Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite Sissy e a todos os participantes, a sua pergunta já respondida na página 8 deste tópico, agradeço o seu empenho e aos demais em manterem este cantinho bem activo.

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  2. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Vamos aguardar mais perguntas interessantes! :)
     
    sissy222 aprova isto.
  3. sissy222

    sissy222 Imperador

    Então vamos a uma que espero que não tenha sido feita ainda.

    Qual a origem das regras de etiqueta à mesa?
     
    feiticeira1 aprova isto.
  4. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

    Desde a era dos faraós egípcios até o Império Romano, os poderosos exigiam regras de tratamento que os diferenciassem dos escravos e dos pobres. Assim teria surgido o conceito da "etiqueta", um costume que ganhou força na corte francesa de Luís XIV.O termo teria aparecido nessa época, quando era comum "etiquetar" (identificar) os visitantes de acordo com o sobrenome e o título de nobreza. Há também os que defendem que "étiquette", em francês, vem de "ethos" ("ética", em grego) - um sinônimo de respeito e reflexão sobre os pequenos atos cotidianos. Mas foi só no século 15, durante a Renascença, que as regras foram colocadas em prática para separar os nobres "legítimos" dos recém-enriquecidos burgueses.
     
    sissy222 aprova isto.
  5. sissy222

    sissy222 Imperador


    Muito bem respondido Brigite. E eu complemento com esta informação.:):):)

    Algumas regras de etiqueta à mesa e como surgiram:


    1. Lenço antissujeira


    A origem do guardanapo é incerta, mas acredita-se que foi criado por Leonardo da Vinci no século 15, época em que era serviçal de cozinha. A ideia era utilizá-lo no colo para não sujar os trajes - e o costume persiste até hoje. Use-o para limpar a boca entre uma garfada e a bebida e, quando se levantar, coloque-o de volta à mesa, do lado esquerdo.


    2. Cura-canhoto


    Os talheres ficam enfileirados - garfos à esquerda, facas à direita. Se há vários deles, é sinal de que a refeição terá muitas fases (entrada, prato principal etc.). Comece a usá-los de fora para dentro, em relação ao prato. O costume surgiu como forma de obrigar todos a serem destros, já que, até o século 19, o canhoto não era bem-visto pela sociedade.


    3. Boca santo


    Na Antiguidade, o sommelièrei provava todos os alimentos da realeza para checar se não havia veneno. O título vem da palavra em provençal antigo para "encarregado" - aquele que despachava mercadorias. Hoje, está mais ligado aos vinhos. Ele deve servir primeiro as mulheres e depois os homens, a partir do mais velho. Quem escolheu o vinho é sempre o último.


    4. A forma define a função


    A fileira de copos à mesa surgiu no início do século 20 com uma família de vidreiros, a Riedel. Eles aperfeiçoaram seus produtos segundo certas características. As taças menores mantêm o frescor de líquidos frios, por exemplo. Nos copos de fundo curvo, dá para sentir melhor os aromas, já que a bebida cai com mais leveza e preenche a taça em circunferência.


    Uso de diversos pratos



    Até o século 19, a comida era servida de uma só vez, demonstrando fartura. Mas o alimento perdia temperatura à mesa. Em 1810, um príncipe russo apresentou à corte francesa o serviço com um prato por vez. A ideia foi consolidada pelo grande cozinheiro Carême, em 1833, servidor dos imperadores e até de Napoleão. Confira os diferentes tipos de louças:


    1. De pão - Também conhecido como prato de manteiga ou sobremesa, é nele que se serve o pão.


    2. Sousplat - Grande e raso, para proteção e decoração.


    3. Raso - Para a refeição principal (carnes, peixes, massas e saladas).


    4. Fundo - Para sopas e massas recheadas com molho.

    [​IMG]



    Mais dicas básicas para causar boa impressão à mesa:



    - Só comece a comer quando todos estiverem servidos.


    - Não fale alto nem gesticule demais.


    - Não coloque os cotovelos na mesa.


