Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano



    Bom diaaaaaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeeeeeee
    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Então serei eu a privilegiada do dia! Muito bem, vamos ao desafio de hoje:

    Inscrições encontradas em cavernas, em rochas, estudadas e que muito nos chamam atenção pelo tempo que foram feitas.
    Quais as mais antigas? Onde estão localizadas? De que tratam essas "histórias na pedra"?

    Excelentes pesquisas para todos!!!

    :)
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Esta é minha pesquisa :

    Arte Rupestre é a denominação para os desenhos e inscrições realizadas pelos homens da Era Pré-Histórica. De um modo geral essas gravuras estão localizadas em paredes, tetos e outras superfícies rochosas. Alguns destes desenhos datam de mais de 10 mil anos atrás.
    As mais famosas inscrições rupestres estão localizadas em vários países, mas as principais estão na França (Cavernas de Lascaux, de Nioux, de Chauvet e de Font-de-Gaume), na Espanha (Caverna de Altamira), na Argélia (Platô de Agger), na Argentina (Caverna de las Manos) e no Brasil (Pedra do Ingá, na Paraíba, e Serra da Capivara, no Piauí).
    As inscrições rupestres são gravações realizadas pelos
    homens pré-históricos com o objetivo de registrar os principais acontecimentos de suas tribos. Algumas das gravuras somente sobreviveram ao tempo por que foram gravadas dentro de cavernas e, assim, não sofreram com os desgastes naturais da ação do tempo e do clima.
    Quanto ao significado é difícil dizer com certeza o que os homens do passado desejavam transmitir com aquelas gravuras. Mas de um modo geral, as inscrições e desenhos representavam situações do dia-a-dia da época, isto é, retratam momentos de caça, reuniões tribais, danças, paisagens, rituais religiosos, etc. Entretanto, na maioria dos casos os desenhos representam cenas da natureza, principalmente retratando grandes animais como cavalos, bisões, touros e cervos.Contudo, mesmo que não saibamos o significado da maioria das gravações, ainda assim elas podem nos revelar importantes pistas de como era a cultura, a religião, a sociedade e o comportamento dos homens do período
    pré-histórico.

    Aqui, sobre a mais antiga arte rupestre encontrada :

    Era difícil imaginar que uma rede de cavernas como a de Nerja, no sul da Espanha, conhecida, estudada e visitada por milhares de pessoas há mais de meio século, ainda teria segredos a revelar. Mas foi isso que aconteceu. Um grupo de arqueólogos da Universidade de Córdoba, na Espanha, divulgou recentemente imagens impressionantes de estalactites dentro da cavidade cobertas por seis pinturas rupestres, até então desconhecidas, com idade estimada em 42,5 mil anos.
    A datação não só faz delas as pinturas mais antigas do mundo – dez mil anos mais antigas do que a atual recordista, nas cavernas de Chauvet, na França – como permite supor que elas tenham sido feitas por homens de Neandertal, e não pelo Homo sapiens. “É uma descoberta que cai como uma bomba para os acadêmicos que estudam essa área”, diz José Luis Sanchidrian, responsável pela equipe da Universidade de Córdoba que fez a descoberta. Poucos, na academia, acreditam que o homem de Neandertal, extinto há 30 mil anos, tinha capacidade intelectual para criar e registrar representações simbólicas da realidade como as pinturas descobertas em Nerja.
    Agora, porém, isso pode começar a mudar. Para reforçar a suspeita de que as pinturas foram de fato feitas pelos neandertais, os objetos marcados na pedra se parecem, em muito, com focas. E sabe-se, pelo conjunto de registros fósseis, que, diferentemente do Homo sapiens, o homem de Neandertal se alimentava de focas. “Se o que a gente viu até agora se confirmar, realmente será uma descoberta inquietante”, diz o geógrafo Felipe Carvalho, diretor de pesquisa do Grupo Guano Speleo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda a formação e constituição de grutas e cavernas.
    Ele faz a ressalva por que, dado o potencial revolucionário da descoberta, muito ainda será questionado sobre ela. O método de datação da pintura, por exemplo, feito a partir de material orgânico encontrado nas proximidades da obra é comum, mas levanta dúvidas. O fato de a pintura não ter distorções mesmo tendo sido feita em uma estalactite, que costuma variar de forma e tamanho com o passar do tempo, também deixa interrogações. “No fim, só teremos certeza com a datação final da tinta que foi usada e a publicação dos resultados em um artigo científico”, diz Carvalho. Isso pode levar de dias a semanas. Até lá, o frisson permanece.


