Feedback: Concurso de Natal - O mais belo Poema de Natal

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por NinaClara, 20 Novembro 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Querida Heliana, respeito muito as regras e tenho-o provado.Respeito ainda mais a Moderação e também o tenho provado.
    Mas tenho de discordar do que aqui acabou de escrever. Não existe nada, mas nada mesmo nas regras que diga que um acróstico é ou deixa de ser permitido. Não é indicada nenhuma forma de poema. Nada. É pedido:
    1-que seja poema
    2-que rime
    3-que tenha 7 palavras obrigatórias
    4-que essas palavras sejam destacadas.

    Não diz se o poema deve ser acróstico, elegia ou versos de pé quebrado. Também não diz se as palavras se podem ler da esquerda para a direita, de cima para baixo ou de trás para a frente.
    Como já disse, acredito plenamente que palavras escritas da forma acróstica não estivesse na intenção de quem organizou o concurso.
    Mas, repito, os participantes não têm de ler o pensamento dos organizadores. Têm de cumprir as regras. Se essas regras são omissas em relação a algo e querem ser mais «criativos» do que era esperado, porque não?
    Dizer que o acróstico não estava incluído nas regras não torna justa a decisão. Não estava incluído nem excluído. Nada é dito sobre que forma de poema utilizar, entre as dezenas que existem.
    Se o poema rimava, ( estou a dizer se por que, como já disse, não vi nem li) se as palavras estavam todas lá e em destaque, se não foram ultrapassadas as 30 linhas, se havia ID e nick e imagem, então a exclusão dessa participação é profundamente injusta e não pode ser invocado que não obedecia às regras.
    Podem dizer que nunca vos passou pela cabeça que alguém viesse escrever as palavras obrigatórias dessa forma mas não podem dizer que está fora das regras. Afinal, a Moderação organiza estes concursos para que todos possam colaborar e divertir-se. Mas, ao escolher um tema que, quer queiram quer não. tem a ver com a Literatura e a Criatividade, ou especificam muito bem que só pode ser a forma de quadras, ou soneto, por exemplo, ou não podem depois vir contra a própria criatividade e as próprias regras literárias.
    Abraço
     
    Última edição: 29 Novembro 2014
    joooannna e feiticeira1 aprovam isto.
  2. Heliana

    Heliana Barão

    Infelizmente a equipe assim decidiu Clarinha e não há que fazer.
    Continuamos a esperar por mais participações.
     
    Bola57 aprova isto.
  3. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Depois não se admirem de as pessoas se irem afastando por mais aliciantes que sejm os prémios. Quem é excluído porque não cumpriu regras, pode ficar muito triste mas compreenderá e desejará repetir a experiência. Quem decidiu ser criativo e arriscar ser original mas não fugiu a regra nenhuma porque nenhuma regra proibia o que fez, vai sentir-se injustamente tratado e sem muita vontade de colaborar com quem o tratou de forma injusta.
    É pena. Levo o tempo a defender a Moderação, as razões de fazerem isto ou aquilo, às vezes ganhando com isso ficar mal disposta com outros jogadores ou eles comigo. Desta vez não poderei fazê-lo.A vossa atitude é injusta, não tem justificação em regra nenhuma e é profundamente lesiva do ambiente que pretendem implementar com este tipo de concursos.
    Desculpem lá mas este concurso começou muito bem, a ideia foi muito interessante, foram muito inteligentes em entregar a votação a elementos exteriores ao Farmerama e ao Fórum, revelaram boa vontade ao proceder a uma votação por causa das regras. Agora estragam tudo o que ficou feito para trás, com esta atitude.
    Deveriam entender que as regras foram omissas quanto à forma da participação «poética». Não é vergonha nenhuma terem esquecido este ou aquele detalhe, é normal, até porque concursos deste tipo (como é, por exemplo, o caso dos chamados jogos florais) são muito interessantes mas permitem, exactamente, este «tornear» das regras a quem é mais criativo.Desde que não as infrijam, qual é o mal? A atitude mais justa e menos geradora de mal estar teria sido aceitar a participação, mesmo que fosse feito um comentário dizendo, por exemplo, que estava «na tangente» das regras , e deixar o poema ir para votação. Afinal, já que não é a vossa equipa nem os jogadores que vão escolher. quem fosse julgar conheceria as regras e julgaria.
    E num próximo concurso logo optariam ou por deixar novamente a criatividade mais livre, ou por explicitar nas regras a forma da participação. Por exemplo: poema em forma de soneto clássico (duas quadras e dois tercetos). Ou: Poema apenas com quadras.
    Agora assim, não há razão alguma. Não vi o poema mas repito, e voltando às regras:

    1-É poema? O acróstico é um poema, por isso é-
    2-Tem rima, como pedido? se tem, está nas regras.
    3-As palavras obrigatórias estão lá? Se estão, está nas regras não importa em que direcção são escritas porque as regras nada dizem sobre isso.
    4- Estão destacadas a outra cor? se estão, está nas regras.
    5-Tem 30 linhas ou menos? se sim, está nas regras.

