Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Com mais um prémio na despensa, (a vizinha agradece, David!) venho deixar a minha questão:
    Quem criou o slogan "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!" e a que propósito foi criado?
     
    -louletana- e Ana_Lu aprovam isto.
  2. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para ver as pesquisas e desejar uma boa tarde a todos
     
    -louletana- aprova isto.
  3. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom diaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeee
    Vamos a resposta Aipmilo:
    Trata-se de uma expressão que nos habituamos a ouvir e a ler nos mais variados contextos, mas nem todos saberão as suas nobres origens.
    O seu criador foi Fernando Pessoa, mas o célebre poeta não a inseriu em nenhum poema ilustre, mas antes a transformou em slogan publicitário para uma marca de refrigerantes.
    É verdade, além de poeta, filósofo, jornalista, Fernando Pessoa também trabalhou como criador publicitário. Na década de 1920, ao serviço da agência “Hora” criou este Primeiro Estranha-se, Depois Entranha-se, que se tornaria num dos slogans publicitários mais conhecidos do século XX em Portugal.
    Que seja uma segunda-feira maravilhosa!!!

    :)
     
    Última edição por moderador: 12 Junho 2017
    -louletana- e aipmilo aprovam isto.
  4. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos!
    Aos vencedores da semana :

    [​IMG]

    Já agora, fica aqui minha pesquisa :

    Fernando Pessoa (esse mesmo, um dos nomes maiores da poesia portuguesa) foi abordado, em 1927, pela empresa que fabricava um refrigerante famoso para criar um slogan publicitário. E escreveu: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
    O slogan foi censurado por, alegadamente, induzir o consumo de um produto com elementos de entorpecentes; ou, a não ser verdade, pela prática de publicidade enganosa. Para alargar o seu mercado em Portugal, a empresa encomendou em 1929 uma campanha publicitária à agência Hora, onde Fernando Pessoa trabalhava. A censura ao slogan de Pessoa foi processada por Ricardo Jorge, diretor de Saúde de Lisboa, alegando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, derivado de uma substância entorpecente, não podia ser vendida ao público. Mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome seria publicidade enganosa. Por um lado ou por seria sempre ilegal. Ricardo Jorge entendeu que o conteúdo do slogan criado por Fernando Pessoa era o reconhecimento da toxicidade da bebida. Se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é o que sucede com os estupefacientes: a primeira vez estranham e depois ficam dependentes. A bebida acabou por entrar em Portugal três anos depois do 25 de Abril de 1974. No entanto, era vendida nas ex-colónias portuguesas Moçambique e Angola. Este paradoxo tem a ver com a forte influência comercial da África do Sul sobre Moçambique e, por contágio, sobre Angola.

    [​IMG]
     
    Última edição por moderador: 12 Junho 2017
    -louletana- e aipmilo aprovam isto.
  5. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    1º anúncio de um famoso refrigerante em Portugal foi criado por Fernando Pessoa


