Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por carlos.santos1, 30 Agosto 2014.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
?

Acham o tópico interessante?

  1. Sim

    82.7%
  2. Não

    17.3%
Votos em múltiplos itens são permitidos.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Porque a sua superfície de silicato reflete muito a luz do sol. Ao contrário do que nos acostumamos a pensar, a lua não é o oposto do sol: nada impede que ambos os astros estejam no céu ao mesmo tempo, dependendo do ângulo em que a Terra está virada.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  2. DininhaDias

    DininhaDias Lenda-viva

    Muito bom feiticeira.

    Mas porque o pão sempre cai com o lado da manteiga para baixo?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  3. sissy222

    sissy222 Imperador

    Bela pergunta Dininha.
    Vai aqui a possível resposta:

    De acordo com a física, quando cai um objeto que tem o formato parecido com o de um pão, ele tende a girar em torno do seu eixo por conta de uma força chamada Torque Gravitacional.


    Como a distância entre a mesa e o chão é muito pequena, geralmente não há altura suficiente para o pão girar completamente em torno do seu eixo.


    Se você for uma pessoa normal, quando segura o pão com manteiga na mão ou o deixa em cima da mesa, ele fica com a manteiga virada para cima, né? Se ele cair, vai descer girando, mas só vai ter tempo de dar meia volta e cair com a manteiga para baixo.


    Isso significa que as chances de o lado da manteiga cair virado para cima são maiores se você estiver de pé, pois o pão teria mais tempo/espaço para dar a volta completa e cair com a manteiga (ou geléia) para cima.


    Mas isso depende de muitas coisas, como a sua altura, o peso do pão, a quantidade de manteiga, se a manteiga foi passada uniformemente, a densidade... Enfim, o que vale a pena mesmo é tomar cuidado e não deixar o pão cair.
    ;)

    Que tal?Serve como explicação?:D


    Fica aqui sugestão para a próxima pergunta: Qual o local mais frio do planeta?
     
    Última edição: 18 Setembro 2014
    carlos.santos1 aprova isto.
  4. Dany-X88

    Dany-X88 Viciado

    O lugar mais frio do mundo

    Ele fica nos confins do Polo Sul, nunca foi visitado por ninguém e pode revolucionar a astronomia.
    Ainda existe um lugar, na Terra, onde o homem jamais pisou. Ele se chama Ridge A (“cordilheira A”, em inglês), fica a 4 mil metros de altitude – 30% mais alto que a cidade de La Paz, na Bolívia – e está a 600 quilômetros do Polo Sul. Mas a principal característica desse lugar, que acaba de ser revelado por imagens de satélite, é outra: Ridge A é o ponto mais frio da face da Terra, com temperatura média de 70 graus negativos. Até então, acreditava-se que o lugar mais frio do mundo fosse o lago Vostok, na Antártida, que chegou a registrar 90 graus negativos.

    Acertei? :D
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  5. sissy222

    sissy222 Imperador

    Está certíssimo Dany tanto quanto a minha pesquisa deu também.:)
    alguém se candidata a uma nova pergunta?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  6. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Vamos lá,venha outra...
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  7. sissy222

    sissy222 Imperador

    Já que ninguém se arrisca eu faço novamente:

    Qual a origem da expressão "pensar na morte da bezerra"?

    Fico a aguardar as respostas.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  8. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Quem vai nos tirar essa enorme dúvida?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  9. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa noite a todos e principalmente aos que se dedicam um pouco de tempo ao tópico;)

    Vou responder à pergunta da sissy, tentar ir de encontro à sua pergunta:

    Pensar na morte da bezerra
    Esta expressão na verdade está errada; a expressão correcta é: pensar na morte do Bezerra, pois tem origem no apelido de um homem - Bezerra; este homem foi acusado de um crime hediondo na cidade do Porto; os populares, revoltados, espancaram-no durante vários quilometros até à ribeira do Porto; a morte foi tão violenta que desde então, quando se via alguém com um ar pensativo e distante dizia-se estás a pensar na morte do Bezerra; a expressão foi-se modificando e hoje apresenta-se desta forma.

    Espero que seja isto sissy...

    Continuação de uma excelente noite e tudo de bom.

    Carlos Santos
     
  10. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Obrigada pelos seus conhecimentos carlos.santos1 ;)
    Quem fará a próxima perguntinha?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  11. Bruxinha

    Bruxinha Oráculo omnisciente

    Ora aí vai...
    Sabem quais os animais que se fingem de mortos?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  12. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Puxa, eu não quem irá nos informar?
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  13. FlordeMel91

    FlordeMel91 Vigilante

    Respondendo à pergunda da Bruxinha... :)

    Talvez um dos mais peculiares comportamentos testemunhados no reino animal, a imobilidade tónica é um reflexo involuntário em que um animal sofre uma paralisia total e, essencialmente, parece morto. Como visto em tubarões e nalguns peixes ósseos quando virados de barriga para cima, o animal entra num estado cataléptico – muito como um coelho paralisado por faróis. Seja por ver o seu mundo ao contrário ou um carro vir na sua direção, crê-se que este estado resulte de um tipo de sobrecarga sensorial. A maioria dos peixes recobra naturalmente os sentidos em 15 minutos e regressa ao normal, mas certas substâncias podem acelerar o processo.