    Tem ID, nick, imagem?

    Se tem, está nas regras.

    Se tudo quanto disse acima se tiver verificado, então, excluir essa participação com base no não cumprimento das regras é um acto arbitrário. Desculpem, sabem que podem sempre contar com a minha voz, contra tudo e contra todos. Mas também sabem que nunca calo o que acho injusto. E isto é.
     
  4. NinaClara

    NinaClara Global Team Leader Team Farmerama PT

    Caros fazendeiros,

    Esse concurso será suspenso para deliberações, infelizmente esse concurso era para ser um concurso para se postar apenas um poema de natal, já que o natal esta chegando, era para ser um concurso prazeroso e alegre, o poema era uma coisa simples de se fazer, era para escreverem um poema, inserir umas palavras especificas e realçar essas mesmas palavras, e ao fim do poema postar uma imagem relativa ao natal, mas infelizmente essa coisa simples, gerou polêmicas surpreendentes, vou suspender esse concurso, e deliberar com a equipe se o mesmo irá prosseguir ou não, pois não é mais um concurso prazeroso, uma alegria, está sendo um concurso desgastante e desanimador.
    Procuramos fazer regras simples e de simples compreensão para os concursos, para que todos possam assimilar as regras e as cumprirem, regras complexas, estilizadas, apenas tentem a intimidar as pessoas, que acabam se sentindo inseguras em participar, por receio de não terem entendido bem as regras, pois infelizmente nem todos se sentem confortáveis em pedir explicações por aquilo que não entendem :(
    Procuramos ser justos nas regras para que todos possam participar em igualdade, procuramos sempre fazer o concurso o mais simples possível, para que assim todos possam entender a que se refere o concurso, porém, infelizmente isso não esta acontecendo.
    Abri 2 votações para alterar as regras, pois é natal, acreditei que a comunidade saberia lidar com 2 postagens por IP, sem ultrapassar o limite do bom senso, se há 2 pessoas distintas que jogam na mesma casa, cada uma postaria um poema com sua conta, e cada uma teria sua chance de participar, porém, isso não aconteceu, o bom senso não foi usado. Reiniciei o concurso, pois alguns jogadores não entenderam bem o que era para fazer, em vez de poemas, postaram frases e histórias, mas também não adiantou, não seguiram as regras.
    Por isso esse concurso será suspenso como já citado, no mais tardar domingo daremos um parecer final sobre, o que foi resolvido.
    Sei que muitos jogadores vão se irritar com essa decisão, porém, isso é necessário, esse concurso gerou polêmicas além do esperado para um simples concurso de natal.
     
    feiticeira1 e Bola57 aprovam isto.
  5. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Bom dia Clara!
    Sim a feiticeira1 é a feiticeira que você conhece!
    Longe de mim criar aqui confusão. Sinceramente julguei que ao fazer uma poesia em acróstico fosse aceite. Não quero de forma alguma tornar a situação desconfortável por minha causa!
    Lamento profundamente a decisão, porque queria participar nela com entusiasmo, uma vez até que é a primeira vez que participo nestas "andanças".
    Tenho muita pena.:(
    Obrigada pelas suas sábias palavras.
    Mas a esperança é a última a morrer, pode ser que ainda consiga participar! Vamos ver!
    Desejo-lhe um bom fim de semana e as suas melhoras!:)
    Obrigada pelo apoio, para voce com muito carinho
    feiticeira
     
    bruxinho1971, valmello1 e secapipas aprovam isto.
  6. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom dia a todos!!!

    Venho a este cantinho do fórum, destinado ao feedback sobre o concurso de Natal promovido pela equipe de moderadores, expressar minha opinião sobre a suspensão do mesmo.
    Meu intuito não é criar polêmica e sim deixar clara minha opinião.
    Sempre participo dos concursos, acredito que esta forma de integração é fabulosa!
    As premiações não são o alvo principal.
    Não sou boa decoradora de ambientes, não sou nada criativa, não sabia postar imagens aqui (ficou tão grande que o fato de consertá-la causou minha desclassificação), porém eu não deixo de vir participar dos concursos.
    É uma forma de poder incentivar a outros a fazê-lo mesmo sabendo que não ganharia, afinal, serei direta, não tenho amigos aqui suficientes para votarem em mim. Os que o fazem são sinceros e realmente gostam do que vêem.
    Um diferencial deste concurso em pauta era justamente a possibilidade de ter um juri diferenciado e, já que adoro escrever, poder dividir um pouco do que considero o Natal, esta época tão especial para mim.
    Fico triste sabendo que a possibilidade de suspensão existe.
    Não tenho ainda um ano de jogo, mas já li o bastante no fórum para saber que nem sempre concordamos por aqui, seja em relação as tomadas de posição da equipe de moderadores, seja com as opiniões dos demais jogadores, seja com a própria administração da BigPoint, mas sempre vi uma abertura para deixarmos nossas opiniões.
    Agradar a todos? Impossível!!!
    Fazer com que nossa voz seja ouvida??? Imprescindível!!!
    Afinal o jogo é feito por nós, jogadores, sem os quais nenhum esforço vale.
    Creio que haja necessidade de menos pulso forte e mais flexibilidade, mais compreensão, mais amor.
    Gente, não é porque estamos no Natal (isto deveria ser uma constante) vamos nos ater não a competição desenfreada, mas a interação, a beleza dos poemas, o prazer de poder compartilhar o que temos de melhor com os demais.
    Torço para que a deliberação a ser feita pela equipe de moderadores seja a favor da volta do concurso.
    Grata aos que leram.
    Excelente final de semana!

