Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

1. Sim

82.7%
  2. Não

17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

carlos.santos1 Lenda-viva

Bruxinho eu perguntava do seguinte modo:

" Num café expresso qual é o volume que contém mais cafeína ? O café longo ou o café curto ?

Carlos Santos

2. bruxinho1971

bruxinho1971 Conde

Caro Carlos de facto entendo que lhe possa causar algo de estranho mas penso que ambas as questões na generalidade estão bem formuladas ! Ao qual seria de esperar uma resposta !!!

3. :[LIKA]:

:[LIKA]: Lenda-viva

Antes de mais, sabemos que um café é feito a partir de água quente que passa, com alta pressão, pelos grãos do café, depois de moídos. Desta forma toda a água que vai para a chávena passa pelos grãos de café.

A água arrasta algumas substâncias existentes nos grãos de café para a chávena e a pressão origina a tão apreciada emulsão que construi o café expresso.

Desta forma, quanto mais água passar pelos grãos de café maior a quantidade dos diversos componentes (incluindo a cafeína) que serão arrastados com ela para de coação.

Na tabela estão as quantidades de cafeína extraídas em função do volume de água utilizado :

tipo de expressovolume total (mL)massa de cafeína (mg)
    café curto2587,0
    café "normal"3594,5
    café cheio4598,1
    Facilmente se observa que o café cheio é o que contém maior quantidade de cafeína. Se pensarmos em termos de concentração de cafeína (quantidade de cafeína por unidade de volume de café) observamos que a mesma vai diminuindo à medida que enchemos a chávena:

tipo de expressovolume total (mL)massa de cafeina (mg)concentração de cafeína (mg/mL)
    café curto2587,03,5
    café "normal"3594,52,7
    café cheio4598,12,2
    • Mas porque é que a concentração da cafeína vai diminuindo?

carlos.santos1 e bruxinho1971 aprovam isto.
  4. bruxinho1971

bruxinho1971 Conde

• Mas porque é que a concentração da cafeína vai diminuindo?o_OBoa pergunta Lika !!!
    • Na minha humilde opinão devido a quantidade de agua todo e qualquer concentrado se dilui !!!

carlos.santos1 e :[LIKA]: aprovam isto.
  5. Heliana

Heliana Barão

Verdade Bruxinho,que achas de responder pra gente?:p

carlos.santos1 aprova isto.
  6. carlos.santos1

Bruxinho como moderador do meu tópico, achei melhor re-formular a pergunta...ai tens a explicação dada pela Lika.

Com esta abordagem me despeço, até mais logo e uma boa noite para todos.

Carlos Santos

bruxinho1971 aprova isto.
  7. :[LIKA]:

Estás certo Bruxinho, mas vou completar a resposta...pra maior entendimento ;)
    A concentração mássica é dada pela relação entre a massa de soluto e o volume de solução. O que acontece quando tiramos uma bica é que à medida que vamos enchendo a chávena vamos acrescentando mais cafeína, é certo, mas o aumento do volume não é compensado pelo aumento da quantidade de cafeína.

É como quando lavamos um rolo de pintar cheio de tinta ao colocarmos o dito debaixo de uma torneira com água a correr. No início a água arrasta muita tinta mas depois vai arrastando menos. Neste exemplo o café moído equivale ao rolo todo sujo de tinta acabadinho de pintar a sala. A água passa pelo café e vai arrastando tudo o que pode ser arrastado, onde se inclui a cafeína, para dentro da chávena. À medida que os componentes solúveis (e alguns outros) são arrastados para a chávena, o seu teor vai diminuindo no café moído (por isso é que não se tira uma bica duas vezes com o mesmo café), pelo que o mesmo fluxo de água vai arrastando cada vez menos componentes.

Qual a maior montanha do mundo?

8. bruxinho1971

bruxinho1971 Conde

OK ! Pensei que o tópico seria de todos e que a moderação existente no forum já é suficiente,com tudo a minha questão inicial tinha o seu objectivo e conteúdo de brincadeira que ao ser formulada perdeu o duplo objectivo !
    Mas como o tópico é seu espero que se divirta e faça divertir dou por terminada a minha passagem por aqui !

9. :[LIKA]:

A brincadeira consiste em fazer uma pergunta cultural para o outro responder bruxinho1971 seja pesquisando ou por próprios conhecimentos

carlos.santos1 e bruxinho1971 aprovam isto.
  10. bruxinho1971

bruxinho1971 Conde

E foi o que aconteceu não vejo qualquer tipo de duvida !

:[LIKA]: aprova isto.
  11. :[LIKA]:

Certo, então vamos seguir a brincadeira ainda tem uma perguntinha no ar...
    • Qual a maior montanha do mundo?

Caro bruxinho1971, editei seu post pois no fórum não podemos ter links externo, sendo assim que se vai contra as Regras da Casa.
    Peço a todos que quando colar a pesquisa retirem o link selecionando-o e clicando no botão da ferramenta acima com um símbolo de "corrente com um X"

Última edição: 31 Agosto 2014
  12. carlos.santos1

Bom dia a todos! Respondendo à pergunta do Bruxinho: Qual a maior montanha do mundo?

