Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom dia e uma excelente terça-feira;)Como eu a pouco disse que tinha trabalhado na Enagás (manutenção das infra-estruturas) vou colocar a pergunta.
    Continuação de muito bom dia a todos.

    Carlos Santos
    Quais os processos para passar o GPL ao estado gasoso?
     
    feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  2. sissy222

    sissy222 Imperador

    Ui, ui Carlos, esta requereu um pouco mais de pesquisa. Vamos ver se acertei.


    Para o GPL passar ao estado líquido deve passar por um redutor ou gaseificador (como os da imagem, no que se refere a carros).
    No caso de veículos automóveis, o GPL chega a este equipamento em estado líquido e a sua função, com ajuda da temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor, é transformar o GPL em estado gasoso, para que possa ser alimentado pelo motor. Nos sistemas de injeção de GPL (Fase Liquida) este equipamento é substituído por um similar (em forma), mas apenas com a função de ajustar a pressão do GPL, de modo a que possa alimentar, corretamente os injetores de GPL.
    [​IMG]
    Este equipamento está ligado por tubagem de água, e por tubo de borracha especifico para GPL, à regua de injetores ou ao misturador. A entrada de GPL é proveniente da eletroválvula , normalmente em tubo de cobre.

    Mas o GPL também é usado em residências e aí aproveito para explicar em que consiste o GPL, ou seja, o gás liquefeito de petróleo. Essa substância trata-se de uma mistura de gases de hidrocarbonetos de baixo peso molecular, destacando-se o propano (três átomos de carbono com ligações simples entre si) e o butano (quatro átomos de carbono com ligações simples entre si). É utilizado principalmente no gás doméstico para aquecimento (em fogões) e em determinados veículos.
    O GLP, quimicamente, é uma mistura de gáses condensáveis (podem passar ao estado líquido) que estão presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo, a sua principal fonte de obtenção. Tanto o propano quanto o butano são extremamente fáceis de serem condensados. No botijão de gás estes gases estão na fase líquida em virtude da pressão, em torno de 6 a 8 atmosferas, a que são submetidos em seu processo de envasamento. Os gases constituintes do petróleo, o propano e butano, são obtidos principalmente no processo do craqueamento catalítico do petróleo.
    [​IMG]

    O gás de cozinha é geralmente associado ao desprendimento de um forte odor, entretanto, “uma característica marcante do GLP é não possuir cor nem cheiro próprio. No entanto, por motivo de segurança, uma substância do grupo Mercaptan é adicionada ao GLP ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico quando há um vazamento de gás. O GLP não é uma substância tóxica, porém se inalado em grande quantidade, produz efeito anestésico”. Essa substância possui a finalidade de avisar aos nossos sentidos que há vazamento do GLP, o que pode ser fatal se inalado.

    Para a armazenagem do GLP são utilizados recipientes de aço, de variadas capacidades volumétricas e formatos. Em sua fabricação, esses materiais passam por repetidos testes de resistência, nos quais está sua capacidade mecânica de suportar pressões de até 15 atmosferas (pressões maiores àquelas oferecidas pelos gases de seu interior). Dessa forma, busca-se a prevenção de eventuais possibilidades de rompimento mecânico ou manuseio inadequado em seu processo de envasamento ou utilização doméstica. Ainda tais testes trazem a facilitação da vaporização dos gases contidos em seu interior, o que é essencial em sua utilização.

    Ainda com base no processo de envasamento, todos os recipientes que contém o GLP são enchidos até 85% de sua capacidade máxima, sendo que o restante de seu volume é utilizado na vaporização dos produtos, que ocorre com trocas de calor entre a parede do recipiente e as amostras no estado gasoso. Dessa forma, quanto maior for a temperatura externa do recipiente, maior será também a velocidade de vaporização dos gases contidos em seu interior.


