Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    E então Sissy, está correto nosso amigo jedfjedf?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  2. sissy222

    sissy222 Imperador


    Está corretinho sim senhor!!! Muito bem Jedfjedf1996!:D:D:D

    Vamos lá ver se tenho aqui outra perguntinha na minha sacola:
    Para que servem as glândulas endócrinas?

    Será uma glândula que trata da parte interna da crina de um cavalo?o_O Não me parece.:p Quem responde a esta?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    Hummm, esperando pelos "craneos"!
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  4. sissy222

    sissy222 Imperador

    Os aluninhos deste cantinho são dedicados por isso tenho fé que venha uma respostinha bem completa e detalhada.:D
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado


    Uma glândula endócrina secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas. O pâncreas produz insulina (lançada directamente no sangue) e suco pancreático (lançado no intestino delgado, considerado como exterior do organismo).
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  6. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos;)Como ultimamente tenho andado um pouco a leste daqui...vou colocar uma questão curiosa:)

    Carlos Santos

    Com que imagens sonham os cegos?
     
    sissy222 aprova isto.
  7. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Com que imagens sonham os cegos?

    Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens e sim com os outros sentidos: ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros.
    Também sonham que estão fazendo algum movimento e, assim como as pessoas sem problemas visuais, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.
    Essas sensações estão presentes também nos sonhos das pessoas com vista normal.
    Só que nelas o sentido da visão predomina, chegando a ocupar 70% do sonho, enquanto os outros sentidos muitas vezes passam despercebido.
    Se há um sentido que costuma predominar nos sonhos dos cegos, é o da audição.
    Já aqueles que não nasceram cegos, mas perderam a visão por doença ou acidente, possuem memória visual e podem sonhar com imagens.
    A quantidade e a forma dessas imagens irão depender da época de quando a pessoa perdeu a visão.
    Se, por exemplo, ela ficou cega com menos de um ano de idade, serão imagens muito rudimentares, pois os bebês ainda não conseguem ter uma imagem real.

    Tenho dito.

     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  8. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Certissimo Tunideo...sempre atento à questão;)Continuação de um bom serão para ti:)

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  9. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Gostaria de saber, como fabricam o lápis? e os coloridos, como fazer?
     
    sissy222 aprova isto.
  10. sissy222

    sissy222 Imperador

    Muito bem respondidinho Dany!!! apesar destas glândulas não serem nada secretas (eu percebi, foi uma gralhazinha, acontece a qualquer um). É sempre bom ver mais "cultureiros" por aqui.Volte sempre, pois de cada vez é uma alegria.:)

    Agora vou pensar na perguntinha afiada da Dininha.:music:

    A fabricação do lápis é simples: consiste em colocar a grafite dentro de tábuas de madeira. Mas nem sempre foi assim. Apesar de a humanidade usar ferramentas de escrita desde os primórdios, a grafite só foi descoberta no século 16, na Inglaterra - os ingleses confundiram o material com chumbo, engano desfeito no fim do século 18. Nos primeiros lápis, pedaços de grafite eram enrolados em cordas ou pele de animais para facilitar o manuseio. Mais tarde, alemães começaram a usar pedaços de madeira para cobrir a grafite. O apetrecho foi evoluindo até ganhar uma borracha na ponta em 1858, invenção do americano Hyman Lipman. A idéia, bastante simples, acontece na última etapa da produção: uma das extremidades é afinada, recebe uma cinta de metal para segurar a borracha, que é então colada e prensada. Depois, é só escrever: um só lápis é capaz de anotar 45 mil palavras ou riscar uma linha de 56 quilômetros de comprimento!

    ..No fim do caminho, as tábuas de madeira com grafite ganham camadas de verniz e pintura
    1. Ao chegar aos 18 anos, o pinheiro (Pinus caribea) está pronto para virar lápis. Muita gente pensa que o objeto é feito com um pedaço inteiriço de madeira com um furo no meio. Na verdade, a madeira é cortada em tábuas finas, de 18 x 7,5 centímetros de tamanho. Essa madeira é seca, tingida com corantes para ficar rosada e ganha camadas de gordura para ficar mais macia

    2. Durante os processos de secagem e tintura, a madeira reage e pode "empenar" caso seja utilizada imediatamente. Para evitar esse problema, a madeira fica descansando por 60 dias. Depois desse período, começa a linha de produção: uma máquina abre oito pequenas canaletas em forma de semicírculo, com metade do diâmetro da grafite, nas tábuas

    3. As minas de grafite ou de lápis colorido são coladas em uma dessas canaletas. A grafite que se usa hoje não é pura - uma mistura de barro seco e água é acrescentada à grafite para amaciar o material, que é então comprimido sob altas temperaturas até virar um cilindro. Já a mina do lápis de cor não tem grafite - no lugar, entram barro, goma, cera e pigmentos coloridos

