Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa noite.:)
    Deixo aqui o resultado da minha pesquisa, à questão do davidoliveira.


    [​IMG]

    Já imaginou sua vida sem internet? Nós amamos a internet, precisamos dela e vivemos nela todos os dias. Essa grande invenção entrou sorrateiramente em nosso quotidiano e se converteu em uma grande ferramenta para nós, seja pra trabalhar, estudar, pesquisar, interagir com outras pessoas ou simplesmente se entreter.
    Por todos esses motivos, a pergunta sobre quem inventou a internet é muito comum e recorrente.

    A invenção da internet

    A internet não foi invenção de uma pessoa só, pelo menos não a internet que conhecemos e utilizamos hoje em dia. Diferentes personalidades trabalharam e têm trabalhado na ideia, no desenvolvimento e nas melhorias de um complexo sistema global. Comecemos por descrever brevemente o que é a internet em termos bem simples e depois conheceremos algumas dessas personalidades. Neste preciso momento, uma grande quantidade de informações é exibida e transportada para seu computador através da internet. Ela é composta por duas partes essenciais: um software e um hardware. Um permite as conexões físicas que facilitam o contato (hardware), ex: cabos, servidores, etc. O Outro permite a codificação e descodificação da informação (software), ex: programas, navegadores, etc.
    Tudo isso funciona de forma tal que constitui um imenso sistema conjunto e descentralizado de redes de comunicação interconectadas que, mediante protocolos TCP/IP, possibilita seu funcionamento como uma rede lógica que abarca todo o mundo, conectando milhões de computadores a nível global. A tudo isso damos o nome de internet.

    [​IMG]
    Quem inventou a internet?

    Agora passemos aos protagonistas de tudo isso. Lá em cima mencionamos que várias pessoas participaram da invenção e que não há um único responsável pela criação da internet, no entanto, existem certos nomes mais importantes que outros.
    Voltemos à década de 30, quando o informático belga Paul Otlet imaginou e escreveu sobre uma biblioteca radial que poderia se conectar a telespectadores de todas as partes do mundo mediante ondas de rádio e sinais telefônicos, assim como mensagens de todo o tipo poderiam ser comunicadas às pessoas e haveria o compartilhamento de informações a longas distâncias. Paul é mencionado como um visionário que idealizou a internet, porém não fez algo realmente tangível para torná-la real.

    No começo, a internet foi uma ideia de modo geral atribuída ao norte-americano Leionar Kleinrock, engenheiro, cientista da computação e professor de Ciências da computação na UCLA, que a menciona no artigo Fluxo de Informação em Grandes Redes de Comunicação em maio de 1961. Um ano mais tarde, em 1962, J.C.R. Licklider, tecnólogo norte-americano, junto à contribuição de outro tecnólogo de seu país, chamado Robert W. Taylor, deu sua visão acerca de uma possível rede galáctica. Esses três nomes que citamos formularam a primeira ideia do que seria a rede, que mais tarde se transformou em ARPANET.

    [​IMG]

    (Leonard Kleinrock e o primeiro IMP)

    A internet que conhecemos hoje começou a se desenvolver na década de 60 e no verão de 1968, o chamado grupo de Trabalho da Rede (Network Working Group) se reuniu pela primeira vez. A reunião foi presidida por Elmer Shapiro com membros da SRI (Stanford Research Institute), entre os quais é importante destacar nomes como os de Steve Carr, Steve Crocker, Jeff Rulifson e Ron Stoughton; se buscou solucionar problemas relacionados com a obtenção de hosts que se comunicassem entre si.

    Desse modo, em 1968 foi publicado o estudo dos parâmetros do projeto da rede informática e, com esses trabalhos, juntamente com a contribuição de Paul Baran, Thomas Marill e seus colegas; Lawrence Roberts e Barry Wessler criaram a versão final do Processador de Interface de Mensagens (IMP) que imediatamente foi projetado e construída pela BBN Technologies. Com as ferramentas necessárias, as ideias de Kleinrock, Licklider, Robert W. Taylor e seus colegas foram materializadas rapidamente.
    Com o trabalho de numerosos pesquisadores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos foi desenvolvida a
    ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), A base do que foi a internet até 1990. A rede foi se desenvolvendo e melhorando constantemente durante décadas. Os nomes mais importantes nesses termos são os de Leonar Kleinrock, que inventou a chamada comutação de pacotes (tecnologia básica da internet), Robert Kahn e Vinton Cerf que inventaram o protocolo TCP/IP na década de 1970; Lawrecen G. Roberts; Ray Tomlinson, que introduziu as mensagens eletrônicas por rede e Tim Berners-Lee que em 1990 desenvolveu a linguagem HTML e o sistema WWW.
    Estes são alguns dos nomes dos considerados “pais da internet”.
     
