Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e bom serão...;)Vamos a mais uma questão? Se a velocidade dos veiculos terrestres é medida em Km por hora ou milhas, porque que a velocidade dos barcos é medida em Nós? Eis a questão...

    Carlos Santos
     
  2. Mouro

    Mouro Principiante

    A unidade deriva de um sistema de medição de velocidade bastante primitivo - chamado barquinha -, que começou a ser utilizado no século XVI. O instrumento consistia, basicamente, de uma corda com uma das extremidades amarrada a uma prancha pesada, de madeira, e a outra a um carretel, do mesmo material. Essa corda era marcada com nós em intervalos regulares de aproximadamente 14,5 metros. Quando o barqueiro desejava saber a velocidade a que estava navegando, a prancha era lançada ao mar. Com o barco em movimento, a água freava a madeira, fazendo com que a corda se soltasse do carretel que permanecia no barco. Com a ajuda de uma ampulheta, o barqueiro observava quantos nós se desenrolavam em um determinado período de tempo. Actualmente, esse método rudimentar não é mais utilizado, mas a palavra nó continua em voga para calcular a velocidade das embarcações em todo o mundo. Hoje, 1 nó equivale a 1,852 quilometro (ou 1 milha náutica) por hora.




    Nó é uma unidade de medida de velocidade equivalente a uma milha náutica por hora, ou seja 1852 m/h.

    Apesar de não ser uma unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI), é frequentemente utilizado, embora não seja encorajado, em relação direta com as unidades do sistema internacional. O desaconselhamento se deve à necessidade de adequações matemáticas em virtude da curvatura da Terra. Isso acontece pelo fato de que o conceito de Nó guarda relação directa com as dimensões da Terra, sendo uma milha náutica correspondente ao comprimento de 1' (um minuto) do grande círculo.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos aguardar mais perguntas :)
     
  4. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Ora bem...parece que temos por aqui um "expert" na matéria de Geografia...humm

    Como está corretissimo que tal uma outra questão: Qual foi o maior tsunami da história?

    Carlos Santos
     
  5. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Não sei se está certo...

    A maior onda do mundo da qual se tem notícia aconteceu em 9 de julho de 1958, na baía de Lituya, no Alasca. Tudo começou quando um terremoto enorme (que atingiu entre 7,9 e 8,3 pontos na escala Richter) sacudiu a falha de Fairweather, a 13 km de onde a onda estourou. O sacode, que foi sentido numa área de 400 mil km², fez com que aproximadamente 30 milhões de m³ de terra e pedras fossem lançados no mar. O impacto dessa massa na água levantou um vagalhão de 524 m de altura! Só para ter uma ideia, a maior onda já surfada, pelo havaiano Garrett McNamara em novembro do ano passado, tinha “apenas” 27 m! O tsunami campeão ganharia fácil do Empire State, prédio de 102 andares em Nova York, que tem cerca de 443 m. A sorte é que esse desastre atingiu uma área desabitada, destruindo apenas a vegetação local.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    Vamos aguardar a confirmação
     
  7. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos que nos visitam! Antes demais quero felicitar à nossa amiga feiticeira1 pela resposta certa à pergunta anterior, a meu vêr e pelas pesquisas efectuadas.

    Vou pôr aqui uma questão pertinente: Se todos os casais tivessem apenas um filho, em quanto tempo a raça humana se extinguiria?

    Carlos Santos
     
  8. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    eu quero saber, bem eu já contribui para a não extinção da raça humana
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  9. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a quem nos visita;)Estou a vêr que ninguém se interessa pela especíe humana...ai ai:(

    Respondendo à questão anterior:

    Se isso realmente acontecesse, a raça humana sumiria daqui a 2 450 anos! A lógica dessa estimativa é que, se de um casal sai só um filho, a população diminui em 50% a cada geração. Quem nos ajudou a chegar a esse número foi o estatístico Francisco Louzada Neto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que fez as seguintes contas para cravar os 2 450 anos:


    • Passo 1: achar as variáveis da equação. Numa progressão geométrica (PG), precisamos do termo inicial, do final e da razão (a medida em que os termos aumentam ou diminuem). O termo inicial é a população mundial, cerca de 6,5 bilhões de pessoas. O termo final é 1, a última pessoa que vai sobrar. E a razão é 0,5, os 50% de redução a cada nova geração. Isso tudo considerando que, dos 6,5 bilhões de pessoas, 50% são homens e 50% são mulheres.


