Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Olá David,
    boa noite!

    Vou fazer a pesquisa mas acho que sim, temos formigas perigosas!
     
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Segue minha pesquisa :

    O mundo dos insetos é predominante entre todas as espécies sobre a face da terra. E quem domina esse vasto e estranho mundo formado por pequenos seres, são as formigas.
    Pertencem à ordem Hymenoptera, o mesmo grupo das vespas e das abelhas. As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Todas as espécies se agrupam em uma única família chamada de família Formicidade. Mesmo assim, as diferenças entre as diversas espécies são acentuadas, variando desde a formiga comum até as rurais especializadas em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a própria sobrevivência.
    As colônias são de porte médio a grande, com muitas rainhas. Novas colônias são provavelmente formadas pela migração de uma ou mais rainhas acompanhadas por um número de operárias. Estas possuem o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas. São importantes pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, tendo preferência por substâncias adocicadas, como açúcar, bolos e outros.. .
    Esses insetos se distribuem por todos os continentes, exceto os pólos. Ao total, existem cerca de 18.000 espécies de formigas, sendo que 10.000 já foram descritas. No Brasil são cerca de 2.000 espécies. Os problemas trazidos por formigas podem variar do simples incômodo a picadas e até mesmo a infecções hospitalares. Segundo pesquisadores, há entre 20 e 30 espécies de formigas que vivem em estreito contato com o homem. Entre as mais comuns estão a formiga-fantasma (Tapinoma melanocephalum); a formiga-louca (Paratrechina longicornis ou Paratrechina fulva); a formiga argentina (Linepithema humile); a formiga-faraó (Monomorium pharaonis ou Monomorium floricola); a formiga-do-fogo ou pixixica (Wasmannia auropunctata), e também as dos gêneros acrobatas, carpinteiras, lava-pés e cabeçudas, além de saúvas (ou cabeça de vidro) e quenquéns estas mais encontradas no meio rural.


    [​IMG]
     
  3. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetos eusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera. As formigas estão incluídas em uma únicafamília, Formicidae, com 12.585 espécies descritas até 2 de setembro de 2010, distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o género animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.
    Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico. O estudo das formigas denomina-se mirmecologia.
    Estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade. As formigas-rainhas podem gerar 300 novos poneis em apenas uma semana. Assim, estima-se que existam 1016 de formigas na Terra.
    [​IMG]
    As formigas são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo. As “formigas-carpinteiras” destroem a madeira furando-a para fazer os seus ninhos.
    Algumas espécies, chamadas “formigas-assassinas”, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas, quer para se alimentarem, quer para se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas muito dolorosas e, se forem em grandes números, podem causar dano permanente ou matar por alergia grave.
    Em partes de África, as formigas são consideradas mensageiras dos deuses. Algumas religiões dos índios norte-americanos, como os hopis, consideram as formigas como os primeiros habitantes do mundo. Outras usam picadas de formigas em cerimónias de iniciação, como teste de resistência.
     
    Última edição: 25 Maio 2017
  4. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boa tarde.

    Como a natureza é interessante. Pesquisas muito bacanas por aqui :)
     
  5. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva


    Olá boa noite!:)
    Aqui deixo o resultado da minha pesquisa...mas nunca pensei que houvesse tantas espécies de formigas!o_O


    Como a maioria das Espécies de Formigas preferem climas quentes, o nosso ambiente é perfeito para as Formigas prosperarem. As Formigas são omnipresentes. Elas existem em todo o planeta com excepção dos pólos. Existem cerca de 15.000 espécies e subespécies no Mundo, sendo que as formigas mais comuns são as seguintes:

    • Formiga Argentina
    • Formiga de Jardim
    • Formiga Fantasma
    • Formiga dos Pavimentos
    • Formiga Faraó
    • Formiga do Fogo
    [​IMG] Formiga Argentina

    [​IMG] Formiga do Fogo

    [​IMG] Formiga de Jardim

    [​IMG] Formiga Fantasma

    [​IMG] Formiga Faraó

    [​IMG] Formiga dos Pavimentos
     
  6. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite!:)
    A minha pesquisa deu neste resultado...


    As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade. As formigas estão incluídas numa única família, Formicidae, com 12.585 espécies descritas até 2 de setembro de 2010. Distribuídas por todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o género animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre.

    Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo(há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico. O estudo das formigas denomina-se mirmecologia.
    Estima-se que o peso de todas as formigas do planeta supera o peso de toda a humanidade. As formigas-rainhas podem gerar 300 ovos apenas numa semana.


