Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa noite,vamos aguardar para ver quem acerta..
     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Então, ninguém encontra a resposta para "passar as passas do Algarve"
    vou esperar mais um dia...
     
  3. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Já ouvi essa expressão, tem a ver com a uva passa, por ela demorar a secar ou algo assim, tenho de ir pesquisar!
     
  4. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Significado: Atravessar um mau momento, uma situação má.

    Origem: Na ausência de uma explicação histórica para a expressão, é plausível que ela se tenha formado do seguinte modo:
    a) o Algarve é uma região portuguesa conhecida pela qualidade dos seus frutos secos, pelo que passa por excelência é a do Algarve;
    b) uma passa de uva foi exposta ao calor e à intempérie, pelo que se adequa a ser usada metaforicamente em lugar das palavras sofrimento ou vicissitude;
    c) há, aparentemente, uma repetição sonora e até certa redundância em «passar as passas», o que se traduz no reforço ou na enfatização do verbo passar, como sinónimo de sofrer, aguentar, «atravessar com dificuldade» (daí passamento, no sentido de «morte»).
    Deste modo, a expressão sugere a ideia de uma enorme provação, da passagem de um mau momento, que é comparado ao próprio processo de produção de uma uva passa.
     
  5. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Sim, o sentido é esse. A resposta está correta. No entanto deixo a minha informação, que dizendo o mesmo, é talvez um pouco mais fundamentada.

    E venha a próxima pergunta.
    Afinal o que 'passam as passas do Algarve'?


    [​IMG]

    Já todos ouvimos a expressão 'passar as passas do Algarve', faz parte do dicionário de ditados populares. Mas afinal por que 'passam as passas do Algarve'? Quisemos saber de onde vem a expressão.
    Diz o dicionário de Língua Portuguesa, que a expressão 'passar as passas do Algarve' significa "Estar em grande sofrimento ou em dificuldades", o mesmo é dizer que se está a sofrer. Será que as 'passas do Algarve' sofrem? Sim. Recorremos à história agrícola da região para perceber como se formou a expressão.
    Da união dos produtos agrícolas que tão bem se dão na região, como o figo, a amêndoa, a alfarroba e também a uva, que noutros tempos teve uma produção considerável, e do clima temperado, de longos dias de sol e pouca frequência de chuva, nasceu a produção de frutos secos, de que a região é grande produtora e cuja qualidade se mantém. Desconhece-se a origem histórica do início da produção, mas sabe-se que está intrinsecamente ligada à actividade agrícola que decorre na região há séculos.
    A preparação dos frutos secos requeria muita atenção e, à falta da maquinaria dos dias de hoje, era a mão de obra manual que ia virando as passas para que secassem de forma uniforme. Era um processo demorado, endurecido pelo tempo, difícil também para quem o executava, que só terminava quando os frutos já feitos passas eram expedidos pelas 'embalagens' de folha de palma, outro recurso abundante na região.
    Foi deste processo moroso, que nasceu a expressão 'passar as passas do Algarve' ou 'as passinhas', usado de forma genérica sempre que queremos a referir-nos a alguém que está a passar por uma grande provação ou sofrimento.
    Há ainda outra curiosidade sobre a expressão: a repetição sonora, e de certa forma redundante, 'passar as passas', que pretende enfatizar o processo de sofrimento.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  6. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Que história interessante!
     
  7. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Como todos os professores parecem estar já de férias, deixo eu outra perguntinha. Se estiver a abusar digam ou deletem.

    Aproveitando ser o Dia Mundial da Floresta pergunto:

    Qual é e onde se situa
    A maior árvore da Europa?
     
  8. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Não está a abusar louletana, a casa é nossa pode brincar, perguntar e responder a vontade ;)
     
  9. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Obrigadas Dindinha. Então fico à espera para ver se alguém responde
     
  10. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    eu também espero.....
     
  11. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa tarde
    Tenho andado um pouco desaparecido, mas finalmente conseguir vir aqui responder à pergunta que temos em aberto.
    Vamos lá ver se acerto.
    Aqui fica a informação que encontrei, a qual passo a citar.

    "A árvore mais alta da Europa está na Mata Nacional de Vale de Canas, às portas de Coimbra, e é um eucalipto.

    O local onde se encontra este eucalipto foi lavrado por um incêndio no verão de 2005. Vários exemplares, de grossura considerável, foram na altura cortados para madeira.

