anos, um alquimista chinês não tivesse a ideia de misturar salitre (nitrato de potássio), enxofre e carvão. Depois de seca, essa mistura resultou num pó preto com grande poder para gerar fumaça e chamas. Nascia o "huo yao" (fogo químico, em chinês) ou a pólvora, elemento que serve de base para os fogos de artifício.

    No início, em vez de embelezar o céu, essa invenção foi usada para tirar vidas, impulsionando projéteis em armas de fogo. Só no século XII, a pólvora passou a protagonizar shows pirotécnicos. Eram ainda rastilhos que não saíam do chão. Antes de subir aos céus, os fogos ganharam cores. O primeiro registro disso vem do século XIV. Para celebrar São Giovani, os moradores de Florença resolveram incorporar outros elementos à pólvora.

    De repente, festa europeia digna do nome tinha de contar com uma bela queima. E o rei britânico Henrique 5o levou a coisa tão a sério que contratou um artesão para confecionar e disparar fogos a partir de um barco no rio Tâmisa. Os portugueses entraram na onda.

    Registos históricos dão conta de que, para celebrar o fato de terem descoberto o Brasil, eles realizaram o nosso primeiro e rudimentar espetáculo pirotécnico já em 1500.

    Nos fogos modernos, os elementos mais importantes são os oxidantes e, entre eles, o perclorato de potássio é o preferido. Também são utilizados o clorato e o nitrato de potássio. Pesa contra o perclorato o fato de ser caro. É o mesmo combustível usado nos foguetes de ônibus espaciais, que consomem 700 toneladas do elemento em cada lançamento, o dobro do que a indústria de fogos usa em um ano."


    Espero que seja esta a informação que a aaaaaaaline1 pretende.

    Enquanto aguardamos a confirmação, vou deixar já mais uma pergunta, para ver se isto não fica muito parado.

    Todos sabemos quem foi Eça de Queirós, em que época viveu e quais as suas obras mais conhecidas.
    Mas em que movimento artístico é que se enquadra a obra deste famoso autor?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
    aaaaaaaline1 aprova isto.
  20. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Eça de Queirós

    [​IMG]

    jedfjedf1996 pergunta:

    Mas em que movimento artístico é que se enquadra a obra deste famoso autor?

    Será esta a resposta que procuras?


    Este escritor português escreveu os primeiros textos com características românticas. A segunda fase, no entanto, foi marcada pelo realismo. Eça de Queirós foi um dos responsáveis pelo início do realismo em Portugal. “O Crime do Padre Amaro” é uma obra representativa do movimento literário.

    Apresenta uma visão mais crítica da sociedade, diferente do romantismo que precedeu o movimento. Eça de Queirós fugiu do estilo clássico de escrita, apostando em uma maior liberdade na elaboração do texto.
    Entre as principais obras, vale destacar “O Primo Basílio”, “Os Maias” e “As Cidades e as Serras”.
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.