Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Sim está certíssimo menina Ana...não fosses tu já uma grã-mestre...agora há que colocar ai uma outra questão, que amanhã caso ninguém se resigne a responder, o faço eu com todo o gosto.

    Continuação de uma boa noite e tudo de bom para todos.

    Carlos Santos
     
  2. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Qual é o maior lago que existe??
     
  3. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Olá sissy222,

    Infelizmente tua postagem veio cheio de links redirecionais. Podes postar novamente o mesmo texto, mas sem as partes que ficaram em verde, pois são links que levam a outras páginas e pelas regras não é permitido.

    Uma dica: Cola em um bloco de notas, depois trás para o fórum, assim esses links não vem.

    Fico Grata.
     
    Última edição: 17 Setembro 2014
  4. sissy222

    sissy222 Imperador

    E fica aqui nova sugestão de pergunta ainda a ver com expressões:

    Qual a origem da expressão "fazer uma vaquinha"?
     
  5. tmss-13

    tmss-13 Guest

    vamos ver quem acerta
     
  6. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    A expressão "fazer uma vaquinha" surgiu na década de 20 do século XX, graças ao futebol. Naquela altura, muitos times não remuneravam os seus jogadores, e os que remuneravam com certeza não o faziam da mesma forma de hoje. Assim, em 1923, a torcida do Vasco da Gama, time do Rio de Janeiro, inventou uma forma de incentivar os seus jogadores, para que se esforçassem ainda mais nos jogos. A torcida juntava dinheiro e depois distribuía aos jogadores como prêmio, de acordo com o resultado obtido na partida.

    O valor arrecadado estava relacionado com os números do jogo do bicho: 5, o número do cachorro, correspondia a 5 mil réis e era a recompensa por um empate; 10, número do coelho era equivalente a 10 mil réis que recompensava uma vitória; 25, o número da vaca, valia 25 mil réis e era o maior prêmio atribuído, somente no caso de vitória contra adversários mais fortes ou na conquista de algum título. Esse dinheiro que era coletado pela torcida, deu origem à famosa "vaquinha".

    O tempo foi passando, e a expressão "fazer uma vaquinha" passou a ser usada por um conjunto de pessoas que se reúne para comprar alguma coisa ou para atingir um fim específico. Com certeza nos dias de hoje, os jogadores profissionais dos grandes times não precisam da "vaquinha" como motivação, tendo em conta que ganham salários avultados.
     
  7. sissy222

    sissy222 Imperador

    certíssimo Dany!!!
    Aqui vai outra mais elaborada.

    Quais as 10 comidas mais estranhas do mundo?
    Ui, ui, o que vai ser pessoal?
     
  8. tmss-13

    tmss-13 Guest

    E esta quem vai tentar??
     
  9. sissy222

    sissy222 Imperador

    Será que estão com medo??? Posso dizer que dois dos pratos são originários do Brasil. Curiosos?:p:p:p Então toca a pesquisar.:DxD
     
  10. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Ainda no aguardo dos corajosos e corajosas pesquisadores(as) ;)
     
  11. sissy222

    sissy222 Imperador

    Desculpe Dany, já vai aqui sem formatação.

    O maior lago do Mundo É:

    O lago Baikal é um lago no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.2


    A superfície do Lago Baikal é de 31 500 km². É tão grande que se todos os rios na terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. Alguns sítios ultrapassam os 1600 m de profundidade (dados mais recentes indicam 1680 m), sendo responsável por 20% da água doce líquida do planeta.


    Desaguam nele cerca de 300 rios. É um habitat rico em biodiversidade, com cerca de 1085 espécies de plantas e 1550 espécies e variedades de animais, sendo conhecido como as "Galápagos" da Rússia. Mais de 60% dos animais são endémicos: por exemplo, das 52 espécies de peixes, 27 são endémicas.


