Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

1. Sim

82.7%
  2. Não

17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. <brigitevinagre>

<brigitevinagre> Lenda-viva

2. sissy222

sissy222 Imperador

E cá vou responder à resposta do jedfjedf e esperemos que a minha resposta não seja apenas mediana.:music:

Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados.

Exemplos:

As notas de um aluno em um semestre da faculdade, colocadas em ordem crescente, foram: 4,0; 4,0; 5,0; 7,0; 7,0. São cinco notas. A mediana é o valor que está no centro da amostra, ou seja, 5,0. Podemos afirmar que 40% das notas estão acima de 5,0 e 40% estão abaixo de 5,0.

A quantidade de hotéis 3 estrelas espalhados pelas cidades do litoral de um determinado Estado é: 1, 2, 3, 3, 5, 7, 8, 10, 10, 10. Como a amostra possui dez valores e, portanto, não há um valor central, calculamos a mediana tirando a média dos dois valores centrais:

Assim, há exatamente 50% das cidades com mais de 6 hotéis três estrelas e 50% das cidades com menos de 6 hotéis três estrelas.

Dessa forma, podemos resumir o cálculo da mediana da seguinte forma:

- os valores da amostra devem ser colocados em ordem crescente ou decrescente;
    - se a quantidade de valores da amostra for ímpar, a mediana é o valor central da amostra. Nesse caso, há a mesma quantidade de valores acima e abaixo desse valor;
    - se a quantidade de valores da amostra for par, é preciso tirar a média dos valores centrais para calcular a mediana. Nesse caso, 50% dos valores da amostra estão abaixo e 50% dos valores da amostra estão acima desse valor.

Foi a maneira mais resumida que encontrei para dar a resposta.

E agora, para dar a vez a outro de responder aqui fica mais uma perguntinha enquanto esparamos pela confirmação pelo mestre Jedfjedf:

Uma cobra pode morrer se morder a própria língua?o_O

3. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Bom dia a todos!
    Parece-me que o Jed anda a estudar Matemática, com tantas perguntas que tem colocado sobre ela.. xD

Em relação à pergunta da Sissy, não me parece.

sissy222 aprova isto.
  4. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Olá sissy.
    A resposta está correta e não me parece que esteja mediana.
    Como tal, mereces um 20.

Não, senhor, menina _-Sofiaa-_, eu não estou no curso de Matemática. Sinceramente, acho que nunca acabaria esse curso. Não é que eu deteste Matemática, mas também é verdade que nunca gostei assim verdadeiramente, acho eu.
    Mas tive Matemática enquanto andava na escola e a mediana era uma das coisas que se estudava nessa disciplina.

sissy222 aprova isto.
  5. Paul Farmer

Paul Farmer Lenda-viva

Boas respostas e perguntas a todos os participantes desta brincadeira que é muito séria. ;)

6. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Olá boa noite!:)
    Vou responder à questão da sissy, mas antes quero dizer que não simpatizo muito com estes animais...-.-
    A resposta que vou dar foi resultante de uma pesquisa que passo a citar:

"Não. As serpentes são imunes ao próprio veneno. Por isso, mesmo que, acidentalmente, elas mordam a língua, nada vai acontecer. É preciso dizer, no entanto, que é virtualmente impossível para uma cobra morder a própria língua. A língua das serpentes é muito fina e só faz movimentos para frente e para trás - quando ela está com a boca fechada. Para que a língua fosse atingida pelos dentes que inoculam o veneno, localizados na lateral da boca, o órgão teria de fazer uma curva para os lados, uma manobra muitíssimo improvável de ser realizada. Na teoria, o veneno de uma espécie de serpente até surtiria efeito contra outras espécies. Na prática, porém, não acontece na natureza essa história de uma cobra picar a outra. "As serpentes que comem outras serpentes, como a muçurana (Clelia scytalina), não inoculam o veneno para paralisar a presa. Elas a engolem de uma vez, pela cabeça", diz o biólogo Osvaldo Augusto Sant’Anna, diretor do Laboratório Especial de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo."

Espero que a resposta vá de encontro ao que a sra professora sissy quer.;)

sissy222 aprova isto.
  7. DininhaDias

DininhaDias Lenda-viva

Ui... fiquei até com medo de ler a resposta :(

sissy222 aprova isto.
  8. sissy222

sissy222 Imperador

Parece que mais um 20 cá canta!!! Eu sempre gostei de ficar um pouco acima da mediana :D;)E nem pedi ajuda ao filhote nem nada, pois ele tem andado a estudar para o exame de matemática amanhã.

