Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. sissy222

    sissy222 Imperador

    Que alegria chegar aqui e ver mais gente a contribuir para este tópico. Muito bom. Fiquei dormente de tanto sorrir.:D
    Venham de lá mais perguntas e mais respostas e a confirmação da Sofiazinha, claro.;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa tarde!
    A resposta da Danny está correta sim. :)
    Agora não me lembro de mais nenhuma perguntinha assim interessante para colocar.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. sissy222

    sissy222 Imperador

    Eu tenho uma fresquinha::)

    Todos os animais têm sangue vermelho?o_O

    Será que algum tem sangue azul? Algum pavão-real ou assim... Afinal a realeza é que se diz que tem sangue azul.xDxDxD
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Boa pergunta, aguardemos pela resposta!!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Passo apenas para dar as boas noites e um excelente dia para amanhã;)Hoje me distrai e nem cá fiz nada...vou ter de aplicar um cartão vermelho a mim mesmo:(Amanhã faço algo mais;)Um bem haja a todos pelas participações e visualizações aqui no tópico:)

    Carlos Santos
     
  6. Teresa Cristina

    Teresa Cristina Coronel

    Aguardando a resposta do sangue azul. rsrs
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  7. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Todos os animais têm sangue vermelho?

    Não. A maioria dos vertebrados tem sangue vermelho, mas há exceções. O sapo Chiromantis samkosensis, alguns peixes marinhos (como o Clinocottus analis) e os lagartos do gênero Prasinohaema têm sangue verde! Aliás, esses lagartos são um caso especial, já que, além da hemoglobina (proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que transportam oxigênio), eles têm a biliverdina, de cor verde, correndo pelas veias. Já a maioria dos invertebrados, cujo sistema circulatório é aberto, apresenta um fluido chamado hemolinfa com função semelhante à do sangue. Alguns insetos, moluscos (como o polvo) e artrópodes (como a tarântula) têm a hemolinfa azul graças à presença de outra substância que carrega o oxigênio: a hemocianina, de cor azulada. E a paleta de cores sanguínea não para por aí: na natureza existe sangue amarelo, laranja e até incolor.

    Apenas os vertebrados, com algumas exceções, têm sangue com essa coloração - provocada pela presença de células ricas em ferro, chamadas hemoglobina, que possuem o tom avermelhado. Os vertebrados, vale lembrar, dividem-se em cinco grandes grupos de animais: mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis. Já entre os seres invertebrados a coloração do sangue varia muito. Os crustáceos (caranguejos, siris, lagostas etc.) têm sangue com cor mais azulada, graças à presença de um pigmento chamado hemocianina.
    Os insetos, por sua vez, possuem um tipo de sangue (chamado de hemolinfa) que pode ser amarelado, azulado ou esverdeado - em certas espécies de formigas ele pode até ser incolor. "Outra particularidade sobre o sangue dos insetos é que ele não corre dentro de um sistema de vasos pressurizados, como acontece com nós, humanos, mas percorre amplos espaços e banha os vários órgãos, que são delimitados por membranas bem finas", afirma o entomologista (especialista em insetos) Sérgio Vanin, do Instituto de Biociências da USP. Como toda regra tem sua exceção, também entre os invertebrados existem espécies com sangue vermelho, como as minhocas e algumas larvas aquáticas de certos mosquitos.

    Espero que seja a resposta correcta.
     
  8. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Muito boa a resposta Tunideo, para mim, está valendo!
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  9. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e parabéns pelas perguntas e respostas;)Vou deixar uma pergunta para não dizerem que sou malandreco:)

    Carlos Santos
    Por que nem todo milho vira pipoca?


     
    feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  10. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Passei para desejar boa noite! Força na procura pela resposta!!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  11. sissy222

    sissy222 Imperador


    Como disse a Dininha, "está valendo"!!!;) Perfeitinha a resposta. :)Afinal sempre há alguns de sangue azul!!! Serão da realeza?
    Muito obrigada pela participação Tunideo:D

    E agora cá vai a resposta à perguntinha do Carlos, já que aqui em casa todos gostamos imenso de pipocas::p