    Usuário: Ana_Lu
    Id: 50495799
     
  7. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Bom dia a todos,infelizmente o que era para ser um concurso giro e divertido acabou por virar uma confusão.
    Acho que é preciso ambas as partes saberem ler bem o que aparece escrito a seguir ao poema em questão postado.
    E o que a Moderadora disse foi que o mesmo ia para análise pois não sabia se estava nas regras.
    Tanto Moderadores e jogadores que postaram a seguir não leram e entenderam bem o que a própria escreveu e muito bem.
    Quando nós (Moderação) não temos a certeza ou não sabemos se algo está nas regras,mandamos para análise do superior,isso é regra para não sermos injustos com ninguém e posteriormente quando temos essa resposta resolvemos.
    Aqui houve falta de comunicação em ambos os lados,porque se levantou muitas coisas que não seriam necessárias,bastava aguardarem o parecer e logo se manifestavam.A primeira resposta dada pelo Moderador(a) que deletou a postagem é que conta e devia ser essa que todos deviam entender,mas infelizmente só olharam para a resposta do próximo e se esqueceram da primeira.
    Aqui falhou a (moderação) que devia ter respondido mediante o que o colega tinha feito,ou seja que foi para análise e não que já estava desclassificado.Falharam os jogadores porque fizeram o mesmo,lendo a resposta do moderador seguinte e esquecendo a primeira.
    Temos de ser calmos e pacificos,entender o que é escrito e o que é lido para não alimentar a fogueira que por si só já tem chama a mais.Sejamos calmos e aguardemos.

    Uma Boa tarde a todos.

    Atenciosamente
    BoardAdmin
    tmss-13
     
    Sonia_Momoi aprova isto.
  8. valmello1

    valmello1 Viciado

    Olha, eu sempre fui da opinião de que regras são regras e quando decidimos participar do concurso as estamos aceitando. Mas as regras nem sempre contemplam todas as possibilidades e são passíveis de interpretação, e é justamente por isso que tem que haver bom senso e alguma flexibilidade.
    E tirando o caso da Clara, que eu até comentei com ela que também já aconteceu comigo, nos outros que vi faltou um pouco desse bom senso.
    No caso do bruxinho ficou claro que era um problema técnico, ninguém iria colocar o poema daquele jeito por querer, e daí bastava permitir que ele corrigisse ou a moderação corrigir por ele, como aliás foi feito com a imagem dele no concurso de Halloween.
    No caso da feiticeira, eu li o poema e ele estava absolutamente dentro das regras, nem era caso para análise, o bom senso mostrava isso, as palavras estavam lá e em destaque.
    Como houve bom senso em deixar uma imagem com mensagem em inglês, que não é permitido no fórum, mas que não interferia em nada.
    As regras servem para organizar e não estou dizendo para abrir exceções, mas não há necessidade de engessá-las em situações como as que eu mencionei, ajustar um poema que saiu torto e deixar um acróstico não seria de maneira nenhuma quebra de regras.
     
  9. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Caro (a) valmello as regras existem para ser cumpridas e não para o moderador ir corrigir,porque isso sim é que seria incorreto.
    No caso da feiticeira sou sincera desconhecia essa forma de poesia,é certo que nas regras não tem tudo,mas já viram se fossemos colocar tudo,haveria pessoas que não entenderiam,cabe a cada um ter o bom senso de entender e compreender,repare que não estou com isso a dizer que é errado o poema escrito daquela forma,apenas têm de entender que nem todos sabem (eu própria não sabia) e nem todas as regras nos surgem para escrever,isso é humano e compreensivel.
    É incrivel como em todos os concursos surgem sempre problemas,uma coisa que devia ser fácil para todos,torna-se complicada.
    Especialmente neste clima em que tudo devia ser Paz e harmonia e há tantas confusões,viver a vida e um dia de cada vez,chatear para quê?Ficamos todos(as) enrugadas e por nada,se por algum motivo seja ele qual for não entramos num concurso,teremos outro,desportismo acima de tudo e divertimento.
     
