Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Enquanto esperamos a resposta do amigo Zeantonio, eu deixo a seguinte imagem
    [​IMG]

    É o maior salar do mundo. Vamos descobrir onde fica e como se formou?

    Boa pesquisa...
     
  2. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Passando para desejar boa noite! :sleepy:
     
  3. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva

    A resposta tá correta em relação aos produtos alimentares,mas ainda vou completar mais em relação a outros produtos que por norma raramente se encontra a validade impressa.

    [​IMG]
    Detergente para a máquina de lavar roupa
    É um limite que serve tanto para o detergente líquido como para aquele em pó.Um bom detergente, guardado nas condições certas, dura entre 6 meses a 1 ano, desde a data de fabricação e não da altura em que o compra Se a embalagem for aberta, não vale a pena usá-los seis meses depois. Caso permaneça fechada, continua eficaz nove meses a um ano depois da compra.
    Os detergentes perdem a sua eficácia de limpeza ao longo do tempo, devido ao desaparecimento gradual de algumas propriedades. As enzimas, responsáveis pela remoção de manchas de chocolate, sangue ou molhos, e os agentes de branqueamento são os dois ingredientes que se deterioram mais rapidamente. Os detergentes que têm uma maior presença destes componentes degradam-se mais depressa.
    As condições de armazenamento também afetam o período de vida do produto. É preferível armazenar o detergente em áreas frescas, secas e sem luz, evitando assim a exposição a agentes que aceleram a degradação.
    Uma boa conservação do produto é essencial para se manter eficiente.

    Detergentes para a loiça
    No caso dos detergentes para a máquina de lavar loiça, os 6 meses de validade são demais. Os problemas são os mesmos dos detergentes para a máquina da roupa, mas a composição destes detergentes torna-os mais suscetíveis à deterioração.
    As pastilhas são as mais frágeis, porque contêm enzimas e agentes branqueadores que são muito sensíveis à humidade. Já os líquidos duram mais do que os produtos em pó, porque não contêm enzimas. São a melhor opção para guardar durante mais tempo. Numa escala crescente de durabilidade, as pastilhas e as cápsulas mistas estão entre as mais degradáveis, ao contrário do detergente em pó e do líquido, que são mais resistentes.

    Amaciador para a roupa
    É eficaz até um ano depois da compra, mas com o tempo, perde moléculas voláteis, explicam os especialistas . Assim sendo, o seu bom cheiro diminui.
    Nunca deixe que o amaciador de roupas se misture com o detergente, e evite despejar qualquer outro produto na tampa. Caso isso ocorra, lembre-se de enxaguar o recipiente antes de o voltar a colocar na embalagem original ou dosear o amaciador. Uma única gota de detergente pode fazer com que o amaciador se estrague, então fique atenta quando o estiver a colocar na máquina.
    Sinais de que o seu amaciador está estragado

    • O líquido ficou opaco, grosso, difícil de despejar, e não recupera quando o dilui em água ou sacode a embalagem.
    • O produto mudou de cor, ou perdeu a sua frescura e/ou perfume característicos.
    Amaciadores fora de validade ou estragados não irão dar suavidade e perfume à sua roupa. Por isso, fique atenta a esses sinais e adquira um novo quando observar perda de eficácia.

    Lixivia
    A lixívia começa a degradar-se seis meses depois da compra, mas a sua toxicidade não aumenta.

    Desentupidor de canos
    De acordo com os especialistas, a data de validade destes produtos ronda os dois anos.

