Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. Paul Farmer

    Paul Farmer Lenda-viva

    Obrigado jedfjedf pela resposta, vamos aguardar as outras opiniões e até mesmo a posição do autor da questão.
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  2. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom dia jedfjedf1996! Sim é mais ou menos isso, mas como é uma pergunta mais complexa aguardemos umas respostas mais completas;)obrigado pela participação...valeu:)

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  3. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    Nossa! Ainda tem mais? Estou curiosíssima pra saber...:D
     
    carlos.santos1 e sissy222 aprovam isto.
  4. sissy222

    sissy222 Imperador

    Aqui está o complemento à resposta do jedfjedf1996( malandro[na brincadeira], não quis pesquisar, mas pelo menos vê e aprende algo nos programas de televisão :);)).

    O que encontrei foi:
    [​IMG]
    Em 1900, o austríaco Sigmund Freud causou uma revolução no estudo da mente ao publicar A Interpretação dos Sonhos. Nele, o pai da psicanálise contestava a noção bíblica de que os sonhos eram fenômenos sobrenaturais, dizendo que derivavam da psique humana. Decifrá-los, portanto, seria a chave para entender o que se passa dentro da nossa cabeça. Essas teorias foram ridicularizadas por muito tempo, mais de 100 anos depois, elas estão sendo testadas.


    A primeira ideia de Freud confirmada pela ciência é a de que os sonhos seriam restos do dia. Ou seja: algo que acontece com você de dia reverbera durante os sonhos. A comprovação científica disso foi feita em 1989 por Constantine Pavlides e Jonathan Winson na Universidade Rockefeller. Ao observar cérebros de ratos, eles descobriram que os neurônios mais ativados durante o dia continuavam a ser ativados durante a noite. Do mesmo modo, os neurônios pouco ativados durante o dia tampouco eram durante a noite.


    O que isso significa? “Significa, por exemplo, que, se uma pessoa teve hoje uma experiência marcante, a chance de essa experiência entrar em seu sonho é muito grande”, diz Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS). “Se ela foi atacada por um tubarão, é provável que sonhe com tubarão. Se foi para a guerra do Iraque, nos próximos anos vai sonhar com guerra. Isso é o resto diurno levado às últimas conseqüências.” Mas, como em nossa vida moderna ninguém tem experiências extremas todos os dias, os sonhos acabariam sendo uma mistura simbólica de um monte de coisas, como Fruem havia previsto.


    Você pode sonhar hoje com tubarão, a manhã com jacaré, depois com afogamento, simbolizando todos eles uma mesma experiência. Mas de onde viriam aqueles sonhos malucos, com cenas que você nunca viu? Para a ciência, do seu inconsciente. É lá que estão guardadas as lembranças que você adquiriu ao longo da vida. Quando você dorme e começa a sonhar, seu sono entra na fase R EM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos). “O sono REM faz ovos mexidos com suas memórias. Ele as concatena de uma forma não comum”, diz Sidarta.


    Isso acontece porque o cérebro está em altíssima atividade nessa fase, mas não tem as informações sensoriais da vigília. Não conta com cheiros, imagens, sons nem outras informações que temos quando estamos acordados. A atividade sensorial está livre e vai aonde quiser, seguindo os caminhos mais usados – que são as memórias mais fortes. Ou seja: seus sonhos com imagens aparentemente inéditas seriam apenas combinações de uma série de símbolos que você já conhece de outras experiências. Ok, mas sonhar serve para o quê?


    “Tudo indica que o sonho tem a função de simular comportamentos – tanto os que levam a recompensa (os bons) como os que levam a punição (os pesadelos)”, diz Sidarta Ribeiro. “Portanto, sua função seria evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.” Esse processo funcionaria da seguinte forma. Imagine uma cotia . Seu pesadelo é que a jaguatirica apareça quando ela estiver bebendo água.


    Assim, da próxima vez que for ao lago, essa memória voltará e ela terá mais cuidado (evitando a punição). E o sonho bom da cotia? É encontrar um campo com sementes gostosas. Portanto, se ontem ela passou num lugar que tinha sementes, seu sonho será ela voltando àquele lugar, pois talvez haja mais alimento a li amanhã (levando à recompensa). O curioso é que essa tese combina, de certa forma, com a idéia freudiana de que a função dos sonhos é a satisfação do desejo, teoria que havia se tornado motivo de chacota nas últimas décadas.


    Cotia=[​IMG]
    jaguatirica=[​IMG]


    Ficam aqui as imagens dos animais para quem, como eu
    :oops:
    , não saiba a que animais se referem os exemplos. Assim aprendemos qualquer coisa extra.
    :D
     
    Última edição: 28 Setembro 2014
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa tarde, vou completar esta questão com uma pergunta: E sonhamos a cores ?
    Agora que penso....quando sonho, não me lembro de ver cor!!o_O

    Vamos às pesquisas!!;)

    (nota: falamos de sonho a dormir, claro! Porque também se sonha de olhos abertos....kkk....brincadeira de feiticeira!)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  6. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Obrigado, sissy, por teres completado a minha resposta.
    De facto, fiquei a saber a razão pela qual sonhamos (melhor, fiquei com a certeza, pois tinha uma vaga ideia), aqual já percebi e bastante bem.
    (Só uma nota, sissy: escreveste mal o meu nome e deste um erro ortográfico, não na explicação, mas sim na parte inicial do teu post escrita a preto).