    Sonia_Momoi aprova isto.
  10. valmello1

    valmello1 Viciado

    Sei que é complicado e até meio absurdo, mas se houvesse uma maneira de os jogadores participarem da elaboração das regras, talvez fosse possível agradar mais do que desagradar...
     
    joooannna e feiticeira1 aprovam isto.
  11. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Quem sabe,afinal já mudamos nas votações,precisamos é de ter calma e levar na desportiva,nada de chatices,rsrs
     
    TheLigzyLizard aprova isto.
  12. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Bom dia.
    Teresinha, é verdade que a primeira postagem feita por Moderador (Lika) a seguir ao poema em questão dizia explicitamente que iria para análise.
    Mas, a seguir a isso, houve mais duas intervenções da Moderação, dizendo, taxativamente, que o poema seria desclassificado_Ora, tanto quanto eu sei, cada intervenção de moderador actualiza o que foi dito anteriormente e, portanto, se o que é dito é, taxativamente e sem direito a dúvidas ou «volta atrás» que não é aceite a participação, qualquer jogador vai achar que a dita análise já foi feita e o resultado decidido.
    Recordo, (copy/paste) o que foi escrito

    Cara, feiticeira1

    Infelizmente, no seu caso, o poema não se enquadra ao que foi pedido. Pedimos que fizessem um poema e que nele houvesse as palavras que todos já sabem. Você utilizou a primeira letra do início das frases para formar palavras. Não é o que pedimos. Sentimos muito!

    Portanto, é natural que não tenham ficado dúvidas na cabeça de ninguém.

    Eu desejo pedir desculpas quer à Moderação quer aos Jogadores se foi a minha insistência combatendo o que achava e acho injusto que levou à suspensão do concurso. Creio que não é segredo para ninguém até que ponto eu aprecio os esforços que esta equipa de Moderação tem feito para manter vivo este fórum e o tornar num lugar agradável e atraente. Tenho dito isso aqui e em muitos outros sítios. A equipa é excelente, a Team Leader NinaClara a melhor que conheço em qualquer equipa de qualquer fórum/jogo.

    Isso não significa que não errem, como todos nós, somos todos humanos. E agora, desculpem-me que diga que esses erros seriam perfeitamente anulados, ou seja, não existiriam, se houvesse uma mentalidade mais flexível em relação às regras.

    Eu já tinha decidido não regressar ao assunto mas, ao ler o post em que Nina fala da suspensão, comecei a pensar se eu me teria feito entender nas minhas «críticas». Diz a Nina que se as regras forem muito complicadas as pessoas afastam-se até por medo de não as ter compreendido. Concordo absolutamente. Quando eu dizia para, num próximo concurso, se queriam recusar um acróstico, por exemplo, como foi o caso, então tinham de especificar antes quais as formas de texto ou poema permitidas e quais as proibidas, isso era apenas para explicar, uma vez mais, que não estando isso especificado, nada impedia a participação da feiticeira 1 de ser aceite.

    As regras deste concurso eram perfeitas, ou quase-perfeitas, já que perfeito só Deus. O sistema de votação e escolha, também. Tudo estava perfeito neste concurso, tudo corria normalmente. E tudo teria continuado a correr normalmente se houvesse uma maior abertura na aceitação das participações. O problema aqui, não está nas regras serem mais ou menos complicadas. O problema está em não aceitarem uma participação porque não corresponde à imagem que alguém tem em mente do que deve ser um poema e de como deve ser apresentado. E o problema continua, e piora muito, porque aí já o ambiente começa a ser pesado, quando de um lado se expõem argumentos e razões, e a resposta, em vez de ser ou um normal »olha, é verdade, não me tinha lembrado disso, vamos aceitar» ou, então, um rebater lógico e racional desses argumentos, é apenas «a equipa decidiu assim, nada a fazer»!!! É isso que está errado e estraga o tal ambiente de Natal, não as regras propriamente ditas.

    Vou tentar dar um exemplo prático: as regras, num concurso que lide com a criatividade, deveriam ser encaradas como os muros à volta de um recinto. As fronteiras que não podem ser ultrapassadas. O que as pessoas depois fazem dentro desse recinto, desde que não ultrapassem os muros, dependerá apenas da sua criatividade. Se o percorrem a pé, de bicicleta ou de trotinette deveria ser indiferente; se dançam, pulam, correm, deveria ser indiferente. Depois, o momento da votação escolherá os melhores.