    - Ao terminar, coloque os talheres sobre o prato, à direita, com a serra da faca apontando para dentro e o garfo virado para baixo.


    - Não empurre o prato.


    - A faca deve ser usada com a mão direita. A maior, com serra, é usada para o prato principal (geralmente, carne). A pequena é para peixes.


    - A colher surgiu há mais de 20 mil anos. Na mesa, basta uma de sopa (primeiro prato a ser servido). Ela fica ao lado das facas.


    - Introduzindo na França em 1540 por Catarina de Médici, o garfo se tornou um sucesso por diferenciar ricos de pobres, que comiam com a mão.


    Nota: nem tudo o que se refere a comportamento está muito bem explicado, mas tenho de confessar que não tenho tempo para explicar melhor. Fica para uma outra oportunidade. ;)

    Quem faz a próxima pergunta?
     
    Bruxinha e carlos.santos1 aprovam isto.
  6. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Aguardemos o próximo com perguntas interessantes.
     
  7. sissy222

    sissy222 Imperador

    Aqui fica mais uma, que espero aind anão tenha sido feita.

    É possível o ser humano correr sobre a água?

    [​IMG]

    Será que somos como este amigo?xD
     
    feiticeira1 aprova isto.
  8. tmss-13

    tmss-13 Guest

    E esta,rsrs?'
     
  9. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

     
    sissy222 aprova isto.
  10. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Não sei se posso, mas vou dar mais uma achega em relação ao talher. Este, quando terminada a refeição, de carne ou peixe, deve ser colocado a 45º e não a 90º como a maioria das pessoas fazem.
     
    sissy222 aprova isto.
  11. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    essa é difícil... será?
     
  12. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    [​IMG]
    LAGARTO JESUS*
    Lagartos do gênero Basiliscus andam sobre a água por pequenos trechos dando 20 passos por segundo. Eles são leves e membranas nas patas formam bolhas de ar que os ajudam a flutuar


    Boa noite mais uma vez, respondendo à questão da sissy:

    Para o ser humano, não! Para realizar a proeza, seria preciso dar 125 passos por segundo - 50 vezes mais que um velocista. Além disso, os pés teriam que atingir a água a velocidades sobre-humanas, empurrando a água para baixo com força suficiente para não afundar. A façanha foi "documentada" em uma campanha viral que rodou a internet. O vídeo mostrava esportistas correndo sobre as águas, supostamente graças a um tênis à prova d'água. O programa Pânico na TV copiou a brincadeira. Nos dois casos, o truque era correr sobre plataformas escondidas pouco abaixo do nível da água.

    Correndo no molhado

    Velocidade para andar na água seria menor que a de um velocista, mas até Usain Bolt naufragaria tentando

    TAMANHO DA LANCHA Na hora de (tentar) correr sobre a água, o peso do corpo e a área de contato com a superfície são importantes. Para fazer os cálculos, imaginamos um corredor com 75 kg e um calçado de 30 cm de comprimento por 12 de largura - tamanho 43. Isso dá uma área de contato de 360 cm2 a cada pisão

    VELOCIDADE MÁXIMA

    Sapateando a esse ritmo, o corredor se manteria sobre a água no mesmo ponto. Para ir em frente, ele teria que atingir a água num ângulo de 4 graus. Assim, ele andaria uns 3,5 cm para a frente a cada passo. Dando 125 passos por segundo, a velocidade média seria de aproximadamente 16 km/h

    PASSADA LIGEIRA

    A pisada não pode ser muito profunda, porque o atrito tornaria difícil tirar o pé da água. Afundando só 5 cm, o pezão empurraria 1,8 litro de água para baixo. Então, para multiplicar essa força de reação e se sustentar sobre a água, a velocidade do pé ao atingir a superfície teria de ser 46,8 km/h

    ALTA FREQUÊNCIA

    Cada pisada a uma velocidade dessas e afundando só 5 cm duraria 8 milésimos de segundo. Ao fim de cada passo, outro de igual velocidade teria que ser dado. Isso significa que o corredor teria que dar cerca de 125 passadas por segundo (um corredor de 100 m rasos dá apenas cinco passos nesse tempo)

    Penso que será isto, ai está desmistificado o caso...venha outra questão;)

    Até amanhã e continuação de boas consultas.

