Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Então, quem vai responder?
     
  2. InOff

    InOff Imperador

    Olá...
    Fazendo uma visita para desejar um bom jogo a todos!
     
  3. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Ainda à espera de uma resposta à minha pergunta.
     
  4. InOff

    InOff Imperador

    Olá...
    Fazendo uma visita para desejar um bom jogo a todos!
     
  5. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Então? Ninguém responde à minha pergunta?
     
  6. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa noite,vou lá atrás ler a pergunta. Vamos ver se respondo...
     
  7. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Ainda sem resposta à minha pergunta.:(
     
  8. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Oh jedf, acho que nossas professoras de plantão estão de férias, vamos dar mais algum tempo a ver se temos resposta.
     
  9. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Também acho que sim, DininhaDias.
    Aguardemos enquanto elas não voltam das férias.
     
  10. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Onde andam essas alunas? Eu estou realmente sem tempo, se não pesquisaria.
     
  11. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Desde os século XII que os portugueses se começaram a espalhar pelo mundo. Primeiro fizeram-no pela Europa (Flandres, Inglaterra, França). A partir do século XV espalharam-se por África, para depois pela América, a seguir pela Ásia e a Oceania. Em todo o lado fundaram milhares de cidades, criaram vários países ou estiveram na origem da sua independência, ajudando-nos com a sua criatividade e trabalho a desenvolverem-se.
    A maioria destes portugueses acabou por adoptar a nacionalidade dos países que escolheram para viver, apenas uma minoria regressou a Portugal. O que subsiste da suas presença em muitos lugares, são certos traços fisionómicos, nomes de famílias portuguesas e costumes cujo sentido há muito se perdeu no tempo. Apesar de tudo é espantoso que nos sítios mais distantes da terra, milhões de pessoas continuem a manter uma relação muito viva com a pátria dos seus antepassados.

    A entrada no século XXI marca um Portugal que é simultaneamente país de imigração, de entrada, e de emigração.
    A emigração

    A motivação económica, que se traduz, em traços largos, pela procura de melhores salários e de melhores condições de vida, tem levado os portugueses a saírem do seu país à procura de novos destinos, o que já remonta a época dos Descobrimentos.
    Portugal tem sido por tradição um país de emigrantes, apesar do final do século XX demonstrar que esta tendência pode estar a ser invertida, tendo passado de um país de emigrantes para um país de imigrantes.
    Assim tem-se assistido a alterações, quer, por exemplo, quanto a origem e o destino dos migrantes, quer na duração das migrações, quer mesmo no perfil dos migrantes, ao nível da estrutura etária, sexo e qualificação.
    A emigração portuguesa pode então ser dividida em fases:
    - Até sensivelmente 1960: caracterizada por ser de carácter definitivo e intercontinental;
    - De 1960 até sensivelmente 1973: caracterizada pela introdução de fluxos emigratórios temporários e predominantemente intracontinentais;
    - Após 1973: caracterizada por uma diversificação dos fluxos migrat6rios, origens/destinos, e perfil dos emigrantes. Assim: assiste-se, ap6s 1973, a uma diminuição da emigração e a um aumento da imigração – passa-se de um país de emigrantes para um país de imigrantes (o grande boom da imigração ocorreu entre 1999 e 2003;
    - na década de 90 regista-se um novo aumento da emigração e uma diversificação dos destinos.
    - no século XXI, mais notoriamente a partir de 2003, Portugal tende a tornar-se um pais de imigração (apesar do abrandamento) a par de emigração.

    Evolução da emigração Portuguesa, 1900-2005
    [​IMG]
    I Fase - até ao inicio da década de 60, a emigração portuguesa foi essencialmente transoceânica, cujos destinos se concentravam no continente americano, nomeadamente no Brasil, que absorveu cerca de 70% dos emigrantes portugueses (em parte devido à necessidade de mão-de-obra provocada pela abolição da escravatura). Seguiram-se os EUA e a Argentina como destinos preferenciais. O apogeu ocorreu entre 1912 e 1913, com mais de 75 mil emigrantes em cada um destes anos.
    II Fase -entre 1960 e 1973 atinge o boom em termos da corrente emigrat6ria portuguesa, a qual passou a ser, na quase globalidade, intracontinental, isto e, os portugueses passaram a preferir os destinos geograficamente mais pr6ximos, os países industrializados da Europa Ocidental.
    Os principais países de destino foram, neste período, a França (para onde emigraram cerca de um milhão de portugueses), a ex-República Federal da Alemanha, o Luxemburgo, o Reino Unido, a Suiça e a Holanda.

