Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Boa noite
    Venho por este meio tentar que o tópico que antes existia aqui com este mesmo nome volte a trazer-nos várias curiosidades sobre os mais variados temas.
    As regras são as mesmas do tópico anterior:
    • o jogador A faz uma pergunta;
    • o jogador B, se souber a resposta, responde;
    • se não souber no momento em que vê a pergunta, pode sempre ir pesquisar e responder depois.
    Vamos a isso?

Deixo já, então, a primeira pergunta:

Qual a origem da palavra "património"?

Boas pesquisas e nada de ser preguiçosos, se faz favor.

jedfjedf1996

carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  2. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Boa noite!
    Parabéns jedf pela reabertura deste tópico, que eu pessoalmente gosto.:)
    Então vamos lá responder:

"Património" vem do latim patrimoniu (patri, pai + monium, recebido).

Nota:
    O termo está, historicamente, ligada ao conceito de herança.

"Património é o conjunto de direitos subjectivos sobre determinada coisa com valor pecuniário."

3. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Vamos começar as aulas então x)

4. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Obrigado feiticeira. É sempre um prazer abrir novos tópicos, principalmente quando os outros gostam.

Quanto à tua resposta, não era bem disto que eu estava à espera.
    Por isso, pedi que investigasses um pouco mais, para ver o que encontras.

Boas pesquisas.

jedfjedf1996

5. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Vamos aguardar as respostas! Espero que o tópico se mantenha ativo :)

6. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Também espero que sim, soraiamachado.
    Aguardemos o resultado das pesquisas.

7. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Vamos sim aguardar, vamos lá trabalhar!

8. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Continuo à espera de uma resposta à minha pergunta.

9. :[LIKA]:

:[LIKA]: Lenda-viva

Quem será o aluninho(a) aplicado (a) a ajudar?

10. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Vamos ter de esperar para saber.

11. tmss-13

tmss-13 Guest

Então pessoal vamos lá a pesquisar..

12. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Então, ninguém responde?

13. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Parece que está tudo com a preguiça de domingo!

14. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Estou a ver que foram todos afetados pela preguicite.-.-

15. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa tarde!
    Como ainda ninguém respondeu eu vou deixar aqui um pedacinho.

A palavra património é formada por dois vocábulos greco-latinos: "pater" e "nomos". A palavra "Pater" significa chefe de família, ou em um sentido mais amplo, os antepassados. Dessa forma pode ser associada, também a bens, posses ou heranças deixados pelos chefes ou antepassados de um grupo social. Essas heranças tanto podem ser de ordem material como imaterial – um bem cultural ou artístico também pode ser um legado de um antepassado. A palavra "Nomos" origina-se do grego. Refere-se a lei, usos e costumes relacionados à origem, tanto de uma família quanto de uma cidade. O "nomos" relaciona-se, portanto com o grupo social. O patri-monio pode ser compreendido, portanto, como o legado de uma geração ou de um grupo social para outro.

Última edição: 20 Outubro 2015
  16. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Era precisamente esta a resposta que eu queria.

_-Sofiaa-_, apenas um pormenor que não tem nada a ver com o facto de a resposta estar certa ou errada: tens um erro na tua resposta. Vais ter de tomar o remédio.xD Para facilitar a sua deteção, eu sinalizei-o com outra cor.

17. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Olá Jed!
    Realmente eu vi essa palavra, aparecia as ondinhas vermelhas em baixo, mas todas as palavras que apareciam não era nenhuma da que eu queria. xD

*Eeeee pois é... falta lá um 'a'. E eu a achar que o problema podia ser do 'se'. xD

18. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Já que ninguém se oferece para colocar a próxima pergunta, eu mesmo o farei.

Por quantas aldeias passa a Rota das Aldeias Históricas e que aldeias são essas?
    Boas pesquisas e nada de ser preguiçosos, se faz favor.

jedfjedf1996

19. .nina.21

.nina.21 Guest

Boa vamos ver quem se atreve :p

20. secapipas

secapipas Lenda-viva

Creio ser esta a resposta que procuras jedf..;)

Rede das Aldeias Históricas de Portugal

O projecto de restauração e valorização das 12 Aldeias Históricas de Portugal (inicialmente 10 aldeias, às quais mais tarde se juntaram Belmonte e Trancoso) e dos concelhos envolventes, escolhidos na Beira Interior, não é mais do que o fazer reviver um passado tão rico em história portuguesa, concentrado em pequenas e médias povoações que ingratamente quase tinham sido esquecidas.
    A vontade de voltar à autenticidade do seu país, a fuga ao betão dos grandes centros, a valorização das casas simples de pedra, bem como dos solares de origem de tantas e famosas famílias portuguesas, muitas delas até ligadas à epopeia dos Descobrimentos, como é o caso dos Cabrais de Belmonte, tem levado à adesão entusiástica do público. E tudo isso mergulhado numa das paisagens mais fascinantes do país, numa gastronomia tradicional ligada ao pastoreio e numa enorme variedade de artesanato.
    Esta rota propõe um percurso por aldeias em que ainda é possível observar um testemunho vivo de diversas tradições e modos de vida que fazem parte da nossa história. As aldeias chamadas de históricas são aldeias que, principalmente através da conservação do património edificado e da sua cultura, permitem perceber como se viveu na Beira Serra em séculos passados.
    e as 12 aldeias são: Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Trancoso, Sortelha e Belmonte

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.