    Carlos Santos






     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  13. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Adoro descobrir coisas sobre os animais, esta interessou-me bastante!
     
  14. sissy222

    sissy222 Imperador

    Certíssima Carlos.
    Vamos a correr como esse Lagarto arranjar outra pergunta!!!xDxDxD Cuidado para não afundar!

    Aqui está ela.

    Como Galileu confirmou que os astros não giram ao redor da Terra? :eek:

    E agora pessoal, vamos pesquisar.;)
     
    feiticeira1 aprova isto.
  15. isahrocha

    isahrocha Oráculo omnisciente

    Essa é boa,quero saber.
     
  16. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom final de dia 8 de Outubro 2014;) Mais uma questão da menina sissy e mais uma resposta aqui do J...:p

    Vamos então à resposta para eu postar uma sobre saúde:
    [​IMG]
    Como Galileu confirmou que os astros não giram ao redor da Terra?

    Com a observação de vários corpos celestes, como o Sol, a Lua e Vênus. Na época, a teoria geocêntrica (que apontava a Terra como o centro do Universo) era apoiada pela Igreja Católica. Mas a teoria heliocêntrica (com o Sol no centro do Sistema Solar) também já existia. Era conhecida desde a Grécia antiga e foi defendida pelo astrônomo Nicolau Copérnico no início do século 16. Galileu só a comprovou, com a ajuda da luneta. Essa ferramenta havia sido inventada recentemente por um holandês, mas o italiano a aperfeiçoou - e a apontou para o céu.

    Pistas no céu

    Sol, Vênus e até as luas de Júpiter foram essenciais na descoberta

    Mulher de fases

    Com seu aperfeiçoamento da luneta, o italiano constatou que, ao longo do tempo, a face de Vênus era iluminada de formas variadas, indicando que o planeta tem fases, como a Lua. Ele concluiu que o astro realiza um movimento de translação ao redor do Sol - e não em torno da Terra, como a teoria geocêntrica defendia.

    Nada é perfeito

    Na época de Galileu, a Igreja exercia grande influência sobre a ciência. Acreditava-se que tudo no céu era perfeito, pois lá era a morada de Deus e dos anjos. O cientista ajudou a derrubar esse dogma ao observar, por exemplo, que a superfície da Lua é cheia de irregularidades e que a do Sol tem manchas escuras.

    Xeque-mate

    A maior revelação, que provou de uma vez por todas que a Terra não é o centro do movimento dos astros, veio com a descoberta das luas de Júpiter. Galileu notou que ao redor dele giravam quatro satélites naturais. Ou seja, já não era possível sustentar a ideia de que todos os corpos celestes orbitavam o nosso planeta.

    Ao notar que as manchas solares mudavam de posição, Galileu também confirmou a rotação solar.

    Do paraíso ao inferno

    Cientista foi condenado e preso por suas ideias

    As conclusões de Galileu foram duramente reprimidas pela Igreja Católica. Há exatos 380 anos, ele foi condenado à prisão domiciliar por comparar as teorias geocêntricas e heliocêntricas em Diálogos sobre os Dois Sistemas Que Governam o Mundo, de 1632. Ele cumpriu a pena até a morte, em 1642. E ainda morreu cego, de tanto observar o Sol.

    Fonte Livro Ombros de Gigantes: A História da Astronomia em Quadrinhos, de Jane Gregorio-Hetem, Annibal Hetem Junior e Marlon Tenório

    Coitado do Galileu:(melhor rezar um pai nosso pelo pobre homem, outros tempos que nem quero sonhar ter lá vivido;)

    Como disse vou agora postar uma pergunta sobre saúde: Afinal o que é colesterol?

    Carlos Santos
     
    sissy222 e feiticeira1 aprovam isto.
  17. NinaClara

    NinaClara Global Team Leader Team Farmerama PT

    Vou ceder a vez na resposta da pergunta do Carlos.Santos, quem souber por favor responda ;)
     
  18. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Boa noite.... :)
    Respondendo a pergunta do Carlos...