    [​IMG]
    Produtos de beleza

    • Sabonete: 18 meses a 3 anos.
    • Loção para o corpo: 3 anos.Aberto: 12 meses
    • Condicionador: 2 a 3 anos.Aberto: 12 meses
    • Desodorante: Não aberto: 2 anos. Aberto: 1 a 2 anos.
    • Laca/Spray para Cabelo: 2 a 3 anos.
    • Batom: 2 anos.
    • Verniz para as unhas/Esmalte: 1 anos.
    • Removedor de esmalte: Sem duração definida.
    • Perfume: 1 a 2 anos.
    • Shampoo: 2 a 3 anos.Aberto:12 meses
    • Creme de Barbear: 2 anos ou mais.
    • Pasta dos dentes: 13 meses.
    • Gel de cabelo: 2 a 3 anos.
    • Máscara para cílios: Fechada, 2 anos. Aberto, 3 a 4 meses.
    [​IMG]
    Muitos produtos de beleza não trazem validade impressa,pelo menos em Portugal, o que nos dificulta saber a sua durabilidade.Pois não sabemos quando foram fabricados.Por vezes as marcas fazem promoções para escoar produtos que têm em armazém com um prazo de validade reduzido, tais como leve 2 pague 1 ou 50% de desconto.
    Se reparar a maior parte das embalagens trazem a seguinte imagem:
    [​IMG]
    [​IMG]
    Isto indica quanto tempo tem para usar desde que abriu a embalagem,6 meses,12 meses, 18 meses ou 24 meses.

    Todos os produtos trazem consigo um código de fabricação
    [​IMG]
    Através desse código,com a ajuda de um programa informático, pode ficar a saber a validade de muitos desses produtos que tem aí em casa.Pode usar o que aparece em baixo,basta fazer uma pesquisa no google e encontrará.
    [​IMG]

    Vão ficar surpresos ao descobrir a validade do que tem comprado.
    Muitas vezes ganhamos de presentes muitos desses produtos e se soubéssemos que afinal a sua validade estava terminando teríamos usado logo.
    Eu quando fiz um trabalho para a escola sobre este mesmo tema, não sabia nem metade das coisa que foram escritas aqui, e acreditem quando fui descobrir a validade de produtos que tinha aqui por casa, muitos deles foram parar no lixo,pois a validade tinha passado faz tempo!
    Por isso achei interessante trazer este tema para aqui,porque o saber não ocupa lugar!
     
    feiticeira1 aprova isto.
  4. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Uau, o que eu aprendi sobre esta tema. A partir de agora, vou estar mais atento. Obrigado pelo tema, -zeantonio-. Como se verificou, foi um tema bastante pertinente.


    Aguardemos a próxima pergunta.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  5. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva

    O maior deserto de sal do mundo​


    O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude.

    [​IMG]

    Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni.

    [​IMG]

    O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km².

    [​IMG]

    Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente.

    [​IMG]

    Além da extração de sal, o salar também é um importante destino turístico. Seus principais pontos de visitação são o hotel de sal, desativado, e a Ilha do Pescado, com suas formações de recife e os cactos de até 10 metros de altura.

    [​IMG]

    No início de novembro, quando começa o verão, os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes que deixa o salar coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm.

    [​IMG]

    Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o salar fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.

    [​IMG]

    O salar é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros e profundidade total estimada em 120 metros, composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O salar é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

    [​IMG]

    A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões no entorno do Salar de Uyuni já que situa-se sobre uma região de altiplano, 3650 m acima do nível do mar. A concentração do sal é também facilitada pelo fato de ser uma região muito árida.Há cerca de 40 mil anos a área do atual deserto de sal fazia parte do lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni.​


    Vamos ver o que acha a Louletana!
     
    *Lu* aprova isto.
  6. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Parabéns Zeantonio. Resposta muito completa e bem fundamentada. Mais uma maravilha deste mundo.
    Nota 20. Obrigada
    Venha outra pergunta
     
    *Lu* aprova isto.
  7. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva

    [​IMG]

    Costumam dizer que somos o que comemos.
    Porém com o ritmo acelerado do dia a dia, temos tendência a comer cada vez mais alimentos processados industrialmente.
    Para que os alimentos se tornem apelativos,mantenham suas propriedades e durem mais tempo,a indústria recorre aos chamados aditivos.
    Ora aqui vai mais uma série de perguntinhas sobre o tema!

    Aditivos:
    O que são?
    Para que servem?
    Que tipos de aditivos existem?
    Que consequências trazem para a saúde?



