Você Sabia?

Discussão em 'Canto da conversa' iniciada por -VanessaRosa-, 3 Janeiro 2019.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
  1. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite,
    Adoro a historia do egipto
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  2. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A palavra portuguesa trigo veio do latim “triticum”. Tanto o trigo quanto o arroz são parentes da grama (essa mesma que você costuma ver em jardins). Alguns especialistas contaram cerca de 12 mil variedades de trigo, mas outros vão além. Segundo eles, existem 30 mil variedades. O gérmen de trigo é parte nobre do grão do trigo (o seu embrião, a parte germinativa da planta). É largamente utilizado como suplemento alimentar. Mais sobre o gérmen de trigo: ele é largamente consumido como óleo. O óleo de gérmen de trigo é comercializado em cápsulas e considerado uma importante fonte de vitamina E. O farelo de trigo é a parte externa do grão (a película). É consumido para eliminar as toxinas do organismo e ajudar no bom funcionamento do intestino e reto. A cultura do trigo é a segunda maior do mundo, atrás apenas do milho. Os maiores produtores de trigo do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França. Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é rico em carboidratos e vitamina B.O trigo é o segundo tipo de alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc). Um dos alimentos feitos com a farinha do trigo é o pão. Já se utilizavam processos de fermentação do pão 2 mil anos antes de Cristo. Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento. Até hoje, esse é o pão consumido na Páscoa, época em que é proibido comer qualquer alimento fermentado. O farelo de trigo é a parte externa do grão (a película). É consumido para eliminar as toxinas do organismo e ajudar no bom funcionamento do intestino e reto. O joio é uma planta da família da mesma família Poaceae e é também chamado de “falso trigo”. Se for colhido e processado junto do trigo, pode comprometer a qualidade do produto. É por isso que se deve separar o joio do trigo.


    [​IMG]
     
    -zeantonio- e Marlenim aprovam isto.
  3. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite,
    Passando para ler as curiosidades
     
  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O girassol é uma daquelas plantas que conseguem evocar um sentimento de positividade, muito por conta das suas grandes flores amarelas. Além de um visual deslumbrante, essa planta fornece lanches saudáveis, um óleo extremamente útil e sementes ricas em nutrientes que são aproveitadas até pelos pássaros. O girassol é nativo da América do Norte, sendo cultivado desde meados de 3000 a.C, quando era usado na produção de alimentos, remédios, corantes e óleos. Posteriormente, a planta foi exportada para o resto do mundo pelos conquistadores espanhóis por volta de 1500. O girassol não apenas se parece com o sol, como também precisa muito dos raios solares. Essa flor cresce a um ritmo ainda mais rápido caso consiga obter pelo menos oito horas de luz solar por dia. Os girassóis aprestam um comportamento chamado “heliotropismo”, que por sua vez faz com que eles se inclinem em direção ao sol. Nem todos os girassóis são amarelos. Existem mais de 60 variedades de girassóis ao redor do mundo, sendo que algumas dessas variedades apresentam pétalas listradas ou com tonalidades de marrom e laranja. Os girassóis podem remover toxinas do solo contaminado, incluindo chumbo, arsênico e urânio. Como são descontaminadores naturais dos solos, vários girassóis foram plantados e usados para limpar o solo em locais onde ocorreram alguns dos maiores desastres ambientais do mundo, incluindo Chernobyl e Fukushima. Os girassóis atraem abelhas, tornando-as úteis em áreas onde os apicultoras buscam atrair mais insetos desse tipo. O girassol é a flor nacional da Ucrânia. O óleo de girassol é rico em cálcio e ferro, além de também contar com as vitaminas A e D.


    [​IMG]
     
    -zeantonio- e Marlenim aprovam isto.
  5. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Bom dia,
    Adoro a sua flor :)
     
  6. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Muitos acham que o tomate é um legume por fazer parte da salada, mas ele é uma hortaliça do tipo fruta, mesmo sem o sabor doce. Essa é uma confusão bastante comum, isso porque o tomateiro é uma planta fanerógama, com flor, angiosperma (quando as sementes são protegidas por uma "bolsa"). O tomate típico (de coloração vermelha) é rico em acido ascórbico (vitamina C). Também fornece pro-vitamina A (em pequenas concentrações). É uma boa fonte de vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio e potássio. Por ser rico em carotenóide licopeno (que confere a cor vermelha tipica dos frutos), o tomate tem propriedades que evitam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Esse carotenóide é um potente antioxidante, tendo envolvimento demonstrado na redução na incidência de câncer de próstata, ovário e na redução de doenças cardiovasculares. Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galápagos)". Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de "pomo d'oro" (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro. A palavra "tomate" vem de "tomatl", como era conhecida a fruta entre os astecas.