    [​IMG]
     
    Ana_Lu aprova isto.
  3. Analu

    Analu Guest

    Esse é um tema bastante curioso !
    Boas pesquisas pessoal !
     
    Ana_Lu aprova isto.
  4. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa tarde!
    Aqui fica o resultado da minha pesquisa, que passo a citar:

    "Especialistas discutem há tempos se os sofisticados desenhos de animais de uma famosa caverna francesa são, de fato, os mais antigos do tipo no mundo.
    As curvas suaves e os detalhes finos das pinturas de ursos, rinocerontes e cavalos da
    caverna Chauvet, na pitoresca região de Ardeche, no sul da França, são tão avançadas que alguns académicos as datavam entre 12.000 e 17.000 anos atrás.

    [​IMG]

    Quanto ao significado é difícil dizer com certeza o que os homens do passado desejavam transmitir com aquelas gravuras. Mas de um modo geral,
    as inscrições e desenhos representavam situações do dia-a-dia da época, isto é, retratam momentos de caça, reuniões tribais, danças, paisagens, rituais religiosos, etc. Entretanto, na maioria dos casos os desenhos representam cenas da natureza, principalmente retratando grandes animais como cavalos, bisões, touros e cervos.

    Contudo, mesmo que não saibamos o significado da maioria das gravações, ainda assim elas podem nos revelar importantes pistas de como era a cultura, a religião, a sociedade e o comportamento dos homens do período da pré-história."


     
    Ana_Lu aprova isto.
  5. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)
    aqui deixo o resultado da minha pesquisa...


    Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.

    Na vida do Homem pré-histórico tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava. Estudos arqueológicos demonstram que o Homem da Pré-História (a fase da História que precede a escrita) já conservava, além de cerâmicas, armas e utensílios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais que abatiam e no metal. Arqueólogos e antropólogos datando e estudando peças extraídas em escavações conferem a estes vestígios seu real valor como "documentos históricos", verdadeiros testemunhos da vida do Homem em tempos remotos e de culturas extintas
    .

    Prospecções arqueológicas realizadas na Europa, Ásia e África, entre outras, revelam em que meio surgiram entre os primitivos homens caçadores os primeiros artistas, que pintavam, esculpiam e gravavam. A cor na pintura já era conhecida pelo Homem de Neandertal. As "Venus Esteatopígicas", esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas estilizadas, com formas muito acentuadas, são manifestações artísticas das mais primitivas do "Homo Sapiens" (Paleolítico Superior, início 40000 a.C) e que demonstram sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa mãe, Mãe Cósmica ou Mãe-terra.


    Não é menos notável o desenvolvimento da pintura na mesma época. Encontradas nos tetos e paredes das escuras grutas, descobertas por acaso, situadas em fundos de cavernas. São pinturas vibrantes realizadas em policromia que causam grande impressão, com a firme determinação de imitar a natureza com o máximo de realismo, a partir de observações feitas durante a caçada. Na Caverna de Altamira (a chamada Capela Sistina da Pré-História), na Espanha, a pintura rupestre do bisonte impressiona pelo tamanho e pelo volume conseguido com a técnica claro-escuro. Em outros locais e em outras grutas, pinturas que impressionam pelo realismo. Em algumas, pontos vitais do animal marcados por flechas. Para alguns, "a magia propiciatória" destinada a garantir o êxito do caçador. Para outros estudiosos, era a vontade de produzir arte.

    Considera-se arte rupestre as representações sobre rochas do homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. Acredita-se que estas pinturas, cujos materiais mais usados são o sangue, saliva, argila, e excrementos de morcegos (cujo habitat natural são as cavernas),[1] têm um cunho ritualístico. Estima-se que esta arte tenha começado no Período Aurignaciano (Hohle Fels, Alemanha), alcançando o seu apogeu no final do Período Magdaleniano do Paleolítico.