    Boa tarde.
    Tentando responder à pergunta da feiticeira, sem fazer qualquer tipo de pesquisa, acho que sim, sonhamos a cores (mas, sendo tu uma feiticeira, acho que devias saber esse tipo de pormenores. :p (estou a brincar, é claro)).
    Falando a sério agora: das vezes que sonho, tenho a impressão que vejo cores. No entanto, não posso dizer com total certeza, pois não me lembro sequer do que fiz há uma semana atrás, quanto mais dos sonhos que tive nos últimos tempos e se eram a cores ou não.
    Por isso acho que é melhor que alguém venha completar a minha resposta com a sua pesquisa.

    Boas pesquisas.

    jedfjedf1996
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  7. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa tarde e boas pesquizas,essa para mim é complicada,pois eu não lembro do que sonho,rsrs
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  8. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa tarde, muito bom o complemento à resposta do jedfjedf1996, parabéns aos participantes em mais uma pergunta, agora vou tentar responder à pergunta da feiticeira1: E sonhamos a cores ?

    Acromatopsia: pessoas podem sonhar com cores?

    [​IMG]

    Antigamente, achava-se que todos os sonhos eram em preto e branco. Recentemente, especialistas descobriram que sonhamos, sim, com cores. Mas será que pessoas com acromatopsia, que só vêem em preto e branco, conseguem ter sonhos coloridos?
    O que é acromatopsia
    Se você não sabe, existem dois tipos de daltonismo. A discromatopsia, no qual o paciente consegue ver algumas cores (e as troca, vendo amarelo em vez de verde, ou coisas do gênero) e a acromatopsia, no qual ele vê apenas em preto e branco.
    Segundo especialistas, sonhar em cores ou em preto e branco depende de quando o paciente parou de ver cores. Não podemos sonhar com o que não conhecemos, com o que nunca vimos. Pessoas que nasceram com essa condição não sabem com o que as cores se parecem então não têm memórias com essas cores. Logo, não podem sonhar “colorido”.

    Já pessoas que desenvolveram o problema depois de conhecerem as cores podem, sim, sonhar com suas memórias.

    Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a acromatopsia é uma condição muito rara que afeta apenas cerca de 30 mil pessoas no mundo todo. Pessoas com discromatopsia são muito mais comuns e a maior parte delas tende a confundir as cores verde e vermelho – elas representam 99% das deficiências relacionadas à visão de cores no mundo.

    Uma pessoa com discromatopsia irá sonhar com as mesmas cores que ela vê quando está acordada.

    Pesquisadores, antigamente, acreditavam que as pessoas sonhavam em preto e branco e os cientistas de hoje tem uma explicação muito natural para isso: as TVs e os filmes da época eram produzidos em preto e branco. Nos anos 60, quando a TV colorida entrou em ascensão, os relatos de sonhos em preto e branco se tornaram cada vez mais raros, mostrando que sonhamos com imagens e memórias que reunimos durante o dia.

    Cá temos a resposta para a pergunta da feiticeira1, espero ter ajudado;)

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  9. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Venham mais perguntas..
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  10. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Obrigada carlos pela tua resposta!
    Hoje, vou deitar-me mais cedinho só para "ver" se sonho colorido!;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  11. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    vivendo e aprendendo... nossa! Estou curiosíssima pela próxima pergunta!
     
    sissy222 aprova isto.
  12. *_*Rosa*_*

    *_*Rosa*_* Promessa

    tenho uma pergunta se alguem souber ...o que que de manha anda com 4 ao meio do dia anda com 2 e ao anoitecer anda com 3 espero resposta um abraço ....
     
    feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  13. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  14. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boas noites mais uma vez;) Vou complementar a resposta da Brigite que está correta:)

    De manhã (infância) engatinha = 4 pernas
    Ao meio-dia (adulto) caminha = 2 pernas
    À Tarde (velhice) caminha sob auxílio de uma bengala = 3 pernas.

    Espero que seja isto Rosa...um abraço para ti e volta sempre:)

    Carlos Santos
     
    _milleyde_, feiticeira1 e sissy222 aprovam isto.
  15. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Obrigada pelo complemento carlos.santos1 ;) :D nem lembrava desta!
     
  16. sissy222

    sissy222 Imperador


    Tem razão, as minhas desculpas por isso.:oops: E aproveitando isso em nosso benefício vou explicar porque "quis" não se pode escrever com "Z" (como eu fiz, infelizmente ehehehe- agora já corrigi).:) O seu nome também foi corrigido, confesso que não fui verificar quando o escrevi. e por isso troquei as letras (sorry).:p

    Na língua portuguesa, apenas os verbos que têm z na sua forma infinitiva deverão ser conjugados com z. Tal como dizer (diz), fazer (fiz) e trazer (traz). Os verbos querer e pôr, que não têm z no infinitivo, deverão ser conjugados com s (quis e pus). Também com s deverão ser escritos os verbos derivados de pôr, como propor (propuser), dispor (dispuseram),…

    Espero ter transformado o erro em aprendizagens positivas e mais uma vez obrigada por estar atento jedfjedf1996
     
    carlos.santos1 e feiticeira1 aprovam isto.
  17. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Sissy, bom dia!
    Excelente aulinha de Português! ;)
     
    sissy222 e carlos.santos1 aprovam isto.
  18. InOff

    InOff Imperador

    Olá...
    Fazendo uma visita para desejar um bom jogo a todos!


    Atenciosamente,
    InOff - SModerador
     
    sissy222 aprova isto.
  19. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Bom dia a todos;) Hoje vou colocar uma questão sobre animais selvagens...para variar: Qual o animal mais perigoso do mundo, segundo um top de 10?

    Continuação de um bom domingo, cumprimentos a todos.

    Carlos Santos
     
    sissy222 aprova isto.
  20. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.