    [​IMG]

    As formigas são amigáveis, bonitinhas, pequenas, não fazem mal. Podem até ajudar a manter a limpeza nas áreas onde estão instaladas. Tudo isso é puro mito! As formigas domésticas são tão ou mais perigosas para a saúde como as baratas. O problema é cultural: elas não causam o mesmo asco e temor, porque são pequenas e não têm aspecto nojento. No entanto, elas têm a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos que as baratas e são ainda mais difíceis de serem eliminadas.

     
  7. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Passando para desejar boa noite!
     
  8. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    O que se vai aprendendo com esta proposta de jogo do David, não pára de me surpreender!
    A maioria das formigas vivem em colónias que são suportados por uma única rainha, enquanto que outras são suportadas por múltiplas rainhas. Apesar de existirem cerca de 15.000 espécies e subespécies, são relativamente poucas as que costumamos ver como pragas.
    Ao contrário do que muitos podem pensar, alguns dos ferrões mais dolorosos do mundo dos insetos pertencem às formigas, apesar da fama ficar com abelhas e vespas.
    Se você já teve um encontro com a formiga lava-pés e achou desagradável, aqui vão 3 bichinhos para passar bem longe.

    [​IMG]

    Pogonomyrmex maricopa é uma das formigas mais comuns do Arizona (E.U.A) e é considerada o inseto mais venenoso do mundo.

    O veneno contido na picada desta formiga é equivalente ao de doze picadas de abelha. O processo da picada é efetuado em duas partes em que a formiga morde e segura com suas mandíbulas e aplica o ferrão. Esse método permite que ela injete veneno repetidas vezes na mesma região.
    Em pessoas alérgicas seu veneno pode provocar a morte.
    [​IMG]
    A Paraponera clavata (formiga cabo-verde) existe nas florestas tropicais da Nicarágua até o Paraguai e é famosa pelo seu ferrão.

    A sua picada é considerada a mais dolorosa de todos os insetos e ocupa o topo da escala Schmidt de dor (Schmidt Sting Pain Index), sendo descrita como 24 horas ininterruptas de dor intensa.
    Em rituais de iniciação de algumas tribos, para atingir a maioridade, um garoto precisa aguentar vinte picadas dessa formiga sem gritar.
    [​IMG]
     
    Última edição por moderador: 26 Maio 2017
  9. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Cantinho bem movimentado este. Gostando muito de ver a pesquisa de todos :)
     
  10. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom diaaaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeeeee
    Espero que estejam todos bem.
    Você já ouviu falar na formiga tucandeira? Esta é a formiga mais perigosa existente no Brasil.
    Ela não tem veneno capaz de matar. Além disso, sua mordida pode fazer desmaiar.
    Formiga tucandeira é capaz de matar uma pessoa e causa dores agonizantes devido à sua picada.

    [​IMG]
    Não há um número exato de espécies. Calculasse que hajam quase 13;000 espécies catalogadas.
    Em sua maioria não apresentam riscos para o homem.
    Desejo a todos uma excelente sexta-feira!
    Até breve.

    :)
     
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Credo pessoal!
    Eu a pensar que as formigas eram lindinhas e minusculas!
    Vistas de perto existem umas bem assustadoras!
     
  12. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Desafio final:Esta semana eu quero que me digam o que é uma colmeia e como funciona?
     
  13. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite Fazendeiros,

    A aguardar para ler as respostas e aprender mais ainda com vocês :)
     
  14. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)
    Aqui fica o resultado da minha pesquisa...


    Colmeia
    é o nome dado a uma colónia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas.
    As abelhas utilizam a colmeia abrigar sua progenitora, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do numero de ouro(divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.

    Na colmeia é perceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geleia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis

    A colmeia evoluiu junto com o desenvolvimento da apicultura, de colmeias rudimentares às actuais colmeias modernas de construção padronizada. Seguindo determinados critérios as colmeias podem ser classificas por de algumas formas como: por sua técnica de construção, por sua disposição das melgueiras ou pela posição dos caixilhos na colmeia.

    Como funciona uma colmeia de abelhas

    Numa colmeia de abelhas, existem três tipos de abelhas: as abelhas rainhas, os machos zangões, e as abelhas operárias. Se queres saber como funciona uma colmeia de abelhas, continua a ler.

    As abelhas rainha são fêmeas férteis, com a capacidade de pôr centenas de ovos diariamente.

    Os zangões são as únicas abelhas macho, tendo a função de fecundar as abelhas rainha. Estas abelhas têm como única função a procriação, morrendo após a fecundação da rainha.

    As abelhas operárias constituem a quase totalidade das abelhas de uma colmeia, tendo a função de criar e alimentar as larvas, e claro, recolher o pólen e produzir os favos de cera e o mel. Estas são as únicas abelhas com estruturas corporais (patas especializadas e aparelho bocal) apropriadas para recolher o pólen e o néctar das flores. Logo, são as únicas abelhas que realizam estas funções.