    [​IMG]

     
    -zeantonio- e Marlenim aprovam isto.
  7. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Esta eu sabia :)
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  8. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Baleias são os maiores mamíferos do planeta Terra, por conseguinte são também os maiores cetáceos. Pertencem às subordens Mysticeti e Odontoceti. São animais fantásticos, adorados e muito curiosos. Por serem mamíferos, as baleias precisam do oxigênio que existe na superfície. Por isso elas são nadadoras conscientes, ou seja, precisam decidir quando respirar. Para dormir, por exemplo, elas entram em um estado de semiconsciência, ficam meio acordadas, mesmo dormindo. Exatamente por precisar do oxigênio da atmosfera, a baleia sai, de vez em quando, do fundo do mar, para respirar na superfície e encher os pulmões. A baleia-azul é semelhante, em termos de tamanho, à alguns dinossauros, como o Titanossauro ou Argentinossauro, que tinham mais de 40 metros de comprimento. Ela é o animal mais pesado que existe, chegando a pesar 140 toneladas. Uma das formas de comunicação das baleias é a música. Elas cantam para fins de reprodução, segundo os cientistas. No entanto, as suas canções não pode ser escutadas pelo ouvido humano, porque elas se comunicam em uma frequência mais baixa do que as pessoas conseguem escutar. As baleias belugas são, particularmente, fãs de música. Baleias têm um órgão próximo ao queixo, que não existe em nenhum outro animal, e é responsável por ajudá-las a filtrar os alimentos que elas capturam no mar, tendo em vista que elas engolem muita água nesse processo. Cientistas descobriram uma espécie de baleia que pode ter vivido cerca de 200 anos: a baleia da Groenlândia. E ela pode ajudar os pesquisadores a decifrarem como os humanos podem viver mais.

    [​IMG]

     
    -zeantonio- aprova isto.
  9. <brigitevinagre>

    <brigitevinagre> Lenda-viva

  10. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    As formigas são conhecidas por conseguirem levantar e carregar objetos muitas vezes mais pesados do que elas mesmas, mas na verdade, há muito mais curiosidades surpreendentes sobre essas pequenas (ou nem sempre tão pequenas assim) criaturas.
    Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que as formigas surgiram pela primeira vez durante o período Cretáceo, há cerca de 130 milhões de anos! Elas sobreviveram a explosão que extinguiu todos os dinossauros, e também sobreviveram a idade do gelo. As formigas já ocuparam quase todos os terrenos em nosso planeta. Com exceção apenas da Antártica e do Ártico. E existem mais de 10.000 espécies de formigas encontradas em todo o planeta. As formigas rainhas que podem viver até 30 anos! Isso é cerca de 100 vezes mais do que outros insetos de tamanho similar. As formigas trabalhadoras podem viver de 1 a 3 anos. Apesar do pequeno tamanho, as formigas têm dois estômagos! Um dos estômagos é para guardar comida para o seu próprio consumo, enquanto o segundo é para manter alimentos que serão compartilhados com outras formigas. Este processo é conhecido como trophallaxis e permite o bom funcionamento de uma colônia. Ele permite que as formigas que saem em busca de alimentos se alimentem e também alimentem aquelas que ficam para trás resolvendo os problemas da rainha e do ninho. As formigas são extremamente fortes. Elas têm a capacidade de transportar entre 10 e 50 vezes seu próprio peso corporal! A quantidade que uma formiga pode transportar depende da espécie. Uma espécie asiática de formiga pode levantar até 100 vezes a sua própria massa! Acredite ou não, toda essa força é resultado de seu pequeno tamanho. A Universidade do Estado do Arizona constatou que, devido ao seu tamanho pequeno, os músculos das formigas concentram uma força maior em relação ao seu tamanho corporal. Devido ao seu pequeno tamanho, as formigas não têm espaço para acomodar um sistema respiratório complexo como o nosso, portanto elas não têm pulmões! Elas respiram o oxigênio através de uma série de buracos localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga. As formigas não têm ouvidos, mas isso também não significa que elas são surdas. Eles ouvem por meio de vibrações no solo, através de sensores especiais em seus pés e joelhos.