    Boas pesquisas!​
     
    *Lu* aprova isto.
  8. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Será que a resposta está completa?
    Penso que não pois muito se fala sobre este tema. Quem tiver mais informação está à vontade para completar.
    Fico aguardando a opinião do Zé

    [​IMG]
    Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal (por exemplo no presunto) ou o vinagre (nos pickles) entre que por sinal, é um óptimo tempero.
    Com o desenvolvimento da indústria alimentar na segunda metade do século XX, foram progressivamente introduzidos novos aditivos,mais fortes,azedos,molhados,secos,mal cheirosos e duráveis de origem natural e artificial, permitindo a produção em larga escala e o transporte de alimentos a grandes distâncias, assegurando que o produto chega ao consumidor com um aspecto atractivo. Os aditivos utilizados na produção de um determinado alimento devem ser obrigatoriamente discriminados na sua embalagem, incluídos na lista de ingredientes utilizados na sua elaboração. Os aditivos utilizados pela indústria devem forçosamente ter sido objecto de aprovação prévia e fazer parte de uma lista dita positiva. Todos os aditivos eventualmente utilizados e não incluídos nessa lista são ilegais e o seu uso é portanto Proibido. Na União Europeia, como meio para regulamentar a sua utilização e informar os consumidores, os aditivos alimentares são identificados por um código único composto de um número antecedido pela letra "E", o número E.
    Na tabela em baixo, deixo-vos a lista de aditivos alimentares e a que grupo pertence. Os corantes eu coloquei mais detalhadamente, mas se procurarem na net a informação está lá toda. Geralmente aparecem como E qualquer coisa, exemplo: E 621, sabemos que é um glutamato monossódico , intensificador de sabor.
    [​IMG]
    Categorias de aditivos alimentares

    São adicionados ácidos aos alimentos para tornar os sabores mais "vivos", e também para servir como conservantes e antioxidantes. Alguns ácidos comummente usados são: ácido acético, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido málico,ácido fumárico e o ácido láctico.
    Reguladores de acidez

    São utilizados para alterar ou controlar a acidez ou alcalinidade
    Antiaglomerantes, antiumectantes

    Evitam a aglomeração de partículas de produtos em pó (como no sal ou leite em pó).



    Agentes antiespuma (antiespumantes)
    Reduzem ou inibem a formação de espumas em alimentos.
    Antioxidantes[editar

    Atuam como conservantes ao inibir os efeitos do oxigénio sobre os alimentos, sendo em geral benéficos para a saúde (a Vitamina C é um exemplo).
    Agentes espessantes

    São incorporados para aumentar o volume do alimento, sem alterar as suas características (por exemplo amido).
    Corantes

    Adicionados para substituir cores perdidas durante a preparação ou para tornar os alimentos mais atractivos.
    Emulsificantes

    Fazem com que a água e óleos permaneçam misturados numa emulsão, como na maionese.
    Aromatizantes (flavorizantes)

    Dão aos alimentos sabores ou aromas particulares, podendo ter origem natural ou artificial.
    Intensificadores de sabor

    Intensificam o sabor original dos alimentos.
    Humidificantes (umectantes)

    Evitam que os alimentos sequem, além de ser benéfico a saúde .É responsável também por manter o alimento em sua textura industrial,sem secar ou apodrecer
    Conservantes

    Previnem ou inibem os estragos causados nos alimentos por fungos, bactérias, e outros micro-organismos.
    Estabilizantes, espessantes

    Como o ágar ou a pectina (utilizada em compotas) conferem aos alimentos texturas mais firmes. Não sendo verdadeiros emulsionantes, ajudam a estabilizar as emulsões. Os espessantes aumentam a viscosidade dos alimentos sem alterarem significativamente as suas restantes propriedades. Já os gelificantes como as Carragenas, atuam no alimento para que este adquira a consistência de um gel. Em uma dieta líquida espessada, o amido de milho em contato com o pH ácido do estômago forma gel e assim torna mais lento o esvaziamento do alimento no estômago, e evita refluxo.
    Edulcorantes (adoçantes)