    Neste caso, os muros não ultrapassáveis e que delimitavam o recinto eram: Poema sobre Natal; rima; 30 linhas no máximo; 7 palavras obrigatórias a cor diferente; imagem; Nick e Id.
    Estes eram os muros, as fronteiras. Uma vez cumpridos, não ultrapassados, não deveria importar mais nada.
    O meu poema foi bem apagado? Sim. Ultrapassei o muro do Id e nick.
    O do Bruxinho foi bem apagado no início? Creio que não, foi um problema técnico e, mesmo que não fosse, se o tivessem deixado tal como estava, o máximo que poderia dizer-se é que estava feio, o que só o teria prejudicado a ele mesmo. O que é dito nas regras é que as palavras obrigatórias deverão estar em cor diferente da cor do texto. Estavam. Se ele tivesse decidido escrever um texto todo colorido, se as palavras obrigatórias estivessem em cor diferrente, já obedecia às regras. Claro que o que eu estou a dizer neste momento é ridículo. Claro que o bom senso, o tal bom senso, levaria a não aceitar uma tal participação caso ele tivesse escrito cada verso do texto em cor diferente. Eu dei este exemplo para que vejam o que acontece quando «esticamos» de tal maneira as regras, neste caso para o lado do jogador. Fica ridículo e o mesmo acontece quando elas são esticadas e feitas rígidas do lado de quem aceita ou exclui. Falta o tal bom senso de que tanto se tem falado.Falta o equilíbrio e o equilíbrio tem de vir de ambos os lados, o bom senso também. Ali, era claro que tinha sido um problema técnico. O próprio Moderador poderia ter editado, ninguém levaria a mal. Ou,não querendo, aceitava pura e simplesmente, correndo o Bruxinho o risco de não ser votado entre os melhores.

    Já no caso da feiticeira 1 nada disto, sequer, se colocava. Aqui, não havia que esticar regras, não havia que complicar, não havia que ser ou não flexível. A participação estava, inteiramente, dentro das regras. Inteiramente. Sem dúvidas. Poderia ter suscitado dúvidas, uma vez que não é obrigatório todos terem estudado Poesia e formas literárias, se o acróstico era, realmente, um poema. Para essas dúvidas existe informação. E se é postado, a seguir, a definição de acróstico vinda de um dicionário, essa dúvida deveria ter ficado imediatamente dissipada.

    Por isso mesmo, volto a dizer: A equipa de Moderação é excelente, a Nina uma excelente teamleader, os concursos são uma forma interessante de proporcionar momentos de diversão e colaboração, houve, e bem,, uma tentativa de melhorar a forma de votação e, no caso deste concurso, as regras eram claras e compreensíveis. O que faltou foi o tal bom senso de que a Moderação tantas vezes fala. O facto de serem uma excelente equipa não vos torna deuses ou infalíveis. Como todos os seres humanos também se enganam. E o bom senso dita que, em casos assim, se alguém argumenta de uma forma racional e vos mostra que podem ter-se enganado, o bom senso, dizia, dita que parem, verifiquem e reconheçam o engano ou debatam os argumentos com outros igualmente válidos. «A equipa decidiu, nada a fazer» não é um argumento válido. É arbitrário.

    Portanto, e agora dirijo-me especialmente à querida Nina, o concurso estava bem e as regras também. Mas começa a ser necessário que as regras sejam encaradas como fronteiras e não como espartilho e que quem tem o poder de excluir pense 10 vezes antes de o fazer. Conforme nos é dito que deveremos ler mais do que uma vez as regras antes de postar, o mesmo é válido antes de excluir.

    Grande abraço e bom fim de semana
     
    Última edição: 29 Novembro 2014
  13. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado


    Vamos esperar a Nina voltar para dar seu parecer a respeito.
     
    feiticeira1 aprova isto.
  14. Sonia_Momoi

    Sonia_Momoi Veterano

    Não acredito que mais uma vez um concurso não deu ou pode não dar certo! Um concurso com as suas regras bem descritas e bem simples, tudo perfeito, não teria como dar errado dessa vez e mesmo assim há quem faça com que de tudo errado!

    Eu não ia participar mais de concursos, pois sei que não se tem uma votação justa porem este achei simplesmente perfeito e com certeza o vencedor seria exatamente o merecedor.
    Lamentável isso tudo!

    Foi apenas pedido para se criar um poema com suas próprias palavras mais sete (7) imposta pelo concurso podendo ser duas participações por IP sendo que deve ser duas pessoas, ou seja, dois jogadores da mesma família nada mais que isso. Pra que complicar??

    Em um concurso passado, minha participação foi removida pq estava às palavras no plural, ou seja, o concurso pede o poema exatamente como esta descrito, nem mais e nem menos.
    Simples assim gente, assim como eu, agora sei que aqui tem de ser exatamente como esta descrito e não de forma livre.

    Para que tenhamos um concurso justo, as regras tem de ser exatamente como esta ou seja, bem simples pois tem quem não saiba e não entenda todas as formas de poemas. Eu não entendo as formas de se criar poemas.

    Lamento muito pelos participantes que entenderam as regras.
    Nina, não fique triste, o importante é que tentou.

    Continuação de um bom dia e um ótimo fim de semana a todos.
    .
     