    Espero que esteja tudo certo. Obrigada pela ajuda.
    e continuação de bom jogo.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  12. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Obrigado Sissy por retornar com sua resposta.;)
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. sissy222

    sissy222 Imperador

    Vamos lá, a pergunta está no ar e já se sabe que tem 2 pratos Brasileiros na lista.
    Deixo um última dica por hoje: morcego entra na confeção de um dos pratos o_Oo_Oo_Oo_O
    Já há palpites?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  14. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Morcego??? Credo :wuerg: :p
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  15. sissy222

    sissy222 Imperador


    Então, assustei o pessoal com os morcegos? Estamos perto do halloween por isso quem sabe vão precisar da receita :DxDxDxD
    Fico a aguardar a resposta .
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  16. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Nosso menu exótico apresenta guloseimas de todo o mundo: macaco chinês, formiga tailandesa, canguru australiano... Esse banquete de arrepiar qualquer paladar foi elaborado com a ajuda do livro Extreme Cuisine ("Cozinha Extrema"). Vai arriscar uma boquinha?

    10. ESCORPIÃO FRITO

    País/Região - Cingapura

    Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.

    Curiosidade - O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o pestisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.

    9. FILÉ DE PEIXE VENENOSO

    País/Região - Japão

    O tal peixe venenoso é o fugu ou baiacu, que tem muita tetrodotoxina, um veneno dez vezes mais forte que o cianeto. Para que a iguaria não mate ninguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno. Depois, ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose da toxina, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come!

    Curiosidade - Por causa dos riscos da ingestão do alimento, os cozinheiros e chefs de restaurantes são exaustivamente treinados até ganharem o aval para preparar o fugu para consumo. Mesmo assim, cerca de 20 pessoas morrem por ano, intoxicadas pelo veneno do peixe!

    8. FAROFA DE FORMIGA

    País/Região - Brasil

    O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.

    Curiosidade - Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.

    7. MORCEGO À CAÇAROLA

    País/Região - China, Vietnã, sudeste da Ásia

    Os morcegos que fazem parte do cardápio humano são os que se alimentam de frutas. Escolhidos por não serem venenosos e por sua dieta saudável, os morcegos frutívoros têm baixo teor de gordura e uma carne cuja textura é comparada à dos frangos. Além da caçarola (um guisado com carne, vegetais e batatas), outras boas pedidas (quer dizer, boas pelo menos para os povos asiáticos) são a sopa e a lasanha de morcego.

    Curiosidade - Os entusiastas da carne de morcego acreditam que ela aumenta a potência sexual masculina e as chances de ter uma vida longa e feliz.

    6. CANGURU AO VAPOR

    País/Região - Austrália

    O hábito de comer cangurus começou com os nativos australianos, que cortavam o animal em diversas partes e mandavam ver. Hoje em dia, a carne do bicho é picada e cozida em vapor, com a adição de bacon, sal e pimenta para dar um temperinho. Não sobra nada: até o rabo é aproveitado para fazer sopa! O gosto é comparado ao da carne de avestruz, uma carne vermelha bem forte.

    Curiosidade - Os pratos feitos com canguru são vendidos em mais de 900 restaurantes, desde pizzarias até serviços de quarto em hotéis cinco estrelas.

    5. SOPA DE CACHORRO

    País/Região - Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong

    Eis o lado polêmico da diversidade cultural: para nós, ocidentais, comer esse prato é uma tremenda cachorrada. Mas, entre os coreanos, o cão é considerado bastante energético e, de acordo com a crença, melhora o desempenho sexual dos homens. Além da carne dos au-aus, a sopa leva legumes e tem um cheiro forte, principalmente por causa do tempero - em geral, especiarias como açafrão, cravo e canela.

    Curiosidade - A venda da carne de cachorro já foi proibida por causa de protestos de protetores dos animais. Mas, em países como a Coréia do Sul, a fiscalização é frouxa e muitos restaurantes continuam fornecendo o prato.

    4. OMELETE DE LARVA DO BICHO-DA-SEDA

    País/Região - Tailândia, China

    Na China, as larvas são fritas com cebola cortada e um molho grosso ou misturadas em omelete com ovos de galinha. Se você não curtir a textura tenra do recheio, também dá para comer a crisálida, a "embalagem" da larva, que parece uma casquinha crocante tipo um salgadinho.

    Curiosidade - Na Tailândia, depois de ser incluída na lista de comidas locais, em 1987, a crisálida do bicho-da-seda passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas tailandesas.