    No entanto, a idade das pinturas permanece, em muitos sítios arqueológicos, uma questão controvertida, dado que métodos como a datação por radio carbono podem facilmente levar a resultados erróneos pela contaminação de amostras de material mais antigo ou mais novo, e que as cavernas e superfícies rochosas estão tipicamente atulhadas com resíduos de diversas épocas.

    A escolha da datação pelo material subjacente pode indicar a data, por exemplo, da rena na caverna espanhola denominada Cueva de Las Monedas, que foi determinada como sendo do período da última glaciação. A caverna mais antiga é a de Chauvet, com 32 000 anos.

    Contudo, como ocorre com toda a Pré-História, é impossível estar-se seguro dessa hipótese devido à relativa falta de evidência material e a diversas lacunas associadas com a tentativa de entender o pensar pré-histórico aplicando a maneira de raciocinar do Homem moderno.

    Sítios mais conhecidos

    Os sítios mais conhecidos e estudados encontram-se na Europa, sobretudo França e no norte da Espanha, a denominada arte franco-cantábrica; em Portugal, na Itália e na Sicília; Alemanha; Balcãs e Roménia. No norte mediterrâneo da África; na Austrália e Sibéria são conhecidas milhares de localidades, porém não tão estudadas, como é o caso do Brasil. Em 2003, pinturas rupestres foram também descobertas em Creswell Crags, Nottinghamshire, Inglaterra.
    Europa
    Gravura rupestre - Vila Nova de Foz Côa - Portugal


    Na Europa, as pinturas rupestres mais bem conhecidas são as localizadas em:
    Arte rupestre de Val Camonica, Itália (sítio do Unesco)
    Lascaux, França.
    La Marche, perto de Lussac-les-Chateaux, França.
    Chauvet-Pont-d'Arc, perto de Vallon-Pont-d'Arc, França.
    Caverna de Altamira, perto de Santillana del Mar, Cantábria, Espanha.
    Caverna de Cosquer, com uma área ao nível do mar perto de Marselha, França.
    Font de Gaume, no vale de Dordogne, França.
    Caverna de Pech Merle, França.
    Caverna de Les Trois-Frères, França.


    [​IMG]
     
    Ana_Lu aprova isto.
  6. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Arte Rupestre​

    [​IMG]
    Caverna de Altamira, Espanha.
    A arte rupestre é a mais antiga manifestação artística de que se tem conhecimento. Para se ter uma ideia, esta forma de arte surgiu ainda no período Paleolítico (40.000 a.C.). De fato, as artes sempre foram um retrato do mundo que cerca o homem. Na arte rupestre isso é muito claro, já que tal forma de arte consistia na realização de pinturas, desenhos e representações artísticas nas paredes das cavernas, retratando aquilo que fazia parte do quotidiano do homem pré-histórico.
    As gravuras feitas quase sempre representavam grande animais selvagens, revelando uma grande admiração do homem pela natureza, até então relativamente misteriosa para os indivíduos daquela época.
    Os homens pré-históricos utilizavam ossos e chifres de animais como pincéis e diversos tipos de misturas para servir como tintas. Na maioria das vezes, misturavam sangue de animais, folhas, argila e até excrementos humanos. Os principais sítios de arte rupestre – primeiros museus da história – estão localizados na França, norte da Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.
    Por muito tempo os evolucionistas, aqueles que acreditam na teoria da evolução proposta por Charles Darwin, pensavam que as manifestações encontradas nas cavernas nada mais eram do que armações criadas pelos criacionistas (acreditam que Deus criou o mundo e todos os seres vivos). A interpretação é simples: segundo Darwin, o homem daquela época não era dotado de capacidade intelectual para desenvolver nenhum tipo de arte. Por isso, a arte rupestre colocou em xeque, de certa forma, a teoria da evolução.
     
