Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para desejar boa tarde e ver as pesquisas
     
  2. titam78

    titam78 Autor activo

    bom dia a todos. obrigado pelo presente David.
    o meu desafio é o seguinte:
    antes do português ser a língua oficial do Brasil, existia outra. o que eu quero saber é, qual era para ser a língua oficial do Brasil?
     
    Última edição: 4 Setembro 2017
  3. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa tarde Titam,

    eu encontrei "Tupi", será? o_O
     
    titam78 aprova isto.
  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Fica aqui a minha pesquisa :

    À primeira vista o projeto parece birutice. Só que há precedentes. Em 1994, o Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro aprovou uma recomendação para que o tupi fosse ensinado no segundo grau. A decisão nunca chegou a ser posta em prática por pura falta de professores. Hoje, só uma universidade brasileira, a USP, ensina a língua, considerada morta, mas ainda não completamente enterrada.
    Em sua forma original, o tupi, que até meados do século XVII foi o idioma mais usado no território brasileiro, não existe mais. Mas há uma variante moderna, o nheengatu (fala boa, em tupi), que continua na boca de cerca de 30 000 índios e caboclos no Amazonas. Sem falar da grande influência que teve no desenvolvimento do português e da cultura do Brasil. “Ele vive subterraneamente na fala dos nossos caboclos e no imaginário de autores fundamentais das nossas letras, como Mário de Andrade e José de Alencar”, disse à SUPER Alfredo Bosi, um dos maiores estudiosos da Literatura do país. “É o nosso inconsciente selvagem e primitivo.”
    Todo dia, sem perceber, você fala algumas das 10 000 palavras que o tupi nos legou. Do nome de animais, como jacaré e jaguar, a termos cotidianos como cutucão, mingau e pipoca. É o que sobrou da língua do Brasil.


    [​IMG]
     
    titam78 aprova isto.
  5. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Ansiosa por ler mais!
    Venham as pesquisas!
     
    titam78 aprova isto.
  6. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Tupi seria a língua oficial do Brasil.
     
    titam78 aprova isto.
  7. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para desejar boa tarde e ver as pesquisas
     
  8. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)
    Aqui fica o resultado da minha pesquisa...

    [​IMG]

    O idioma português chegou ao território brasileiro a bordo das naus portuguesas, no Século XVI, para se juntar à família lingüística tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialectos Tupi.

    Os índios, subjugados ou aculturados, ensinaram o dialecto aos europeus que, mais tarde, passaram a se comunicar nessa “língua geral” – o Tupinambá.

    Em 1694, a língua geral reinava na então colónia portuguesa, com características de língua literária, pois os missionários traduziam peças sacras, orações e hinos, na catequese.

    Com a chegada do idioma iorubá (Nigéria) e do quimbundo (Angola), por meio dos escravos trazidos da África, e com novos colonizadores, a Corte Portuguesa quis garantir uma maior presença política. Uma das primeiras medidas que adoptou, então, foi obrigar o ensino da Língua Portuguesa aos índios.

    Lei do directório


    Em seguida, o Marques de Pombal promulgou a Lei do Directório (1757) que abrangia a área compreendida pelos estados do Pará e do Maranhão, um terço do território brasileiro de então. Esta lei considerava a língua geral uma “invenção verdadeiramente abominável e diabólica” e proibia às crianças, filhos de portugueses, e aos indígenas aprenderem outro idioma que não o português.

    Em 1759, um alvará ampliou a Lei do Directório: tornou obrigatório o uso da língua portuguesa como idioma oficial em todo o território nacional.

    Portanto, ao longo de dois séculos, o Brasil possuiu dois idiomas: a língua geral ou tupinambá e o português.

    Português no mundo


    Hoje, o mundo que fala português (lusófono) soma cerca de 200 milhões de pessoas. É o oitavo idioma mais falado no planeta e a terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.

    É, ainda, o idioma oficial de sete países, todos eles ex-colónias portuguesas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

    Com a admissão de Portugal na União Europeia, o português passou a ser uma de suas línguas oficiais.