    Alteram o sabor dos alimentos. Adoçantes, que não o açúcar, são adicionados para reduzir a energia fornecida pelo alimento ou por poderem ser ingeridos por diabéticos.
    Outras

    Outras categorias de aditivos menos numerosas são: endurecedores; espumantes; dispersantes de gases em alimentos líquidos ou sólidos;levedantes químicos; os agentes de transporte incluindo solventes de transporte; sais de fusão; dispersantes de proteínas; agentes de brilho e protecção superficial; amidos modificados; gases de embalagem e propulsores; complexantes de metais.
    Os aditivos trazem alguns perigos para a pessoa que está ingerindo,pois se ela tiver alguma alergia ela poderá se intoxicar.

    Conservantes e corantes são alguns dos mais conhecidos, mas há centenas de aditivos alimentares autorizados na União Europeia. São substâncias com ou sem valor nutritivo que servem, por exemplo, para conservar, dar cor ou conferir sabor aos alimentos.

    Mas nem todos são inofensivos. Alguns provocam efeitos secundários que se manifestam por problemas digestivos, alterações na pele, rinite ou crises de asma, por exemplo. Entre os mais prejudiciais estão os aditivos que podem alterar o comportamento das crianças ou ter efeitos cancerígenos.

    Os aditivos só devem ser utilizados quando não há dúvidas sobre a sua segurança e são a única via para uma necessidade da indústria. Não podem servir para induzir em erro nem mascarar a ausência de alguns ingredientes ou até a ausência de frescura destes. As concentrações autorizadas deviam estar limitadas a níveis mínimos. O sistema de autorização tem de se tornar flexível, para permitir a sua rápida atualização, em caso de avanços na investigação científica, por exemplo.
    [​IMG]

     
    -zeantonio- e *Lu* aprovam isto.
  9. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Aprendo tanto por aqui.
    ..
    Também pesquisei um pouquinho:

    [​IMG]

    Para os alimentos industrializados ganharem a forma como chegam às prateleiras de supermercados, precisam contar com substâncias químicas denominadas de aditivos.
    Os aditivos se definem como substâncias dotadas ou não de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico.
    Pequenas porções de aditivos, quando acrescentadas nos alimentos, garantem visual e aspecto favoráveis ao consumo do produto.

    Porém esteja atento(a): Há empresas que regulam quantidade e proporções. Nada que é demais é bom!
    Aliás, tem coisa que é. estar aqui, por exemplo!!!!!
    Excelente sábado para todos!

    :)
     
    -zeantonio- aprova isto.
  10. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva

    Muito bem Louletana e Lu.Nada mais a acrescentar, o essencial tá aqui!
    Que venha a próxima pergunta!
     
    *Lu* aprova isto.
  11. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa noite a todos,muito ilustrativo este cantinho e com temas interessantes...
     
  12. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Uau, o que se aprende por aqui.
    Aguardemos a próxima pergunta.
     
  13. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Passando para desejar boa noite! :sleepy:E ótimo amanhecer...
     
  14. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva

    O Mar de Aral

    [​IMG]

    O mar que virou deserto!

    Onde se localiza?
    Porque é que aquele que foi considerado o quarto maior lago da água salgada do mundo se encontra assim atualmente?



     
  15. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Quem vai ser o aluninho que vai trazer ser a resposta ;)
     
  16. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá.
    Vou responder à pergunta do -zeantonio-, apresentando a informação de dois websites, a qual passo a citar.

    "Ele tinha uma área equivalente à dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Por séculos, foi um oásis no meio do deserto. Mas agora o mar de Aral, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, está morrendo. Simboliza o que poderá acontecer com os outros mananciais do planeta se o ritmo do uso irracional continuar como nos dias de hoje. Apesar do nome, o Aral é um grande lago que se tornou salgado. Antes da década de 1960, tinha 62.000 km2 de extensão. Hoje, já perdeu dois terços da sua área de superfície.

