Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Porque temos frieiras??

    As frieiras resultam da inflamação dolorosa de pequenos vasos sanguíneos da pele que ocorre em resposta ao arrefecimento súbito e repetido das extremidades.
    As frieiras duram, habitualmente, uma a três semanas e melhoram espontaneamente logo que a temperatura ambiente aqueça e podem recorrer sazonalmente durante anos.
    Podem causar comichão, manchas vermelhas, inchaço e formação de bolhas nas extremidades dos pés, dedos das mãos, face, orelhas e nariz, muitas vezes, com bilateralidade.

    Os sinais e sintomas das frieiras podem incluir:

    • Pequenas lesões vermelhas, ocasionalmente com úlceras ou bolhas, nas extremidades dos pés e das mãos, orelhas e nariz.
    • Inchaço da pele.
    • Sensação de queimadura na pele
    • Alterações na cor da pele de vermelho para azul escuro, acompanhado de dor e possível ulceração.
    A causa exata das frieiras é desconhecida. Admite-se que a causa primordial resida na vasoconstrição arteriolar com vasodilatação a jusante.

    Os fatores que podem aumentar o risco de frieiras incluem:

    • Exposição ao frio.
    • Sexo feminino – as mulheres são mais suscetíveis de ter frieiras por motivos não conhecidos.
    • Baixo do peso - as pessoas que pesam 20 por cento menos do que adequado para a sua altura têm um risco aumentado de frieiras.
    • Local de residência - paradoxalmente, as frieiras são menos frequentes em áreas mais frias e secas, porque as condições de vida e o vestuário aí usado são mais adaptados ao frio. No entanto, como regra geral, se reside numa região fria e húmida (mas sem temperaturas negativas), o risco de frieiras é maior.
    • A época do ano – As frieiras são mais comuns no início do inverno até à primavera. As frieiras desaparecem completamente na primavera.
    • Má circulação - As pessoas com má circulação tendem a ser mais sensíveis às mudanças de temperatura, tornando-as mais suscetíveis de ter frieiras.
    • Fenómeno de Raynaud - Pessoas com fenómeno de Raynaud, uma outra condição relacionada com frio, são mais suscetíveis a frieiras.
    Podem observar-se excecionalmente frieiras como manifestação local de doença sistémica (leucemia mieloide crónica, síndroma dos anticorpos antifosfolípidos e anticoagulantes lúpicos, crioglobulinemias). Por este motivo, em situações repetidas e persistentes de frieiras é conveniente realizar análises laboratoriais específicas.
    Como tratar?
    A melhor abordagem para o tratamento das frieiras é evitar desenvolvê-las, limitando a exposição ao frio, cobrindo sistematicamente a pele exposta ao frio e utilizando vestuário quente. É também aconselhável evitar o tabaco.

    As opções de tratamento para frieiras incluem:

    • Cremes com corticosteroides - Os corticosteroides tópicos podem ajudar a aliviar a coceira e o inchaço.
    • Medicação oral - A nifedipina, um anti-hipertensor oral, está indicada no tratamento das frieiras, por ajudar a abrir os vasos sanguíneos. Outro medicamento que ajuda a melhorar o fluxo de sangue é a pentoxifilina Também o ácido acetilsalicílico poderá ter um efeito benéfico.
    • Prevenção de infeção - Se existirem úlceras de pele, o tratamento deverá incluir a limpeza e proteção das úlceras de forma a evitar infeções.

    Quando consultar um médico

    Muitas pessoas com frieiras nunca chegam a necessitar de ser consultadas por um médico. No entanto, se a dor for muito intensa ou se as lesões forem repetidas e mantidas, o médico pode ajudá-lo a tratar-se de forma eficaz. Além disto, certifique-se de que consulta um médico se a sua pele não melhorar duas semanas após o aparecimento das frieiras.
    Se tem má circulação ou diabetes, consulte um médico imediatamente após a descoberta de frieiras de forma a prevenir possíveis complicações.

    Tenho dito!!!!!! :)
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  2. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Olá Tunideo muito bem, resposta completa ;)

    Aguardemos novas perguntinhas!
     
  3. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e parabéns pela resposta acertada Sissy;)Aproveito para agradecer a todos os participantes que muito se tem esforçado por manter o tópico vivinho da Silva também:)Um bem haja a todos;)

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  4. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Boa noite carlos! Continuamos à espera de novas perguntinhas;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Boa Noite!