  2. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Basicamente, foi o Departamento de Defesa dos EUA. A rede de computadores surgiu no final da década de 1960, durante a Guerra Fria, enquanto os norte-americanos e a União Soviética travavam uma acirrada disputa tecnológica. O projeto, idealizado pela Advanced Research and Projects Agency (Arpa) e financiado pela Nasa e pelo Pentágono, tinha como objetivo criar uma rede que fosse capaz de armazenar dados e resistir a uma destruição parcial – caso houvesse, por exemplo, um ataque nuclear. Após anos de pesquisas e testes, em 1969,a rede Arpanet entrou em operação, ligando quatro instituições: Universidade da Califórnia (Los Angeles), Universidade da Califórnia (Santa Bárbara), Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah.
     
  3. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Estou gostando de ler as pesquisas :)
     
  4. titam78

    titam78 Autor activo

    Bom dia a todos. desculpa David, não consegui vir antes. aqui deixo o resultado da minha pesquisa.

    Internet foi criada em 1969 com o nome de "Arpanet" nos EUA.

    A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.
    Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano. O mundo vivia o auge da Guerra Fria. A Arpanet era uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio. Eram pontos que funcionavam independentemente de um deles apresentar problemas.
    A partir de 1982, o uso da Arpanet tornou-se maior no âmbito acadêmico. Inicialmente, o uso era restrito aos EUA, mas se expandiu para outros países, como Holanda, Dinamarca e Suécia. Desde então, começou a ser utilizado o nome internet.
    Por quase duas décadas, apenas os meios acadêmico e científico tiveram acesso à rede. Em 1987, pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA.
    Em 1992, começaram a surgir diversas empresas provedoras de acesso à internet naquele país. No mesmo ano, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web, que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.
    Desde então, a difusão da rede foi enorme. Hoje, a internet tem mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo. Até o final de 2004, o tráfego mundial de e-mails deverá estar em torno de 35 bilhões de mensagens diárias.
    Quase 90% dos usuários de internet estão nos países industrializados. Os EUA e o Canadá respondem por 57% do total, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho.
    No Brasil, a exploração comercial foi liberada em 1995. Universidades como as federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro estavam conectadas à rede desde 1989. A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) conectou-se um ano depois.

    [​IMG]
     
  5. titam78

    titam78 Autor activo

    e já que estamos nas tecnologias eu quero saber;

    quando foi criada a primeira rede móvel no mundo? e quem a lançou?
     
  6. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Olá pessoas lindas deste cantinho.
    Espero que estejam bem.
    Deixo um resumo das pesquisas lançadas por aqui.
    A Internet é uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais.
    Portanto, dizendo de modo simples, é uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar.
    Apesar de ter uma história relativamente curta, a Internet se revela como um grande fator de comunicação, integração social, armazenamento de informações de todos os tipos e globalização de produtos.
    Assim, a Internet é formada por computadores comuns e por outros, especiais, os servidores, máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo.
    Uma maneira de entender a Internet é pensar nela como uma rede de redes.

    [​IMG]
    Vamos a questão proposta pela Titam tomara que eu tenha compreendido bem:

    Era uma vez alguns engenheiros que resolveram mudar a o rumo da história. Pensando em uma maneira de tornar a comunicação mais eficiente e fácil, eles tiveram a brilhante ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio. A ideia não era nada ruim, porém a tecnologia da época não ajudava muito. Tudo começou no ano de 1947, contudo as ideias não foram muito além da teoria e de pouca prática.
    A real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo. Foi a partir de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Este foi um momento não muito conhecido, mas certamente foi um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a história do mundo.
    Várias fabricantes fizeram testes entre o ano de 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola. O nome do aparelho era DynaTAC e não estava a venda ao público (era somente um protótipo). O primeiro modelo que foi liberado comercialmente nos EUA (alguns outros países já haviam recebido aparelhos de outras marcas) foi o Motorola DynaTAC 8000x, isso ainda no ano de 1983, ou seja, dez anos após o primeiro teste realizado.
    A primeira geração da telefonia celular se iniciava com celulares não tão portáteis, tanto que a maioria era desenvolvida para instalação em carros. A maioria dos celulares pesava em média 1kg (sim, você leu certo) e tinha dimensões absurdas de quase 30 centímetros de altura. Claro, isso era apenas o começo, sendo que a tendência era a redução no tamanho físico e o aumento de funções. O preço dos celulares evidentemente era astronômico, até porque, nem todo mundo tinha um carro para poder carregar estes “trambolhos”.
    Eu tive um - Rindo aqui
    Até breve.

