Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a quem nos visita e a quem vai mantendo o tópico activo;) Vou responder à pergunta da Alcina:

    Torre de Pisa​


    A torre pendente de Pisa é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa. Está situada atrás da catedral, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério.

    Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste.

    A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. A espessura das paredes na base é de 4,09 metros e 2,48 metros no topo. Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus,estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

    [​IMG]

    Actualidade​

    Em 1993 foram iniciados trabalhos de restauro e consolidação da torre, estando prevista a cerimónia oficial para celebrar o culminar dos trabalhos no dia 17 de Junho de 2011, data em que se festeja uma década desde que o monumento foi reaberto ao público.

    Há uma década que foram retiradas as estruturas que tiveram como objectivo corrigir 40 centímetros da inclinação do edifício. A partir dessa altura iniciaram-se os trabalhos de limpeza e de restauro dos 7 mil metros de mármore que reveste a aclamada torre e que se encontravam muito sujos por causa da contaminação.

    Como resultado, após a limpeza, o cinzento deu lugar ao branco que com a sua candura faz brilhar de novo a Torre de Pisa, um ícone de Itália.

    Agora, depois de todas as obras a que foi submetido, o monumento que tem 14 700 toneladas e 55,8 metros de altura a exercer força sobre a inclinação de quase quatro metros, deixou de se inclinar e a cada ano irá endireitar-se um pouco, garantem os especialistas, apesar de se tratar de valores infinitesimais. Este será um processo que se verificará nos próximos dois ou três anos. Assim durante os próximos três séculos não haverá motivo para preocupação.

    Espero que seja esta a resposta que a Alcina pretenda, continuação de boas participações e volta sempre Alcina, o fórum agradece.

    Carlos Santos
     
    feiticeira1, Bruxinha e sissy222 aprovam isto.
  2. -(Mr.Bean)-

    -(Mr.Bean)- Coronel

  3. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Cara Bruxinha,

    tive de eliminar o seu post com a pergunta pois a mesma levava para um link externo. Peço por gentileza, que entenda e que se achar voltar a colocar a pergunta sem links externos.
     
    sissy222 aprova isto.
  4. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Ohhh minha riqueza, eu fiz isso?!?! :p Foi depois do almoço não??? :wuerg:
    Não tem mal, e digo-te mais.... podes ficar com a casa, o carro, as chaves... só não fiques com ele
    xD

    Ora aí vai a perguntinha:
    Como se formam os meandros abandonados?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  5. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Pois foi Bruxinha, não podes lançar feitiços sempre que te apetece xDxDxD

    Ora vamos ver como se formam esses sujeitos!
     
    sissy222 e Bruxinha aprovam isto.
  6. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Alcina aqui fica o resultado da pesquisa.:)
    Espero ter a questão bem resolvida e ter nota máxima!xD


    O meandro natural no curso de um rio lento exagera com o tempo porque a corrente tende a erodir na parte exterior de uma curva e a depositar sedimentos na zona interior. Isto alarga as curvas até quase darem a volta sobre si mesmas. Então, uma inundação varre a margem estreita que separa as voltas e o rio contorna a curva. As ligações a esta volta isolada ficam assoreadas e o que resta é um lago em forma de crescente, a que se chama meandro abandonado.
     
    carlos.santos1, sissy222 e Bruxinha aprovam isto.
  7. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Será que teve um 20? eheh
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  8. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Muito bem menina Feiticeira ;)....aprovada com nota máxima, teve 20 sim Soraia.... podes tirar o restinho da noite livre pra ti xD
     
  9. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vou aguardar mais perguntas para novas avaliações rsrs
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  10. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Aqui vou eu outra vez, só porque não me apetece responder a nadinha...:)

    Como é que as abelhas controem seus ninhos, suas colmeias?
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Olha como será, com as patinhas xDxDxDxD
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  12. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Aqui vai a minha pesquisa, espero não me ter alongado muito.

    Quero ter 21 agora, tá??;)

    Inseto que vive em colmeia, é encontrado em quase todas as partes do mundo, exceto perto dos pólos Norte e Sul. Existem cerca de 10 mil espécies de abelhas e grande parte delas produz o mel e a cera que o homem utiliza. A cera dos favos é usada para fabricar velas e batons. O mel é consumido na alimentação.

    As abelhas melíferas recolhem o néctar e o pólen das flores. Elas produzem o mel com o néctar e usam o mel e o pólen como alimento. Só picam quando se sentem ameaçadas ou provocadas. Existe um tipo de abelha-de-mel, a abelha-africana, que é muito agressiva. Quando seu ninho ou sua colmeia são molestados, ela ataca qualquer objeto em movimento. Ela também avança em grupo e suas ferroadas podem matar pessoas e animais.

    Como a maioria dos outros insetos, possui três pares de pernas e dois pares de asas. Uma bolsa no aparelho digestivo chamada papo é usada para carregar o néctar até a colmeia.