    Espero que seja esta a resposta,rsrs


     
  12. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá
    Antes de mais, peço desculpa por só vir agora, mas como o tópico é pouco concorrido (o que é uma pena), passou para a página 2 do canto de conversa, o que, em conjunto com a pouca disponibilidade de tempo, fez com que eu só agora me lembrasse.
    Quanto à resposta, esta está bastante completa.
    Obrigado tmss-13.tmss-13. Era isto que eu queria como resposta.

    Vamos esperar que alguém traga a próxima pergunta.
     
  13. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite a todos!
     
  14. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Quem trará a próxima pergunta?
     
  15. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!
    Não venho colocar pergunta, mas dar a conhecer um acontecimento.
    O texto seguinte não é uma citação, mas aproxima-se ao que está escrito no local onde li.


    [​IMG]
    Fernando Pessoa, poeta maior da língua portuguesa, morreu no Hospital de São Luís dos Franceses, a 30 de novembro de 1935. Oitenta anos depois, com a Cimeira do Clima a decorrer em Paris, fica aqui um texto poético de Alberto Caeiro, o heterónimo que mais louvou a natureza.
    “AQUELA SENHORA TEM UM PIANO”


    “Aquela senhora tem um piano
    Que é agradável mas não é o correr dos rios
    Nem o murmúrio que as árvores fazem ...
    Para que é preciso ter um piano?
    O melhor é ter ouvidos
    E amar a Natureza”​

     
    mandacovisk aprova isto.
  16. -Nani-

    -Nani- Conhecedor

    Muito lindo!
     
  17. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá feiticeira.
    Obrigado por este bonito poema.
    Vamos esperar que alguém traga uma pergunta.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  18. Inspetora

    Inspetora Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa continuação a todos!
     
  19. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Porque é que o mundo gira e é redondo??
     
  20. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá
    Depois de uma breve pesquisa e leitura, vou deixar a resposta que encontrei.
    Para se compreender melhor, eu dividi a resposta em duas partes: a primeira intitulada "Porque é que a Terra gira?" e a segunda intitulada "porque é que a Terra é redonda?".

    Porque é que a Terra gira?
    A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.
    A nuvem de partículas que formou a Terra tinha um momento angular, que é a quantidade de movimento de um objeto que executa uma rotação em torno de um ponto fixo. De acordo com a lei da Inércia, explicada pelo físico e filósofo Isaac Newton, o momentum (quantidade de movimento) de um corpo é constante, a menos que uma força externa aja sobre ele. Isso significa que se um corpo estiver parado, ele continuará parado até que alguma força o desloque. Por outro lado, se o corpo estiver em movimento, ele permanecerá em movimento indefinidamente, em linha reta. O momento angular da nuvem de partículas que formou nosso sistema solar resultou no movimento dos planetas, e por isso eles continuam se movendo até hoje.
    Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita. Depois de muitos choques, os planetas que giravam muito devagar caíram no Sol, e os que giravam muito depressa escaparam para o espaço. Somente os que tinham a velocidade tangencial adequada ficaram em seus lugares até hoje.


    Porque é que a Terra é redonda?
    A teoria mais aceita sobre a formação dos planetas é a de que eles surgiram da aglomeração de matéria espalhada pelo universo. E à medida que a massa deles aumentava, a força gravitacional também crescia.
    A massa da Terra cria um campo gravitacional que atrai tudo para o seu centro, e as partes mais salientes tendem a rolar para os pontos mais baixos.
    Como a força da gravidade está diretamente ligada à massa do planeta, todos os planetas relativamente grandes tomam a forma esférica porque uma força esmagadora vai atraindo a massa na direção do baricentro (centro de gravidade) até conseguir, por efeito da pressão e das reações devidas ao decaimento radioativo, fazer com que o núcleo se torne líquido. Perdendo a sustentação, a crosta sólida cede e afunda, terminando por resultar em uma forma esférica.
    Todos os corpos esféricos, como a Terra, a Lua e as estrelas, têm um núcleo líquido ou pastoso e sua rotação pode fazer com que eles se tornem ligeiramente oblatos (achatados nos pólos).



    Espero ter respondido corretamente à pergunta da tmss-13.
    Será que vou ter 20?
    Vou ficar à espera.

    jedfjedf1996
     
    feiticeira1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.