Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa tarde a todos os que participam neste tópico, fico muito grato pelos trabalhos que tem feito para a progressão do mesmo, ontem já tinha complementado a questão sobre os signos chineses, mas a moderadora Lika fez o bonito trabalho de simplesmente apagar tudo e nem ter simplesmente emendado ou me ter avisado...de lamentar tal procedimento.

    Vou então voltar a postar o que antes aqui tinha postado sobre o horóscopo chinês:

    Signos no Zodíaco Chinês e as Horas

    Cada período de duas horas, correspondente à regência de um dos signos. Para saber quais são as características que você pode herdar do signo da hora do seu nascimento, basta procurar o signo regente na tabela a seguir.

    • RATO - Nome Chinês : Shǔ
      • 23:00 à 1:00
    • BOI - Nome Chinês : Niú
      • 1:00 às 3:00
    • TIGRE - Nome Chinês :
      • 3:00 às 5:00
    • COELHO - Nome Chinês :
      • 5:00 às 7:00
    • DRAGÃO - Nome Chinês : Lóng
      • 7:00 às 9:00
    • SERPENTE - Nome Chinês : Shé
      • 9:00 às 11:00
    • CAVALO - Nome Chinês :
      • 11:00 às 13:00
    • CABRA - Nome Chinês: Yáng
      • 13:00 às 15:00
    • MACACO - Nome Chinês: Hóu
      • 15:00 às 17:00
    • GALO - Nome Chinês:
      • 17:00 às 19:00
    • CÃO - Nome Chinês: Gǒu
      • 19:00 às 21:00
    • PORCO - Nome Chinês: Zhū
      • 21:00 às 23:00 horas
    Signos no Zodíaco Chinês de acordo com data de nascimento
    Logo abaixo, relacionamos todos os signos que compõem a Astrologia chinesa, mas, antes, vale lembrar que para calcularmos com mais precisão o signo chinês de uma pessoa, são necessários os seguintes dados para a análise dos mesmos: 1º) data de nascimento - dia/mês/ano [é com estas informações que descobrimos o nosso signo lunar, assim como a polaridade (Yin/Yang) do mesmo] e 2º) horário de nascimento - hora/minutos (é com isto que descobrimos qual é o nosso signo ascendente).


    [​IMG]
    Cá temos o complemento à pergunta da sissy relativo aos signos, anteriormente postada pela bruxinha, um especial obrigado às duas.

    Carlos Santos
     
    sissy222 e FlordeMel91 aprovam isto.
  2. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Obrigada pela informação, mas agora fiquei :( não simpatizo muito com o meu signo do zodíaco chinês!:(
     
    FlordeMel91 e sissy222 aprovam isto.
  3. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    sissy222 aprova isto.
  4. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Eis o que encontrei sobre a tua questão Carlos! E que passo a citar:

    "De acordo com estudos da neurociência, existe sim diferença comprovada entre o homem e a mulher; prova disso é a medida do cérebro. Quem consegue colocar um cérebro masculino e um cérebro feminino nas mãos, tem mais de 50% de chance de acertar. Em média o cérebro masculino é 10% maior que o cérebro feminino e possui cerca de 4 bilhões de neurônios no córtex além dos 19 bilhões das mulheres, de acordo com uma estimativa dinamarquesa. O que faz com que eles pareçam idênticos, são suas curvas e formatos. Existem exceções, muitas mulheres possuem cérebros maiores que dos homens, Einstein mesmo, modelo de inteligência para muitos, possuía um cérebro do tamanho médio feminino.