    Se me permitem vou deixar uma pergunta.


    Quais as pragas do Egipto?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  6. Teresa Cristina

    Teresa Cristina Coronel

    Muito boa questão Tunideo...
     
    carlos.santos1 e Tunideo aprovam isto.
  7. sissy222

    sissy222 Imperador

    Oba, oba, temos uma nova perguntinha, vou já pesquisar.:)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  8. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Quem vai responder quanto às pragas?:)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  9. titafcp

    titafcp Barão

    As dez pragas do Egito são as dez pragas que, segundo a Bíblia, o Deus israelense enviou pelas mãos de Moisés sobre oFaraó do Egito e seu povo, narradas no livro de Êxodo, capítulos 7—12. As pragas foram enviadas para que Israel fosse libertado da terra do Egito, segundo a narrativa Bíblica, e se reconhecesse a unicidade de Yahweh, outro nome do Deus israelita

    font: wikipedia

    Editado por paul_farm (links externos)
     
    Última edição por moderador: 6 Março 2015
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  10. Tunideo

    Tunideo Comandante



    Cara titafcp, a resposta está meio correcta.

    Aguardo outra resposta, mais completa. :)
     
    Última edição: 6 Março 2015
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  11. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Vamos ver se conseguem acertar!!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  12. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Titafcp,

    Seu post foi editado porque deixastes 10 links externos na reposta, ao copiar um texto de outro site e colando este aqui, caso a palavra ou frase fique "verde" indica que há link externo. É preciso clicar nesta palavra ou frases em verde e depois no elo de corrente nas ferramentas acima do post, assim o link será "quebrado".
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  13. sissy222

    sissy222 Imperador

    Já pesquisei e encontrei. Espero que esteja certinho.:music:

    As pragas do Egipto são dez e estão relatadas na Biblia.
    Resumindo: o Senhor escolheu Moisés para liderar a saída do povo hebreu do Egito, onde era escravizado. Ocorreu que Moisés era hebreu, mas havia sido criado pela filha de faraó, que o encontrou ainda bebê, boiando num cesto, dentro do rio. Durante o processo de insistência de Moisés junto ao faraó para que deixasse o povo partir, o Senhor enviou dez sinais, dez pragas, com o objetivo de mostrar ao faraó a Sua soberania e que o Deus a quem Moisés e seu povo servia, era um Deus que ama a liberdade.
    Primeira praga: a água foi convertida em sangue

    Toda e qualquer água do Egito foi transformada em sangue e até mesmo os rios foram contaminados, vindo a morrer todos os peixes.

    Segunda praga: rãs

    Esta praga surgiu após Arão (irmão de Moisés, que o acompanhou durante todo o processo) estender a mão sobre o Egito e surgiram rãs de todos os lugares

    Terceira praga: Mosquitos

    Da mesma forma que antes, o Egito foi infestado por rãs, desta vez vieram mosquitos a encobrir a população e todos os animais. Desencadeada também após Arão estender as mãos sobre o Egito.

    Quarta praga: Moscas

    Bem semelhante as anteriores, a quarta praga deixou o Egito infestado de moscas. Faraó concordou em libertar o povo, o Senhor retirou a praga, mas assim que percebeu que a praga havia cessado, o faraó voltou atrás na sua decisão, aprisionando o povo hebreu.

    Quinta praga: Peste nos animais

    Desta vez Moisés estendeu a mão sobre o Egito e por ordem do Senhor surgiu uma praga nos animais onde muitos morreram e grande foi a perda para os egípcios.

    Sexta praga: Úlceras

    Diante da resistência de faraó, que a cada praga aceitava libertar o povo, mas assim que elas cessavam voltava a reter os hebreus como escravos, o Senhor ordenou a Moisés e a Arão que enchessem suas mãos de cinzas e jogassem para os céus. Assim o fizeram e as cinzas se transformaram em úlceras em todo o Egito, tanto nos animais como nas pessoas.

    Sétima praga: Chuva de pedras

    A resistência por parte do faraó se repetiu e assim, o Senhor pediu a Moisés para estender tua varinha por todo o Egito (exceto a região onde vivia o povo escolhido, o povo a ser liberto), e foi assim que uma chuva de pedras destruiu toda a plantação.

