Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!:)
    Vamos lá visitar a idade média...sugerida pela titam.
    Os assuntos abordados aqui, são na generalidade e não de uma classe social específica.
    Porque nesta altura, também, havia classes sociais.



    As casas

    [​IMG]

    As roupas

    [​IMG]


    A alimentação

    [​IMG]


    A escola/ensino

    [​IMG]


    Os transportes

    [​IMG]



    Os duelos

    [​IMG]


    As danças

    [​IMG]





     
    titam78 aprova isto.
  2. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Na pergunta anterior fiquei a saber o que significa o meu mês: Janeiro! Boa pergunta, parabéns!
    Vamos lá ler as pesquisas desta nova!
     
    feiticeira1 aprova isto.
  3. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    vencedores da semana>
    Secapipas
    titam78
    feiticeira1

    Vai deixar o jogo a -VanessaRosa-

    Esta semana vai ser a grande decisão, quem irá ganhar?

    Vamos ver como se portam os concorrentes.


    Amanhã teremos mais um desafio.

     
    feiticeira1 aprova isto.
  4. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite,
    Qual será o próximo desafio?
     
  5. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!
    Prémio recebido.
    Obrigada.:D
     
  6. titam78

    titam78 Autor activo

    bom dia. prémio recebido, obrigado David.....
     
  7. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa tarde!:)
    Chutney recebido...obrigado!;)
     
  8. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Bom dia Fazendeiros,
    Qual será o próximo desafio?
     
  9. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Agradeço ao David pela iniciativa da brincadeira, pela diversão, informação e prêmios que recebi!
    Aos finalistas desejo :


    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  10. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Aguardaremos o próximo desafio
     
    feiticeira1 aprova isto.
  11. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Desafio:hoje quero apenas que me digam como foi iniciada a agricultura...como saber o que plantar...quando?
     
    feiticeira1 aprova isto.
  12. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos lá lançar as pesquisas pessoal!
     
  13. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!:)
    Sem pesquisas e respondendo ao que eu acho.
    A agricultura surge a partir do momento em que o Homem deixa de ser nómada e passa a ser sedentário. Ou seja, deixa de andar de um lado para o outro à procura de alimentos e fixa-se num sítio só.
    Com esta atividade é-lhe permitido criar animais, tornando-os domésticos.
    Plantava as sementes que encontrava e depois semeava-as de acordo com o tempo (estação fria ou quente) e também das suas necessidades. A lua também era sua conselheira.

    [​IMG]
     
  14. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa noite Feiticeira,

    assim de cabeça, muito bom!

    Boa sorte a todos!
     
    feiticeira1 aprova isto.
  15. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)
    Aqui deixo o resultado da minha pesquisa...


    A agricultura teve o seu início há cerca de 10-12 mil anos na região situada entre os rios Nilo, Tigre e Eufrates, conhecida por Crescente Fértil. O cultivo intencional de cereais está associado à sedentarização das populações e à passagem de uma economia recolectora para uma economia produtiva, geradora de excedentes e baseada na exploração da terra.

    A arte do cultivo das plantas e da domesticação dos animais foi-se transmitindo na Europa de oriente para ocidente e deve ter chegado à Península Ibérica há cerca de 4 mil anos.

    Com excepção de algumas técnicas propostas pelos agrónomos romanos (Columela, Plinio, Varrão), a agricultura europeia manteve-se práticamente inalterada até ao séc. XVIII. A rotação bienal cereal - pousio herdada do Neolítico, uma alimentação baseada em hidratos de carbono e uma produção animal marginal no sistema, baseada nos ovinos e caprinos que apascentavam os restolhos e os revestimentos espontâneos das terras em pousio, eram os traços mais marcantes da agricultura europeia.

    Num processo que se iniciou na Holanda em meados do séc. XVII e que decorreu em Inglaterra no séc. XVIII introduziram-se alterações profundas nas técnicas da produção agrícola. A abolição do pousio, possibilitada por lavouras mais profundas e frequentes e a prática de novas rotações (rotação de Norfolk) conduziram à chamada Revolução Agrícola que, conjuntamente com outros factores, permitiu a Revolução Industrial.

    A rotação de Norfolk era constituida por uma cultura sachada (nabo) que abria a rotação, seguida de um cereal, uma leguminosa (trevo violeta) e novamente um cereal. A constituição de prados artificiais (trevo) e a cultura de raízes forrageiras (nabo) permitiu melhorar a alimentação animal o que conduziu à intensificação pecuária e ao melhoramento das raças. A estabulação do gado bovino permitiu dispor de estrume cuja incorporação nos solos levou a aumentos de produtividade.