    Idioma do Brasil


    No Brasil dos paradoxos, acontecem coisas que a mais fértil imaginação não teria condição de acreditar.

    O retrato da identidade nacional é composto por um branco, um índio e um negro e, obviamente, falamos um idioma formado por palavras oriundas destas três fontes lingüísticas. No entanto, temos a coragem de dizer que “no Brasil, fala-se o português”. Ledo engano.

    No Brasil fala-se um idioma que só se fala no Brasil e em nenhum lugar mais. Aliás, somos a única ex-colônia portuguesa que não fala com sotaque português. E isto deve-se à influência da língua tupi ou seja, o nheengatú – ou, como quer o presidente, ao “nhen,nhen,nhen”. Esta espinha dorsal lingüística brasileira está um tanto desbotada diante de tantas “lavagens culturais” à que foi submetida ultimamente pelos estrangeirismos que empesteiam o nosso idioma.

    A língua portuguesa original trazida para o Brasil continha 140 mil verbetes ou palavras. O português, esta “língua de marinheiro”, contém hoje 260 mil verbetes, fato que o torna a mais rica língua em sinonímica do mundo.

    Os 120 mil verbetes excedentes em nosso idioma falado, ficam por conta das culturas africanas e tupi-guarani. Portanto, a tão alardeada “unificação ortográfica e gramatical” torna-se impossível a partir da própria conseqüência lingüística que este idioma adquiriu no Brasil. Isto porque, o significado de milhares de palavras oriundas da língua tupi e falados diariamente, são completamente desconhecidos por todos indistintamente. Isto sem mencionarmos obviamente, a contribuição lingüística africana.
     
    titam78 aprova isto.
  9. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Hoje vai ser a feiticeira1.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  10. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa noite.:)

    Depois de pesquisar, a resposta vou deixar...

    ...a língua nativa do Brasil é o Tupi Guarani.


    Amanhã, pela manhã, cá estarei para colocar o desafio...;)
     
    titam78 aprova isto.
  11. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Boa noitinha ;) aos amiguinhos !:inlove:
    Passando para desejar ótimas pesquisas para esta semana!
     
  12. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    [​IMG]

    Bom dia!:)
    Hoje quando me levantei e me olhei no espelhoxD pensei: "Apetece-me pegar na vassoura e voar até um país desse mundo! :inlove:
    Vou pedir ajuda aos meus amigos fazendeiros sugestões de lugares a visitar!";)

    E pronto, este será o desafio que vos lanço. Mas...tem de me convencer que o vosso é o melhor,mostrando o seu folclore, gastronomia, paisagens,...

    Aguardo ansiosamente...a minha vassoura está pronta e eu também...só falta mesmo colocar o baton!:p;)xD


     
  13. titam78

    titam78 Autor activo

    bom dia feiticeira, espero que goste da minha sugestão.
    A maior ilha da Grécia, Creta, reúne praias famosas e excelente cozinha
    Além de suas belezas naturais, a ilha tem sítios históricos que guardam lendas como a do Minotauro.
    [​IMG]