    Certa vez Lawrence Summers, reitor da Universidade de Harverd, de acordo com a autora do livro: Pílulas de Neurociência Para uma Vida Melhor de Suzana Herculano, comentou que a diferença entre homem e mulher poderia ser explicada em pequena presença nas ciências exatas. Seu argumento foi baseado nos poucos homens e mulheres que se afastam do padrão normal de distribuição de suas habilidades cognitivas. Em testes de habilidade matemática por exemplo, mais homens do que mulheres tiveram um desempenho excelente, ( e também, excepcionalmente ruim). A autora discorda quando Summers relaciona isto ao fato de que muitos homens e poucas mulheres seriam frequentadores das melhores faculdades de ciências exatas do planeta.
    Existem vários fatores que levam a diferença entre o homem e a mulher, podemos relacionar esta estratégia de navegação espacial a diferenças no uso do cérebro. Enquanto os homens tendem a usar coordenadas absolutas para se localizarem, as mulheres focam em marcos topográficos, por isso elas costumam ser tão boas em achar a saída do shopping e eles, tão ruins (segundo a máxima evolutiva, o homem primitivo era mais preciso para encontrar a casa depois da caça, a evolução não contava com a afinidade natural entre a mulher e o shopping).
    Nos primórdios ainda, ao saírem para caçar, os homens mantinham uma visão fixa e estratégica para não falharem, a caça saía pela tangente, pois poderia ser atacada pelas costas, forçando assim uma atenção ainda mais focada dos homens primitivos. Enquanto isso, as mulheres, ficavam na caverna, cuidando da prole, do fogo e claro, falando.
    Existe sim uma diferença quando o assunto é navegação espacial. Imagine se todos os homens fossem engenheiros ou físicos e todas as mulheres grandes escritoras. Outro fator interessante quanto a diferença entre homens e mulheres, é baseado no comportamento, que faz com que cerca de 90% dos homens prefiram as mulheres e 90% das mulheres prefiram os homens como parceiros, esta sim é uma fundamentação genética, possibilitando que o sexo oposto retribua o interesse.
    O que podemos concluir com base nos estudos feitos pela neurociência é que ” A genética certamente pode ajudar ou atrapalhar desde o ponto de partida até o meio campo, mas habilidades excepcionais são desenvolvidas à medida que o cérebro muda com a experiência. ” Quando aprendemos a tocar um instrumento de corda, a representação cerebral do dedo mindinho esquerdo aumentará. Quando decoramos todos os nomes de ruas, nosso hipocampo direito crescerá. Dedique horas e dias a fazer contas e suas habilidades matemáticas ficarão acima da média. Comece a correr, com técnica e disciplina e sua capacidade física aumentará, além do prazer que sentirá com a atividade, que afetará outras áreas da sua vida. Ninguém se torna engenheiro, médico, pianista ou atleta, se não dedicar horas a fio. Não podemos tratar a diferença como sendo de um sexo melhor ou pior e sim, como cérebros e estratégias diferentes!" Claudia Menezes.
     
  5. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Isso mesmo menina Ana;)Puxa foste rapidinha na resposta, agora haver se alguém vem aqui e coloca outra questão interessante, até amanhã e continuação de uns bons trabalhos de pesquisa:)

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  6. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Quantas coisas interessante por aqui.
     
  7. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos os que nos visitam e nos dão uma ajuda no tópico;) Vou postar uma pergunta sobre saúde mais uma vez:

    O que é Enxaqueca?

    Eis a pergunta que acho de muito interesse público, visto muita gente sofrer de tal mal, continuação de um bom serão para todos.

    Carlos Santos
     
  8. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    vou ficar a espera kkkkkkk
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  9. sissy222

    sissy222 Imperador

    Aqui fica o que encontrei sobre um assunto de que também padeço por vezes (raras, felizmente):

    A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). A enxaqueca se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito. A duração da crise varia de 4 a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças. Segundo o Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens tem enxaqueca. A enxaqueca é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres. A doença ocorre em 3 a 10% das crianças, afetando igualmente ambos os gêneros antes da puberdade, mas com predomínio no sexo feminino após essa fase. A enxaqueca pode ser divida entre com aura ou sem aura, e essas em episódica ou crônica. Segundo dados do Ministério da Saúde, 64% do total desses pacientes apresentaram enxaqueca sem aura, 18% com aura e 13% com e sem aura. Os restantes 5% apresentaram aura sem cefaleia.
    Algumas causas de enxaqueca

    As causas exatas da enxaqueca são desconhecidas, embora se saiba que elas estão relacionadas com alterações do cérebro e possuem influência genética. A enxaqueca começa quando as células nervosas, já em estado de hiperexcitabilidade, reagem a algum gatilho frequentemente externo, enviando impulsos para os vasos sanguíneos, causando sua constrição ( relacionado a aura) seguida de uma dilatação (expansão) e a libertação de prostaglandinas, serotonina e outras substâncias inflamatórias que causam a dor. O padrão de crise é sempre o mesmo para cada indivíduo, variando apenas em intensidade. O espaçamento entre crises é variável. Sabe-se também que o gatilho para as crises em enxaqueca variam de indivíduo para indivíduo, sendo que em alguns a pessoa pode não apresentar nenhum gatilho específico. Os gatilhos de enxaqueca mais comuns são:

    • Stress
    • Jejum prolongado
    • Dormir mais ou menos do que o de costume
    • Mudanças bruscas de temperatura e umidade
    • Perfumes e outros odores muito fortes
    • Esforço físico
    • Luzes e sons intensos
    • Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos
    • Fatores hormonais: é comum mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação. Esse tipo de migrânea é chamado de enxaqueca menstrual. Esse tipo de enxaqueca tende a melhorar espontaneamente na menopausa. Muitas mulheres têm as crises pioradas, ou ate melhoradas, a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais
    • Alimentos e bebidas: queijos amarelos envelhecidos, frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego), carnes processadas, frituras e gorduras em excesso, chocolates, café, chá e refrigerantes à base de cola, aspartame (adoçante artificial), glutamato monossódico (tipo de sal usado como intensificador de sabor, principalmente em comida chinesa), excesso de álcool.