    [​IMG]

    Em toda a bacia do Aral, existem mais de 5 mil lagos, a maior parte na região dos rios Amu Daria e Sir Daria. Sua morte foi prevista há quase 50 anos, quando o então governo soviético desviou dois rios que o alimentavam para irrigar plantios de algodão. Os agrotóxicos poluíram 15% das águas, também castigadas pelos efeitos das barragens de 45 usinas hidroelétricas. A floresta que cercava suas margens praticamente acabou. Cerca de 80% das espécies de animais desapareceram.

    Com a erosão e a retirada exagerada de água, o Aral recebe anualmente 60 milhões de toneladas de sal carregadas pelos rios, matando peixes e, por consequência, a indústria pesqueira que sustentava a economia local. O sal e os pesticidas agrícolas se infiltraram no solo. Contaminaram lençóis freáticos, tornaram impossível a lavoura e elevaram a níveis epidémicos doenças como o câncer. O Aral pode desaparecer se nada for feito para modernizar os sistemas de irrigação e adotar práticas ambientais menos agressivas."

    "O Mar de Aral é um corpo de água situado a aproximadamente 600 km do Mar Cáspio. Em seu interior havia mais de 1.100 ilhas, separadas por lagoas e estreitos apertados, que deram ao mar seu nome. Na língua cazaque, Aral significa 'ilha'. No presente, a Kok Aral, a maior de todas as ilhas (que é agora uma península) dispersas pelo Mar de Aral, separa a parte nordeste, chamada Pequeno Aral, da parte sudoeste, chamada Grande Aral. Esta forma a fronteira natural entre Cazaquistão e Uzbequistão, que partilham entre si o lago. As duas partes ligam-se através estreito de Berg. O Mar de Aral era, até 1960, o quarto maior lago do mundo, cobrindo uma área de 66 mil quilómetros quadrados, com um volume estimado de mais de 1.000 km cúbicos.
    [​IMG]

    O Aral e toda a bacia do lago ganhou notoriedade mundial como uma das maiores degradações ambientais do Século XX causadas pelo homem. É referida como a “Chernobil Calada”, uma catástrofe silenciosa que evoluiu lentamente, quase impercetivelmente, ao longo das últimas décadas.

    É certo que esta morte trágica do Mar de Aral começou em 1960, ano em que os projetistas de Moscovo inauguraram o Projeto do Mar de Aral, um ambicioso programa econômico que visava a conversão de terrenos baldios no cinturão do algodão da União Soviética. Os projetistas atribuíram à Ásia central o papel de fornecedor de matérias-primas, conduzindo a uma redução substancial de semeaduras de colheitas tradicionais como a alfafa e plantas que se cultivavam para fornecer óleo vegetal. Pomares e árvores de amoras foram arrancados para permitir plantar mais algodão. O desejo de expandir a produção de algodão para as terras desertas aumentou a dependência da Ásia central da irrigação, especialmente do Uzbequistão.

    O Mar de Aral e os seus afluentes pareciam ser uma fonte inesgotável de água. Foram abertos canais de grande extensão para espalhar as águas por todo o solo desértico. A área irrigada aumentou a sua superfície em menos de uma década para 6,9 milhões de hectares; metade dessas terras produziam algodão e a outra metade arroz, trigo, milho, frutas, legumes e forragens para o gado. A agricultura de regadio constituiu um sucesso brilhante. As quotas de produção do algodão e de outros produtos eram realizadas ou excedidas ano após ano. A bacia do Mar de Aral tornou-se o principal fornecedor do país de produtos frescos.

    As complicações surgiram porque a contração do Aral e as consequências da irrigação tinham sido tratadas como questões sem importância pelas autoridades até 1970. Não foi o projeto em si, mas antes os métodos agrícolas mal concebidos e mal geridos que destruíram a economia, saúde e ecologia da bacia do Mar de Aral, afetando milhões de pessoas. Numerosos canais e barragens foram construídos precipitadamente. Por altura de 1978, uma extensa rede de canais de irrigação estendeu-se pelos desertos para matar a sede ao algodão ao longo de 7,7 milhões de hectares, principalmente no Uzbequistão.