    4. Uma segunda tábua com canaletas é colada sobre a tábua que contém a mina, formando um "sanduíche", que é prensado até que as minas e a madeira tornem-se uma peça única. A madeira, além de proteger a mão da sujeira do grafite, evita que a mina se quebre ao cair no chão. Depois, uma máquina retira o excesso de cola e as tábuas passam algumas horas secando

    5. O sanduíche pronto segue para uma máquina com lâminas de aço. De um lado, a máquina corta a face superior e, de outro, o lado inferior da tábua, até os lápis serem separados individualmente. O corte pode ser circular ou hexagonal - os lápis hexagonais têm a vantagem de não saírem rolando sobre superfíceis lisas. Um só sanduíche pode produzir de seis a nove lápis

    6. Os lápis são lixados, mergulhados em verniz e secos. A pintura pode ser por imersão ou com jatos de spray - são até cinco camadas de tinta. Já secos e com os excessos removidos, os lápis recebem o nome do fabricante com uma prensa de metal quente. Para acabar, eles são apontados em um dos lados e estão prontos para escrever. No fim da história, cada pinheiro rende até 9 mil lápiso_O

    Anotaram a resposta? :eek:Então toca air buscar um lápis e anotar ou então pôr por cima da orelha, tipo merceeiro, para terem sempre um à mão quando precisarem.;) Felizmente, nesta cantinho não precisamos de lápis, por isso poupamos umas árvorezinhas e conseguimos colocar perguntas afiadas na mesma.:D Quem coloca a próxima?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  11. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    Aguardando novas perguntas!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  12. sissy222

    sissy222 Imperador

    E aqui vai uma pergunta (mal) cheirosa:

    Como se forma o chulé?


    [​IMG]
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Credo Sissy... :eek:... chulé...??? :oops: ... :wuerg:xDxDxD
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  14. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa tarde titafcp,

    o seu post foi eliminado pois continha links externos que não são permitidos no nosso Fórum. Peço por gentileza que reformule a sua resposta sem os links.

    Agradecemos a sua compreensão.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  15. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e um bom feriado para amanhã;)Vou responder à pergunta da querida sissy:)

    Como se forma o chulé?


    [​IMG]
    O chulé - ou bromidrose - é uma espécie de pum emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés. Depois de se alimentarem de pedacinhos de pele morta e do suor acumulados no pé, as bactérias eliminam compostos químicos como ácido isovalérico e metanotiol, que causam o fedor característico. O cheirinho dequeijo do chulé não é mera coincidência: bactérias que atacam alguns tipos de queijos também liberam o gás metanotiol. "O ambiente quente, úmido e escuro que envolve os pés de quem usa calçado fechado é ideal para a ação e proliferação de microorganismos nocivos, como fungos e bactérias. E isso vale para a maioria das doenças que se manifestam nos pés", diz a podóloga Lilia Cordeiro, da Associação Brasileira de Podólogos. Portanto, para prevenir o chulé, os melhores meios são: secar bem os pés depois do banho, revezar o uso de tênis e sapatos, calçar meias de algodão, manter o interior dos calçados limpos e andar com os pés ventilados. Além de evitar o chulé esses cuidados podem evitar outras enfermidades nojentas.
    Pé na cova Além das bactérias do chulé, outros microorganismos atacam nossos pés

    BICHO GEOGRÁFICO
    1. Parasitas como o Ancylostoma brasiliense desenvolvem-se dentro de cães e gatos. Os ovos do verme pegam carona nas fezes dos bichinhos para chegar ao solo e entrar em contato com o ser humano
    2. A larva perfura a camada mais superficial da pele, mas não consegue penetrar mais fundo para colocar seus ovos. Por isso, circula desordenadamente, deixando rastro e causando coceira
    3. Para acabar com o rolê, é preciso aplicar pomadas à base de tiabendazol, que envenenam a larva até a morte
    FRIEIRA
    1. Fungos dermatófitos - que se alimentam de pele - como os do gênero Tricophyton e Epidermaphyton adoram ambientes úmidos, como saunas, piscinas e vestiários
    2. Os fungos caem de boca na queratina - substância que forma a pele - provocando rachaduras, descamação, coceira, amolecimento da pele e outras feridas que servem como porta de entrada para infecções bacterianas
    3. Para atacar os fungos, há antifúngicos em creme, pó e spray. Esses medicamentos enfraquecem as membranas das células do fungo, que acabam explodindo
    MICOSE DE UNHA
    1. A contaminação é parecida com a da frieira. Mas, além dos dermatófitos presentes em saunas e piscinas, a contaminação pode acontecer em salões de beleza, por fungos alojados em alicates e tesouras mal higienizados
    2. A abundância de alimento - queratina - estimula os fungos a instalar-se por baixo da unha que, enfraquecida, descama, muda de cor e pode até cair
    3. Quando a ferida é inacessível a pomadas e cremes, o jeito é apelar para remédios antifúngicos de uso oral e tentar matar o fungo "por dentro"
    OLHO-DE-PEIXE
    1. O HPV, vírus causador do olho-de-peixe, entra no organismo através de feridas na pele. A transmissão pode ser indireta, por objetos infectados, ou por contato direto
    2. O vírus faz crescer uma verruga interna (da sola para dentro da pele). Isso é o olho-de-peixe. Vasinhos de sangue dentro da verruga alimentam o vírus e o "olho" cresce
    3. Para exterminar o HPV, a saída é cauterizar (queimar) a pele com produtos químicos ou raio laser, tostando o vírus junto com o tecido
    BICHO-DE-PÉ
    1. O "bicho" é, na verdade, uma pulga que vive no solo de pastos e chiqueiros e, de tempos em tempos, procura um hospedeiro para colocar seus ovos
    2. A pulguinha grávida penetra a pele da vítima e alimenta-se de sangue enquanto desova. Ela passa cerca de dez dias por ali. Nesse período, põe de 150 a 200 ovos
    3. Depois de desovar, a pulga mãe morre. Para evitar infecções, o ideal é que ela seja retirada por completo com uma agulha esterilizada, antes de morrer