  15. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa tarde,ainda nada está perdido,aguardemos a análise de toda a equipa,há muito stress escusadamente.
    Volto a repetir,isso faz-nos (rugas) e nós queremos ser belas e bonitas.
    O bom senso permanece ,mas como já o mencionei precisam ambas as partes entender o que é lido e escrito.
    Pessoalmente como já afirmei e volto a afirmar,pois ninguém sabe tudo,eu desconhecia essa forma de poesia,e provavelmente a minha pessoa enquanto moderadora deletava e deixava o aviso tal como a colega,pois ia procurar informação superior.
    Todos somos humanos e ninguém é perfeito,Deus que é Deus não agrada a todos.
    Acho que foi criado um grande alarido há volta desta situação e isso é que levou há suspensão do concurso,precisamos ter o bom senso de aguardamos uma resposta quando nos é pedida,nada estava e está definido.
     
    Sonia_Momoi aprova isto.
  16. Sonia_Momoi

    Sonia_Momoi Veterano

    Só agora li o que Clarinha postou,

    Sei que ela é justa em tudo, não digo que esta errada de forma alguma, mas aqui neste fórum, temos participações de jogadores de diversas idades e com certeza de muitas crianças que nem se quer tem ideia de como seja um poema. Eu nem sei fazer um poema direito e só não sou avó, pois já nasci há muito tempo :) Acredite, fui pesquisar como seria um poema acróstico, pois não vi o tal poema aqui postado.

    Tem de ser um concurso simples mesmo, acessível e justo para todos assim como este em questão.
    .
     
    Bola57 e feiticeira1 aprovam isto.
  17. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Boa tarde!!!

    Pessoal é simples criar um poema, As regras não exige muito, e só ler e seguir,Foi pedido para criar um poema com as letras obrigatórias em destaque e uma imagem , simples assim...
     
  18. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Teresinha. desculpe, isto nem parece seu, da Moderadora cujos posts eu me acostumei a admirar. A Reresinha me desculpe, mas não acredito que insista em dizer que deveríamos todos ter esperado uma vez que rinha ido para análise. Depois de isso ser dito houve 2 (Duas!) postagens da Moderação afirmando taxativamente que não seria aceite. Qualque jogador pesnsaria que a decisão estava tomada!
    Quanto a não conhecer essa forma de poesia, pois não é vergonha nenhuma, ninguém sabe tudo e garanto-lhe que se me pedir para resolver uma equação do 2º grau ou outro qualquer problema de Matemática, muito provavelmente eu não saberia responder.
    Mas acontece que, se não sabemos algo, deveremos ficar felizes por aprender mais uma coisinha nova e a jogadora teve o cuidado de transcrever o que era um acróstico de um dicionário. Com certeza de que não iria inventar uma entrada de dicionário para algo não existente!. O saber não ocupa lugar, já dizia a minha avó, é natural não sabermos,. já não é natural insistirmos quando alguém nos prova, por A + B que algo existe e funciona desta ou daquela maneira. Eu, pessoalmente, se alguém me quiser ensinar a fazer os tais problemas matemáticos ficaei muito feliz...
    E, Teresinha, ninguém quer ficar enrugada ou fez alarido sem mais aquelas. Quem fez o maior alarido fui eu e a Teresinha sabe, tão bem como toda a Moderação, que eu vos respeito e que, normalmente, quando faço alarido é a vosso favor e em vossa defesa. Por isso, sinto-me agora magoada com a insistência em dizer que foi feito alaridop por não saber esperar, quando havia uma resposta a dar como facto consumado e que houve demasiado alarido apenas por causa de um concurso. Isso é exactamente o que eu costumo dizer e escrever- Só que aqui, o caso não era «apenas um concurso». Tratava-se da participação de alguém que deu o seu melhor para fazer algo diferente do habitual, algo bastante difícil , para colaborar no dito concurso da forma que melhor sabia. Quando se faz algo assim, com o coração e que é difícil, e depois esquecemos alguma regra, como me aconteceu a mim, aceitamos. Mas quando somos excluídos estando dentro das regras porque quem exclui não conhece uma forma de poesia, não aceita mesmo quando lhe apresentam a definição no dicionário e depois a pessoa é confrontada com um «nada a fazer» isso magoa e revolta. Não se trata de um simples concurso nem de um alarido por nada. Se assim fosse, eu não teria feito esse «alarido», quero mesmo mais é estar sossegada, dormir, ganhar forças para poder aguentar os meus tratamentos, etc... Nem isto me faz bem, acredite que, no meu estado de saúde, me faz bem pior do que ter rugas... Só intervim porque não podia ficar quieta a ver uma colega jogadora ser excluída depois de ter feito algo cheia de boa vontade, dentro de regras que até são claras e justas, apenas porque a participação não correspondia a algo que fosse con hecido dos Moderadores. Aceito mque não conhecessem. Depois de verem no Dicionário o que é, e que foi postada essa entrada no Dicionário, depois de terem lido argumentos racionais, custava muito dizer: «olha, que engraçado, não conhecíamos essa forma de poema, ainda bem que ficámos todos a conhecer algo de novo»? Custa assim tanto admitir? Acha normal responder a argumentos de 2+2= 4 com «foi decicido nada a fazer?»
    Teresinha, insistir nessa história do alarido por nada e de que devemos ler as regras (as regras foram cumpridas!!!!!) e de que não soubemos esperar depois de ter sido dado como facto consumado a rejeição, nem parece seu. Por favor, peço-lhe por tudo quanto tenha de mais sagrado neste Natal, que não me desiluda também, não me faça pensar que fz parte daquelas pessoas que não conseguem dizer «errámos, não sabíamos, aprendemos agora» e, muito menso, das pessoas que, para desculpar uma falha perfeitamente humana da sua equipa, desata a tapar esse facto que até acontece a todos, atirando com a responsabilidade para cima do «outro lado»...
    Estou tão triste neste momento que nem imagina. Acredite que, quando eu intervim na primeira vez, o meu ´+unico objectivo foi, exactamete, explicar a quem não conhecesse o acróstico o que ele era, bem como explicar que não estava dentro das regras e dizer porquê, Foi a intransigência e foram os não-argumentos seguintes, o não querer ter a mente aberta para ver além do que já conhecem, bem como a prepotència (tenho estado a evitar esta palavra desde o início, agora tenho mesmo de o dizer) das respostas que fizeram o tal alarido continuar.
    Mas não vale, realmente, a pena. Já fui magoada várias vezes nete fórum, sempre tenho regressado e sempre tenho estado, incondicionalmente ao vosso lado. Agora, as forças que a minha pouca saúde me deixaram ainda não permitem mais que eu continue. Meu Deus, se eu sei assumir que erro e até me rio com isso, porque carga de água a Moderação acha que não o pode fazer e pensa estar a habitar no Olimpo?