    3. CÉREBRO DE MACACO

    País/Região - África

    Séculos antes do Indiana Jones, os africanos já cultivavam o costume de deglutir miolos de primatas. Anote o modo de preparo: primeiro, lave o cérebro (do bicho, claro) com água fria. Depois, acrescente vinagre ou suco de limão, retirando membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial. Conserve em salmoura e, finalmente, ponha a iguaria para cozinhar. Em todas as espécies de macaco, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.

    Curiosidade - Prefere outros cérebros? Tente o de gorila, considerado afrodisíaco. Na áreas rurais da Europa, fazem algum sucesso os cérebros de porco, de cordeiro e de carneiro...

    2. CALDO DE TURU

    País/Região - Brasil

    O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, tem a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas. Consumido na ilha de Marajó e no interior da Amazônia vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas, o bichinho é rico em cálcio e tido como afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos.

    Curiosidade - O macaco-do-mangue também é um apreciador de turu. Os caçadores sabem disso e abusam, passando pimenta no molusco. Quando o macaco come o bicho, o ardor da pimenta desorienta o primata, tornando-o presa fácil dos caçadores.

    1. CARANGUEJEIRA FRITA

    País/Região - América do Sul, sul da África, Austrália

    É preciso muita coragem para mandar esse bichão peludo para dentro, certo? Mas no caso da caranguejeira ou tarântula, as aparências enganam. Apesar de pavorosa, a espécie não é venenosa - e é a mais consumida no mundo por ser maior que as outras aranhas. A parte mais cobiçada é o abdômen do aracnídeo. É lá que fica a maior parte da carne - na cabeça estão as vísceras e no restante do corpo não há muito mais o que comer.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  17. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite e boa tarde a todos que nos vêem, fico contente com vocês que já começam a perder um pouco de tempo com as perguntas e respostas, mas é benéfico para todos que sempre aprendemos algo ou até relembramos coisas que já nos tinhamos esquecido, continuação de um bom trabalho de equipe, o fórum agradece.

    Mais uma pergunta, haver se descobrem algo... Existe pôr-do-sol na Lua?

    Cumprimentos a todos.

    Carlos Santos
     
  18. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Boa Pergunta, como deve ser? :)
     
  19. sissy222

    sissy222 Imperador


    Aqui vai o resultado da minha pesquisa:

    Existe, sim. No nosso satélite, o Sol nasce e se põe normalmente, como acontece na Terra. A diferença principal é que, por lá, o fenômeno ocorre num intervalo de tempo muito maior. Compare: por aqui, o astro aparece e some mais ou menos a cada 12 horas. Na Lua, ele ilumina uma região qualquer por quase 15 dias! Dois motivos principais explicam esse curioso fenômeno. Primeiro, o tempo que a Lua demora para dar uma volta em torno do seu eixo é muito maior que o da Terra. Enquanto o planeta completa uma rotação a cada 24 horas, o satélite demora pouco mais de 27 dias para finalizar seu giro. "Mas essa característica, isoladamente, não explica o fenômeno. No final da rotação, o Sol ainda não ilumina o mesmo ponto lunar do início", diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP).

    Isso só vai ocorrer quando o satélite completar o intervalo entre duas fases iguais da Lua - o período entre duas luas cheias, por exemplo. Esse espaço de tempo, chamado de lunação, dura cerca de 29,5 dias terrestres e equivale ao "dia" lunar (acompanhe no quadro). Para os astronautas, conhecer esses detalhes sobre o pôr-do-sol na Lua foi fundamental no planejamento das missões tripuladas que exploraram o satélite . "Para evitar o calor ou o frio intenso, ninguém passou mais de dois dias por lá. Além disso, todos os pousos ocorreram em áreas de Sol nascente ou poente, quando as temperaturas são amenas. Repare como as imagens do homem na Lua possuem sombras compridas, como no nosso fim de tarde ou de manhã", diz Roberto.



    Fica aqui a sugestão de nova pergunta e mantemos o tema da lua:
    Porque em alguns dias a lua aparece de dia no céu?
     
    Última edição: 17 Setembro 2014
  20. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    nossa,preciso voltar pra escola,rs
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.