    Embora um animal possa parecer morto quando em estado tónico, é possível distinguir a imobilidade tónica – que não é controlada pelo animal – da tanatose, um comportamento instintivo em que a morte é ativamente fingida. Isto observa-se em mamíferos (como o opossum), répteis (como a cobra-de-água) e insetos (como os escaravelhos Pselaphidae).

    A maioria usa a técnica como defesa para levar predadores, ou membros da sua própria espécie, a crer que já estão mortos, mas alguns usam-na para fins predatórios. O escaravelho Pselaphidae, por exemplo, engana formigas para que estas o levem para o seu ninho, onde depois se alimenta dos ovos e larvas da colónia.


    Foram efetuadas pesquisas para perceber se o homem pode sofrer imobilidade tónica e dados recentes sugerem que sim, em situações extremamente traumáticas, em que essencialmente nos “desligamos”. O mais provável é o cérebro ativar esta resposta para tentar mitigar os danos psicológicos.
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  14. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Nossa quantos animais fingidos xD temos aqui!!! Obrigada por tira nossa dúvida, FlordeMel91!!

    Quem fará a nova questão?
     
    carlos.santos1 e FlordeMel91 aprovam isto.
  15. FlordeMel91

    FlordeMel91 Vigilante

    Bem... vou ser eu.

    Como congela o Oceano Ártico?


    [​IMG]
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  16. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Ebaaa, boa pergunta, vamos ver quem se atreve a responder :p
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  17. carlos.santos1

    carlos.santos1 Lenda-viva

    Boa tarde e um bom sábado aos que nos visitam nesta tarde um pouco manhosa de Setembro...quero agradecer à Alcina e à FlordeMel pelas participações neste tópico e respectiva moderação.:)

    Respondendo à pergunta formulada pela FlordeMel:;)

    O banco de gelo marinho, ou banquisa, no Ártico forma-se no Oceano Ártico durante os meses de inverno. Água pura, sem outras moléculas, substâncias ou impurezas, congela a zero graus Celsius.

    A água do mar mundial, por outro lado, contém cerca de 3,5% de minerais e sais dissolvidos. Este material adicional reduz o ponto de congelação da água do mar para cerca de 2-graus Celsius, porque o ponto de congelação depende do número de moléculas presentes numa solução, bem como do tipo de molécula(s).

    Durante os meses de inverno, quando a temperatura do ar no Ártico começa a baixar drasticamente, uma camada profunda de água do mar começa a desenvolver cristais de gelo minúsculos. Esta água repleta de gelo meio derretido chama-se gelo viscoso ou pastoso; uma descida maior de temperatura faz com que engrosse, e bolsas deste gelo acumulam-se até se tornarem tão pesadas que começam a afundar.
    A cama de cima de cristais gelados fica com muito menos sal e o ponto de congelação desta água superficial torna-se mais alto, com as baixas temperaturas a permitirem que os cristais solidifiquem numa massa de gelo.

    Esta massa cresce para se tornar uma enorme camada de gelo flutuante (feita de blocos mais pequenos); a sua espessura e cobertura variam durante o ano, mas atingem o pico em Março. Durante os meses mais quentes, o gelo começa a recuar e a dividir-se, atingindo a sua extensão mais baixa em Setembro.

    Com esta resposta penso ter ido ao encontro das pretenções da nossa querida FlordeMel, um bem haja para ela.

    Carlos Santos

    [​IMG] [​IMG]
     
    Bruxinha aprova isto.
  18. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Obrigado Carlos pela sua resposta bem elaborada, até eu fico mais conhecedora :p
     
    carlos.santos1 aprova isto.
  19. sissy222

    sissy222 Imperador


    Por acaso a resposta que eu tinha em mente não era essa mas é só para ver a riqueza de explicações que aparecem ao longo dos tempos.
    Fica aqui a minha sugestão de resposta:

    [​IMG]A história mais aceitável para explicar a origem da expressão "pensar na morte da bezerra" é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados para Deus como forma de redenção de pecados. Conta-se que certa vez um rei resolveu sacrificar uma bezerra e que seu filho menor, que tinha grande carinho pelo animal, opôs-se. Independentemente disso, a bezerra foi oferecida aos céus e afirma-se que o garoto passou o resto de sua vida pensando na morte da bezerra. Assim, estar “pensando na morte da bezerra” significa estar distante, pensativo, alheio a tudo.


    Ficam as duas sugestões de resposta.


    E venham mais perguntinhas.


    Para já fica mais uma sugestão minha:
    Qual o maior país do mundo?
     
    carlos.santos1 e Bruxinha aprovam isto.
  20. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Essa até eu quero saber a resposta!
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.