    Ufa, esta deu trabalhinho. Vamos ver se o Carlos aprova.:eek:
    Bom jogo a boa aprendizagem a todos
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  3. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Bom Dia a todos e parabéns mais uma vez pelas participações em perguntas e respostas bem elaboradas e pesquisadas.
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  4. titafcp

    titafcp Barão

    La Catrina
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    [​IMG]Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2014)
    Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
    [​IMG]
    Duas Catrinas no Dia dos Mortos
    La Catrina de los toletes, na cultura popular mexicana, é a representação humorística do esqueleto de uma dama da alta sociedade. É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México. A palavra catrina é a variante feminina da palavra catrín, que significa dândi em espanhol. O personagem se caracteriza como um esqueleto de mulher usando um chapéu, como distintivo da alta sociedades do início do século XX e tem uma função de memento mori destinado a lembrar que as diferenças sociais não significam nada, diante da morte.

    Origens[editar | editar código-fonte]
    [​IMG]
    La Calavera de la Catrina, de José Guadalupe Posada
    As origens da Catrina remontam às festas dos mortos pré-colombianas. Seu nome vem de La Calavera de la Catrina gravura do mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913), água-forte sobre zinco, que faz parte de uma série de calaveras (caveiras). O precursor dessas representações humorísticas de figuras contemporâneas sob a forma de esqueletos, geralmente acompanhadas de um poema, foi Manuel Manilla.

    História[editar | editar código-fonte]
    Muito popular na época de Posada, o personagem tornou-se um dos principais símbolos das manifestações artísticas do dia de Finados no México e da cultura mexicana em geral, após a descoberta da obra de Posada pelo artista e historiador da arte, pouco depois daRevolução Mexicana. La Calavera de la Catrina foi então reproduzida e tornou-se símbolo da renovação indigenista da arte mexicana. Assim, la Catrina aparece na pintura mural de Diego Rivera denominada Sueño de un domingo por la tarde en la alameda que contém outras imagens de Posada. Além do seu uso como imagem, ela foi também interpretada em outras formas artísticas, dentre as quais a escultura


    edit: DininhaDias para retirada de links externos.
     
    Última edição por moderador: 25 Novembro 2014
  5. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Bom dia titafcp!

    Peço que leia atentamente o que segue abaixo.


    Quando copiamos algo da internet e colamos aqui, pode acontecer de vir algo escondido nas linhas e nem percebermos, mas ao postarmos ele fica evidenciado, assim como mostram as imagens:


    [​IMG]

    [​IMG]
    A letras ficam em verde e ao passarmos o mouse sobre elas a frase toda se evidencia.

    Para retirar estes links e não perder a postagem deixo aqui ilustrado como se deve fazer:


    [​IMG]
    Basta selecionar a frase com o mouse (deixando ela azul) depois selecione o ícone destacado acima e pronto, o link se quebra e desaparece do fórum.

    Sabemos que está a pouco tempo no fórum e ainda não se habituou a ele, mas esteja sempre atenta as postagens e orientação e logo estará familiarizada com tudo.

    Os links externos não proibidos aqui no fórum.

    Agradecemos sua compreensão!
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. sissy222

    sissy222 Imperador


    Querida Tita, agora fui eu que fiquei baralhada. Esta sua informação é em resposta ao quê?o_O
    Não sei se pensou que consistia em postar informações à escolha sobre cultura geral, mas na verdade o tópico funciona no sistema de pergunta de alguém para os restantes responderem.:)
    Pode ler na primeira página do tópico em que consiste o funcionamento do mesmo caso tenha dúvidas.
    Boas culturas gerais:D e seja benvinda ao tópico
     
    Última edição: 26 Novembro 2014
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  7. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Antes de postarmos em qualquer tópico no canto da conversa, devemos ler a primeira página antes pois ela explica como que o tópico funciona.

    Cultura nunca é demais. :D
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  8. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Olá boa noite titafcp e a todos quantos fazem deste tópico um ponto de referência neste fórum;) Como já a informaram e bem, este tópico funciona sobre a norma de pergunta vs resposta, para a próxima postagem agradecia que lê-se muito bem a 1.ª página e segui-se a norma estabelecida;) De qualquer forma agradeço a sua participação, muito bem vinda titafcp

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  9. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Rsrsrsrs eu só fiquei com os olhos na imagem, uhhhhhhh! Parabéns a todos pelas pesquisas.
     