    [​IMG]
     
    -zeantonio- aprova isto.
  11. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    As formigas são realmente incríveis
     
  12. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A aveia, AvenaL., faz parte da família Poaceae, está incluída na subfamília Poideae e gênero Avena. Este gênero engloba 450 espécies, sendo que as que recebem maior atenção pelos agricultores sã oAvena sativa e Avena byzantina. Os produtores de maior destaque no cenário mundial pela intensidade com a qual produzem a aveia são russos, canadenses, norte-americanos, alemães, australianos, finlandeses, poloneses e suecos.
    A aveia é um alimento cereal nutricionalmente rico. Possui muitos elementos fundamentais para se ter uma dieta alimentar saudável, como cálcio, ferro, carboidratos,
    vitaminas, minerais e, especialmente, as fibras. Por ser de fácil preparo e de muitas combinações alimentares já que não possui um sabor relevante, a aveia tem ainda esse apelo natural: as fibras. Esse elemento maravilhoso é um prato cheio para quem precisa regular o intestino, pois consumindo a dose certa indicada por um especialista em nutrição, é possível “fazer as pazes” com seu intestino, combatendo a constipação intestinal (ou “intestino preso”, ou “prisão de ventre”).
    Além disso, alguns estudos já comprovaram o poder efetivo da aveia quando associada a uma alimentação saudável no combate ao colesterol ruim (o LDL). E ainda tem alguns cientistas que defendem que o uso comedido da aveia também ajuda no controle do diabetes e da hipertensão. E todos esses benefícios graças a uma fibra solúvel chamada β-Glucana. A quantidade desta fibra está diretamente relacionada com o tipo de aveia, em maior proporção está presente no farelo de aveia, depois nos flocos de aveia e por último e em menor concentração vem a farinha de aveia.
    Também no tratamento auxiliar para combater a obesidade a aveia é largamente utilizada, pois teria relação direta com a diminuição na formação de gorduras em placas, as ateromas, no organismo.
    Porém, vale ressaltar que os portadores de
    doença celíaca ou de qualquer outra doença que o deixe intolerante ao glúten não deve usufruir deste cereal e de seus benefícios.

    [​IMG]
     
    -zeantonio- aprova isto.
  13. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva


    A minha flor favorita!:inlove:
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  14. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    Não é segredo pra ninguém que a rosa é considerada a rainha das flores. E nem precisa de justificativa para isso. Não há nenhuma outra planta com tantas qualidades que possa liderar a lista. A grande diversidade de cores, tamanhos e perfumes são apenas algumas características dessa planta tão amada e cultivada. Em todas manifestação de arte a rosa se faz presente. Seja na poesia, na pintura ou na decoração. Em qualquer cultura ela também está. O nome vem do latim rosa e do grego rhodon. As rosas estão entre as flores mais antigas a serem cultivadas. A primeira parece ter crescido nos jardins asiáticos há 5000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. Para termos uma ideia de como ela desperta interesse e fascínio nas pessoas, os chineses já cultivavam roseiras desde 2650 a.C. Na Europa elas chegaram através dos persas, e de lá, as rosas conquistaram os romanos que as usavam como alimento. Vezes para enfeitar carnes, outras para enfeitar saladas. Muitas personalidades conhecidas (como Cléopatra e Afrodite) ajudaram a propagar a paixão por essas tão lindas flores. Existem pelo menos cinco grandes grupos de rosas: as roseiras bravas, as arbustivas, as trepadeiras, as de canteiro e as rosas-rugosas. Além de embelezar o ambiente e serem utilizadas na alimentação, as rosas rendem sucos, xaropes e águas aromatizadas. As pétalas são muitas vezes adocicadas e em algumas ocasiões se transformam em cremes e geleias. As rosas assumem significados diversos de acordo com as cores que suas pétalas apresentam. Mas a roseira é uma planta tão emblemática, que até mesmo suas folhas possuem o significado de esperança. A rosa vermelha significa amor, porém num ramalhete junto com rosas brancas, assume o significado de unidade. As rosas brancas possuem o significado de inocência e pureza, reverência e humildade ou de segredo e silêncio. A amarela significa satisfação e alegria. A rosa cor de rosa significa graça e gentileza. A cor de laranja significa entusiasmo e desejo. Talvez a rosa, seja a flor mais enigmática e simbólica de toda a botânica.

