Cultura Geral

Discussion in 'Arquivo: vários' started by carlos.santos1, Aug 30, 2014.

Dear forum reader,

if you’d like to actively participate on the forum by joining discussions or starting your own threads or topics, please log into the game first. If you do not have a game account, you will need to register for one. We look forward to your next visit! CLICK HERE
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Multiple votes are allowed.
Thread Status:
Not open for further replies.
  1. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Continuação de boas pesquisas e descobertas!
     
  2. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Para fechar por hoje vou deixar aqui uma pergunta para as proximas pesquisas;)

    Continuação de um bom serão e de seguida uma excelente noite de descanso;)

    Carlos Santos

    Aonde se encontra o maior meteorito do mundo?


     
    sissy222 and Roedorlol like this.
  3. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Fui pesquisar porque não sabia. Passo a citar o que encontrei:

    "O meteorito Hoba (também conhecido como Hoba West) é um meteorito que pode ser visto na fazenda de "Hoba West", próximo de Grootfontein, na região de Otjozondjupa na Namíbia. Foi posto a descoberto, mas devido à sua grande massa, nunca foi movido do local onde caiu. Estima-se que a massa principal pese cerca de 60 toneladas, e é o maior meteorito conhecido (num único fragmento) e o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece à superfície da Terra."

    [​IMG]

    Aproveito para dizer que tenho uma amiga joalheira que é a única em Portugal e não sei se no mundo, a trabalhar fragmentos de meteoritos em ouro e prata. São peças lindíssimas!
    Eu própria já aqui postei nas fotos, um fragmento desses.
    Deixo aqui um exemplo do seu trabalho. O meteorito é a "pedra" escura no centro das peças.
    [​IMG]

    Espero que a resposta esteja correta!:)
     
    Last edited: Dec 10, 2014
  4. -(Mr.Bean)-

    -(Mr.Bean)- Coronel

  5. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Numa questão anterior fiz referência que 1 litro de água pesaria um quilo mas afirmei que não era regra, dado a densidade e a temperatura alterar o peso. Duas questões numa:

    Quanto pesa em média um litro de água do mar e porque é que esta é salgada ?

    Não, não é por ter muito bacalhau de molho :):):)
     
  6. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Bacalhau de molho, essa foi boa :D

    Então, quem sabe a resposta?
     
  7. Roedorlol

    Roedorlol Conde


    Densidade da água do mar:

    De acordo com minhas pesquisas 1L de água do mar "pesa" 1.017Kg a 1.030kg(em média, depende da temperatura).
    Porque a água do mar é salgada???

    Toda água contém íons, inclusive a encontrada em rios e lagos. Nos oceanos, a quantidade é maior devido a um processo que começou há milhões de anos. A chuva foi diluindo os minerais presentes na superfície terrestre, carregando-os para o mar. Ao mesmo tempo, vulcões submersos foram lançando elementos químicos na água, contribuindo para o aumento da salinidade. Esses fenômenos ocorrem até hoje. Estima-se que os oceanos recebam anualmente 2,5 milhões de toneladas de sais variados. Isso quer dizer que os mares ficam mais salgados a cada ano? Não, pois eles também perdem sal, moluscos, crustáceos, estrelas do mar, ouriços e tartarugas, entre outros animais marinhos, utilizam o sódio e o cálcio diluídos na água para construir suas conchas e carapaças. É por isso que a salinidade média de mares e oceanos ao redor do mundo mantém-se mais ou menos estabilizada em 3,5% - ou seja, 3,5 gramas de sais (principalmente cloro e sódio) para cada litro de água. Apenas no mar Morto, lago de água salgada do Oriente Médio, a salinidade chega a 35% - e por esse motivo é mais fácil flutuar em suas águas.
    [​IMG]
     
  8. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Parabéns pela pesquisa e ilustração, vamos ver se passou no teste, aguardemos ;)
     
  9. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    Certíssimo RoedorLol e muito bem complementada e resposta.


    Lá pelo meio do século passado xD tive que fazer uma experiência em casa, por indicação de um professor, para perceber como é que o mar ficava salgado. Dilui algumas colher de sal em água, coloquei num prato fundo e expus na janela. Alguns dias depois, a água tinha evaporado e ficou um pó muito fino no fundo do prato, que não era mais que o sal que eu tinha diluído. E até se tinha transformado em sal muito fino.

    Se pensarmos que o mar é o prato, a água que se evapora, formando as nuvens, não leva sais, vai em estado puro. Quando as nuvens descarregam na terra, sob a forma de água, neve ou granizo, infiltrando-se nos solos "dissolvem" e arrastam sais (nomeadamente o cloreto de sódio, vulgarmente chamado de sal das cozinhas) e outros minerais, que pelos rios vão depositar-se no mar. Este "ciclo da água na terra" ao longo de milhões de anos tornou a água do mar mais salgada que a dos rios.
     
    Last edited: Dec 10, 2014
  10. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Então confirmado e aprovado o bom trabalho do Roerdorlol :)
     
  11. Roedorlol

    Roedorlol Conde

    Obrigado vitor e Paul Farmer e já aproveito para fazer uma pergunta:
    Qual a maior montanha do mundo(maior, não mais alta) levando em consideração a medição desde a base até ao pico???
     
  12. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    [​IMG]

    A montanha Mauna Kea na Ilha do Hawai, é a mais alta do mundo se considerarmos desde a base até ao pico, porque tem 10.203 metros, estando 5.898 abaixo da superfície do Oceano Pacifico e 4.205 metros acima.
     
  13. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Essa eu jamais subiria. xD
     
    feiticeira1 and carlos.santos1 like this.
  14. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    MayDantas, só teria que subir 4.205 metros, seria fácil.
     
    feiticeira1 and carlos.santos1 like this.
  15. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Mal consigo subir em uma escada para trocar lâmpadas. xD
     
  16. .vitormartins.

    .vitormartins. Coronel

    1 metro de cada vez.... 4.205 vezes.... o mais dificil seriam os primeiros 4.204 metros, depois, é só um pulinho;)
     
  17. MayDantas

    MayDantas Imperador

    Mas é realmente uma altura imensa, levando em conta a parte que está submersa pelo oceano.
     
    feiticeira1 and carlos.santos1 like this.
  18. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Antes demais uma boa noite a todos quantos nos vêem e participam;)Sim feiticeira1 a resposta está certa:)Apenas vou complementar com mais umas informações.
    [​IMG]
    O maior meteorito do mundo é um corpo metálico com forma tablóide, medindo 2,7 x 2,7 x 0,9 m³. Sua composição é de aproximadamente 84% ferro e 16% níquel, com vestígios de cobalto.
    Estima-se que o meteorito Hoba tenha caído há menos de 80 000 anos.
    È um meteorito incomum pelo fato de apresentar as duas superfícies principais planas, o que leva acrer que ao cair ricocheteou através da atmosfera superior como acontece com uma pedra na água.
    O meteorito Hoba não deixou uma cratera de impacto preservada e a sua descoberta foi fruto do acaso.
    Aqui fica mais estes pequenos pormenores, continuação de boas postagens e caprichar nas respostas;)

    Carlos Santos
     
    sissy222, Roedorlol and feiticeira1 like this.
  19. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    A questão do roedorlol, faz-me levantar outras questões: Como se mede a altura das serras? Qual é a base, o seu ponto de partida? Quando referimos que esta ou aquela cidade está a "x" metros de altitude, baseamo-nos a partir de quê para a medir??
    :)
     
  20. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Continuação de boas pesquisas e descobertas!
     
    Roedorlol likes this.
Thread Status:
Not open for further replies.