    Os canais principais e secundários foram escavados na areia sem terem sido instaladas ligações tubulares, e não se procedeu à cimentação. Também não se prestou importância à drenagem dos solos. Menos de 10% da água absorvida era diretamente benéfica para a colheita, o restante desaparecia no solo arenoso ou evaporava-se. Foram estes programas largamente ineficazes que eram adotados para satisfazer a enorme procura de água que, por fim, resultaram na secagem do Mar de Aral. Imaginava-se que a resultante descida de nível poderia ser remediada com projetos ambiciosos de desvio de rios no norte da Rússia. Esses projetos nunca se realizaram e o lago continuou a secar ano após ano.

    O resultado foi catastrófico, e a irrigação que fez florescer o deserto e aumentar os rendimentos, pôs em marcha uma desastrosa cadeia de acontecimentos logo detectados na descida dos níveis de água e no declínio da pesca. A partir de meados dos anos 80, em plena glasnost (abertura), a situação do Aral ganhou atenção junto a muitos observadores estrangeiros, como exemplo de calamidade ambiental. Desde então os cientistas pressionam de modo mais enérgico pela sua salvação. Infelizmente a essa altura, este já estava reduzido a um terço do seu tamanho original. Isso apesar de sua situação já ser conhecida da agenda dos políticos da Federação por mais de 30 anos.

    O futuro do Aral é incerto. A única coisa certa é que o lago é agora cenário de uma catástrofe ambiental à medida que o nível de água declina e o ecossistema se degrada, provocando um ambiente de deterioração e condições de vida e de saúde precárias para os povos que vivem nas margens do lago. Seja qual for o futuro, esta situação certamente abriu os olhos aos governos do mundo. É um forte aviso à comunidade internacional e ilustra a rapidez – em menos de 20 anos – como uma tragédia humanitária e ambiental pode ameaçar toda uma região e a sua população. A destruição do Mar de Aral é exemplo clássico de desenvolvimento não-sustentado."


    Espero que seja esta a resposta pretendida pelo -zeantonio-.
    Vou ficar à espera da confirmação.
    Entretanto, alguém pode colocar outra pergunta.
     
    -zeantonio- aprova isto.
  17. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Uau este cantinho está muito bom para ler e aprender!!
    Vamos aguardar o Zé para confirmar a resposta do Jedf.
     
  18. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva


    Resposta corretíssima jedfjedf. Muito bem.
    Apenas acrescento umas imagens.



    Aral: as imagens impressionantes do mar que virou deserto​


    [​IMG]


    Cânions do planalto Ustyurt, na área de fronteira do planalto, onde existiam falésias à beira do mar de Aral. Quando o mar secou, esses rochedos despencaram, criando os cânions. A fotógrafa britânica Catriona Gray visitou a região e capturou as dramáticas mudanças na paisagem, bem como a rica e diversa cultura dos povos que continuam a viver na região - com mais de 2000 anos de história

    [​IMG]

    Região de Aralkum, que já foi o fundo do mar de Aral. A crosta de sal cobre quase tudo no local. O ar é úmido e salgado. Para tentar salvar a área que sobrou, projetos internacionais de cooperação estão sendo implementados para reabastecer partes do Aral. Apesar dos esforços, em grandes áreas do Uzbequistão o deserto de sal em que o local se tornou está fazendo com que a fauna e a flora da região desapareçam

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]


    Que venha a próxima pergunta!
     
  19. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Cantinho que tanto aprecio.
    Que venham mais perguntas e participações.
    Excelente semana para todos!

    :)
     
  20. -zeantonio-

    -zeantonio- Lenda-viva

    Monte Vesúvio

    [​IMG]

    O que é,onde fica, os acontecimentos mais marcantes e como se encontra na atualidade?

    Quem aceita responder?


     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.