    [​IMG]
     
    Última edição: 18 Abril 2019
    -zeantonio- aprova isto.
  15. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Adoro rosas
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  16. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A aurora boreal – também conhecida como as luzes do norte – é uma demonstração viva do campo magnético da Terra interagindo com partículas carregadas do sol. Também é bonita e, para vê-la, vale a pena enfrentar uma noite fria quando visitar as latitudes do norte (ou sul). Auroras são centradas nos pólos magnéticos da Terra, visíveis em regiões próximas a eles. Uma vez que os pólos magnéticos e geográficos não são os mesmos, por vezes, as auroras são visíveis mais ao sul do que se poderia esperar, enquanto em outros lugares é mais ao norte. No hemisfério norte, a zona auroral corre ao longo da costa norte da Sibéria, Escandinávia, Islândia, na ponta sul da Groenlândia e norte do Canadá e do Alasca. A zona auroral do hemisfério sul é principalmente sobre a Antártica ou o Oceano Antártico. Para ver as luzes do sul (ou aurora austral), você tem que ir para a Tasmânia, e há avistamentos ocasionais no sul da Argentina ou nas Ilhas Malvinas – mas esses são raros. Aqui estão alguns fatos fascinantes sobre este espetáculo de luz. As exibições da aurora são criadas quando os prótons e os elétrons expelidos pelo sol batem no campo magnético da Terra. Uma vez que as partículas são carregadas, elas se movem em espirais ao longo das linhas do campo magnético, os prótons em uma direção e os elétrons na outra. Essas partículas, por sua vez, atingem a atmosfera. Uma vez que elas seguem as linhas do campo magnético, a maioria delas introduzem os gases atmosféricos em um anel em torno dos pólos magnéticos, onde as linhas do campo magnético se juntam. O ar é composto, em grande parte, de nitrogênio e átomos de oxigênio, com o oxigênio se tornando um componente maior nas altitudes em que as auroras acontecem – a partir de cerca de 96 km e indo até 965 km. Quando as partículas carregadas chocam-se, elas ganham energia. Eventualmente, elas relaxam, liberando energia e fótons de comprimentos de onda específicos. Átomos de oxigênio emitem luz verde e às vezes vermelha, enquanto o nitrogênio é mais laranja ou vermelho. Os satélites podem tirar fotos da aurora, a partir da órbita da Terra – e as imagens são bastante impressionantes. Na verdade, as auroras são brilhantes o suficiente para que elas mostrem-se fortemente no lado noturno da Terra, mesmo se alguém estivesse olhando de outro planeta. Auroras são relativamente fracas, e a luz mais vermelha está muitas vezes no limite do que retinas humanas podem enxergar. Câmeras, porém, são frequentemente mais sensíveis, e com um ajuste de longa exposição e um céu escuro aberto, você pode pegar algumas fotos espetaculares. Um dos problemas mais difíceis na física solar é conhecer a forma de um campo magnético em uma ejeção de massa coronal, que é basicamente uma grande bolha de partículas carregadas ejetada a partir do sol. Tais massas têm os seus próprios campos magnéticos. O problema é que é quase impossível dizer em que direção esse campo está apontando até que ele atinja um local. Uma colisão cria ou uma tempestade espetacular magnética e auroras deslumbrantes com ela, ou um fiasco. Atualmente não há nenhuma maneira de saber antes do tempo.

