Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. tmss-13

    tmss-13 Guest

    O Vaga-lume, também conhecido como pirilampo, é um inseto muito conhecido pela produz e emissão de luz.

    A luz dos vaga-lumes ocorre em função da presença da luciferina que são pigmentos responsáveis pela bioluminescência (emissão de luz por alguns animais).

    A parte iluminada, geralmente na cor verde florescente, dos vaga-lumes fica na parte inferior da região abdominal.

    Estes insetos possuem, de acordo com a espécie, de 1 a 3 centímetros em média de comprimento.

    Possuem uma coloração que vai do amarelo claro ao marrom escuto. Algumas espécies possuem faixas pretas no corpo.

    Os vaga-lumes da espécie dos elaterídeos emitem faixos de luz de aproximadamente um metro de diâmetro. Voam acima das copas das árvores. O acasalamento ocorre na fase do verão, período que ficam mais ativos. Os vaga-lumes adultos vivem somente no verão.

    Os vaga-lumes alimentam-se, principalmente, de lesmas e caramujos.

    Os vaga-lumes podem viver de 1 a 3 anos.

    As fêmeas dos vaga-lumes botam os ovos em árvores apodrecidas.

    Embora encontrados algumas vezes nas cidades, o habitat dos vaga-lumes são as matas e florestas úmidas, campos e cerrados. Gostam também de brejos e regiões alagadas.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Obrigado pela informação pertinente, tmss, pois não sabia que era assim que os pirilampos produzem luz. Com certeza que todos ficamos a ganhar ao saber isto.
    Vamos ver é quem é que é o corajoso que vai fazer a próxima pergunta.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Obrigada jedfjedf,vejamos a próxima questão.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos;) Vejo que houve trabalho extra por aqui...obrigado pela vossa participação:)

    Uma perguntinha de geografia: Que áreas dos continentes já foram mar um dia?

    Carlos Santos
     
  5. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Como não sabia, fui pesquisar. Aqui fica o resultado dessa pesquisa!
    Espero que esteja certo carlos!

    Se analisarmos diferentes épocas da história da Terra, quase todos os lugares do mundo já estiveram cobertos por água. E o que faz com que isso aconteça são os ciclos da natureza, que agem sobre o planeta continuamente há 5,6 bilhões de anos. Um dos processos que integram esses ciclos é a movimentação vertical ou horizontal das placas tectônicas. Esses movimentos são responsáveis pela formação de montanhas rochosas - como as do Himalaia e dos Andes -, pela separação dos continentes - como a África da América do Sul - e pelo avanço do mar sobre áreas emersas. Graças à movimentação tectônica, hoje é possível encontrar fósseis marinhos a 4 mil metros de altitude ou até mesmo no meio da floresta Amazônica. Isso não significa que o nível do mar já foi 4 mil metros maior que o atual. Na verdade, as rochas que agora estão no alto das cadeias montanhosas estiveram sob o mar há milhares de anos e, por causa da dinâmica das placas, foram soerguidas e viraram montanhas. Outra causa natural que pode fazer com que um oceano invada uma área continental é a variação no nível do mar, que ocorre principalmente por formação e derretimento de geleiras. "Vários ciclos de avanço e recuo de geleiras, e conseqüentes variações no nível dos oceanos, aconteceram nos últimos 2 milhões de anos", afirma o geólogo Renato Paes de Almeida, da USP. Esses processos podem levar mais água para os oceanos, aumentando o nível do mar, ou solidificar grandes porções de água, fazendo com que seu nível diminua no mundo todo.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Sim Ana, está certissimo;) Haver quem coloca outra questão:)

    Carlos Santos
     
    Última edição: 25 Setembro 2014
  7. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Mais uma pergunta fantástica para uma resposta melhor ainda, parabéns :)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  8. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Obrigada soraia.:)
    Então aqui fica uma pergunta:
    Há só uma qualidade de mel? Como escolher o verdadeiro mel?:p
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  9. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Deixa pensar, ir na colmeia e pegar com os dedos, feito os ursos xDxDxDxD
    Agora a sério, pesquisando eheh
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  10. sissy222

    sissy222 Imperador


    Muito bem respondido Tmss!!! Bem pesquisado.;):D;):D
    Fica aqui mais alguma informação sobre o assunto e o "interruptor" para acender e apagar pirilampos.