    Creta- Creta, a maior e uma das mais famosas ilhas da Grécia, guarda imensuráveis riquezas do Mediterrâneo. Está entre os destinos de maior importância cultural do arquipélago grego. É em Creta, ao sul do Mar Egeu, que você poderá apreciar a beleza dos mares da Líbia, Mirtoico, de Cárpatos; terá a chance de andar por ruínas de sítios arqueológicos minoicos, pequenas ruas em labirínticos centros históricos que parecem cópias do Palácio de Knossos (o do labirinto do minotauro), portos venezianos, e verá vilas, igrejas, mosteiros ortodoxos e desfiladeiros impressionantes. Também será possível admirar campos de oliveiras, aproveitar praias lindas e experimentar pratos da cozinha mediterrânea que marcam o papel central da culinária na filosofia e no estilo de vida do berço da civilização europeia.
    Com mais de mil quilômetros de extensão de litoral, para conhecer as principais cidades cretenses — Héraclion, Chania e Rethymno, as mais bonitas e centrais para hospedagem — e ainda outras — como Ierápetra, Agios Nikolaos e Siteía — será necessário ao menos cinco dias. A diversidade da ilha com a sexta maior população da Grécia combina turismo cultural, gastronômico e praiano. O agroturismo também virou negócio local e mostra o papel significativo da olivicultura e da viticultura na região. Enquanto pequenos agricultores mantêm a tradição cuidando de rebanhos que incluem os cabritos selvagens, empresas produtoras de azeite, mel e queijo exportam freneticamente para Brasil, China e Rússia.
    Tão conhecida quanto Santorini e Mikonos, Creta se destaca por ser a única ilha da Grécia que seria capaz de sobreviver sem a economia do turismo devido à potência de sua agricultura, pecuária, indústria alimentícia e comercial. A quinta maior ilha do Mediterrâneo tem três aeroportos. O de Rethymno, depois do de Atenas, é o mais movimentado da Grécia.
    O Ministério do Turismo grego diz que Creta recebe anualmente cerca de um quarto dos turistas da Grécia, sendo a ilha mais visitada de todo o país. Dados fornecidos pelo Banco da Grécia ao site DiscoverGreece.com, informam que Creta recebeu 3,3 milhões de turistas em 2013. O guia “Lonely Planet” classifica a ilha como um dos destino de férias mais populares da Europa. Creta tem belas paisagens e ao longo delas você vai se deparar com aldeias tradicionais, cavernas — como a de Zeus, que segundo a mitologia grega nasceu e viveu na ilha — e montanhas espetaculares, como as Montanhas Brancas, que alcançam 2.453 metros de altitude, na região de Chania, onde também se encontra o desfiladeiro de Samaria, o mais longo da Europa.
    praias. Mar azul-turquesa e areias de várias cores.
    Os melhores meses para conhecer Creta são entre maio e outubro. Nessa época, a temperatura da água do mar pode ser superior aos 20°C, em agosto chega na casa dos 25°C. A ilha é um destino ideal para quem deseja tranquilidade. Mesmo no auge do verão europeu, em julho e agosto, os preços são acessíveis devido a variedade que Creta oferece aos seus visitantes.
    Só de praias, são mais de 350. Algumas com areia branca, outras cor-de-rosa, ou dourada, cheias de pedrinhas coloridas, ou ainda, com milhares de conchas quebradas. Essas inúmeras praias com paisagem diversificada têm águas de tonalidades azul-turquesa que lembram o Caribe.
    Nos dois lados da ilha, a tarefa difícil será escolher a sua praia entre as mais bonitas. Há praias badaladas, isoladas, familiares, calmas, agitadas, organizadas e de nudismo. Listamos seis consideradas imperdíveis.
    Elafonisi. Majestosa e protegida pela Rede Natura 2000 — áreas de proteção ambiental estabelecidas pela União Europeia — tem paisagem serena, dunas de areia branca, águas cristalinas e rasas. A praia é excelente para crianças. Por ser área protegida, é estritamente proibido cortar plantas ou levar uma garrafa de areia para casa. Os leitores do site TripAdvisor consideraram Elafonisi uma das 20 praias mais bonitas do mundo em 2014. Fica a cerca de 74 quilômetros da cidade de Chania.
    Balos. Impressiona com as cores da areia vermelha dourada em combinação com o azul-turquesa das águas. Tem menos turistas. Melhor chegar de barco a partir de Kissamos — de carro a estrada é bastante difícil Balos fica em Gramvousa, a 52 quilômetros de Chania.