    Colesterol - O que é?
    O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

    Por que é importante entender o colesterol?

    Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame).

    Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

    Quais são os tipos de colesterol?

    Existem 2 tipos de colesterol no sangue. O LDL colesterol (low density lipoprotein) também chamado de "mau" colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas.

    O HDL colesterol (high density lipoprotein), também chamado de "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

    Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?



    DesejávelLimítrofeAumentado
    Colesterol total<200 mg/dl200-239 mg/dl>240 mg/dl
    LDL-C<130 mg/dl130-159 mg/dl>160 mg/dl
    HDL-C:ProteçãoPadrão normalRisco
    Homem55 mg/dl35-54 mg/dl<35 mg/dl
    Mulher65 mg/dl45-64 mg/dl<35 mg/dl

    Quem deve dosar o colesterol?

    Todos os adultos acima de 20 anos e qualquer pessoa com antecedentes familiares ou que já apresentou alguma manifestação de arteriosclerose.

    Quais são as causas do aumento do nível de colesterol?

    Existem uma série de fatores que promovem elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois relacionam-se ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditariedade).
    Quais os alimentos que produzem aumento de colesterol?
    [​IMG]
    Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.

    Outras fontes de gordura saturada:

    • Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes.
    • Alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê.

    As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

    Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol

    Alguns fatores que você pode controlar

    [​IMG]• Exercícios
    Exercícios aeróbicos são uma forma de aumentar o HDL-C e reduzir o LDL-C, perder peso e controlar a pressão arterial.
    Discuta com o seu médico qual o melhor exercício para você.
    • Dieta balanceada
    O excesso de peso, especialmente a gordura abdominal (barriga), aumenta uma outra substância gordurosa chamada triglicérides. Além disso reduz o nível de HDL-C e aumenta o LDL-C.

    • Peso
    O excesso de peso tende a aumentar o seu nível de LDL ("mau") colesterol. A perda de peso pode ajudar a diminuir o LDL-C e aumentar os níveis de HDL ("bom") colesterol.

    Fatores que você não pode controlar

    • Sexo
    Homens têm maior risco de apresentar colesterol elevado que as mulheres. Mas depois da menopausa, o LDL-C da mulher aumenta e o HDL-C diminui.

    • Idade
    O colesterol aumenta com a idade. Nos homens isso ocorre a partir dos 45 anos e nas mulheres a partir dos 55 anos

    • Hereditariedade
    Os genes podem influenciar o nível do LDL ("mau") colesterol através da velocidade com que o mesmo é produzido e removido do sangue.

    Será que o meu nível de colesterol é alto?

    Normalmente a elevação dos níveis do colesterol não provoca sintomas. O primeiro sinal pode ser um ataque do coração. A única forma de saber o seu colesterol é através de exame de sangue. Pergunte ao seu médico.

    Como posso controlar o meu colesterol?

    Através de uma alimentação balanceada, da perda de peso (se você for obeso) e da realização de exercícios físicos você estará colaborando para que o seu colesterol esteja dentro dos níveis normais. Lembre-se, entretanto, que qualquer uma destas condutas só poderá ser tomada junto com o seu médico.

    Às vezes, apesar de tudo isso, o colesterol pode permanecer elevado. Poderá então ser necessária a administração de algum medicamento redutor de colesterol, que somente poderá ser prescrito pelo seu médico.

    Por quanto tempo deve ser feito o tratamento?

    De forma semelhante a de outros problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, o tratamento das alterações do colesterol deve ser mantido por toda a vida. Tanto os cuidados com a alimentação e exercícios, como o uso de medicamentos, deverão ser empregados por tempo indeterminado.
     
  19. -(Mr.Bean)-

    -(Mr.Bean)- Coronel

  20. sissy222

    sissy222 Imperador


    A resposta está certa e gostei da outra pois é util sempre saber. A Bruxinha encantou-nos com a sua resposta, vamos ver se está certinho.
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.