    Ana_Lu aprova isto.
  7. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Gostando muito de ler as pesquisas de todos :)
     
  8. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Pintura Rupestre

    Na arqueologia, Arte Rupestre foram marcações feitas pelo homem e colocados em pedra natural; é em grande parte sinônimo de arte parietal. Arte parietal é o termo arqueológico de obras de arte feito nas paredes das cavernas ou em grandes blocos de pedra.
    Pintura Rupestre é uma imagem pintada na superfície de uma rocha.
    Uma das mais conhecidas da ligações existentes entre os homens da pré-história e as cavernas, envolve as pinturas e gravações existentes em várias delas, através das quais é possível vislumbrar aspectos da fauna que lhes foi contemporânea, seus rituais e crenças, seus conhecimentos de anatomia e, por que não, sua arte.
    Pinturas Rupestres
    Pinturas rupestres são encontradas em todos os continentes que foram ocupados pelo homem pré-histórico e seu estudo revela uma evolução de traços simples a representações altamente sofisticadas e estilizadas, chegando ao extremo de aproveitar saliências e formas sugestivas do tecto e paredes das cavernas como base para a pintura de determinado animal.
    As pinturas podem ser divididas em três grandes grupos tais como o zoomórfico (que é a representação de animais), o antropomórfico (que abrange figuras humanas em suas diversas formas de estilização), e o grupo de símbolos, constituído por desenhos sem sentido aparente que muitas vezes constituem verdadeiras alusões a calendários astronómicos capazes de descrever o período e mesmo a trajectória aparente de diversos corpos celestes com grande precisão.
    Estranhamente as figuras antropomórficas são praticamente sempre executadas de forma muito rústica, enquanto os animais são retratados com maior exactidão, o que nos leva a supor que os animais representados tinham mesmo um forte sentido ritualístico.
    A observação de tais obras geralmente evidencia certa evolução de estilo e qualidade da representação que atinge níveis soberbos, como nas grutas de Lascaux (França) e Altamira(Espanha).
    A análise dos pigmentos revelou que os mesmos seriam constituídos inicialmente por uma variedade de pastas de base vinculada ao carvão, possivelmente dos restos de suas fogueiras, com saliva, óleos vegetais e até mesmo sangue. Em uma segunda etapa surgem pigmentos mais elaborados, e resistentes, com o emprego de óxidos metálicos. Tal mudança pode estar associada à obtenção de cores mais atraentes ou à busca de pinturas mais resistentes ao tempo e ao ambiente da caverna.
    Gravações
    Uma outra forma de representação eram as gravações, constituídas por desenhos sulcados nas rochas de paredões e grutas. Mais subtis que a anterior frequentemente encontram-se várias delas sobrepostas, exigindo grande atenção e perícia por parte de seu observador.
    Para sua confecção parecem ter sido utilizados pontas de ossos e raspadores de pedra, e embora seja um método aparentemente não tão requintado, apresenta níveis de detalhamento tão elaborados quanto seus similares em pigmentos.

    [​IMG]
    Pintura Rupestre
    Por fim, observa-se que a natureza do fenómeno arte rupestre, é em si mesma, a natureza de uma expressão artística, independente do conhecimento, ou não, do significado ou intenção, deste acto criativo.
    Então a arte rupestre seria uma expressão estética de grupos pré-históricos, os quais produziram e manipularam um conjunto de signos, formando um reportório, que seria entendido pelo restante do grupo. Isto não quer fazer crer no esquecimento da esfera individual na criação artística, mas esta mesma criação estaria contida dentro do reportório de signos disponíveis para tal veículo de expressão, fato, aliás, que ocorre em vários outros contextos artísticos.
    Este conjunto de colocações vai fornecer uma compreensão do conceito de arte a ser aplicado às manifestações rupestres, com as noções de modelo reduzido e repertório fundindo-se. E passando a entender a arte rupestre como um modelo reduzido, com um repertório específico e comum à cultura produtora, afirmando assim o caráter comunicante deste sistema simbólico, que atenderia os parâmetros estéticos e simbólicos de determinada cultura. Então, a arte rupestre seria aquele conjunto de expressões estético-simbólicas, inseridas em determinada cultura, que a reconhecia.
    É chamado de arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos.
    Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás. Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e… mãos!
    É isso mesmo, mãos. Na Patagônia, Argentina, uma caverna guarda em suas paredes desenhos de centenas de mãos. É a chamada Caverna das Mãos, com pinturas que foram feitas há 9.000 anos por índios. Este tesouro da arte rupestre foi descoberto em 1941 por um padre chamado De Agostini.
    Além dos desenhos de mãos, a caverna apresenta imagens de seres humanos, felinos, emas e outros animais; desenhos geométricos, linhas, pontos e o sol.
    As figuras aparecem em diferentes cores: vermelho, ocre, amarelo, verde, branco e preto.
    [​IMG]
    Caverna das Mãos
    A caverna foi classificada como Monumento Histórico Nacional Argentino. Em 1999, passou a ser considerada Patrimônio Mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
    No Brasil também já foram encontrados muitos destes registros pré-históricos. Na Serra da Capivara, no estado do Piauí, estão localizados diversos abrigos com paredes repletas de pinturas rupestres.
    [​IMG]
    Serra da Capivara
    Em algumas grutas da Chapada Diamantina, região de serra localizada no estado da Bahia, também podem ser vistos desenhos do sol, homens ou registros de contagem de tempo.
    [​IMG]
    Chapada Diamantina
    Todos esses registos são importantes, porque nos permitem hoje saber mais sobre a vida dos nossos antepassados, sobre seus costumes e sua forma de ver e representar o mundo. Nestes desenhos, os povos pré-históricos deixaram registados um pouco do seu tempo.

