Condolências pelas vidas perdidas no incêncio - Portugal

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por * RosaDourada *, 18 Junho 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. mandacovisk

    mandacovisk Semi-deus

    Externo meus sinceros sentimentos aos portugueses.
    É uma grande tragédia, principalmente o que aconteceu
    naquela estrada onde tantas vidas foram ceifadas...
    ... é tudo muito chocante, espero que se aumentem os
    protocolos de segurança para evitar que isso se repita.
    No mais, desejo que o fogo possa ser extinto e aproveito
    para saudar o bravo trabalho de todos os bombeiros.

    Atenciosamente,
    Eliane


    [​IMG]
     
    tojoguarda aprova isto.
  2. Analu

    Analu Guest

    [​IMG]
     
    tojoguarda aprova isto.
  3. LEOA=66

    LEOA=66 Embaixador

    Também quero aqui deixar as minhas condolências a todos os que perderam alguém querido neste inferno, o meu marido ainda lá passou a primeira noite mas o patrão dele perdeu uma serração ardeu tudo o que lá estava, graças a Deus que não se perdeu nenhuma vida
    Mas a quem perdeu alguém um grande abraço de coragem e muita força a todos os bombeiros que ainda lutam com o fogo
    [​IMG]
     
    feiticeira1 e tojoguarda aprovam isto.
  4. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]
     
    LEOA=66 e tojoguarda aprovam isto.
  5. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

  6. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Escrito por um senhor de nome Luis Simão.
    Tudo dito.

    Passado o luto nacional, que devia ser de silêncio e respeito, apetece-me dizer coisas. Apetece-me dizer à Judite de Sousa… nada, porque quem faz um direto com um cadáver nas costas e pergunta à ministra se se vai demitir porque “houve mais mortes do que em Entre-os-Rios e na altura o ministro demitiu-se”, não merece que lhe diga nada.
    Apetece-me dizer a todos os “especialistas” em catástrofes, aos teóricos, aos académicos, que aparecem nas redes sociais, nas televisões, um pouco por todo o lado, desejosos de apanhar culpados, de apontar o dedo às autoridades, que gostava de os ver lá, no terreno, a combater as chamas e a lutar com todas as suas forças, para lá do seu limite, a lutar por algo que não lhes pertence e a receberem nada por isso. Porque é isso que os nossos bravos bombeiros fazem. São heróis silenciosos que dão tudo por todos e que merecem mais respeito.
    Apetece-me dizer que as autoridades que fazem parte da proteção civil, civis e militares, fazem tudo o que podem, e como podem. Dão o seu melhor e vão até ao limite, físico e emocional. São incansáveis e não, não podem chegar a todo o lado. E só algo completamente inesperado e inusitado pode levar a que tanta gente tenha perdido a vida.
    Apetece-me abraçar a senhora de Pobrais, aldeia que perdeu 11 habitantes, 1/3 da sua população, que disse na televisão “não apareceram bombeiros, mas sei que não podem chegar a todo o lado”. Quem diz isto depois de uma noite de horror, merece todo o meu respeito. É evidente que não podem chegar a todo o lado, mas alguém que passou por este inferno, ter a coragem de o dizer assim, merece um grande abraço.
    Apetece-me dizer aos especialistas que defendem e bem a limpeza das matas, que não conhecem o país real, o país rural, desertificado e envelhecido. As pessoas que hoje são proprietários da “floresta” em Portugal, não têm meios para fazer a limpeza. Dizem alguns: “que paguem para limpar!” Com que dinheiro? Não fazem a mínima ideia… Não conhecem o país. Se o conhecessem, não diziam disparates.
    Apetece-me dizer aos incrédulos, que se questionam “como pode isto acontecer?”, que não fazem ideia do que é, como se propaga e a dificuldade em combater um incêndio. A maior parte deles assiste de camarote, via televisão a este flagelo que acontece todos os anos. Mas, não fazem ideia do que é estar lá e sentir-se impotente perante a força do fogo, assistir ao galopar das chamas e sentir o fumo a toldar-nos a vista, a impedir-nos de respirar, de pensar e a obrigar-nos a reagir, mais do que agir. E nesta situação, que é descrita por muitos como um “tufão de fogo”, um “tornado”, um “inferno”, “setas de fogo que vinham de todo o lado”, não fazem a mínima ideia. Neste caso, eu também não.
    Apetece-me dizer aos que vão ver o “espetáculo”, que é melhor ficarem em casa. Não atrapalhem quem ajuda.
    Apetece-me mandar um forte abraço solidário, a todos os que passaram por este inferno. Sei que é pouco, mas é sentido.
    Apetece voltar a calar-me, por respeito pelas vítimas, seus familiares e amigos e por todos os que lutam diariamente por salvar pessoas e bens: bombeiros, GNR, polícia, proteção civil, INEM, médicos e enfermeiros.
    Apetece-me terminar citando Francisco Sena Santos, que termina o seu artigo de opinião de ontem no SAPO 24, da seguinte forma:
    “Lembro-me do que aprendi numa outra tragédia portuguesa, a queda da ponte que ligava Castelo de Paiva a Entre-os-Rios. Uma mulher, jovem, tinha o olhar não sei se perdido se fixado, demoradamente, no rio que tinha levado 59 vidas. Algumas dessas pessoas que não voltariam seriam próximas dela. Embora procurando o melhor respeito que consegui, fiz-lhe uma pergunta. Respondeu-me assim, em voz de sussurro: por favor, silêncio.”
    Faça-se silêncio…
     
  7. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

  8. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!
    Deixo aqui uma fotografia tirada por um bombeiro de Castelo Branco. Vejam a violência...


    [​IMG]
     
    LEOA=66 aprova isto.
  9. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    [​IMG]
     
    LEOA=66 aprova isto.
  10. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa tarde Fazendeiros,
    Agradecemos a todas as vossas mensagens de condolências deixadas aqui no tópico.
    Obrigada ainda a todo o carinho deixado às pessoas que têm agora uma vida por refazer.
    Os portugueses sabem, mas não sei se a informação chegou ao Brasil ou a outros países onde estejam. Através da ajuda de todos, foram conseguidos muitos bens (alimentares, roupas...) e também ajuda monetária para auxiliar agora as vítimas do incêndio.

    Para manter a organização do fórum e já que o tópico cumpriu sua finalidade, encerro o mesmo.


    Atenciosamente

    F. Moderadora

    * RosaDourada *


    upload_2017-7-2_18-29-14.png
     
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Com o objetivo de se manter a organização do Fórum, tópicos antigos serão arquivados.

    Tudo anterior a 1º de Agosto de 2017 será movido para a seguinte área: Arquivo: vários. Lá poderão consultar tópicos mais antigos.

    Posto isto:

    Tópico movido para o Arquivo: vários e Encerrado.
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.