    Oitava praga: Gafanhotos

    Nesta praga, pela oitava vez o Senhor tocou no povo egípcio a fim de fazer justiça e libertar seu povo; enviou um vento que passou seguido de inúmeros gafanhotos devorando muito do que possuía o faraó. Mais uma vez ele cedeu, mas somente até a praga cessar.

    Nona praga: Trevas

    Desta vez, todo o céu do Egito se tornou trevas e passaram dias na escuridão (menos onde estavam os filhos de Israel). O que também não foi suficiente para convencer faraó a libertar o povo de vez.

    Décima: Morte dos primogênitos

    Esta foi a última praga, onde todos os primogênitos foram mortos, desde os animais até os servos, inclusive o filho do próprio faraó. Houve grande comoção no Egito quando por fim, após muita insistência, faraó concordou em deixar o povo sair.

    De acordo com as escrituras, o faraó chegou a arrepender-se, indo atrás do povo, tentando capturá-lo de novo, sem sucesso. Passagem que ficou popularmente conhecida como “Deus abriu o mar vermelho”.


    Haja coragem para enfrentar tantas pragas!!! :p-.-Então e o perdão, a bondade e a solidariedade, para onde foram?:(
    Felizmente os sentimentos positivos vêm mais ao de cima durante os tempos difíceis e de crise, como que para recordar as pessoas do que é realmente importante. De vez em quando uma pragazinha(pequenina) recorda-nos de não nos preocuparmos tanto com futilidades e materialismos e pensarmos mais nos sentimentos de apoio e entreajuda.;)

    Belíssima pergunta Tuníseo!!!:D

     
    carlos.santos1 e Tunideo aprovam isto.
  14. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Para a mim a resposta da sissy está correta, agora vamos ver o que diz o Tunideo!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  15. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Correctissima a resposta da sissy222. :)

    Obrigado pela pesquisa.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  16. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    E que venham novas perguntas.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  17. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Tomei-lhe o gosto, por isso cá vai mais uma, esta é especial porque quero visitar todas. :)

    Quais as Capitais da Europa.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa noite
    Aqui fica a resposta à pergunta do Tunideo.

    Albânia - Tirana
    Alemanha - Berlim
    Andorra - Andorra la Vella
    Arménia - Erevan
    Áustria - Viena
    Azerbaijão - Baku
    Bielorrússia - Minsk
    Bélgica - Bruxelas
    Bósnia-Herzegovina - Sarajevo
    Bulgária - Sófia
    República Tcheca - Praga
    Cazaquistão - Astana
    Chipre - Nicósia
    Croácia - Zagreb
    Dinamarca - Copenhaga
    Eslováquia - Bratislava
    Eslovénia - Liubliana
    Espanha - Madrid
    Estónia - Tallinn
    Finlândia - Helsínquia
    França - Paris
    Grécia - Atenas
    Geórgia - Tbilisi
    Hungria - Budapeste
    Irlanda - Dublin
    Islândia - Reiquiavique
    Itália - Roma
    Letónia - Riga
    Liechtenstein - Vaduz
    Lituânia - Vilnius
    Luxemburgo - Luxemburgo
    República da Macedónia - Skopje
    Malta - Valetta
    Moldávia - Chisinau
    Mónaco - Monaco-Ville
    Montenegro - Podgorica
    Noruega - Oslo
    Países Baixos - Amsterdão
    Polónia - Varsóvia
    Portugal - Lisboa
    Reino Unido - Londres
    Roménia - Bucareste
    Rússia - Moscovo
    Turquia - Ancara
    San Marino - San Marino
    Sérvia - Belgrado
    Suécia - Estocolmo
    Suíça - Berna
    Ucrânia - Kiev

    Acho que é esta resposta que o Tunideo pretende. Vamos esperar pela confirmação.
     
    Tunideo, sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  19. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Uau, o jedf foi mesmo rápido, mas será que está correto?
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  20. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e um bom fim de semana para todos estes meninos e meninas que por aqui passaram e continuam a passar;)Continuação de boas postagens e boas respostas:)Um bem haja a todos, amanhã faço mais qualquer coisita;)

    Carlos Santos
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.