    Editado, em tempo:

    Soninha, não saber não é razão. Não se sabe, vai-se ver como tu fizeszte. E bota-se no mpost para que ninguém possa protestar. Por isso mesmo foi postada a entrada de dicionário.

    Isarocha, era um poema e tinha as palavras obrigatórias destacadas. Nada diz que tem de ser simples ou complicado, desta ou daquela forma. Foi pedido que fosse poema, sobre o Natal, que rimasse, não tivesse mais de 30 linhas, tivesse 7 palavras obrigatórias destacadas. Em lado algum se doiz que tem de ser simples, conhecido ou não. Estava dentro das regras.
     
    ACpro, valmello1 e feiticeira1 aprovam isto.
  19. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Boa tarde Clarinha

    Entendo que muitos jogadores ficam chateados, em terem seus poemas excluídos , não é preciso enfeitar os poemas,colorir, virar as palavras,não precisamos deixar isso nas regras.

    Era pra fazer e somente destacar as palavras obrigatórias.

    De repente chega alguém e coloca as palavras natal: latan ou seja é natal, deletamos e pessoa vem e diz não esta nas regras que não podem virar a palavra.

    O poema será escolhido pela qualidade dele,pelas palavras, e não pela aparência e beleza das cores e formas de escrever.
     
  20. clarapimentel58

    clarapimentel58 Veterano

    Isahrocha, eu vou ficar por aqui, não tenho mais forças para explicar, ensinar, defender, lutar por aquilo que, tenho a certeza de ser justo. Quem me conhece sabe que não entro em lutas se não souber 0o que estou a fazer. Mas também não tenho vergonha nenhuma de aceitar que estou errada.
    Neste caso não estou. O exemplo que a Isahrocha acaba de dar chama-se enigma ou jogo de palavras.Não é nenhuma forma de poema. Se alguém tivesse feito isso e fosse excluída a participação tê-lo-ia sido com toda a razão.
    O que foi feito, no entanto é uma forma de poema. Oficial, reconhecida, registada, ensinada nas escolas. A feiticeira 1 não fez joguinhos, não tem nada a ver com enfeites nem coloridos. Escolheu uma forma válida, existente de poema. Não é muito conhecida? Pois não. Excelente ocasião para, tendo sido largamente explicado como foi, as pessoas aprenderem algo divertindo-se. Excelente para quem tem filhos mostrar um exemplo do que pode aprender ma escola, excelente para a Moderação dar o exemplo de que o fórum pode ensinar algo de novo mesmo durante um divertimento. O exemplo que a Isah deu não é uma forma legítima de poema, pelo que não estaria nas regras. Não a encontra, em dicionário algum, como sendo uma forma poética. O que a feiticeira 1 postou é uma forma legítima de poema. E estava dentro das regras. Eu não consigo entender a dificuldade de admitir que se não conhece algo, de ir informar-se ou ler o que escreveu quem sabe e já ensinou isso mesmo e de admitir que se possa estar errado e voltar atrás e reconhecer isso mesmo. Não entendo mesmo a necessidade de insistir em vez de agarrar uma oportunidade única em mostrar-se aberot, interessado, pronto a conhecer outras coisas que não apenas as que já conhecemos. Não entendo. Dir-me-ão que um concurso não é o sítio indicado para aprender ou ensinar. Eu respondo que todos os sítios e ocasiões são bons para aprender eque, ainda que assim não fosse, um jogador não pode ficar penalizado porque alguém não conhece o que ele fez e, repito, não quebrava regra nenhuma.
    Mas também já não me interessa nada. A Moderação tem sido imensas vezes acusada de prepotência, de rigidez, de abuso de poder, de intransigência, etc. Não imagina os dissabores que tenho tido com imensas pessoas por defender exactamente o contrário. Não imagina a forçla com que tenho sempre, em todos os lados, lutado para que a imagem contrária seja a que vença.