    As abelhas-de-mel, também chamadas abelhas-comuns, abelhas-domésticas ou abelhas-europeias, são insetos sociais. Vivem e trabalham em grupos de milhares, nas chamadas colônias. Constroem a própria casa numa caixa, numa árvore oca ou num abrigo feito pelo homem. Armazenam mel e pólen para se alimentar no inverno, da mesma maneira que os esquilos guardam nozes.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    Abelha, inseto que produz mel e cera, usados como alimento e na produção de cosméticos.
    A Colônia da Abelha-de-Mel. As abelhas apresentam características anatômicas diferentes (polimorfismo), determinadas pelas tarefas que executam na colônia. Cada colônia tem três tipos de abelha: a rainha, ou abelha-mestra, põe os ovos; as operárias, ou obreiras, recolhem o alimento e tomam conta das larvas; os zangões fertilizam a rainha.

    A abelha rainha é a única que põe ovos. Para garantir que o trabalho na colônia transcorra em harmonia e de maneira organizada, a rainha produz em suas glândulas mandibulares uma substância chamada feromônio, que é consumida por todas as abelhas da colmeia e funciona como um sinal químico que as informa de sua presença e ao mesmo tempo inibe o desenvolvimento dos órgãos sexuais das operárias, transformando-as em fêmeas estéreis. Quando a vitalidade da rainha diminui, por volta de seu terceiro ou quarto ano de vida, cai a produção do feromônio.

    Durante o tempo de domínio da rainha sobre a colmeia, as operárias criadeiras constroem células reais, nas quais são colocados os ovos e a geleia real que irão gerar e alimentar a próxima rainha.
    [​IMG]
    [​IMG]
    Colmeia, ninho construído pelas abelhas operárias para armazenar alimento e abrigar larvas e a rainha.
    [​IMG]
    A Colmeia. Para construir uma colmeia (um ninho com espaço suficiente para armazenar mel), as abelhas operárias produzem cera e com ela constroem um favo à prova d’água. O favo é uma massa de compartimentos hexagonais chamados alvéolos. Logo que as operárias terminam alguns alvéolos, a rainha põe ovos dentro deles. As operárias então ampliam a colônia construindo mais alvéolos e a rainha põe mais ovos. Depois disso, algumas operárias voam em busca do néctar e do pólen das flores. Os alvéolos que contêm os ovos e as abelhas em desenvolvimento ficam numa área circular no centro do ninho, chamada câmara de reprodução. O pólen é armazenado em alvéolos situados acima e dos lados dessa câmara. Em cima dos alvéolos que contêm pólen ficam aqueles onde é depositado o néctar, que mais tarde se transforma em mel.
    A Rainha põe os ovos que dão origem a milhares de operárias. Ela pode colocar até mil ovos por dia, mas não recolhe alimento nem ajuda a construir o ninho. As operárias a alimentam e tomam conta dela.
    As Operárias fazem todas as tarefas na colônia das abelhas-de-mel, mas não põem ovos. Todas as operárias são fêmeas, embora sejam menores do que a rainha. As mais jovens limpam os alvéolos vazios, cuidam das larvas, ajudam a construir o favo e tomam conta do néctar. As operárias recolhem o alimento das flores por meio de peças bucais que permitem alcançar o pólen em estruturas profundas da flor.

    Todas as abelhas de uma colmeia têm um odor particular. As sentinelas identificam abelhas que não pertencem à colmeia pelo cheiro. Elas atacam e tentam matar as operárias e as rainhas invasoras, mas não incomodam os zangões invasores.
    Os Zangões, machos da abelha, são insetos corpulentos. Eles não trabalham e não possuem ferrão. São criados em alvéolos um pouco maiores do que os utilizados para as abelhas operárias. Os zangões nascem dos ovos não-fertilizados. A única função do zangão é fertilizar uma jovem rainha.

    Os Inimigos das abelhas são, entre outros, os ursos e as formigas-argentinas. Esses e outros animais também podem destruir a colmeia em busca de alimento. Os cangambás e as libélulas frequentemente comem as abelhas operárias. Existe ainda um tipo de mariposa que pode arruinar uma colônia fraca comendo a cera dos favos. As operárias tentam proteger a colônia picando os invasores.

    Do Ovo à Larva. Assim que a rainha de uma espécie melífera põe um ovo, uma abelha começa a se desenvolver. Depois de três dias, uma minúscula larva vermiforme se arrasta para fora do ovo. As operárias levam a comida para as larvas.

    Cinco dias depois de a larva deixar o ovo, as operárias constroem uma tampa de cera sobre o alvéolo. A larva vermiforme transforma-se então numa ninfa, que se desenvolve até virar uma abelha adulta.

    O Crescimento da Rainha. Quando uma rainha desaparece ou decide construir outra colmeia, a colônia se mobiliza para conseguir uma nova rainha. As operárias selecionam algumas larvas para se tornarem rainhas. Elas são alimentadas apenas com geleia real. Ao mesmo tempo, outras operárias constroem alvéolos especiais para que as rainhas sejam criadas. Aproximadamente cinco dias depois de sair do ovo, a larva de rainha se transforma numa ninfa. Mais 11 dias e a jovem rainha adulta se arrasta para fora de seu alvéolo.