    A terra passou a ser encarada como meio de produção rentável, nascendo uma agricultura do tipo empresarial.

    O aumento da produtividade da terra gerou maior disponibilidade de rendimento que foi encaminhado para a procura de texteis, inicialmente de lã e logo depois de algodão. Esse aumento de produtividade era conseguido, em parte, devido a mobilizações do solo mais profundas e frequentes que exigiam aperfeiçoamentos nos aparelhos aratórios. As peças de madeira foram sendo substituidas por ferro e a utilização do cavalo como animal de tracção incrementou a procura de metal para as ferraduras estimulando, desta forma, a siderurgia e o consumo do carvão.

    Se é certo que a Revolução Agrícola, conjuntamente com a explosão demográfica, a evolução dos conhecimentos técnicos e dos transportes ferroviários e marítimos influenciou a Revolução Industrial, não é menos verdade que a indústria estimulou a modernização da agricultura. As contribuições ao nível da maquinaria agrícola, das aplicações da química (adubos e pesticidas) e a melhoria dos transportes que conferiram à agricultura o estímulo do mercado, fizeram-se sentir desde cedo e, mais recentemente, as aplicações da informática foram decisivas na criação da agricultura moderna.

    A segunda parte da pergunta...

    Nada como uma boa planificação para exibir permanentemente um jardim florido e uma horta cuidada.
    A primavera é, por excelência, a estação do ano em que os jardins se encontram no seu máximo esplendor. Mas, para que isso suceda, é preciso ter semeado e plantado antes as espécies mais adequadas a essa estação. Para que saiba quais as variedades florais que deve semear em cada uma das diferentes épocas, elaborámos um guia mensal que também lhe indica as sementeiras que deve fazer na sua horta, nos seus canteiros ou nos seus vasos, para que se possa organizar de uma forma efetiva e eficiente.

    Janeiro

    O primeiro mês do ano está longe de ser aquele que mais trabalho exige no seu jardim. Nesta época, a grande maioria das plantas encontra-se em descanso vegetativo. Ainda assim, depois de desfazer a árvore de Natal e de arrumar todas as prendas que a sua família recebeu durante a quadra natalícia, pode semear petúnias, ervilhas de cheiro e gipsófilas, além de espécies anuais de verão, bienais, rosas e bolbos de vaso.

    Esta é uma boa altura para o fazer. Se tem uma horta ou gosta de fazer experiências no seu quintal ou até mesmo num dos cantos da sua varanda, pode sempre semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, espinafres e nabiças.

    Fevereiro

    O Carnaval aproxima-se a passos largos mas a máscara que vai usar este ano não pode ser a única coisa a ocupar a sua mente. Nesta altura do ano, deve ter as tesouras de poda sempre prontas para os trabalhos de poda. Tudo o que se encontre seco, deteriorado ou com mau aspeto deve ser removido. Esta é também a altura em que deve plantar coníferas, árvores de sombra de folha caduca e espécies de folha perene.

    Esta é ainda uma boa época para semear coleos e ainda ervilhas de cheiro e gipsófilas, caso não o tenha feito em janeiro. Na horta, é tempo de avançar com a sementeira de abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beterrabas, cebolas, coentros, couve galega, couve de repolho, couve tronchuda, nabos, rabanetes, salsa e tomate.

    Março

    Com a primavera à porta, não espere demais para começar a preparar o espectáculo de cor que inundará o jardim nos próximos meses. Meta mãos à obra e semeie asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas, verbenas e zínias, além de ageratos, petúnias e cravos-túnicos. Na horta, este é um dos meses de maior actividade no que se refere a sementeiras e plantações.

    Abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beringelas, beterrabas, cebolas, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve galega, couve lombarda, espinafres, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate são as espécies que deve semear.

    Abril

    Enquanto vai pensando nos seus planos para a Páscoa, centre as suas atenções nos bolbos estivais, comece a adubar e a incrementar as regas à medida que a temperatura vai subindo. No que respeita a novas sementeiras, esta é uma boa altura para fazer as de artemisas e cosmos (ao sol), astilibes (à sombra), asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias.

    Na horta, semeie abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beringelas, beterrabas e cenouras. Coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate são outras das sementeiras que também pode (e deve) fazer ao longo deste mês.