    A razão por que nem todo o milho serve para fazer pipoca é que o grão de milho-pipoca (Zea mays everta)estoura porque contém mais água (entre 12 e 16%) e tem casca mais resistente do que o milho comum. Quando a semente é exposta ao calor, (temperatura mínima de 170°C), a água encapsulada vira vapor, que se expande. A pressão é tanta que a casca se rompe. No primeiro contato com o ar, o amido (gelatinoso no interior do grão) solidifica-se e vira a espuma branca que comemos. Caso haja irregularidades na casca, como furos ou rachaduras, o vapor de água escapa e a casca não explode, formando o piruá (milho que não estourou). Outros fatores que impedem a transformação do milho em pipoca são a contínua exposição ao sol - que acaba secando o interior do grão - e o aquecimento abaixo da temperatura necessária.
    [​IMG]
    Sim, fazer pipocas é uma arte, e por isso eu continuo sem aderir às feitas no micro-ondas e prefiro fazer na panela mesmo.;):music:
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  12. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite!
    Ouvi falar em pipocas vim logo a correr! xD Amo pipocas!

    Por acaso no outro dia na casa da minha sogra falámos nisso, eu pensava que qualquer milho dava, afinal estava enganada.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  13. sissy222

    sissy222 Imperador

    Toda a pipoca que esteja no grau de "maturação" certo rebenta, mas nem toda dá origem a pipocas de jeito por isso mais vale optar pelo tipo certo.;)
    Cá me casa cada vez que dizemos que vamos fazer pipocas os miúdos logo perguntam "que filme vamos ver?"xDxD É o hábito. Um filiminho com pipoca sabe sempre melhor.:)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  14. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva


    Quem fez esse casamento da pipoca com filme teve uma ótima ideia.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  15. sissy222

    sissy222 Imperador

    E aqui fica mais uma perguntinha de bolso:

    Por que a voz dos adolescentes muda?o_O

    Será para impor respeito?:p
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  16. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Será por causa de hormonas?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  17. Tunideo

    Tunideo Comandante

    Por que a voz dos adolescentes muda?


    É culpa dos hormônios, que perturbam o organismo da moçada nessa fase da vida. Na adolescência, tanto os meninos como as meninas começam a produzir os hormônios que realçam as diferenças sexuais. Nelas, aumenta a produção de estrógeno e progesterona. Neles, a testosterona explode, desencadeando uma série de transformações. Uma das mudanças é o crescimento da cartilagem da laringe, onde se localizam os músculos vocais que compõem a prega vocal.
    E é a vibração dessa prega durante a passagem do ar que sai dos pulmões que produz a nossa voz.
    Com o crescimento da laringe, os músculos vocais se esticam e aumentam de tamanho. "Com isso a estrutura vocal muda e a voz fica mais grave", diz o otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta) Reginaldo Raimundo Fujita, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Como o crescimento da cartilagem da laringe é muito maior no corpo masculino, só os meninos ganham nessa fase o famoso pomo-de-adão, ou gogó. Antes da adolescência, as crianças de ambos os sexos têm o mesmo tamanho de laringe, o que torna as vozes parecidas, entre 250 e 270 hertz (Hz) - unidade que verifica a freqüência das ondas sonoras.
    Na "fase das mudanças", a freqüência da voz dos meninos e das meninas cai, tornando o som mais grave, ou seja, a voz mais grossa. Nas garotas, porém, como o estrógeno e a progesterona não fazem tanto efeito na laringe, a alteração na freqüência é menor (como dá para conferir no quadro abaixo). O engraçado é que na velhice a voz dos homens e das mulheres se aproxima novamente, pois há uma redução na produção de hormônios tanto masculinos como femininos. É por isso que às vezes não conseguimos distinguir no telefone se estamos falando com um homem ou uma mulher de mais idade.
    Tenho dito! :)
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  18. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Esperamos que a sissy222 nos diga se a resposta está correta!!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  19. sissy222

    sissy222 Imperador

    A Soraia acertou mas não explicou:p e o Tunideo fez uma resposta completíssima!!!:D Belíssima pesquisa. Está certinha a resposta. Muito obrigada a ambos pelos seus contributos e agora aguardo eu por uma perguntinha. Alguém se candidata?
    ;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  20. .nina.21

    .nina.21 Guest

    Bem eu candidato-me, aqui vai uma perguntinha!!

    Porque temos frieiras??
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.