    A desidratação também pode causar enxaquecas por isso toca a beber água.
    Espero que todos fiquem esclarecidos e não sofram deste mal.
    Fico à espera de confirmação do Carlos quanto à resposta.
    Bom jogo e boas aprendizagens para todos
     
  10. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Gostei da resposta da enxaqueca, será que está correta?;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  11. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite sissy e a todos os que nos seguem e trabalham aqui neste tópico! Claro que está correto, mais havia para escrever sobre a pergunta, mas certamente que cada um sabe perfeitamente pesquisar e se informar na totalidade, fica aqui o essêncial da questão para não alongar mais.:)

    Vou continuar com mais uma pergunta que acho importante:

    Por que as mulheres não ficam carecas?

    Carlos Santos
     
    Última edição: 21 Outubro 2014
    sissy222 aprova isto.
  12. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Boa tarde Carlos!

    Agradeço que tenha aguardado no nosso parecer, contudo, pelas regras do fórum este tema não poderá ser abordado porque a resposta poderá lançar mão de palavras e indicações que não seriam pertinentes a todas as idades dos frequentadores do fórum.

    Agradecemos imenso a mudança da questão, e logo após seguiremos com o post.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  13. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa tarde Dininha, já editei e obrigado pela confirmação, continuação de bom trabalho.

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  14. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Obrigada Carlos!

    Agora fiquei curiosa, sabe que não sou careca mas a vezes penso que vou ficar kkkk pois meus fios de cabelo ficam mais no chão que na minha cabeça :D

    Vamos aguardar uma resposta.
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  15. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Olá Dininha, penso que continuarás com o cabelinho até ao final...;) Penso eu...

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  16. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Assim espero Carlos rsrs
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  17. sissy222

    sissy222 Imperador


    Apesar de não concordar a 100% com esta afirmação pois devido às "torturas" nem sempre muito saudáveis que as mulheres dão aos cabelos a calvice feminina não está assim tão posta de lado, percebo a pergunta pois ela refere-se à tendência que vem de nascença e não ao uso que cada um dá ao seu cabelinho (e aí não há tendência de nascença que aguente).
    Fica então aqui o que encontrei:

    Para início de conversa, mulheres também têm calvície, embora não seja tão intensa e comum como nos homens. A forma mais comum de calvície é conhecida pelos médicos como alopecia androgenética e isso diz tudo: a calvície é motivada pela herança genética e pelos hormônios andrógenos, que definem as características sexuais masculinas. Ou seja, embora mulheres também sofram de queda de cabelo, o problema é determinado por hormônios masculinos. Entenda por que: a principal reação bioquímica que gera a calvície acontece quando a enzima 5-alfa-redutásia age sobre a testosterona (o principal tipo de hormônio masculino), produzindo outro hormônio, o di-hidro-testosterona (DHT). Esse hormônio é o grande responsável pelo afinamento dos fios e conseqüente queda, mas ele não é o único responsável. Afinal se a pessoa não tiver receptores celulares sensíveis ao DHT no couro cabeludo, o hormônio não age. E o que define a sensibilidade desses receptores é a herança genética. A diferença é que mulheres produzem muito menos testosterona que homens e, portanto, mesmo que tenham predisposição genética, não têm DHT suficiente para produzir uma devastação tão grande na cabeleira - o mais comum é que o cabelo fique fininho, como o de um bebê, e não chegue a cair. Outra diferença entre os dois sexos é a posição dos bulbos capilares (de onde sai cada fio de cabelo) e, portanto, a calvície também é diferente. "No homem, a queda de cabelo começa pela região da fronte, com as famosas entradas, e no vertex (aquele ponto no topo da cabeça onde os fios se encontram). Nas mulheres, a alopecia fica mais concentrada bem no topo da cabeça", diz a dermatologista Eniude Borges, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

    Como disse no início, um recurso excessivo de tratamentos violentos para o cabelo, tais como pintar, desfrizar e outros mimos que nos gostamos de dar também pode gerar enfranquecimento e queda excessiva de cabelo nas mulheres:cry:, por isso atenção a essas cabeleiras meninas e de vez em quando dêem-lhes descanso e mimem-nas com produtos e tratamentos benéficos ao fortalecimento do cabelo. Orgulhem-se da vossa "juba" natural, pois ela também merece a vossa/nossa atenção e carinho.:inlove:
    Beijocas e belos penteados.:inlove::):inlove:
    Fico a aguardar a confirmação do Carlos em relação à nossa não-calvice.;)xD;)xD
     
    feiticeira1 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Bom Dia Sissy, sempre bem participativa nesta nossa brincadeira, Parabéns pela resposta e pela pesquisa, vamos ver a confirmação.
     
  19. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Olá Sissy...e já agora te desejo mais uma vez os parabéns...já te dediquei uma música lá no tópico. A resposta está certissima como não podia deixar de ser...ainda vou ter de te dar uma prenda, mas o quê...;)obrigado pela participação sempre assídua:)

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  20. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Uau... explicadinho querida sissy!

    Eu não lanço mão de cuidados químicos nas minhas madeixas, mesmo assim elas teimam em deixar partir alguns fios kk
    Amei o assunto!

    Vou perguntar um agora:

    Porque sentimos mais ou menos calor com determinadas cores de tecidos?
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.