    Há muitos, todos muito altos, com largas dezenas de anos, todos eles com uma altura a perder de vista sendo difícil, a olho nu, saber qual dos eucaliptos é o mais alto.

    Mas há um que se destaca. Lá do topo da árvore avista-se o rio Mondego. O mais alto dos eucaliptos está no fundo do vale e ergue-se à procura do sol tão alto como os que estão praticamente no cimo do monte."Ele está em baixo na cova e à procura do sol vai subindo até à altura dos outros".

    O eucalipto mais alto cresce amparado por uma araucária, que quer ser tão alto como ele. No local jaz um antigo parque de merendas. Para lá chegar não há sinalização e aquilo a que se chama Mata Nacional de Vale de Canas, atualmente sem grandes cuidados, tem mais aspeto de um matagal.

    Ninguém sabe ao certo quantos anos tem o eucalipto mais alto.

    Segundo medições efetuadas em 2002, este eucalipto tem 72 metros de altura."


    Espero que seja esta a resposta que a -louletana- pretende.
    Enquanto aguardamos a confirmação, pode ser lançada outra pergunta.

    jedfjedf1996
     
  12. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    Sigo aguardando................
     
  13. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Resposta certa. Nota 20.

    Venha a próxima pergunta.
     
  14. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos aguardar!
     
  15. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Mais uma vez, avanço eu. Ora aqui fica.

    O que são Geoglifos?

    Boa pesquisa...
     
  16. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Geoglifo é uma grande figura feita no chão (geralmente com mais de quatro metros de extensão), em morros ou regiões planas. Sua construção pode se dar pela disposição organizada de sedimentos (como pedras, cascalho ou terra), criando um desenho em relevo positivo, ou pela retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo. Em ambos os casos a formação da imagem se dá pelo facto de que a região trabalhada se destacará do solo natural do local, formando o desenho.

    Os grandes geoglifos são melhor visualizados do alto, por exemplo, se os vemos dos alto de um morro, de um balão, avião ou helicóptero. Alguns desses desenhos não podem ser vistos por completo do solo.

    Entre os mais famosos geoglifos negativos estão as Linhas de Nazca, no Peru.

    Recentemente, geoglifos foram descobertos na Floresta Amazónica, no estado do Acre, Brasil, o que traz novas indagações sobre as civilizações que podem ter habitado a área no passado.

    Além desses, já foram registados geoglifos antigos na Austrália, Bolívia, Chile, Estados Unidos e Reino Unido.
     
  17. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Aguardamos para ver se está correto!
     
  18. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Correto amiga(o)
    aipmilo nota 20 pela resposta +20 pela rapidez.

    E agora quem se segue? Vá lá...
     
  19. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Boa tarde a todos!

    Deixo aqui uma questãozinha rsrs

    De onde bem o vidro?
     
  20. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Penso ser esta a resposta

    Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea . No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
    Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inactivo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício, , carbonato de sódio e carbonato de cálcio.
    A fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente.
    Agora, a bola incandescente deve ser transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro.
    Finalmente a peça vai para a secção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada.
    [​IMG]

    São basicamente feitos por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias primas que compõem o vidro são os vitrificantes, fundentes e estabilizantes.
    Os vitrificantes são usados para dar maior característica à massa do vidro e são compostos deanidrido sílico, anidrido bórico e anidrido fosfórico.
    Os fundentes possuem a finalidade de facilitar a fusão da massa silícea, e são compostos de óxido de sódio e óxido de potássio.
    Os estabilizantes têm a função de impedir que o vidro composto de silício e álcalis seja solúvel, e são: óxido de cálcio, óxido de magnésio e óxido de zinco.
    A sílica, matéria prima essencial, apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras.
    O óxido de alumínio é um componente de quase todos os tipos de vidro. Certos componentes dos medicamentos ou de soluções nutritivas podem incorporar o alumínio do vidro e causar intoxicação.
    Depois da extração das pedras, da areia e moenda do quartzo, procede-se a lavagem a fim de eliminar-se as substâncias argilosas e orgânicas; depois o material é posto em panelões de matéria refratária, para ser fundido.
    A mistura vitrificável alcança o estado líquido a uma temperatura de cerca de 1.300°C e, quando fundem as substâncias não solúveis surgem à tona e são retiradas. Depois da afinação, a massa é deixada para o processo de repouso, de assentamento, até baixar a 800°C, para ser talhada.
     
    Última edição: 28 Março 2016
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.