  10. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Boa noite.
    Passo por cá para dar os parabéns a todos os que dinamizam este tópico, fazendo perguntas e dando as respetivas respostas, e que fazem dele um sítio onde estamos sempre a aprender coisas novas.
    Já que estou a passar por cá, parece-me pertinente ser eu a deixar uma pergunta desta vez.
    Como surgiu a UE (União Europeia)?
     
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos lá pesquisar!
     
    feiticeira1 aprova isto.
  12. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    E que tal ser a menina soraiamachado a responder à pergunta que eu coloquei? É que senão, são sempre os mesmos a responder.
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  13. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Sissy estás de parabéns, pesquisa muito bem efectuada e bem resumida...a pergunta de hoje tem haver com o local aonde trabalhei e lá fazem a descarga do tal GPL que vem em navios tanque, seguidamente é armazenado nos tanques que vou postar já de seguida, o mesmo passa por vários processos até se formar o gás de cidade que estamos habituados a consumir, lá também vendem em estado liquido para as tais botijas e para os veiculos a gás.
    [​IMG]

    Enagás de Barcelona, o navio que se vê é um transportador de GPL

    [​IMG]

    Tanques com capacidade de 150.000m3

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  14. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Após a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) surge a necessidade de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa, tendo como objectivo preservar a paz e a prosperidade.

    Desta forma, revelou-se necessário criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, ideias e bens, para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida.

    Em setembro de 1946, em Zurique, na Suíça, Winston Churchill sugeriu que a Europa se unisse como resposta à crescente força da União Soviética no continente.
    Churchill disse:
    " ... nós devemos construir uma espécie de Estados Unidos da Europa".
    A UE foi criada no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de incentivar a cooperação económica na Europa, partindo do pressuposto de que ospaíses com relações comerciais se tornam economicamente dependentes,reduzindo os riscos de conflito.

    Será que é isto ??
     
  15. titafcp

    titafcp Barão

    E onde está a pergunta?
     
  16. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Aqui esta a pergunta titafcp
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  17. sissy222

    sissy222 Imperador

    Creio que estás certa Teresa e agradeço a belíssima participação no tópico.:):):)
    Aproveito para complementar a resposta com alguma informação extra.

    A União Européia começou a formar-se a partir de 1950 com a Comunidade Européia do Carvão e do Aço que foi a primeira iniciativa de unir os países europeus. Mais tarde, em 1957, surgiu a Comunidade Econômica Européia (CEE) ou “Mercado Comum”. Tal como a Teresinha referiu na resposta dela;), esta comunidade foi criada com o intuito de evitar que mais guerras acontecessem entre países europeus (como a II Guerra Mundial) e como forma de recuperar a economia no período do pós-guerra, fato logo registrado no período de 1960 a 1969.


    Em 1973 a Dinamarca, Irlanda e Reino Unido aderem ao bloco econômico elevando o número de estados membros para nove: os três citados acima, e os países fundadores, Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Em 1981 a Grécia adere à UE, seguida pela Espanha e Portugal (ambos em 1986). Áustria, Finlândia e Suécia aderem em 1995. Em 2004 é a vez de Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estónia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca.


    Desde sua fundação a UE alcançou enormes conquistas nos campos político, econômico e social.


    Espero que o jedfjedf1996 aprove as respostinhas e desejo uma excelente tarde a todos.:)
     
    tmss-13 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    vamos ver o que o Jed diz,rs
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  19. sissy222

    sissy222 Imperador

    Enquanto esperamos a confirmação da pergunta anterior fica aqui uma nova:

    Quem construíu a Ponte D. Maria Pia, no Porto?
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  20. MayDantas

    MayDantas Imperador




    Veremos quem irá nos responder corretamente.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.