    [​IMG]
    Dia-a-dia de uma colmeia de abelhas

    Os zangões fecundam as abelhas rainha, que por sua vez, põem milhares de ovos. Estes ovos irão transformar-se em larvas, sendo alimentados pelas abelhas operárias mais jovens, com geleia real. Por usa vez, as abelhas operárias saem para recolher o pólen das flores. Este pólen, devido à acção de uma enzima no corpo da abelha, transforma-se em mel, que é depois depositado nos favos. Este mel é guardado para a alimentação diária da colónia de abelhas, mas também, como reserva para o inverno.
    [​IMG]
     
  15. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Colmeia

    [​IMG]
    Colmeia tradicional de palha trançada.
    Colmeia é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas.
    As abelhas utilizam a colmeia abrigar sua progenitora, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.
    Na colmeia é perceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geleia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis
    A colmeia evoluiu junto com o desenvolvimento da apicultura, de colmeias rudimentares às atuais colmeias modernas de construção padronizada. Seguindo determinados critérios as colmeias podem ser classificas por de algumas formas como: por sua técnica de construção, por sua disposição das melgueiras ou pela posição dos caixilhos na colmeia.

    Classificação das colmeias

    [​IMG]
    Colmeia tradicional de palha trançada.
    [​IMG]
    Colmeia tradicional em Albacete (Espanha)
    Quanto a técnica de construção as colmeias podem ser classificas em :

    • Natural: Formadas naturalmente e ocupadas pelas abelhas, como em buracos em árvores, em rochas ou solo.
    • Tradicional: Colmeias feitas pelo homem de forma rústica e totalmente artesanal sem os critérios padronizados de espaço para as abelhas.
    • Racional: Colmeia moderna padrão desenvolvida em pesquisas científicas usando conceito de espaço-abelha onde foi determinado uma dimensão de espaço livre na qual as abelhas não fecham com própolis nem usam este para construir favos, o espaço-abelha é um vão livre mínimo 6,35 mm (1/4") e no máximo 9,53 mm (3/8"). Adicionalmente as colmeias tidas como racionais, tem caixilhos removíveis o que permite de retirar os favos sem danifica-los, centrifugar o mel, e devolver o favo intacto para a colmeia, com a vantagem da intercambiabilidade dos favos (caixilhos) entre as caixas (colmeias). Oespaço-abelha também disciplina a construção dos favos na posição de encaixe dos caixilhos, permitindo que o apicultor remova centenas de favos em poucos minutos e recoloque-os de volta depois o que permite o aumento na eficiência e produtividade da apicultura.
    Disposição das melgueiras

    Quanto a disposição das melgueiras (área ou o corpo da caixa que contem os favos destinados ao acúmulo de mel), as colmeias podem ser classificadas em :
    • Horizontais : Colmeias de projeto horizontal que não prevê a inclusão de melgueiras adicionais sobre o ninho. Estas colmeias têm capacidade limitada dado a impossibilidade de expansão. Esta dificuldade resolvido atualmente nas colmeias tipo Layens onde foram implantadas melgueiras. Neste tipo de colmeia as a tendência natural nas abelhas separar a cria e estoque de mel, ocorrendo que muitos favos de mel possuem cria, por isto não são muito usados na apicultura comercial. São colmeias horizontais a colmeia queniana, a colmeia Tanzânia e a colmeia Layens.
    • Verticais : Nesta colmeias a capacidade pode ser estendida pela adição de sobre ninhos ou melgueiras ilimitada, sobre o ninho (câmara de criação) conforme é necessário. Este projeto aproveita a tendência natural das abelhas de separarem as crias na parte inferior da colmeia e o mel na parte superior. São colmeias verticais a Colmeia Langstroth, Colmeia Schenk, Colmeia Schirmer, Colmeia Curtinaz, Colmeia Dadant, Colmeia Luzitana e muitas outras.
    Disposição dos caixilhos