    Espero ter respondido o mais minuciosamente possível para melhor entendimento do problema.

    Carlos Santos
     
    sissy222 e Paul Farmer aprovam isto.
  16. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Muitíssimo bem completa esta resposta Carlos, Parabéns...


    "é uma espécie de pum :wuerg: emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés"
    xDxDxDxD
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  17. sissy222

    sissy222 Imperador


    Ui, ui, eu nem queria tanto, pois só de pensar na "bicharada" que se pode alojar nos nossos pezinhos...dá vontade de ir pôr os pés de molho.:wuerg:
    Está perfeitinha Carlos e agora no fim-de-semana prolongado espero que coloquem os pés (bem cheirosos) para cima mas não se esqueçam de vir aqui animar o nosso cantinho.;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  18. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Eca... eca... eca ... eca!

    Que informação mais mal cheirosa kkk

    Mas agora digam, de onde vem a pizza?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  19. sissy222

    sissy222 Imperador


    Com cheirinho a pizza nem resisti responder:

    [​IMG]

    A pizza não nasceu na Itália, como muitos imaginam.:eek:

    A história da pizza tem início há pelo menos seis mil anos atrás, provavelmente entre os egípcios e os hebreus. Ela não era, é claro, como é conhecida hoje, mas apenas um delgado estrato de massa – farinha mesclada com água -, chamado na época de ‘pão de Abrahão’, semelhante ao moderno pão sírio; era também conhecido como ‘piscea’, termo que futuramente derivaria para pizza. Outros estudiosos afirmam que ela era consumida pelos gregos, os quais produziam suas massas com farinha de trigo, arroz ou grão de bico, assando-as depois em tijolos ardentes.

    Três séculos antes do nascimento de Cristo, os fenícios tinham o hábito de recamar seus pães com carne e cebola; os turcos muçulmanos mantinham a mesma tradição ao longo da Era Medieval; assim, no intercâmbio de valores e elementos culturais entre povos distintos, durante as Cruzadas, esse costume desembarcou na Itália através do porto de Nápoles.

    No começo da sua trajetória cultural, a pizza contava somente com o acréscimo de ervas da região e do tradicional azeite de oliva, comuns neste prato em seu formato convencional. :)Os italianos levaram a fama por adicionar o uso do tomate – recém-chegado da América pelas mãos dos espanhóis -, que se tornaria essencial na confecção desta iguaria. Restava à pizza conquistar seu formato definitivo, pois ainda era produzida como o atual calzone e o sanduíche, ou seja, dobrada ao meio.

    Antes de se tornar famosa, a pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália. Chega então a Nápoles, já considerada a terra da pizza, o conhecimento da expressão ‘picea’, que tinha a conotação de um disco de massa assada, coberto com substâncias variadas. Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.:D

    Esta iguaria da gastronomia italiana foi amplamente difundida em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.;)

    A nova receita da pizza, em seu formato redondo, alcançou tamanha fama mundial que propiciou o nascimento da primeira pizzaria conhecida, a Port'Alba, ‘point’ onde artistas célebres, como o escritor Alexandre Dumas, se encontravam neste período.

    A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro. O dia da pizza começou a ser comemorado em 1985, sendo reservado para este fim o dia 10 de julho.:D


    Quem diria, até tem direito a dia da Pizza e tudo!!!:D


    Uma excelente Páscoa e deixo uma perguntinha para se entreterem entretanto:

    Quais os principais enigmas da Ilha de Páscoa?:eek:
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  20. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    Quais serão?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.