    Maio

    Este é o mês em que se verifica uma profusão de flores nos jardins. Aproveite o bom tempo que se começa a fazer sentir e plante os bolbos e tubérculos que florescem já no verão ou no próximo outono, assim como begónias, dálias, asteres, coleos, cravínias, crisântemos, estatice, gipsófilas e zínias. Na horta, a lista de sementeiras não varia muito em relação aos meses anteriores.

    Semeie abóboras, acelgas, agriões, aipos, alfaces, alho francês, beldroegas, beterrabas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, flor de mostarda, melancias, melões, nabiças, nabos, pepino, pimentos, rabanetes, salsa e tomate.

    Junho

    A sua mente já só pensa na praia, nas sardinhadas, nas festas dos santos populares e nos feriados mas, se quer mesmo ter um jardim bonito e florido, tem de arranjar tempo para calçar as luvas e enfiar as mãos na terra. Esta época é indicada para plantar vivazes, maciços à base de áster, rudbequias, heliantus e bolbosas como os gladíolos, begónias e agapantos.

    É também uma boa altura para semear gipsófilas, goivos, miosótis e prímulas. Na horta, continua a ser tempo para semear abóboras, acelgas, agriões, alfaces, beldroegas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve-nabiça, espinafres, flor de mostarda, rabanetes e salsa.

    Julho

    Nesta altura, só já pensa nas férias e nos mergulhos que irá dar ou na tal viagem que irá finalmente fazer. Este é, contudo, também o mês em que deve plantar as espécies com cores garridas que vão encher as suas jarras lá de casa no inverno. É tempo de plantar petúnias, salvas e cravos-túnicos, além de asteres, goivos, gipsófilas, prímulas e miosótis.

    Na horta, se ainda não o fez, semeie acelgas, agriões, alfaces, beldroegas, beringelas, beterrabas, cenouras, coentros, couve-bróculo, couve-de-bruxelas, couve chinesa, couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres, rabanetes e salsa.
    Agosto


    Enquanto aproveita para relaxar e conseguir o bronze que andou os últimos meses a ambicionar, o jardim continua a celebrar a grande festa do tempo quente que faz luzir uma panóplia de cores e cheiros sem fim. Se não estiver demasiado calor ou um tempo demasiado seco, transplante as bienais de primavera a partir das bandejas de sementeira e semeie amores-perfeitos, asteres, centaureas, goivos, linho de jardim, margaridas, prímulas, sálvias e verbenas, além de coníferas de floração primaveril, adquiridas em centros de jardinagem.

    Na horta, além de acelgas, agriões, alfaces, cenouras, coentros, couve-bróculo e couve-de-bruxelas, semeie couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres e salsa.

    Setembro

    Com o regresso às aulas e ao trabalho, o seu jardim passa a exigir novos cuidados. No que respeita a sementeiras e plantações, semeie bolbos de outono de floração primaveril, nomeadamente túlipas, narcisos, muscaris e crocos, além de amores-perfeitos, asteres, centaureas, goivos, linho de jardim, margaridas, prímulas, sálvias e verbenas. Na horta, a lista não se altera muito.

    Agriões, alfaces, beldroegas, cebolas, cenouras, coentros, couve-bróculo e couve-de-bruxelas, couve-flor, couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres, nabiças, nabos, nabo greleiro, rabanetes, rábano e salsa são as sementeiras que deve fazer.

    Outubro

    As folhas que começam a cobrir os solos tendem a provocar mais danos do que benefícios. Além de ter de as limpar para proteger outras espécies, não pode também descurar as sementeiras e plantações típicas desta época, como é o caso de crocus, muscari, arbustos perenes, coníferas, sebes, amores-perfeitos, asteres, centaureas, goivos, linho de jardim, margaridas, prímulas, sálvias e verbenas.

    Na horta, pode semear agriões, alfaces, alho francês, couve-flor, couve galega, couve lombarda, couve nabiça, couve de repolho, couve tronchuda, espinafres, flor de mostarda, nabiças, nabos, nabo greleiro, rabanetes, rábano e salsa.

    Novembro

    Com a chuva e o frio, chega novamente o tempo de proteger e limpar as espécies do seu jardim. Uma vez que toda a protecção é pouca para o período de frio que se avizinha, não adie esta tarefa para muito mais tarde. Se quer ter um jardim florido, vistoso e cheiroso na próxima primavera, aproveite ainda para semear arábides e alhelies, além de amores-perfeitos e ervilhas de cheiro. Na horta, é tempo de semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, couve-flor, couve tronchuda, espinafres, nabiças, nabos, nabo greleiro, rabanetes, rábano e salsa.