    [​IMG]
    Pintura Rupestre

    Pinturas e gravuras rupestres apresentam-se em diferentes épocas e lugares.
    A África é o continente mais expressivo, com algo em torno de 100 mil sítios, pertencentes a épocas mais recentes, como os localizados na região do Saara e na região sul (Tanzânia, Angola, Namíbia e Zimbábue).
    A Austrália é outro território rico em arte rupestre (região de Laura, Pilbara e terra de Arnhem – Parque Nacional de Kakadu). A Ásia, por sua vez, é o menos conhecido, fala-se em 10 mil sítios na China, além dos existentes na Ásia Central, Oriente Próximo e Índia. As Américas – do Canadá à Patagônia – apresentam diversos sítios arqueológicos importantes.
    No Brasil, os sítios de São Raimundo Nonato, no Piauí, são os mais antigos (ver Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham). Os exemplares europeus são mais recentes – a localização de Altamira, na Espanha, data do século XIX – e sobre eles os pesquisadores se detêm por mais tempo.
    Isso faz com que se considerasse, durante algum tempo, ser a arte rupestre européia a mais antiga. A despeito dos de Chavet, na França (região de Ardèche) e de La Viña (Astúrias, Espanha), parecem se localizar na Austrália (Carpenter’s Gap, Kimberley) os exemplos mais remotos de arte rupestre (entre 30 mil e 40 mil anos). De qualquer maneira, as controvérsias em torno da datação permanecem apesar dos novos métodos de aferição com radiocarbono.
    Os traços podem ser feitos com os dedos ou com a ajuda de utensílios; as cores, obtidas do carvão (preta), do óxido de ferro (vermelha e amarela) e, às vezes, com cera de abelha. Substâncias líquidas – água, clara de ovo, sangue etc. – são empregadas nas pinturas. Às diferentes técnicas e cores (muitas vezes subrepostas) são atribuídos sentidos variados. No sul da Califórnia, por exemplo, o vermelho é considerado apropriado às cerimónias femininas.
    [​IMG]

    Em Portugal
    Em Portugal são conhecidas mais de trezentas localidades de arte rupestre, destacando-se os complexos do Vale do rio Côa, Patrimônio Mundial, e do Vale do Tejo, dos mais antigos ao ar livre, a gruta do Escoural, fundamental no estudo do Cro-Magnon e Neandertal, e gravuras rupestres como o cavalo de Mazouco. A Anta Pintada de Antelas, em Oliveira de Frades, é um monumento nacional que apresenta as pinturas rupestres melhor conservadas de toda a Península Ibérica.

    [​IMG]




     
    Ana_Lu aprova isto.
  9. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Muito interessante o tema :)
     
  10. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Vamos dar a vez a VanessaRosa.
     
  11. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Bom dia :)
    Vamos aguardar pela pergunta de hoje.
     
  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos!
    Minha pergunta é : Como se formou o universo? Existe alguma teoria?
     