    O Voo Nupcial. Quando a jovem rainha emerge de seu alvéolo especial, as abelhas da colônia dão-lhe pouca atenção. Ela come mel e ganha forças. Se duas rainhas nascem ao mesmo tempo, elas lutam até que uma mate a outra. Depois de matar sua rival, a jovem rainha voa para fora da colmeia. Ela pode ser fertilizada por um ou vários zangões em seu primeiro voo. O zangão morre logo após a cópula. Dois dias depois, ela começa a pôr ovos. Mesmo tendo sido fertilizada por um único zangão, ela pode pôr ovos para o resto da vida, pois guarda os espermatozoides durante vários anos em uma cavidade especial do seu corpo, chamada espermateca.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    Abelha suga néctar de flor, material utilizado na produção de mel e própolis.
    A Produção do Mel. As flores possuem glândulas especiais, chamadas nectários, que produzem o néctar. Depois de encher o papo com uma pequena gota de néctar, a operária regressa à colmeia, onde expele o néctar. Enquanto permanece no papo da abelha, certas substâncias químicas são acrescentadas a ele. Dentro do favo, a água do néctar evapora-se e essas substâncias químicas transformam o néctar em mel. As operárias colocam então tampas de cera sobre os alvéolos que contêm mel.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    Abelhas operárias tampam com cera os alvéolos da colmeia onde fica depositado o mel.
    A Produção da Cera. A cera das abelhas é produzida por glândulas especiais situadas no abdome das jovens operárias. A cera escoa por pequenos poros e forma minúsculas crostas brancas na parte externa do abdome. A abelha geralmente produz oito placas de uma vez. Ela as retira do abdome com as pernas e as leva até as mandíbulas. Depois de mascar a cera, a abelha a coloca na parte do favo que está sendo construída. A abelha só produz cera quando precisa.

    A Resina da Abelha, ou própolis, é uma substância pegajosa que as abelhas operárias recolhem de certos tipos de árvore. Elas levam essa substância para a colmeia e utilizam-na como uma espécie de cimento para consertar rachaduras na colmeia.

    O Corpo da Abelha. Como todos os insetos, o corpo da abelha é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. As cores das abelhas-de-mel variam do preto ao amarelo. Na natureza, essas cores são interpretadas como sinais de advertência. O corpo da abelha é todo coberto de pelos finos. Quando ela voa de flor em flor, grãos de pólen aderem a esses pelos. Mais tarde, visitando outra flor da mesma espécie, esse pólen pode cair e polinizar a flor .

     
    carlos.santos1, sissy222 e Bruxinha aprovam isto.
  13. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Parabéns menina Feiticeira...:D 100% .... até fiquei com vontade de lamber um pouquito de mel :pxD
     
  14. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Obrigada alcina! Quero passar com nota máxima!;)
     
    carlos.santos1, sissy222 e Bruxinha aprovam isto.
  15. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  16. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite mais uma vez a estes amigos maravilhosos que muito tem feito para manter este cantinho activo;)Hoje agradeço em especial à Alcina e à feiticeira pelos trabalhos prestados neste fim de semana...como sabem estive por Portugal e de volta da minha filha Margarida que fez 13 aninhos e desta forma me mantive um pouco afastado:)

    Continuação de uma excelente noite e um bom descanso.

    Vou entrar com uma pergunta um tanto ou quanto estranha mas...Quanto custa o corpo humano?

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  17. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    o_Oo_Oo_O

    :D:D:D

    parabéns para a sua filhota e para si
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Obrigado Brigite! Tudo de bom para si e para os seus.
     
  19. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    A primeira resposta só pode ser uma: não tem preço. Mesmo porque, embora a sabedoria popular diga que todo mundo tem seu preço e que vender o corpo é a "profissão mais antiga do mundo", comercializar órgãos humanos é crime na maioria dos países - no Brasil, pode dar de três a oito anos de cadeia para os "comerciantes" e de um a seis anos para médicos envolvidos. "Pelas leis brasileiras, o corpo, vivo ou morto, no todo ou em cada uma de suas partes é res extra commercium, ou seja, fora de comercialização", explica o médico Marcos de Almeida, especialista em bioética da Unifesp. Mas, apesar da barreira legal, tem gente que ganha dinheiro com algumas partes do corpo, não só no mercado negro (onde um rim pode ser vendido por mais de 20 mil reais), mas também por vias legais: nos Estados Unidos e em alguns outros países, quem doa sêmen, óvulos, sangue e leite materno ganha uma bonificação em dinheiro.
    obrigado Carlos
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  20. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Carlos duplos parabéns: um para a menina e outro para ti!

    Concordo com o que a brigite disse: Não tem preço!:)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.