    Dezembro

    Este é o mês em que o espírito natalício se apodera de si. E o stress provocado pelas compras de Natal e pelos preparativos da Consoada também! Sendo Dezembro um dos meses mais frios do ano, as flores e as plantas necessitam de cuidados especiais para fazerem face às baixas temperaturas.

    No que respeita a sementeiras e plantações, as últimas semanas do ano devem ser aproveitadas para plantar amores-perfeitos e prímulas, mas também ervilhas de cheiro. Na horta, é tempo de semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, nabiças e salsa.

    [​IMG]
     
    Última edição: 11 Setembro 2017
  16. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Otimas pesquisas a todos !;)
     
  17. titam78

    titam78 Autor activo

    bom dia a todos. espero que a minha resposta responda aos critérios do David....;)


    O início das atividades agrícolas separa o período neolítico do imediatamente anterior, o período da idade da pedra lascada.
    Como são anteriores à história escrita, os primórdios da agricultura são obscuros, mas admite-se que ela tenha surgido independentemente em diferentes lugares do mundo, provavelmente nos vales e várzeas fluviais habitados por antigas civilizações.
    Entre dez e doze mil anos atrás, durante a pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram. Os primeiros sistemas de cultivo e de criação apareceram em algumas regiões pouco numerosas e relativamente pouco extensas do planeta. Essas primeiras formas de agricultura eram certamente praticadas perto de moradias e aluviões das vazantes dos rios, ou seja, terras já fertilizadas que não exigiam, portanto, desmatamento .
    Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas umas das outras. Isso porque elas podiam produzir frutos, que eram facilmente colhidos quando maduros, o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relação ao seu habitat natural.
    Logo, as frequentes e perigosas buscas à procura de alimentos eram evitadas. Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor e outras.
    Assim surgiu o cultivo das primeiras plantas domesticadas, entre as quais se inclui o trigo e a cevada.
    Durante o período neolítico, as principais áreas agrícolas estavam localizadas nos vales dos rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, atualmente conhecida como Iraque) e rios Amarelo e Azul (China).

    [​IMG]


    Sementeiras e Plantações:

    RegiãoSementeira directaSementeira em alfobrePlantação
    Março
    Nortealface, beterraba, cenoura, ervilha, espinafres, feijão, melancia**, nabiças, rabanete, salsa, tomateabóbora*, alface, couves, melão*, tomatebatata, cebola, couves, espargos
    Centroalface, alho francês, beterraba, cebola, chicória, ervilha, espinafres, feijão, melancia**, nabiças, nabo, rabanete, salsa, tomateabóbora*, alface, alho francês, cebola, chicória, couves, pepino*, pimento, melão*, tomatealho francês, batata, cebola, couves, tomate
    SulErvilha, feijão, melancia**, nabiças, tomateabóbora*, couves, melão*, pepino*, tomatebatata, couves, pimento, tomate
    Abril
    NorteAbóbora, alface, chicória, couve-galega, ervilha, espinafre, feijão, melancia, melão, nabiças, pepino**, rabaneteabóbora*, alface, alho francês, couves, melão*, pepino*Alface, chicória, couves, pimento, tomate
    Centroabóbora, alface, beterraba, cenoura, chicória, ervilha, espinafres, melancia, melão, nabiças, nabo, pepino**, pimento*** e rabaneteabóbora*, alface, chicória, couve-portuguesa, melão*, pepino*, pimentoalface, alho porro, batata, cebola, chicória, couves, pimento, tomate
    Sulervilha, melancia, melão, nabiçascouves, melão*batata, couves, pimento
    Maio
    Norteabóbora**, alface, alho francês, beterraba, cenoura, chicória, espinafres, feijão, melancia**, melão**, nabiças, nabo, rabaneteabóbora*, alface, alho francês, couves, melão*, pepino*alface, batata, cebola, chicória, couves, pimento, tomate
    Centroabóbora**, alface, alho francês, beterraba, cenoura, chicória, espinafres, feijão, melancia**, melão**, nabiças, nabo, rabaneteabóbora*, alface, alho francês, couves, melão*, pepino*alface, chicória, couves, pimento, tomate
    Sulervilha, melão, nabiçascouves, melão*batata (fim do mês), couves, pimento
    Junho
    Nortealface, chicória, feijão, nabiças, rabanetealface, chicória, feijão*alface, chicória, couve-galega
    Centroalface, chicória, espinafre de Inglaterra, feijão, nabiças, nabo, rabanete, salsaalface, chicória, feijão*alface, alho porro, cebola, chicória, couve portuguesa, pimento
    Sulervilhas, nabiçascouvesbatata e couves
    Julho
    Nortealface, chicória, nabiças, rabanetealface, chicória, couvesalface, chicória, couve-galega, tomate
    Centroalface, cenoura, chicória, espinafre de Inglaterra, feijão, nabiças, nabo, rabanete, salsaalface, chicória,couves, feijão*alface, chicória, couve-portuguesa, tomate
    Sulervilha, fava, feijão, nabiçascouves, feijão*batata, couves
    Agosto
    Nortenabiças, nabo, rabanetecouve-galegabatata, couve-galega
    Centroalface, cenoura, chicória, espinafres, feijão, nabiças, nabo, rabanete, salsaalface, chicória, couves
    Sulcenoura, ervilha, favas, feijão, nabiças, nabo, salsacouvesbatata, couves
    Setembro
    Nortecenoura, espinafres, nabiças, nabo, rabanetecouveshortelã, couves, morangueiro (fim do mês)
    Centrocebola, espinafres, nabiças, nabo, rabanete, salsacebola, couve portuguesa, couve lombarda, repolhoalface, chicória, couves, hortelã
    Sulalface, beterraba, cebola, cenoura, couves, ervilha, nabiçasalface, cebola, couvesbatata, couves
    Outubro
    Nortealface, alho francês, cebola (fim do mês), chicória, fava, rabanetealface, alho francês, cebola, chicória, couve galegaalcachofra, couves
    Centroalface, alho porro, chicória, ervilha, espinafre, fava, nabiças, nabo, salsaalface, alho porro, chicória, couve galegacouve portuguesa, couve repolho, couve lombarda
    Sulalface, beterraba, cebola, cenoura, ervilha, nabiças, pimento (estufa), tomate (estufa)alface, cebola, couves, pimento, tomatecouves
    Novembro
    Nortealface, beterraba (fim do mês), cebola, chicória, nabiças, nabo, rabanetealface, cebola, chicória, couve galegacouve galega
    Centroalface, beterraba (fim do mês), cenoura, chicória, ervilha, espinafre, fava, nabiças, nabo, salsaalface, chicória, couve portuguesaalho, cebola, couve galega, couve portuguesa, hortelã
    Sulalface, beterraba, cenoura, ervilha, fava, nabiças, pimento (estufa), salsa, tomate (estufa)alface, couves, pimento, tomatealface, alho, beterraba, cebola, couves
    Dezembro
    Nortecebola, ervilha, nabiças, rabanetecebola, couvesalho (fim do mês), alho porro, cebola, couve galega
    Centroespinafre, nabiças, nabo, salsacouvesalho (fim do mês), alho porro, cebola, couves
    Sulbeterraba, cenoura, ervilha, nabiças, pimento (estufa), tomate (estufa)couves, pimento, tomatealcachofra, alho, cebola, couves
    Janeiro
    Nortecouve-galega,nabiças, rabanetecouve-galega
    Centrocebola, couve-portuguesa, espinafre de Inglaterra, nabiças, nabos, rabanetes, salsatomate
    Sulabóbora*, cenoura, couves, ervilha*, feijão*, nabiçastomatealcachofra, alface, alho, batata, cebola, couves, espargos, tomate
    Fevereiro
    Nortealface, chicória, nabiças, rabanetealface, chicória, couves, pimento, tomatebatata, couve-galega
    Centroalface, alho-porro, beterraba, cebola, cenoura, chicória, couve-portuguesa, couve-lombarda, couve galega, espinafres, feijões*, nabiças, nabo, rabanete, repolho, salsaalface, alho-porro, couve-galega, chicória, pimento, tomatebatata, cebola, couve portuguesa, couve galega
    Sulabóbora*, cenoura, couve, ervilha*, feijão*, melancia, nabiças, pepino*pimento, tomatebatata, cebola, alface, couves, ervilha, espargo, nabiças, nabo, salsa
     
  18. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Uauu,vocês esmeram-se!
    Parabéns pelas pesquisas até agora!
     
  19. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Muito bem...na reta final... para ver quem é o nosso fazendeiro vencedor aqui fica o proximo.

    Desafio:Como apareceram as primeiras máquinas agriculas...qual foi o primeiro tractor utilizado?
     
  20. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para desejar boa tarde e ver as pesquisas
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.