    Ana_Lu aprova isto.
  13. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom diaaaaaaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeeeeeeee
    Fiquei muito feliz com as pesquisas apresentadas ontem. Vocês são demais!!!!
    Trago a minha pesquisa sobre o tema que a Lindaaaaaaa Vanessa compartilhou conosco hoje:

    [​IMG]

    Deixando de lado o criacionismo e todas as narrativas religiosas sobre a criação do universo, a teoria mais aceita é a do Big Bang. Há cerca de 14 bilhões de anos, toda a matéria e energia do universo estavam concentradas num único ponto extremamente pequeno, quente e denso. “Aliás, dizer que era um ponto pode dar a impressão errada de que havia alguma coisa em volta, quando na verdade o ponto era tudo o que existia “, afirma o cosmólogo Mário Novello, pesquisador do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).
    Aparentemente, flutuações minúsculas dentro dessa região espalharam seu conteúdo por todas as direções com violência inimaginável – é o que se costuma chamar de Big Bang, a “explosão” que, de acordo com a maior parte dos físicos, gerou a matéria, a energia, o tempo e o espaço. Não haveria sentido falar em “antes” do Big Bang. A primeira expansão teria sido a mais violenta – o que os cientistas chamam de “universo inflacionário” – uma bolha que cresceu rapidamente, definindo as “fronteiras” daquilo que existe. “Não haveria sequer sentido em falar do que está fora dessa bolha – seria o inobservável, o além”, diz Novello.
    Pouco a pouco, depois da primeira inflação, o conteúdo absurdamente energético da expansão começou a formar os primeiros núcleos atômicos leves, de elementos como o hidrogênio e o hélio. O primeiro bilhão de anos do universo presenciou o surgimento das galáxias. Com as primeiras supernovas, a formação de elementos atômicos mais pesados – como carbono e ferro – plantou as sementes para o surgimento do Sistema Solar e da vida aqui na Terra.
    Há quem aponte problemas nessa visão aparentemente simples da criação. Se o Big Bang foi realmente o início de tudo, uma região com temperatura infinita e densidade infinita, então as leis da física não se aplicariam a ele – o que é uma inconsistência, porque elas deveriam valer para qualquer momento do universo. É por isso que pesquisadores como Novello sugerem que o Big Bang seja parte de um ciclo, e não o real começo de tudo – mas as duas hipóteses, obviamente, ainda precisam ser provadas.
    Uma excelente quarta-feira para todos!!!!
    Até breve.

    :)

     
    feiticeira1 aprova isto.
  14. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa tarde!
    Respondendo à pergunta da vanessarosa:)
    Existem várias teorias: cientificas, religiosas,..., mas a mais conhecida é a teoria do Big Bang.
    E eis o resultado da minha pesquisa:

    2Deixando de lado o criacionismo e todas as narrativas religiosas sobre a criação do universo, a teoria mais aceita é a do Big Bang. Há cerca de 14 bilhões de anos, toda a matéria e energia do universo estavam concentradas num único ponto extremamente pequeno, quente e denso. “Aliás, dizer que era um ponto pode dar a impressão errada de que havia alguma coisa em volta, quando na verdade o ‘ponto’ era tudo o que existia “, afirma o cosmólogo Mário Novello, pesquisador do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).
    Aparentemente, flutuações minúsculas dentro dessa região espalharam seu conteúdo por todas as direções com violência inimaginável – é o que se costuma chamar de Big Bang, a “explosão” que, de acordo com a maior parte dos físicos, gerou a matéria, a energia, o tempo e o espaço. Não haveria sentido falar em “antes” do Big Bang. A primeira expansão teria sido a mais violenta – o que os cientistas chamam de “universo inflacionário” – uma bolha que cresceu rapidamente, definindo as “fronteiras” daquilo que existe. “Não haveria sequer sentido em falar do que está fora dessa bolha – seria o inobservável, o além”, diz Novello.
    Pouco a pouco, depois da primeira inflação, o conteúdo absurdamente energético da expansão começou a formar os primeiros núcleos atômicos leves, de elementos como o hidrogênio e o hélio. O primeiro bilhão de anos do universo presenciou o surgimento das galáxias. Com as primeiras supernovas, a formação de elementos atômicos mais pesados – como carbono e ferro – plantou as sementes para o surgimento do Sistema Solar e da vida aqui na Terra.
    Há quem aponte problemas nessa visão aparentemente simples da criação. Se o Big Bang foi realmente o início de tudo, uma região com temperatura infinita e densidade infinita, então as leis da física não se aplicariam a ele – o que é uma inconsistência, porque elas deveriam valer para qualquer momento do universo. É por isso que pesquisadores como Novello sugerem que o Big Bang seja parte de um ciclo, e não o real começo de tudo – mas as duas hipóteses, obviamente, ainda precisam ser provadas."