As meninas acertaram e tinham a resposta na ponta da língua.:pNo entanto sai um 12 para a Sofia que apenas mencionou que acredita que ela não morreriam de morder a própria língua (sou mesmo mázinha nas notasxD) e um 20 para a Feiticeirinha que fez a pesquisa e respondeu direitinho que não só não morreriam se isso acontecesse, mas também que é praticamente elas conseguirem faze-lo, uma vez que a língua não vai para os lados e deitam a língua de fora coma boca fechada (ou quase).
    :D e esta resposta foi dada apesar da nossa Feiticeira não fazer feitiços com cobras de que não gosta particularmente.
    Eu confesso que também não sou grande fã delas, mas se elas ficarem na onda delas e não invadirem o meu espaço, também não as incomodo.;)

E agora deixo uma pergunta de resposta limpinha:

Por que é que os sabonetes coloridos fazem espuma branca?:eek:

Última edição: 18 Junho 2015
    feiticeira1 aprova isto.
  9. Paul Farmer

Paul Farmer Lenda-viva

Sabonete colorido, espuma branca? :eek:Isto nunca prestei atenção :pxD

feiticeira1 aprova isto.
  10. feiticeira1

feiticeira1 Lenda-viva

Também nunca dei conta disso.o_O

Amanhã vou pesquisar, já hoje vou "nanar".
    Até amanhã!:)

11. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa noite!
    Realmente a questão da Sissy é muito boa. Eu também nunca me tinha lembrado disso. x)

12. sissy222

sissy222 Imperador

Acho que vou dar um "sabão" aqui no pessoal, pois escorregaram na espuma e saíram a correr.-.-xDxD
    Não faz mal que eu tenho calma e sou uma pessoa paciente por isso vou aguardar pela resposta dos meus sábios aluninhos.;)

Ó p'ra mim a manter-me calma

13. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Bom dia.
    Fui agora pesquisar a ver se encontrava alguma coisa, e eis que encontrei esta resposta, que passo a citar.

"Por que sabonetes coloridos têm espuma branca?
    Se você tentar usar sabonetes de várias cores para conseguir um divertido banho com espuma multicolorida, certamente vai se decepcionar com o resultado. É que, independentemente da cor do sabonete, a espuma produzida é sempre da cor branca.
    O químico Ricardo Strack, técnico de assuntos educacionais do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), explica que a cor única é provocada pela formação da espuma, composta por um conjunto de micro-bolhas. Cada um deles funciona como um minúsculo prisma, dividindo a luz branca nas cores do arco-íris.
    "Como se trata de um número muito grande de bolhas, o efeito que nós vemos é a soma das luzes de todos os prismas. E a soma de todas as cores resulta na cor branca", diz Strack.
    O fenômeno, de acordo com o químico, é semelhante ao que ocorre com o açúcar-cristal. Se você pegar um único cristal, vai perceber que ele é relativamente transparente. Mas quando se junta um monte de açúcar, como em uma colher cheia, o que se vê é a cor branca.
    A cor do corante é anulada na espuma porque a bolha tem muito mais ar do que sabonete. Ou seja, a substância que dá a coloração fica retida em uma película muito fina. Por isso, o efeito visual que predomina é a refração na bolha (que provoca a divisão da luz branca que passa e causa o arco-íris") no lugar da absorção (um objeto vermelho, por exemplo, absorve todas as cores menos a vermelha), que provoca a coloração dos objetos"

Espero que seja esta a resposta que a sissy pretende e que, como tal, dê para eu ter 20.

jedfjedf1996

sissy222 aprova isto.
  14. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Bom dia Sissy!
    Já estás mesmo em modo de relaxamento, mas olha, meteste protetor? É que está quente, não vás ficar tipo lagosta. xD

sissy222 aprova isto.
  15. sissy222

sissy222 Imperador

É sim, está certinha e pronta para receber o 20!!! Nada como uma boa "ensaboadela" para tudo sair na perfeição.Pode levar um 20 limpinho Jedfjedf.

Oh, com o calor que está aqui (36ºC) não dá sequer para estar ao sol e muito menos sem protetor. Tem razão em dizer para ter cuidado pois ainda ontem consegui vir com uma ligeira "mascarilha" dos óculos de sol marcados na cara!!! Imagine se não tivesse colocado protetor solar!!!...(e só andei ao sol dentro do carro e enquanto me deslocava a pé de uns sítios para os outros).
    E já que estamos no tema:

Quando surgiu o primeiro filtro solar(ou equivalente)?o_O

16. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa tarde Sissy!
    Está realmente muito calor, vontade de estar dentro de água ao fresquinho. :)

sissy222 aprova isto.
  17. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Quem se atreve a responder à pergunta da sissy?

18. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa noite a todos!
    Com tanto calor, não tenho vontade de ir pesquisar. x)

19. jedfjedf1996

jedfjedf1996 Lenda-viva

Boa tarde.
    Fui fazer uma pesquisa e eis que descobri a seguinte informação, que passo a citar (isto é uma espécie de história do protetor solar, mas penso que contém a resposta à pergunta da sissy)

"Proteger a pele contra os males do sol sempre foi uma necessidade humana. Desde os primórdios, mais especificamente em civilizações como a grega, egípcia e romana, os cuidados já existiam. Mamona, extrato de magnólia e misturas de óleo de oliva e areia eram usadas para bloquear a incidência dos raios solares.

O relato científico mais antigo sobre filtro solar foi em 1938, na inspiração de Franz Greiter que, após ter sofrido extensas queimaduras solares após escalar uma montanha chamada Piz Buin, situada na fronteira Suíça com a Áustria, decidiu criar em um pequeno laboratório instalado na casa de seus pais, um produto que protegesse a pele de maneira eficaz. O nome da montanha foi usado para batizar a novidade que, depois de uns anos, tornou-se a marca mais reconhecida no mercado direcionado à cuidados com a pele.

Em 1930 foi introduzido o conceito de FPS (Fator de Proteção Solar), parâmetro utilizado para medir a foto proteção. E a partir de 1970 até os dias atuais foram criadas categorias como: contra raios ultravioletas A e B (UVA e UVB), resistentes à água, específico para escaladores de montanhas, micro - pigmentos que refletem a UV, vitamina E, acelerador do bronzeado e auto-bronzeador.
    Em 1944, as queimaduras eram constantes nas peles de soldados que retornavam da Segunda Guerra Mundial. Preocupado com este fato e notando que turistas das praias de Miami passavam no corpo receitas caseiras para proteger a pele, o farmacêutico norte-americano Benjamin Greene desenvolveu o primeiro protetor solar realmente eficaz.

Cozinhando manteiga de cacau no forno de sua casa, criou uma substância vermelha, viscosa, composta à base de petróleo, semelhante a vaselina e com aroma de jasmim e testou os efeitos em sua própria calvice. Satisfeito com os resultados, este novo produto foi comercializado pela empresa Douglas Laboratories. Por permitir que seus usuários adquirissem um tom de pele cobreado, uma sugestão de nome para marca foi criada: Coppertone (cor de cobre). O produto pôde chegar oficialmente às lojas no dia 11 de novembro de 1944. Vendido com muito sucesso em praias, hotéis/hotéis-fazenda e clubes, a linha Coppertone permitiu a criação, em maio de 1945, do óleo bronzeador. Com a expansão da marca, houve a criação também de protetor labial em forma de batom e o bloqueador solar.

Aproximadamente na década de 70, cientistas da empresa trabalharam durante 4 anos com procedimentos na tentativa de definir as categorias específicas para determinação do FPS, ou fator de proteção solar que apareceu, posteriormente, indicada nas embalagens do produto. Os consumidores então puderam associar o tipo do protetor com o tipo de pele. Outras categorias foram criadas como: acelerador de bronzeamento, específico para o rosto, hidratação pós sol, à prova d'água, para bebês, crianças, proteção contra UVA e UVB, produtos sem óleo, spray de fácil aplicação e para os esportistas.

Assim, em 1960 os brasileiros tiveram contato com a Coppertone e em 1984 conheceram a Sundown, 1ª marca a lançar os FPS 4, 8 e 15. E foi justamente com ela que o mercado teve conhecimento sobre os fatores de proteção solar, motivando as pessoas a se preocuparem mais com os cuidados com a pele. Nos anos seguintes, a Sundown evolui trazendo inúmeras novidades para seus produtos.

Atualmente, existem inúmeras empresas que fabricam diversos tipos de filtros solares."

Espero que esta história contenha a resposta que a sissy pretende.
    Como sempre, espero que dê para o 20.
    Fico à espera da confirmação da professora sissy.

jedfjedf1996

sissy222 aprova isto.
  20. _-Sofiaa-_

_-Sofiaa-_ Lenda-viva

Boa tarde a todos!
    O Jed anda muito empenhado! Fazes muito bem. Eu já estou a entrar em modo férias. xD

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.