    • Passo 2: calcular as gerações para que os 6,5 bilhões se reduzam a 1. O resultado é 33,6 - vamos arredondar para 34, afinal não existe "meia" geração de pessoas.


    • Passo 3: transformar o número de gerações em anos. Para isso, foi considerada uma expectativa de vida de 70 anos para cada pessoa. Multiplicando por 34, chegamos a 2 380 anos.


    • Passo 4: somar a vida da última geração. Aos 2 380 anos, somam-se mais 70 - os anos que o último habitante vai viver. Eis o resultado final: 2 450 anos. Como estamos em 2006, a extinção da humanidade seria no ano 4456.

    É claro que isso é apenas um cálculo aproximado. "Há outras variáveis importantes que não foram consideradas na equação, como a quantidade de casais que efetivamente se casam, a fecundidade das pessoas e se todos são heterossexuais", diz Francisco Louzada


    Pelos estudos efectuados foi isto que pesquisei...se está correto ou não, não posso afirmar.:)

    Mais uma pergunta e esta até é pertinente: Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram?

    Carlos Santos
     
  10. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    xiii nao sei
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  11. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Menina Isa há que esforçar um pouco...puxar por essa cabecinha, mas não só a Isa...;)

    Carlos Santos
     
  12. tmss-13

    tmss-13 Guest

    kk Eu a esta hora meus neurónios estão muito lentos.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Pois é Teresa, um dia ainda te receito umas vitaminas para espevitar esses neurónios, agora fora de graças...pessoal vamos trabalhar;) Agora descansar, até amanhã e boas respostas e melhores questões.

    Carlos Santos
     
  14. _Sweetheart_

    _Sweetheart_ Barão

    Provavelmente utilizariam o relógio de sol, mas era uma estimativa. Nunca a hora exacta... Será?

    [​IMG]
    Relógio de Sol​
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  15. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Passando para me atualizar com essa informação toda, boa sorte a quem se atrever a elaborar a resposta! Boa continuação de perguntas e respostas ;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  16. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Carlos para a tua pergunta e sem ir pesquisar, apenas respondendo pelo senso comum, penso que pelo sol!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  17. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  18. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a quem nos visita;)Todos acertaram na perguntinha, vou deixar aqui um texto para melhor entender o esquema...

    Na verdade, nossos antepassados já conheciam as horas do dia muito antes de o relógio ser inventado. O relógio mecânico é uma invenção do século XIV, enquanto que a divisão do dia em 24 horas surgiu por volta de 5000 a.C., na Babilônia. O ponto-chave desse sistema numérico foi a definição do meio-dia. Observando o movimento da sombra provocada pelo Sol, os babilônios descobriram que havia um momento em que a estrela ficava a pino no céu, sem projetar sombras para os lados. Esse momento ficou conhecido como meio-dia. Os babilônios então dividiram o restante da trajetória da sombra em 12 partes: seis antes do meio-dia (manhã) e seis depois (tarde). Estava criada a divisão do dia em 24 partes (horas) - a outra metade, claro, era a noite. Para fazer essa marcação da trajetória da sombra, os babilônios criaram o relógio de sol.

    Mais uma questão? Vamos então a ela: Como se calculou a idade da Terra?

    Carlos Santos
     
  19. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Boa sorte nas respostas...
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  20. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!

    Segundo a pesquisa que fiz e passo a citar:" A chave desse cálculo foi encontrada medindo a quantidade de urânio e de chumbo nas rochas mais antigas do planeta. "Essa foi uma conseqüência da descoberta da radioatividade", diz Marta Maria Sílvia Mantovani, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Ela se refere ao processo pelo qual alguns elementos químicos, chamados radioativos, se decompõem, produzindo outras substâncias. É o caso do urânio, que, ao sofrer radiação, se transforma em chumbo. Na natureza, uma rocha que contiver urânio, depois de certo tempo terá apenas a metade da quantidade desse elemento. Esse tempo é chamado de meia-vida. Conhecendo-se a meia-vida do urânio, pode-se então calcular a idade da rocha - e a da Terra: cerca de 4,56 bilhões de anos".

    Estará certo?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.