    :)
     
    titam78 aprova isto.
  7. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Aqui fica minha pesquisa :


    A real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo. Foi a partir de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Este foi um momento não muito conhecido, mas certamente foi um fato marcado para sempre e que mudou totalmente a história do mundo.
    Inicialmente, os sistemas móveis tinham como objetivo alcançar uma grande área de cobertura através de um único transmissor de alta potência, e utilizavam a técnica de acesso conhecida como Frequency Division Multiple Access (FDMA), onde cada usuário era alocado em uma frequência distinta. Embora essa abordagem gerasse uma cobertura muito boa, o número de usuários era limitado. Como exemplo da baixa capacidade, pode-se citar o sistema móvel da Bell em Nova Iorque, em 1970: o sistema suportava um máximo de apenas doze chamadas simultâneas em uma área de mais de dois mil quinhentos e oitenta quilômetros quadrados. Dado o fato de que as agências de regulamentação dos governos não poderiam realizar alocações de espectro na mesma proporção do aumento da demanda de serviços móveis, ficou óbvia a necessidade de reestruturação do sistema de telefonia por rádio para que se obtivesse maior capacidade com as limitações de espectro disponível e, ao mesmo tempo, provendo grandes áreas de cobertura.
    O conceito celular foi uma grande descoberta na solução do problema de congestionamento espectral e limitação de capacidade de usuários que havia em sistemas de comunicações móveis até então. O Federal Communication Commission (FCC) – órgão americano regulamentador de telecomunicações, em uma regulamentação de 22 de Junho de 1981 definiu o sistema celular como:
    Um sistema móvel terrestre de alta capacidade no qual o espectro disponível é dividido em canais que são reservados, em grupos, a células que cobrem determinada área geográfica de serviço. Os canais podem ser reusados em células diferentes na área de serviço.


    [​IMG]
     
    titam78 aprova isto.
  8. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa tarde!:)
    Aqui fica o resultado da minha pesquisa...

    No dia
    3 de Abril de 1973, o telefone tocou nos Laboratórios Bell, o departamento de pesquisa da operadora de telecomunicações norte-americana AT&T. Joel Engel, um dos directores da empresa, levantou o auscultador e ouviu do outro lado da linha a voz do canadiano Martin Cooper, funcionário da rival Motorola. “Disse-lhe, da maneira mais educada possível, que estava a falar com ele de um celular, no meio da rua”, contou depois Cooper.
    A primeira chamada de um telemóvel de que há registo nasceu na esquina de uma rua de Manhattan, Nova Iorque, há 30 anos. Nesse momento,
    Martin Cooper entrou para a história. Não apenas por ter sido o primeiro utilizador do telefone portátil, mas sobretudo por ter inventado o aparelho que viria a mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.

    O primeiro telemóvel, que ficou conhecido como
    Dyna-Tac, foi construído em três meses. No topo de um edifício nova-iorquino, a equipa de Cooper instalou uma estação que viria a permitir ligações à rede fixa. A 3 de Abril de 1973, Cooper caminhou por Manhattan, com o aparelho colado à orelha. Muitos nova- iorquinos pararam, boquiabertos, “porque viam um tipo a falar ao telefone na rua”, recordou o engenheiro ao “Globe and Mail”. “Joel, estou a falar contigo de um verdadeiro telefone celular, enquanto desço uma rua de Nova Iorque”, disse Martin Cooper ao rival Engel.
    O Dyna-Tac pesava mais de um quilo, tinha 25 centímetros de altura, seis de profundidade e quatro de largura. “Fiquei com o braço mais forte de tanto carregar o telefone”, confessou Cooper à revista brasileira “Negócios Exame”.


    [​IMG] Dyna-Tac
     
  9. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boas pesquisas a todos :)
     
  10. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Feiticeira lança o desafio de amanhã.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  11. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)
    Aqui fica o resultado da minha pesquisa...


