Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

1. Sim

82.7%
  2. Não

17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Acho que vou deixar esta para os pesquisadores que se interessem mais por esta área.

carlos.santos1 aprova isto.
  2. DininhaDias

DininhaDias Lenda-viva

Olá sissy, essa eu respondo rsrs

O principal elemento/minério do alumínio é a Bauxita.

Mesmo sendo a bauxita o minério mais fácil para a obtenção deste metal, o processo de transformação exige muita energia, sendo a proporção 1 : 14 000, ou seja, para cada 1 tonelada de alumínio extraído, necessita-se de 14 000 KWH de energia elétrica. Daí, tira-se a necessidade urgente de reciclagem do alumínio já produzido, pois a demanda energética é 95% menor, além de que, para se decompor na natureza, são necessários em torno de 400 anos.

História:
    O nome bauxita é derivado do nome da aldeia Les Baux de Provence na França meridional, onde foi descoberta em 1821 pelo geólogo Pierre Berthier.

Será que estou certa?

3. sissy222

sissy222 Imperador

Está sim Dininha e muito obrigada pela sua colaboração. Estou a ver que temos aluna de química.:D

Deixa lá ver se agora mais alguém coloca uma nova pergunta.:music:

4. DininhaDias

DininhaDias Lenda-viva

Êba... me saí bem nesta matéria sissy, mas não foi por menos.
    A primeira prova que fiz tirei a nota mínima(ou nota nenhuma rsrs) aí decidi me dedicar e correu tudo bem rsrs

Mas vamos lá ver que fará a próxima.

5. carlos.santos1

carlos.santos1 Lenda-viva

Boa noite e um bem haja a todos quantos participam neste cantinho;)Continuação de boas postagens:)

Carlos Santos

feiticeira1 aprova isto.
  6. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa noite!
    A Dininha agora também é aluna da Sra professora Sissy. :)
    E Jed, eu merecia sim um 20, não queiras tudo para ti. xD

carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  7. sissy222

sissy222 Imperador

E já que ninguém se arrisca, aqui fica nova pergunta relacionada com a já comentada aqui escala de Mohs:

Qual é o mineral menos duro do mundo?:eek:

8. tmss-13

tmss-13 Guest

Boa sorte a todos nas pesquizas

9. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Boa tarde a todos.
    Vendo que temos uma pergunta nova, eu decidi responder, em vez de deixar para os outros.

Aqui está a informação que encontrei relativamente à pergunta da sissy.

A dureza é uma propriedade mecânica da matéria sólida que determina sua resistência ao risco. No campo da Mineralogia, para quantificar a dureza de um mineral, utiliza-se a Escala de Mohs. Essa escala foi desenvolvida pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs no ano de 1812 e é formada por 10 minerais organizados em ordem crescente de dureza. Observe

Pela Escala de Mohs, qualquer mineral risca o anterior e é riscado pelo próximo. O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais. Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante.

Outro exemplo: ao atritarmos um fragmento de ferro a um tijolo, percebemos que o fragmento de ferro é capaz de provocar sulcos no tijolo, ou seja, é capaz de riscar o tijolo, e não o contrário. Assim, concluímos que o ferro é mais duro do que o tijolo.
    Para determinar a dureza de um mineral através da Escala de Mohs é necessário riscar o mineral padrão (da escala) com o mineral que se deseja classificar e verificar qual deles apresentou o risco em sua superfície. A unha, por exemplo, risca o talco e o gesso, mas é riscada pela calcita e, desta forma, apresenta uma dureza de 2,5. A ardósia, utilizada na fabricação do quadro negro, pode riscar o topázio, mas não o coríndon, e, por isso, encontra-se no nível 8,5 da escala.