    Tudo não passa de um belo truque químico. O oxigênio que é inalado pelo vaga-lume reage com substâncias de seu organismo e o resultado é a liberação de energia em forma de luz. Os cientistas chamam esse fenômeno de bioluminescência e ele rola também em outras espécies, como o peixe-lanterna Photoblepharon sp., que vive nas profundezas dos oceanos, e um pequeno crustáceo chamado cypridina. Entre os besouros, os cientistas já detectaram pelo menos três famílias de luminescentes. Os vaga-lumes (da família dos lampirídeos) emitem luz entre o verde e o amarelo. Os salta-martins (elaterídeos) produzem uma luz um pouco diferente, que vai do verde ao laranja. Já os chamados trenzinhos (fengodídeos) detonam: sua luz pode ser verde, vermelha, laranja e amarela. Alguns trenzinhos chegam a ter uma lanterna vermelha sobre a cabeça e onze pares de lanternas laterais de cor amarelada no abdômen, ou seja, um verdadeiro painel luminoso! "A função biológica da bioluminescência é pouco compreendida, mas os cientistas desconfiam que ela seja usada para iluminar o campo de visão, atrair presas, no reconhecimento de diferentes espécies e parceiros sexuais e até como uma arma contra predadores", afirma o químico Etelvino Bechara, da Universidade de São Paulo (USP).


    Liga-desliga Cérebro controla quando o abdômen do inseto deve acender
    1. O oxigênio inspirado pelo vaga-lume entra pela traquéia, que está ligada à região do abdômen do inseto. Lá, existe um tipo de tecido chamado lanterna


    2. Esse tecido abdominal é formado por células especializadas na emissão de luz, os fotócitos, e também está ligado ao cérebro do animal. Quando o vaga-lume quer piscar, o cérebro libera o neurotransmissor octopamina, que vai "ligar" os fotócitos do abdômen


    3. Os fotócitos iniciam uma reação química com três "ingredientes", que você vê abaixo


    4. A luciferina é um combustível produzido pelo animal e o ATP é a substância que fornece energia para as células. Esses ingredientes se únem a uma enzima chamada luciferase, que acelera a reação


    5. O resultado dessa reação é a produção de gás carbônico e de uma substância de nome complicado: oxiluciferina fluorescente. É ela que libera energia na forma de luz. Nessa reação toda não há perda de energia como calor, ou seja, a luz do vaga-lume é fria



    Agora vou até às minhas colmeias pesquisar a resposta para a pergunta docinha da Feiticeira1.:D
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  11. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Que boas perguntas,bom saber tanta coisa interessante .
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  12. sissy222

    sissy222 Imperador

    Querida Feiticeira aqui vai o que encontrei que para além de eu não saber, me é muito útil pois compro regularmente mel em produtores locais. Pergunta muito bem pensada.

    Respondendo à primeira parte da pergunta posso dizer que há várias qualidades de mel uma vez que cada tipo de flor resulta num mel diferente. No entanto a grande questão prende-se com a segunda parte da questão que é como distinguir o mel puro de um "falsificado".
    Por meio da coloração não é possível identificar a falsificação, já que cada tipo de flor resulta num mel com características diferentes. No entanto, outras propriedades podem indicar o mel falso . São elas:

    1) o mel verdadeiro é opaco, o mel falsificado geralmente é translúcido;

    2) o mel verdadeiro cristaliza-se se transformando numa pasta macia uniforme e com inúmeros e pequeninos grânulos. O mel falsificado endurece, formando uma pedra de açúcar desigual com grandes espaços manchados de branco aspectos arenosos e odores enjoativos.