    Participei neste concurso porque vocês o organizaram e eu sempre entendi que todos deveríamos colaborar com o esforço que têm feito.Participei doente, nos intervalos de ir ao hospital fui fazendo o poema, a minha filha levou tardes a desenhar. Porque, no meu entender, esta equipa de Moderação tem de ter cooperação, temos de ficar do seu lado. O meu trabalho, feito com carinho, foi eliminado. Alguém me viu fazer «alarido»? Alguém me viu discordar? Não, eu não cumpri regras, ninguém tem culpa de que não o tivesse feito por ter acabado de chegar a casa vinda de uma sessão de quimioterapia e estar a vomitar enquanto o postava...
    Protestei agora, contudo. Por alguém que nem sabia que era a mesma feiticeira que conhecia e que, portanto, para mim era uma perfeita desconhecida. Porquê? Porque vocês erraram. Foram injustos, fechados dentro de vós mesmos e sem abertura alguma para tentar entender o que vos estava a ser dito. Até que a voz me doa, como diz uma fadista na minha terra, eu direi: foram injustos.
    Agora, peço desculpa em ficar por aqui. Talvez, afinal, todos os que se têm zangado e até quase cortado relações comigo por eu defender sempre o vosso lado, tenha razão. Se vocês são completamente incapazes de entender que erraram, se continuam a insistir na mesma tecla, não merece mesmo a pena. Cego não é quem não vê mas sim quem não quer ver, bem como não conhecer algo não é vergonha. não querer aprender é.
    E atirar as culpas para quem usou argumentos válidos para expor o seu ponto de vista é triste.
    Já lutei muito neste fórum. Já defendi direitos, princípios, ética. Já tentei ensinar o pouco que aprendi, na escola e na vida, bem como aquilo que ensinei a filhos e alunos. Já fui magoada, de uma das vezes a ofensa, a injustiça que na altura me foi feita, fez-me ter um AVC e fiquei mal e com a voz alterada. A Nina fez-me justiça nessa altura, verdade seja dita que ela não se importa nunca de admitir quando há um erro e isso a faz grande.
    Voltei, fui voltando sempre e fui sempre defendendo a Moderação. Achei que eram diferentes. Que tinham horizontes abertos., Que eram flexíveis e sabiam aprender coisas novas. E que sabia, dizer, como já expliquei acima, muito graciosa e elegantemente, «olha, não conhecia, fiquei a conhecer e se algum jogador tiver dúvidas vá ao dicionário»...
    Que eram capazes de dizer: se calhar estamos errados, vamos lá ver. Parece que me enganei, afinal... Ainda quero crer que não ainda me agarro ao respeito, à admiração. à amizade que fui desenvolvendo por vós. Mas a atitude de «acabou, não há discussão, já decidimos, está decidido» faz esses meus sentimentos virem por aí abaixo, faz essa admiração afogar-se em mágoa.
    Estou doente, cansada, magoadíssima e farta de chorar por causa destes posts, das vossas respostas, da vossa intransigência. Não posso continuar a magoar-me assim e a ficar mal. Não posso continuar a desgastar-me assim por um fórum ao qual já dei muito (incluindo um tópico com viagens, tradições e até concursos) e por uma equipa que sempre defendi mas que, pelos vistos, não sabe nem quer ouvir as razões dos outros.
    Voltei ao fórum, depois de ofensas, depois de um AVC, depois de desconsiderações por parte de pessoas que já não estão na equipa, é certo, mas que chegaram a ser malcriadas e ofensivas. Qualquer outra pessoa já teria aprendido a poupar-se e já teria dito adeus há muito. Eu acreditei, outra vez, na mudança. Enganei-me.Vou descansar, com imensa dor, com imensa mágoa.. Por mim, podem prosseguir todos os concursos como e na forma que quiserem, podem abrir e fechar os tópicos que entenderem, etc... Não será mais a minha voz a criar obstáculos ou a fazer alarido ou a estragar ambientes. Faço aquilo que deveria ter feito há muito se tivesse tido um pingo de vergonha na cara. Calo-me e deixo as coisas correrem de forma a não incomodar ninguém e ficarem todos mais felizes.
    Se alguma vez precisarem de mim, para alguma coisa que eu possa, sabem onde encontrar-me
    Um abraço.
     
    Última edição: 29 Novembro 2014
    A23C, valmello1, ACpro e 1 outra pessoa gostam disto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.