Na prática, identificar a dureza de um mineral é um fator importante ao escolher o tipo de matéria prima mais adequada para diferentes produções. Um exemplo disso é a aplicação do granito na fabricação de pisos, em vez do mármore. O mármore é constituído principalmente por calcita, cuja dureza é 3, enquanto o granito é formado por quartzo e feldspato, que apresentam dureza de 7 e 6, respectivamente. Um piso composto de mármore seria facilmente riscado, o que não acontece com o granito.
    Entretanto, essa escala não corresponde a real dureza do mineral, fato já conhecido por Mohs. Isso quer dizer que não é possível, a partir da escala, afirmar-se que o mineral de número 10 é dez vezes mais duro do que o mineral de número 1, visto que a dureza entre os materiais não ocorre de maneira tão uniforme. Entre os níveis 9 e 10, essa diferença se acentua ainda mais, uma vez que o diamante é cerca de 7 vezes mais duro que o seu antecessor, o coríndon. Apenas pode-se estabelecer uma classificação qualitativa entre os mesmos.

Particularmente ao mineral de menor dureza, o talco, apresenta fórmula molecular Mg3Si4O10(OH)2 e pode ser arranhado com a unha. Já o mineral de maior dureza, o diamante, é formado por átomos de carbono, entrelaçados uns aos outros em um retículo cristalino muito eficiente, e pode riscar a qualquer outro material natural, não se deixando riscar por nenhum deles.

Esperando que a resposta esteja correta, resta esperar pel confirmação da sissy.

jedfjedf1996

10. sissy222

sissy222 Imperador

Muito bem respondido e explicado Jedfjedf. É por isso é que o talco é tão macio.:music:

Quem nos coloca outra pergunta igualmente macia?8)

11. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa tarde!
    O Jed deve estar a ver se consegue tirar um 20 como eu! xD

12. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Estou a trabalhar para isso.xD

13. tmss-13

tmss-13 Guest

Eh eh vamos ver quem nos traz mais uma questão

14. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Olá boa noite!
    A próxima questão vou colocá-la eu.:)

Amanhã, é quinta-feira da Ascensão e Dia da Espiga.
    Como sabem, este dia é móvel, depende da Páscoa. Há até um ditado que diz: "Da Páscoa à Ascensão, quarenta dias vão".
    De facto, se contarem desde a Páscoa até ao dia de amanhã, passaram 40 dias.
    Mas a minha pergunta é a seguinte:

Quais os elementos que compõe um ramo de espiga e qual o significado de cada um?

15. DininhaDias

DininhaDias Lenda-viva

Olha que fiquei muito curiosa, se a resposta vier com imagem será ainda melhor, porque espiga aqui é a de milho, é mesmo assim que fala feiticeira?

16. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Dininha não é. É mesmo um ramo. Quer que coloque uma imagem ou esperamos que alguém o faça?​

17. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa noite!
    Aqui está uma imagem que responde à pergunta da Feiticeira. :)

18. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Está certíssimo sofia!
    Amanhã, "toca" a ir aos campos apanhar um raminho de espiga!;):)

19. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Eheheh, mais um 20 para mim! :)
    Jed, estás a ficar para trás. xD

20. sissy222

sissy222 Imperador

[QUOTE="feiticeira1, post: 203016, member: 300"xD]
    Está certíssimo sofia!
    Amanhã, "toca" a ir aos campos apanhar um raminho de espiga!;):)
    [/QUOTE]
    Que pergunta/resposta interessante até porque hoje é feriado aqui na zona só para eu ter tempo para ir apanhar um raminho de espiga com a minha filhota.:D Por acaso não sabia assim certinho o significado de cada erva, mas assim já fiquei a saber o que procurar e é só sair a porta pois erva é coisa que aqui não falta. xD
    Não esquecer que o raminho deve ficar pendurado até ao dia da Ascensão do ano seguinte, altura em que será substituído por um novo.
    Muito obrigada pela interessante pergunta Feiticeira pois nem sabia isso com tanto detalhe.
    Fica aqui mais uma pergunta para o cantinho não parar:

Como se chama aos habitantes de Castelo Branco, Portugal e qual a origem do nome dos habitantes?:eek:
    A pergunta é grande mas a resposta é simples e rápida, não se assustem.;)
    Bom feriado ou bom dia de trabalho/escola, conforme os casos.:)

carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.