    Falasarna. Provavelmente a praia mais famosa e encantadora de Creta. Todo ano recebe prêmios de guias de turismo e da imprensa internacional como a praia mais bonita da Grécia e uma das dez melhores da Europa. De cenário espetacular, tem areia quase rosa, águas cristalinas de cor azul-turquesa e montanhas. A praia é organizada, mas com espaço livre o suficiente para aqueles que querem ficar em contato direto com o sol e a areia. Fica em Kissamos, a 54 quilômetros de Chania.
    Matala. A pequena vila de pescadores foi paraíso de hippies nos anos 1970. Entre suas características atraentes estão areia fina, rochas brancas e águas azuis cristalinas. As pequenas grutas artificiais aumentaram o turismo na região. A praia é organizada e cercada por tavernas. Está a 68 quilômetros de Heráclion.
    Vai. Tem palmeiras exuberantes, areia fina, com algumas pedras, e águas azul-turquesa. A praia está em harmonia com a paisagem natural e deslumbrante do Mediterrâneo. Vai está ocalizada a 25 quilômetros de Agios Nikolaos.
    Preveli. Pequeno paraíso onde mar e rio se unem. O visual surpreende com a faixa de areia cortada em diagonal por um rio, de mesmo nome. Uma floresta de palmeiras cerca o local. Isolada, bonita e romântica, depois do banho no mar, vale tirar o sal nas águas doces e límpidas do riacho. A 40 quilômetros de Rethymno, Preveli pode ser alcançada por uma estrada de terra seguida de uma longa escadaria ou por barco.
    [​IMG]
    Gastronomia. Pescados, Ervas, Caracóis E Raki
    Creta é acolhedora e está repleta de tavernas, restaurantes, bares e clubes. A ilha fica na região com a melhor gastronomia da Grécia e a fama de ser um dos melhores lugares para comer na Europa. A comida é temperada com especialidades como erva-doce, manjericão, orégano, limão e azeite. E os melhores azeites da Grécia vêm de Creta. Graças às condições climáticas, posição geográfica e geologia, a ilha é também um paraíso botânico, com 1.742 espécies registradas de plantas, 159 das quais endêmicas. O aroma das ervas é percebido por toda parte, principalmente na primavera, entre março e junho. Nas tavernas, vasos de orégano e manjericão decoram os ambientes.
    As tavernas são ideais para provar as especialidades de Creta, pois servem variados tipos de mezzes (porções fartas em pratos de sobremesa). E tudo vem ao mesmo tempo: os quentes, os frios, as entradas e os principais. Belisque das diferentes porções em vez de se servir individualmente. Nas tavernas, a comida é compartilhada.
    Entre as especialidades, experimente tortas e pastéis de queijo e espinafre; stáka (ovo frito coberto por uma espécie de mingau de queijo); dakos (pão regado ao azeite e coberto por queijo branco e tomate); haniotiko boureki (bolo salgado recheado de queijo branco, batata e abobrinha); pilafe de zigouri (parecido com risoto, servido com carne cozida de cabrito), e os queijos myzithra, anthotyros, graviera e feta. Creta fabrica vários tipos de queijos e os mantêm como produto básico e tradicional. Aproveite como aperitivo, acompanhamento, lanche ou sobremesa.
    Peixes ou frutos do mar podem vir cozidos, fritos, assados. Para saborear os pescados fresquinhos, peça os do dia. A maioria das tavernas de peixes estão próximas ao mar e são chamadas de psarotavernas. Perto das montanhas, são servidas carnes, principalmente as de carneiro. Outra especialidade são os caracóis — particularmente saborosos por se alimentarem de ervas aromáticas, que junto ao alho temperam os moluscos.
    Já os doces, a maioria tem como ingredientes principais o mel e o queijo. Prove as kalitsounias, pastel doce com recheio de queijo e mel. Os iogurtes são deliciosos. No verão, a preferência é por frutas frescas, como melancia, melão, figo e uvas.
    Na maioria das vezes, as tavernas oferecem de graça sobremesas como queijos e iogurtes com mel ou frutas. A cortesia é acompanhada de um copinho de raki — bebida típica, parecida com licor, derivada de uva e com 40% a 45% de álcool. Muitas vezes, quando o visitante pede um café ou copo d’água, o garçom traz o raki com a desculpa de que em Creta a hospitalidade é brindada de forma clássica. Em qualquer lugar da ilha, de mosteiros aos restaurantes mais luxuosos, esta será a bebida servida para brindar ao visitante. Contudo, se o gosto forte não agradar, opte pelo rakomelo, que vem misturado com mel.