    Portanto, ao contrário do que se diz, mel verdadeiro cristaliza sim. A cristalização é um processo natural do mel que ocorre em baixas temperaturas ou de 30 a 90 dias após a retirada da colméia. Para obter mel em estado líquido novamente, basta aquecê-lo em banho-maria sem que a temperatura ultrapasse os 45° C, para que o produto não perca suas propriedades naturais. Já a cristalização disforme do mel falsificado se deve à grande quantidade de açúcar refinado ou mascavo, ao qual são adicionados produtos químicos.

    Uma dica caseira para ter certeza que o mel é verdadeiro: coloque um punhado de mel num copo com álcool e mexa delicadamente. O mel falso se dissolve na água facilmente. O mel verdadeiro não se desfaz no álcool.


    Espero ter acertado na resposta e que ela ajude a consumir mel de boa qualidade, defendendo os produtores que têm respeito pelo produto mantendo a sua qualidade.
    Aguardo a confirmação da resposta correta pela doce Feiticeira e entretanto podem fazer outras perguntas doces ou outras mais ácidas ou amargas.:wuerg:
    Boas perguntinhas.:D
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Obrigada Sissy,vamos aguardar mais novidades.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  14. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Querida sissy, a resposta está certa e completíssima. Até eu aprendi mais umas coisas que desconhecia!:)
    Obrigada pela sua atenção em participar, respondendo à minha pergunta!;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  15. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Aguardemos outras boas questões ;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  16. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos! Mais uma vez estou contentissimo com o rumo que este tópico está a tomar, um especial obrigado a todos os que dispensam um pouco de tempo nas pesquisas para resolver as questões e desta forma aprendemos todos mais um bocadinho. Um bem haja para todos sem excepções.

    Hoje tenho uma pergunta direcionada às senhoras, haver se sabem a resposta...cá vai: Quais os ingredientes principais do Baton?

    Boas pesquisas meninas...até mais logo.

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  17. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Boa tarde Carlos!

    Essa eu quero ler, pois gosto muito deste cosmético.

    Quem nos responderá?
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Eu vou responder, embora não "pesque" nadica de nada deste assunto!;)

    Depois de ter andado na pesquisa, retirei o nome dos seguintes ingredientes:


    • Cera de abelha
    • Carmim
    • Propilparabeno/Metilparabeno
    • Cores FD e C
    • Óxido de ferro
    • Fragrâncias
    • Chumbo
    Não postei toda a informação porque se tornava exaustiva. Limitei-me a escrever apenas os ingredientes, mas na minha opinião, quem usa deve ler, pois tem ingredientes prejudiciais à saúde, nomeadamente o chumbo.
     
    sissy222 aprova isto.
  19. Heliana

    Heliana Barão

    Boa resposta,gostei muito de saber.:inlove:
     
  20. sissy222

    sissy222 Imperador


    Eu não uso mas gostei de saber pois isso nos deixa mais conscientes nas nossas escolhas.
    Dou-lhe os parabéns pela resposta pois tive dificuldades na pesquisa feita- dá pano para mangas!!!:eek:o_O:eek:
    E alerto para algo que aparece como recomendação em vários sites: se no que respeita a adultos o efeito negativo dos ingredientes à base de metais como chumbo não é unanimemente tomado como perigoso numa utilização a longo prazo, no caso das crianças todos os sites foram unanimes- muita atenção pois num organismo de uma criança isso é um risco bem mais elevado pois é um organismo bem menor a absorver essa mesma quantidade. Por isso, muita atenção em manter batons bem longe das crianças.
    Eu aprendi bastante quer com a resposta da Feiticeira, quer com a pesquisa que fiz por isso mais uma vez obrigada pelas perguntas pertinentes neste tópico.
    Bom jogo e boas perguntas
     
    Última edição: 26 Setembro 2014
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.