Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

1. Sim

82.7%
  2. Não

17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. sissy222

sissy222 Imperador

Pois o que eu queria era mais a primeira parte que é a que eu acho mais interessante por isso complemento:

Como referiu o Jedfjedf no Egito antigo havia diversos inventos do filtro solar, sendo o mais antigo o feito de mamona, em 7800 a.C. o_O;)Na lista egípcia havia extrato de magnólia, jasmim e óleo de amêndoa. Já na Grécia, 400 a.C., na realização dos Jogos Olímpicos alguns atletas competiam nus em certas modalidades, utilizando uma mistura de óleo de Oliva e areia para se protegerem dos raios nocivos do sol. A moda do bronzeamento só teve início em 1930, na França, Mas alguns anos antes já constavam registros de protetores feitos em escala comercial nos Estados Unidos e na Austrália. :D
    O primeiro protetor realmente eficaz foi desenvolvido somente em 1944, pelo americano Benjamin Greene, como foi referido pelo Jedfjedf.:D

E hoje em dia há cada vez mais e melhores protetores, mesmo assim há que ter cuidado pois os raios solares estão cada vez mais "agressivos" e por isso, por muito bom que seja o protetor, nunca devemos abusar da exposição solar. No entanto, nas horas "boas" para tomar sol deveremos apanhar a luz solar (não é preciso sol direto, pode ser à sombra mesmo) sem protetor solar para uma boa absorção da vitamina D, tão benéfica para tantas coisas, entre elas a assimilação do cálcio e no combate à depressão e muitas doenças imunológicas e/ou degenerativas. Atenção que isto só é válido mesmo às primeiras horas da manhã quando o sol nasce e no final do dia quando se põe. O protetor solar por vezes faz barreira também aos efeitos benéficos do sol e daí alguns médicos aconselharem a esta técnica de apanhar sol.;)

Fica então a próxima perguntinha dupla, que é para dar mais trabalho:

Qual o significado e origem da expressão "ter para os alfinetes"?:music:

2. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Acho que vou eixar esta pergunta para outra pessoa.

3. DininhaDias

DininhaDias Lenda-viva

E eu virei ler a resposta em seguida rsrs

4. sissy222

sissy222 Imperador

Então? Não dão nem para os alfinetes? -.-Ai, ai, e eu vou ver se alguém se habilita. Não é assim tão difícil.;):D

5. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Acho que têm medo de se picar sissy! xD

sissy222 aprova isto.
  6. aipmilo

aipmilo Lenda-viva

Como não me piquei na pesquisa, cá vai o resultado dela:
    Significado:
    Ter dinheiro para viver.
    Origem: Em outros tempos, os alfinetes eram objecto de adorno das mulheres e daí que, então, a frase significasse o dinheiro poupado para a sua compra porque os alfinetes eram um produto caro. Os anos passaram e eles tornaram-se utensílios, já não apenas de enfeite, mas utilitários e acessíveis. Todavia, a expressão chegou a ser acolhida em textos legais. Por exemplo, o Código Civil Português, aprovado por Carta de Lei de Julho de 1867, por D. Luís, dito da autoria do Visconde de Seabra, vigente em grande parte até ao Código Civil actual, incluía um artigo, o 1104, que dizia: «A mulher não pode privar o marido, por convenção antenupcial, da administração dos bens do casal; mas pode reservar para si o direito de receber, a título de alfinetes, uma parte do rendimento dos seus bens, e dispor dela livremente, contanto que não exceda a terça dos ditos rendimentos líquidos.»

sissy222 aprova isto.
  7. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

Ahhhh! Essa é que eu não sabia!

8. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Olá boa noite a quem por aqui passar.
    Segue uma curiosidade:

Porque é que quando espirramos, fechamos os olhos??o_O

sissy222 aprova isto.
  9. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

porque .... ahh que boa pergunta!

10. sissy222

sissy222 Imperador

Muito bem respondido Aipmilo!:D Sai um 20 sem picadas de alfinete para a Aipmilo que se saiu com mestria nesta resposta.:D

11. Paul Farmer

Paul Farmer Lenda-viva

Olá todo mundo que por aqui vem, e vejo que segue animada esta "brincadeira" cultural ;)

12. sissy222

sissy222 Imperador

E aqui fica mais uma pergunta:

Como surgiu a expressão "OK"?