    [​IMG] [​IMG]

    Editado por :[LIKA]:
    Motivo:Capslock(letra maiuscula fixa)
     
    Última edição por moderador: 6 Setembro 2017
    feiticeira1 aprova isto.
  14. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Eu vou sugerir as Bahamas!
    Foi o local do 1º desembarque de Cristóvão Colombo no Novo Mundo.
    É um lugar paradisiaco.


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  15. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Pois eu, cara Feiticeira, sugiro a Austrália.
    O país de dimensões continentais tem paisagens bastante diversificadas. São milhares de quilómetros de regiões costeiras, gastronomia e organização invejável, além da riqueza cultural de seus povos tradicionais.
    Esse belo continente é formado, basicamente, por três complexos de ilhas — A Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas) —, além de 11 arquipélagos-Estados e, é claro, a Austrália e a Nova Zelândia.
    Banhado pelos oceanos Pacífico e Índico, o continente apresenta um clima predominantemente tropical. Com vegetação também tropical, além de desertos, atóis, fiordes, lagos de água doce e salgada, belos recifes de corais e cachoeiras. Enfim, uma natureza com ambientes para todos os gostos!
    A economia da Austrália e da Nova Zelândia é forte e estável. Porém, nos outros países, ela é considerada subdesenvolvida, sendo que a principal atividade económica das pequenas ilhas é o turismo.
    A principal moeda na Oceania é o dólar e o idioma oficial nos principais países é o inglês. No entanto, muitos outros dialetos podem ser identificados, bem como outras línguas, já que a Oceania é um continente que preserva a cultura pré-colonial com carinho, sem deixar de lado as influências externas que sofreu.
    Em outras palavras, a Oceania é multicultural. E é justamente esse misto de cultura ancestral e modernidade que encantam os visitantes. Cada país tem sua particularidade, mas todos eles são repletos de belezas naturais e habitantes alegres.
    Quando se fala em Austrália, o que vem à mente da maioria das pessoas são os animais — como o canguru, o coala e os crocodilos gigantes — ou ainda os aussies famosos, como Mel Gibson e Nicole Kidman. No entanto, há muito mais o que explorar no maior e mais conhecido país da Oceania!
    Graças à sua grande extensão, a Austrália também é conhecida como ilha-continente e tem cinco fusos horários diferentes. A sua capital, Camberra, tem uma população de cerca de 450 mil habitantes. Outras cidades bastante populosas são Sydney — onde fica o Opera House e sua inconfundível arquitetura — e Melbourne, dona de uma atmosfera vibrante.
    O clima nesse país varia bastante. Os invernos são gelados e os verões chegam à casa dos 40 ºC. Composto por cenários contrastantes, o país tem grandes áreas desérticas, enormes savanas e um belo litoral. A moeda que circula na Austrália é o dólar australiano e o idioma oficial do país é o inglês.
    O turismo por ali é bastante diversificado. Os que preferem ir às compras podem se encantar com as boutiques, galerias de arte e até com as lojas de vinhos e especiarias localizadas em Melbourne e Sydney, principalmente.
    Quem prefere aventuras mais radicais também encontrará diversas opções. Além de ter um litoral conhecido como o paraíso do surf, há lugares em que é possível fazer trilhos a pé ou em veículos 4×4 —entre várias outras atividades.
    A gastronomia do país é uma atração à parte. Os diversos restaurantes de frutos-do-mar oferecem uma experiência sublime aos visitantes, além dos muitos restaurantes de culinária internacional espalhados pelo país.
    Os pratos típicos são o pão tipo “damper”, o “vegemite” — pasta de levedo de cerveja —, e o doce “pavlova”, que também não deixa a desejar no quesito sabor!
    O país é generoso com seus visitantes devido a sua rica infraestrutura, diversidade de atrativos e organização impecável.
    Se for um viajante experiente que gosta de conduzir, experimente fazer um roteiro “self drive”, pois não encontrará dificuldades em se locomover pelas estradas do país.
    Se fala inglês e o seu estilo é de viajar muitos dias para conhecer muitos lugares gastando pouco, pode “se jogar” num “mochilão” sem receio pois além da boa estrutura e oferta de acomodações mais em conta, o país é seguro.