    Quanto a disposição dos caixilhos na colmeia, eles podem ser perpendiculares ao lado do alvado (abertura de acesso das abelhas) ou pode ser paralelos ao alvado, o que confere uma diferença no fluxo de ar e distribuição térmica no interior da colmeia, neste aspecto teremos:
    • Frias : As colmeias ditas como frias possuem os caixilhos perpendiculares ao lado da abertura da colmeia, logo o fluxo de ar pode percorrer mais facilmente pelo espaço entre os caixilhos esfriando mais a colmeia. Alguns apicultores acreditam que este tipo de colmeia seria mais adequado aos climas quentes, embora colmeias frias sejam muito usadas e adotadas por países de clima frio como a Colmeia Langstroth nos EUA. São colmeias frias a Colmeia Langstroth, Colmeia Curtinaz (reversível).
    • Quentes : As colmeias ditas como quentes possuem os caixilhos paralelos ao lado da abertura da colmeia, logo o fluxo de ar interior da colmeia é dificultado, ficando apenas os caixilhos mais próximos do alvado expostos mais ao frio. Alguns apicultores acreditam que este tipo de colmeia seria mais adequado aos climas frios. São colmeias quentes a Colmeia Schenk, Colmeia Schirmer, Colmeia Curtinaz (reversível).
    Como exemplo da diversidade de padrões de colmeias ainda em uso no Brasil, na região de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do sul entre os apicultores a colmeia Schenk é a mais usada (36%), seguida pela Langstroth (34%), Curtinaz (28%), a colmeia sem padrão representa 1,26%, e a a colmeia Schirmer tem menos de 1% de utilização.

    Imagens de colmeia abelhas

    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    [​IMG]
    Detalhe do favo com uma célula de rainha.
     
    Última edição: 27 Maio 2017
  16. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Mais uma pergunta interessante :) boas pesquisas a todos
     
  17. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Fica aqui minha pesquisa :

    Colmeia é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas.
    As abelhas utilizam a colmeia abrigar sua
    progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro(divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.
    Na colmeia é perceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geleia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis
    A colmeia evoluiu junto com o desenvolvimento da apicultura, de colmeias rudimentares às atuais colmeias modernas de construção padronizada. Seguindo determinados critérios as colmeias podem ser classificas por de algumas formas como: por sua técnica de construção, por sua disposição das melgueiras ou pela posição dos caixilhos na colmeia.


    [​IMG]
     
    * RosaDourada * aprova isto.
  18. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom diaaaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeeeee
    Espero que estejam todos muito felizes neste sábado!
    Complementando as informações anteriores:
    As abelhas são insetos com a capacidade única de produção de mel. A partir do néctar das flores, as abelhas conseguem produzir este líquido, que servirá para a sua alimentação. Devido à recolha que faz do pólen das flores, este inseto tem também uma função polinizadora. Aliás, este inseto é responsável pela maior parte das polinizações que ocorrem no mundo das plantas.

    [​IMG]
    Foto de Karsten Dörre
    As abelhas vivem em sociedades altamente organizadas, compostas pela rainha, os zangões e as abelhas operárias. Estas sociedades abrigam-se em abrigos naturais ou construídos por elas, denominadas colmeias. No entanto, a dada altura da história da humanidade, o Homem aprendeu a domesticar as abelhas, colocando-as em colmeias artificiais, também chamadas de apiários, onde as abelhas produzem mel para consumo humano. Abaixo podes saber o que é uma colmeia e como funciona uma colmeia de abelhas.

    [​IMG]
    Foto de Carly & Art
    Os zangões fecundam as abelhas rainha, que por sua vez, põem milhares de ovos. Estes ovos irão transformar-se em larvas, sendo alimentados pelas abelhas operárias mais jovens, com geleia real. Por usa vez, as abelhas operárias saem para recolher o pólen das flores. Este pólen, devido à ação de uma enzima no corpo da abelha, transforma-se em mel, que é depois depositado nos favos. Este mel é guardado para a alimentação diária da colônia de abelhas, mas também, como reserva para o inverno.
    Excelente sábado para todos!!!

    :)
     
  19. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Bom dia fazendeiros :)

    Passando aqui para ler as vossas pesquisas. Adorei.
    Desconhecia alguns pormenores.
     
  20. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!:)
    Aqui fica o resultado da minha pesquisa, que passo a citar:


    "Uma colmeia é assim uma colónia de abelhas, que pode ter entre 50 a 100 mil abelhas, e que serve para abrigar e criar as novas abelhas, e ainda, guardar o mel. Para saberes como funciona uma colmeia de abelhas, é fundamental perceber as funções de cada tipo de abelha.

    Numa colmeia de abelhas, existem três tipos de abelhas: as abelhas rainhas, os machos zangões, e as abelhas operárias.

    As abelhas rainha são fêmeas férteis, com a capacidade de pôr centenas de ovos diariamente.
    Os zangões são as únicas abelhas macho, tendo a função de fecundar as abelhas rainha. Estas abelhas têm como única função a procriação, morrendo após a fecundação da rainha.
    As abelhas operárias constituem a quase totalidade das abelhas de uma colmeia, tendo a função de criar e alimentar as larvas, e claro, recolher o pólen e produzir os favos de cera e o mel. Estas são as únicas abelhas com estruturas corporais (patas especializadas e aparelho bocal) apropriadas para recolher o pólen e o néctar das flores. Logo, são as únicas abelhas que realizam estas funções. "



    [​IMG]
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.