    [​IMG] [​IMG]
    [​IMG]
     
    -zeantonio- aprova isto.
  17. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    São muito belas :)
     
  18. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem. A Páscoa judaica, celebrada por oito dias, comemora o êxodo dos israelitas do Egito, ou seja, a “passagem” da escravidão para a liberdade. Um ritual de transição, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida. Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava apenas o fim do Inverno e a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Antes, os ovos de Páscoa não eram de chocolate e sim de galinha, que na tradição eram tingidos e pintados com cores da Primavera para presentear os amigos. A tradição de dar ovos decorados como presente começou na China, nas festas de Primavera, e era uma comemoração para celebrar a vida e os encontros. Isto porque durante o Inverno rigoroso, as pessoas ficavam resguardadas em casa, assim como os animais que precisavam hibernar nesta época para se proteger do frio intenso. Quando a Primavera chegava todos podiam “sair de casa” e reencontrar seus familiares e amigos. Depois da China, foi a vez da África e dos Países Eslavos darem continuidade à tradição dos ovos pintados. Na Alemanha e na Polônia, estas relíquias caseiras ainda podem ser encontradas nas lojas. A lenda mais tradicional diz que o Coelhinho da Páscoa foi trazido à América por imigrantes alemães em meados de 1.700. Segundo eles, o animal visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam que encontrar na manhã de Páscoa.Porém, há outra lenda que diz que a simbologia do Coelho de Páscoa estaria na fertilidade que eles possuem, porque geram grandes ninhadas. Além disso, o animal representaria a renovação de uma vida que traz boas novas, além de dias melhores. No século XIX, com o advento da indústria do chocolate, os ovos pintados à mão foram substituídos pelos ovos de chocolate. Em muitos países da Europa, até hoje, existe a crença de que comer ovos de chocolate no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o ano.


    [​IMG]
     
    -zeantonio- aprova isto.
  19. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Bom dia e boa pascoa
     
  20. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    [​IMG]

    O ovo é um símbolo da vida, que significa nascimento e ressurreição. Para antigos povos, como romanos, gauleses, chineses e egípcios, representava a forma do universo; eles pintavam os ovos, que depois eram reverenciados em festas. Na Idade Média, acreditava-se que o mundo havia nascido dentro de um ovo e dele havia surgido a vida no planeta. Alguns historiadores acreditam que o costume de presentear com ovos de galinha coloridos surgiu entre os antigos egípcios, persas e alguns povos germânicos. Atualmente, essa tradição é atribuída aos chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera. Para dar um colorido diferente, eles embrulhavam os ovos em cascas de cebola e os cozinhavam com beterrabas. O ovo passou a fazer parte da comemoração de Páscoa no século 12. Quando Luís VII voltou para a França depois da segunda Cruzada, apesar do fracasso da expedição contra os muçulmanos, foi recebido com festa. Para comemorar seu regresso, o superior da Abadia de St. Germain-des-Près ofereceu aos pobres metade dos produtos das terras exploradas, entre eles muitos ovos. A festa se repetiu por 300 anos em várias cidades da Europa. No entanto, a data costumava coincidir com o jejum da Quaresma. No século 15, pressionado pela Igreja que reclamava do grande consumo de ovos durante esse período de penitência, Luís XI proibiu a comemoração. Assim, para festejar o fim do jejum, as pessoas passaram a presentear os amigos e parentes com os ditos-cujos, que eram benzidos na missa do Domingo da Páscoa. No começo, presenteava-se com ovos de verdade, especialmente de galinha. Depois os ovos passaram a ser de porcelana, vidro, pedra, madeira, papel, escamas e casco de tartaruga. Mas foi na Antiguidade que reis e príncipes ornamentavam ovos de prata e ouro com pedras preciosas. O costume de presentear com ovos decorados surgiu na Inglaterra, no reinado de Eduardo I. Ele costumava banhar ovos em ouro e dá-los de presente. No século 18, o rei da França encomendou ao pintor Jean Antoine Watteau ovos decorados para dar à sua filha. Já o povo, que não tinha recursos para tais luxos, mantinha o costume de decorar os ovos convencionais. A atual tradição de ovos e coelho de Páscoa chegou aos Estados Unidos no século 18, nas mãos de alemães. No século seguinte, o costume difundiu-se e os ovos passaram a ser feitos de chocolate. Não se sabe ao certo por que os ovos naturais foram substituídos pelos de chocolate, mas acredita-se que tenha sido ideia dos fabricantes desse alimento para impulsionar as vendas.

    [​IMG]
     
    -zeantonio- aprova isto.