13. Dany-X88

Dany-X88 Viciado

Vou arriscar na resposta porque rodei um bocado pra achá-la:

Segundo o livro O Guia dos Curiosos (1996), de Marcelo Duarte, OK significa "tudo certo" (all correct, em inglês). Acontece que, no início do século XIX, em Boston (EUA), em vez das letras AC, que poderiam ser confundidas com "alternating current" (corrente alternada), costumava-se usar OK, referente a "oll korrect", gíria que tinha o mesmo significado.
    No entanto, ainda segundo O Guia dos Curiosos , há uma outra versão. A sigla teria começado a ser usada na Guerra de Secessão dos Estados Unidos (1861-1865). As pessoas exibiam, na fachada das casas, a expressão OK, iniciais de "0 killed" (zero mortos), para comunicar que ali não havia nenhuma baixa de guerra.
    Outra curiosidade a respeito da expressão OK é que ela teria sido a primeira palavra proferida na lua. Se Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra, o astronauta Edwin Aldrin pode se gabar de ser o pioneiro a expressar-se verbalmente por lá, pouco depois do pouso do Módulo Lunar Eagle, da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

sissy222 aprova isto.
  14. carlos.santos1

carlos.santos1 Lenda-viva

Passo para agradecer a todos os intervenientes neste tópico que é de todos vós, peço desculpa a todos pela minha ausência, mas não estou em condições para postar nada que seja. Um bem haja a todos vós:)

Carlos Santos

15. soraiamachado

soraiamachado Lenda-viva

uauu, então está [​IMG]

16. sissy222

sissy222 Imperador

E está OK a resposta embora eu acredite mais na segunda explicação do que na primeira ou na terceira(opinião pessoal). De qualquer modo era esta a resposta que eu esperava e temos de deixar todas as possibilidades "na mesa". Sai um 20 para a Dany e outro para o Yago por ter partilhado alguns instantes da mamã connosco. :D;)Beijoquinhas Dany!!!:D

E agora vou responder à perguntinha da Feiticeirinha já que ninguém responde.:D

Nós fechamos os olhos quando espirramos por puro reflexo. O espirro é uma reação tão violenta que leva quase todos os músculos da face a se contraírem. É por isso que, mesmo que a gente não queira, as pálpebras se fecham na hora do atchim. "Pode tentar: é quase impossível espirrar de olho aberto", diz o otorrinolaringologista Gilberto Sitchin, do hospital São Luiz, em São Paulo. Para o organismo, espirrar é bom, porque o sopro elimina impurezas e limpa as partículas de poeira que aderem ao nariz, melhorando a filtragem do ar. Geralmente, soltamos os nossos atchins toda vez que uma substância prejudicial ao organismo, como pó, ácaros, vírus ou bactérias, entram em contato com as terminações nervosas do nariz. O cérebro, depois de receber esse estímulo, faz com que os pulmões e os músculos responsáveis pela respiração formem um minifuracão para expulsar as partículas agressoras. Alguns espirros, porém, não são mecanismos de defesa. Já reparou como muita gente tem acessos quando olha para uma luz intensa? Os cientistas suspeitam que esse tipo de espirro seja uma resposta do sistema nervoso parassimpático (que comanda os atos involuntários do organismo, como as batidas do coração) a uma luminosidade excessiva. Tem algum jeito de barrar esse vendaval particular? Bom, em certas ocasiões, um aperto forte no nariz interrompe os impulsos nervosos que desencadeiam o atchim. Se você não quiser espirrar, é melhor impedir que o sopro se forme do que segurá-lo. "Quando seguramos o espirro, aumentamos subitamente a pressão em áreas do ouvido ligadas ao nariz. Nos casos mais graves, isso pode até romper o tímpano. Sem contar o risco de os ouvidos ficarem cheios de catarro e mais sujeitos a infecções".

Será que vou receber mais um 20? Vamos ver.:p

feiticeira1 e Paul Farmer aprovam isto.
  17. Paul Farmer

Paul Farmer Lenda-viva

Bom trabalho tem feito tanto que responde quanto quem questiona! ;)

sissy222 aprova isto.
  18. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Enquanto aguardamos a confirmação da feiticeira, vou deixar mais uma pergunta.

Qual a origem etimológica da palavra "turismo"?
    Boas pesquisas.

jedfjedf1996

sissy222 aprova isto.
  19. tmss-13

tmss-13 Guest

Vejamos quem nos vem responder.

20. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Estou a ver que ninguém quer atrever-se a responder.

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.