    Há quem se sinta nú sem ele, e que ache a morte ao ficar sem bateria. O fato é que os celulares são hoje um objeto de importância singular no mundo inteiro, seja para lazer ou trabalho. Mas você sabia que foram necessários mais de 50 anos para você ter esse aparelho em suas mãos?

    A tecnologia necessária para desenvolver o primeiro celular propriamente dito foi criada em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973, mas muita coisa aconteceu antes desse lançamento.

    [​IMG]
    Nossa história começa em 1888, quando o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome a unidade de medida de frequência, Hertz) transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou não somente o desenvolvimento dos rádio-transmissores, como também a primeira ligação telefônica intercontinental em 1914.


    26 anos depois, em 1940, foi criado um sistema de comunicação à distância que possibilitava a mudança de canais de frequência, evitando, assim, que houvessem interceptações no sinal. Sete anos depois a empresa de tecnologia norte-americana Bell, que hoje faz parte da AT&T, se utilizou dessa tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de "células", o que gerou o nome do aparelho.


    Em 1956 a Ericsson, então, resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos, e o custo de produção também não facilitava sua popularização.

    Alguns anos se passaram até que em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançasse o Motorola Dynatac 8000X, um verdadeiro celular portátil (para a época), com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando “apenas” 1 quilo e com uma bateria que durava 20 minutos.


    O evento que marcou o lançamento foi a primeira chamada telefônica celular móvel, feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.


    Seis anos mais tarde os telefones celulares começam a funcionar no Japão e na Suécia. Nos EUA, apesar de ser o país sede da invenção, o funcionamento só começou em 1983, 10 anos depois de sua apresentação.

    [​IMG]
    De seu lançamento até os dias atuais os celulares já passaram por cinco gerações, e já estão se encaminhando pra sexta. Conheça um pouco de cada uma delas:


    - A primeira geração, ou 1G, a fase analógica, dominou o mercado no início dos anos 1980;


    - A segunda geração, ou 2G, o início da era digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM;


    - A segunda geração e meia, ou 2,5G, uma versão melhorada da 2G, com melhor transmissão de dados;


    - A terceira geração, ou 3G, a atual geração de celulares em boa parte do mundo, operando desde o final dos anos 1990, possibilitou o acesso a internet entre outras funções digitais avançadas;

    - A terceira geração e meia (3,5G), assim como a 2,5G, é uma evolução da geração anterior, a 3G, com maior velocidade de conexão com a internet, o que a aproxima da velocidade da internet banda larga convencional;


    - E por fim a quarta geração (4G), atualmente em desenvolvimento.


    O que será que o “futuro” nos reserva?
     
    titam78 aprova isto.
  12. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Aguardaremos para ver a pergunta da feiticeira :)
     
    feiticeira1 aprova isto.
  13. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!

    O meu desafio vai ser um pouco diferente.;)
    Eu comprei uma casa nova...:inlove: e já tenho a sala de estar decorada. No entanto, há uma parede que precisa de um quadro. o_O Não sei qual escolher...
    Na tua opinião, que quadro devo comprar?? Pablo Picasso, Vicent van Gogh, Leonardo Da Vinci ou uma pintura anónima de uma paisagem que gostes???
    Fico a aguardar as imagens com as vossas sugestões...:p:D
     
  14. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Desafio interessante :)
     
    feiticeira1 aprova isto.
  15. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Mesmo não sabendo a cor da sala, um Van Gogh dá um toque de requinte ao ambiente.
    Aqui fica a minha proposta:
    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  16. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    otimas pesquisas...amo conhecimentos gerais:inlove:
     
  17. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Bom dia!
    A cor da sala é marfim claro, uma cor neutra para que se lhe possa colocar qualquer cor.
    E assim é, também, para que realce o quadro e não a cor das paredes.;)
    O que quer dizer que o quadro da aipmilo fica muito bem!:inlove:
     
  18. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Bom dia!:)

    A minha sugestão para a sala da feiticeira, seria um quadro de um pintor anónimo, de uma vista parcial de Lisboa.


    [​IMG]
     
    Ana_Lu aprova isto.
  19. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos!
    Deixo a feiticeira a sugestão de "A última ceia" , obra realizada entre 1494-1498 por Leonardo da Vinci...


    [​IMG]
     
    Ana_Lu aprova isto.
  20. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Hummmmmm
    Deixa eu pensar...
    Acredito, Lindaaaaaaaaaaaaa Feiticeira, que possa que ser algo assim:

    [​IMG]
    A todos que por aqui passarem uma quarta-feira maravilhosa!

    :)
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.