    [​IMG]
     
    Última edição: 5 Setembro 2017
    feiticeira1 aprova isto.
  16. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos!
    Deixo minha sugestão para a feiticeira : Fernando de Noronha - Brasil


    O Aquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha... ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.
    Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.
    Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha. As praias recortadas em meio a grandes formações rochosas parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e um pouco de inspiração.
    Noronha foi uma base militar com ótimo sistema de fortificação e também prisão, que deixaram como herança fortalezas com uma bela vista para o pôr do sol. Hoje em dia sua área está dividida entre a APA (Área de Preservação Ambiental) e o Parque Nacional Marinho, que fazem a proteção do lugar. Ver golfinhos acompanhando os passeios de barco e tubarões num mergulho no mar não são fatos nada raros
    . Além de paisagens paradisíacas, Fernando de Noronha guarda tesouros culinários. Os restaurantes espalhados pela ilha oferecem comida saudável e com ingredientes frescos, sendo a maioria dos pratos feita à base de peixes e frutos do mar.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

     
    feiticeira1 aprova isto.
  17. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Uauuuu!
    Cada local mais bonito que o outro!
     
  18. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)
    aqui deixo a minha sugestão ao desafio da feiticeira;)


    E a minha sugestão, não menosprezando nenhuma localidade ou País, é " vá para fora cá dentro", e fica o convite a visitar Portugal e alguns recantos "Encantados" do município de Arganil, situado na Beira Alta, distrito de Coimbra;).

    Deixem-se encantar por paisagens imponentes a perder de vista, sabores autênticos que atravessaram gerações, a genuinidade das gentes, as tradições, a quietude da serra: Arganil – um lugar para os sentidos.
    Vou aqui deixar 3 sujestões, poderiam ser muitas mais...:)


    A Vila de Côja, tem localização privilegiada na zona beirã. Coja foi alcunhada por poetas e pintores como a “Princesa do Alva”. Rica em belezas naturais . É um local de passagem para aqueles que pretendem conhecer as belezas que a zona serrana encerra.

    Côja é possuidora de um grande potencial turístico com as magnificas praias fluviais a par de um ancestral património histórico e cultura.
    [​IMG]


    temos a Fraga da Pena

    É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros. Uma extraordinária maravilha natural que permanece intocável pelo Homem e onde impera uma impressionante serenidade apenas interrompida pelo som da água e do chilrear dos pássaros. Originadas por um acidente geológico, as quedas de água que se escondem por entre aquele conjunto florístico de elevado interesse, constituem um recanto paradisíaco que se destaca pela sua autenticidade e frescura.

    [​IMG]

    E temos a aldeia Histórica do Piódão

    A Aldeia Histórica do Piódão constitui um conjunto arquitetónico de rara beleza pelo seu enquadramento natural, mas também pela sua antiguidade, unidade e estado de preservação das construções, sendo apelidada por muitos como “aldeia presépio” dada a sua configuração que se espraia pela encosta do monte com as casas em xisto e lousa e as janelas e portas pintadas de azul, em anfiteatro.

    [​IMG]

    [​IMG]

    A Aldeia Histórica do Piodão foi no domingo passado considerada uma das 7 melhores aldeias de Portugal:)
    Na parte gastronomica Há também uma grande variedade onde se destaca o peixe do rio, a chanfana e o famoso Bucho de Arganil que inclusivé já tem uma Confraria de apoio:)

    [​IMG]
    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  19. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Hoje a vanessarosa vai deixar o desafio.
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  20. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Olá querida titam78

    Por favor, agradecemos que tomes cuidado ao destacar palavras, pois o capslock(letra maiúscula fixa) é proibido neste fórum.
    Para destacar podes usar cores, negrito, sublinhado , itálico, fonte diferente ou tamanho, na sua caixa de textos.
    Desta vez editei pra vc. ;)
    Obrigada pela compreensão!
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.