O monte Everest é a mais alta montanha da Terra. Está localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre a República Popular da China (Tibete) e o Nepal.

Primeira ascensão 29 de maio de 1953 por Edmund Hillary e Tenzing Norgay

Altitude 8848,43 m (gelo)
    Altitude 8844 m (rocha)
    Altitude 29017 pés

Continuação de um bom jogo.

Carlos Santos

13. joooannna

joooannna Vigilante

Bom dia, parece que todas as perguntas obtiveram respostas acertadas deixo aqui mais uma para pensar...

Todos nós já ouvimos dizer, com certeza, que "os gostos (paladar) aprendem-se", "os bebés precisam de doce e os idosos gostam de pimenta"....

Porque é que o paladar muda com o tempo?

14. carlos.santos1

Bom dia joooannna!! Haver se esclareço a pergunta formulada...

Todos já devemos ter reparado que, com o passar dos anos, nossas preferências gastronômicas mudaram, certo? Alguns alimentos de que nós não gostavamos hoje fazem parte do nooso cardápio, assim como aqueles que eram nossos preferidos não necessariamente ainda fazem parte de sua alimentação diária.

Isso acontece porque a percepção dos alimentos muda durante a vida. Crianças, por exemplo, têm preferência natural por doce. É uma herança do primeiro alimento, o leite materno. Por isso é tão difícil fazer com que elas gostem de verduras, que costumam ser mais amargas.

Com o passar do tempo, vamos aceitando novos gostos, até por questões sociais e de saúde. Por exemplo, a abobrinha, que foi abominada durante a infância, pode virar um legume gostoso devido a motivações mais pragmáticas: Faz bem, então você come mais até se acostumar com ela.

Se na fase adulta passamos a gostar de sabores novos, na velhice, a percepção geral do gosto decai. A culpa é da diminuição do número de células sensíveis das papilas gustativas. Por isso, alguns idosos ou perdem interesse pela comida ou carregam na pimenta para sentir mais gosto.

Ainda existem outros fatores que contribuem para a mudança do paladar, o uso de medicamentos e tratamentos, por exemplo, também podem alterar a sensibilidade. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) esclareceu a relação inusitada entre alguns pacientes com câncer e seu desejo por salgadinhos. Isso se deve ao fato de que a radioterapia dificulta reações químicas nas papilas relativas ao gosto salgado. Ou seja, os pacientes não se satisfazem e comem mais salgados para sentir o gosto.

Um dos fatores mais curiosos que podem influenciar no paladar é o contexto em que o alimento ou a bebida são experimentados. A cerveja e o café, bebidas amargas, são comumente associadas à confraternização, com isso, viram mel na boca de muitos adultos. Por outro lado, experiências ruins – como um porre inesquecível de licor – criam aversões difíceis de reverter.

De uma forma geral, nosso paladar precisa se acostumar com novos gostos, para isso, é preciso que não deixemos de experimentar. Que tal provar um novo sabor hoje?

Venha outra pergunta, continuação de bom jogo.

Carlos Santos

15. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Deixo eu então, mais uma pergunta!

O taxidermista, executa qual tarefa?

16. Eu acho que um taxidermista monta animais para o estudo, com a preservação da pele e do tamanho.

Se não se importam deixo aqui uma pergunta minha:
    - Os períodos e as eras geológicas no tempo dos dinossauros foram muito diversificadas. Quais são os nomes das 3 eras, qual o nome da era em que os dinossauros viveram e como se chamam os períodos dessa era?

17. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Se tem coisa que não sou muito boa é Biologia, mas vamos tentar!

Acho que as 3 Eras que se refere são:

• Cenozóico
    • Mesozoico
    • Paleozóico
    Os dinossauros dominavam na era Mesozoica, em que os períodos eram:

• Cretáceo
    • Jurássico
    • Triássico

18. Está certíssima soraiamachado! Parabéns! No Triásico apareceram os primeiros mamíferos e dinossauros, depois no Jurássico apareceram as primeiras aves e os dinossauros já dominavam a terra e no Cretácico aconteceu a extinção deles, por causa de um meteoro que causou tsunamis maiores do que aquele que aconteceu na Indonésia, o fumo libertado para atmosfera tapou o sol, levando à morte das plantas, depois dos herbívoros e depois dos carnívoros. O impacto causado pelo meteorito foi maior do que qualquer bomba atómica!
    Eu gosto muito de animais e de dinossauros, estudo-os desde os meus 5 anos, sei muito sobre isso, sou extremamente ecológico e vegetariano! xD
    Fico à espera de mais perguntas!

19. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Parabéns, eu adoro animais mas realmente apenas os mais atuais, não da époco Pré-histórica xDxDxD

Deixo mais uma pergunta: Na gíria, que nome se dá ao ladrão que age a bordo de uma embarcação?

20. São os ranas! A minha professora de história falou nisso, mesmo antes da escola acabar xD
    História e Matemática não são nada o meu forte xD não gosto nada! xD Mas dessa resposta nunca mais me esqueci xD

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.