    [​IMG]
     
  15. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Só perguntas interessantes!
    Obrigado a todos pelas pesquisas!
     
  16. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    5 teorias para o surgimento do universo


    [​IMG]
    As dúvidas de como tudo surgiu sempre perturbou o homem, não sabemos até hoje como a terra foi feita, como as estrelas foram feitas ou mesmo se a teoria do big bang está correta. Mesmo com o avanço de toda a nossa tecnologia, ainda estamos longe de descobrir o que realmente aconteceu e se realmente aconteceu.
    A mais conhecida delas é a teoria do Big Bang, após um explosão o universo se formou. Porém existem muitas outras que podem fazer algum sentido. Temos a teoria onde o universo se expande mas permanece o mesmo, a teoria dos circlons que podem ser loucura para alguns e até mesmo uma teoria cientifica que tem base em uma teoria religiosa. O Ultra Curioso separou 5 dessas teorias que podem substituir o big bang:
    1-Inflação cósmica

    [​IMG]
    De acordo com essa teoria, o universo começou a partir de uma energia do vácuo e partir da expansão dessa energia se formou o universo. Essa energia se expandia como se fossem “bolhas” e após essas “bolhas” serem formadas a energia que existia nela foi se deteriorando e formando o plasma, moléculas, átomos e por ai em diante. A teoria ainda afirma que existem outras “bolhas” que seriam outros universos “vizinhos”.
    2-Miragem em um buraco negro 4-D

    [​IMG]
    Essa teoria é bem interessante já que supõe que nosso universo seja um espelho de um universo maior em 4-D. Nosso universo seria o reflexo 3-d de uma coisa maior. O cientista Afshordi, em sua teoria diz que nesse universo 4-D existiriam todos os elementos e tudo seria um reflexo em nosso universo, as estrelas e todos os astros. Nosso universo seria uma membrana onde próximo estaria o universo 4-D.
    3-Teoria de Circlons

    [​IMG]
    Jim Carter propôs uma teoria bem peculiar, a teoria do circlons. Nela ele defende que o universo é feito de circlons e partir desses circlons o universo se formou. Os circlons são estruturas em forma de anel que se ligam formando novos elementos. No começo o universo era composto apenas de dois circlons e eles se uniram formando novos elementos e por ai em diante.
    4-Teoria Estacionaria

    [​IMG]
    A teoria estacionara o universo permanece com a mesma densidade desde que ocorreu o big bang. Desde o bing bang com sua expansão, ele busca compensar para permanecer na mesma densidade, ou seja, o universo permanece o mesmo sempre e não podemos quantificar idade ou tamanho.
    5-“Origem Hindu”

    [​IMG]
    Uma das únicas explicações religiosas que pode se juntar com algum embasamento cientifico. De acordo com a criação do universo pela religião Hindi, Brahman, um ser superior a tudo, criar o universo a partir de palavras. Essas palavras possuem uma vibração que podem estar ligadas a palavra explosão, onde justamente ocorreria o big bang.
     
  17. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    está brutal...agora vamos ver o que nos vai trazer a louletana.
     
  18. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    As principais teorias sobre a origem do universo
    Desde os tempos mais remotos, a origem do universo tem mexido muito com a curiosidade do homem. Uma variedade de pesquisas e abordagens foram feitas para encontrar uma explicação plausível.
    Existem quatro principais teorias, são elas:
    • Teoria do Big Bang
    • Teoria Inflacionária
    • Teoria do Estado Estacionário
    • Teoria do Universo Oscilante
    Atualmente, as mais aceites são a Teoria Big Bang e a Teoria Inflacionária.
     
  19. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Continuando a falar de "Mulheres" hoje quero saber quem foi Irena Sendler.
     
  20. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite Fazendeiros,
    Boa pergunta Louletana.
    Vamos aguardar pelas respostas.
    Aqui estamos sempre a aprender.
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.