    O primeiro anúncio de um famoso refrigerante em Portugal, mais de 40 anos após o seu lançamento nos EUA, foi criado pelo poeta Fernando Pessoa, mas acabou por ficar apenas no papel por razões políticas.
    "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" foi o slogan escolhido por Pessoa, contou à agência Lusa o director de relações externas da empresa em Portugal, Tiago Lima, por ocasião dos 125 anos da criação da bebida gaseificada em Atlanta, EUA, que se comemora no domingo.
    “Numa tentativa de alargar o mercado da empresa a Portugal, a marca encomendou em 1929 uma campanha publicitária à agência Hora, onde o poeta Fernando Pessoa trabalhava”, disse.
    O slogan “transmitia bem não só a sensação que a bebida criava, mas também o génio do poeta já naquela época”, considerou Tiago Lima.
    No entanto, “a empresa acabou por não entrar em Portugal nesse ano por razões políticas” e o slogan “acabou por ficar apenas no papel”.
    A bebida acabou por entrar em Portugal apenas depois do 25 de Abril: A 04 de julho de 1977 a empresa foi vendida pela primeira vez na Baixa Lisboeta numa garrafa de vidro de 0,2 litros, “um local óbvio pelo mercado de restaurantes e pastelarias e onde era fácil distribuir a bebida”.
    Apesar da entrada “tardia” no mercado português, “já havia muito conhecimento do que era o refrigerante”. Afinal, a bebida já era vendida em Espanha desde os anos 1950.
    “As pessoas iam a Badajoz [na fronteira com Espanha] para beber esse refrigerante, por isso, muita gente já conhecia a marca e os seus produtos”, descreveu o responsável da marca em Portugal.
    Tiago Lima lembrou que “paradoxalmente o refrigerante estava presente nas colónias portuguesas, em Moçambique e Angola. Quando as pessoas voltaram a Portugal a seguir ao 25 de abril muitas já tinham contactado com a bebida”.
    A comercialização da do refrigerante nas colónias portuguesas está associada à sua venda na África do Sul, um “mercado importante” e que “pode ter exercido influência em Moçambique e Angola”.
    Desde o seu primeiro contacto com Fernando Pessoa, a empresa esteve “sempre ligada a grandes personalidades portuguesas do século XX: os futebolistas Luís Figo e Eusébio ou a fadista Amália foram caras da marca.
    Além disso, a empresa patrocinou vários eventos nacionais, como a Expo 1998, criando uma exposição de garrafas da bebida decoradas com motivos de vários países.
    Hoje a garrafa portuguesa, pintada à mão imitando azulejos com marcas e personalidades portuguesas, está na entrada principal do museu da empresa em Atlanta, nos EUA.
    Foi nesta mesma cidade que foi servida, a 08 de maio de 1886, pela primeira vez, na farmácia Jacob’s, o xarope concebido por John S. Pemberton, bebida que mais tarde teria o nome do famoso refrigerante.
    Há 125 anos, Pemberton vendia nove copos da bebida por dia. Hoje a marca vende mais de 1,7 mil milhões de bebidas diariamente. Cerca de 200 mil litros por ano em Portugal.


    [​IMG]
     
    Última edição por moderador: 12 Junho 2017
    aipmilo aprova isto.
  6. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boa tarde, VanessaRosa e -louletana-. Tive que editar suas postagens porque não é permitido fazer propaganda de marcas ou empresas e nem falar sobre entorpecentes, ilícitos, mesmo que seja para informar como a bebida em questão gerou controvérsia na época.

    Peço que os jogadores utilizem termos genéricos como bebida, refrigerante, mas sem mencionar a marca, nome do refrigerante, nem imagem do produto ou logomarca.


    Agradeço pela compreensão.

    Bom jogo e boas pesquisas a todos.
     
    Última edição: 12 Junho 2017
    -louletana- aprova isto.
  7. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Boa tarde! :)
    Deixo aqui a minha pesquisa à questão da aipmilo: quem criou o slogan e qual o seu propósito.

    "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!"


    Fernando Pessoa (um dos nomes maiores da poesia portuguesa) foi abordado, em 1927, por uma empresa famosa que produz refrigerantes à base de cola, para criar um slogan publicitário. E escreveu: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

    Para alargar o seu mercado em Portugal, a empresa encomendou em 1929 uma campanha publicitária à agência Hora, onde Fernando Pessoa trabalhava.

    [​IMG]
    Nota: A imagem serve para documentar e reforçar o que acabei de postar. Não se trata de publicidade. Se achem que não deve constar da minha postagem, podem retirar, compreenderei.
     
    Última edição por moderador: 12 Junho 2017
    -louletana- e aipmilo aprovam isto.
  8. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boa tarde, secapipas.

    Gostei muito da pesquisa, mas tive que editar sua postagem, pois o nome do refrigerante em si já leva a uma propaganda, o que não é permitido no fórum, assim como imagens do refrigerante ou da logomarca. Agradeço pela compreensão.

    Peço que os jogadores utilizem palavras genéricas, como refrigerante, bebida, sem citar a marca, nome ou imagem do produto.

    Bom jogo e boas pesquisas.
     
  9. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite a todos!
    Vamos lá responder à questão da aipmilo!;)
    Não posso dizer ----- mas fique-se a saber que esta bebida escura, com borbolhinhas e caramelizada bem geladinha faz as delicias cá em casa!:p:p:p

    Aqui fica o resultado da minha pesquisa, que passo a citar(onde aparecer ---- quer dizer o nome tal e tal, o nome proibidoo_OxD...:p e onde estiver * é um nome de um estupefaciente)


    "Fernando Pessoa, em 1927, foi abordado pela empresa ----- para criar um slogan publicitário. E escreveu: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

    O slogan foi censurado por, alegadamente, induzir o consumo de um produto com elementos de coca; ou, a não ser verdade, pela prática de publicidade enganosa.
    Para alargar o seu mercado em Portugal, a empresa ----- encomendou em 1929 uma campanha publicitária à agência Hora, onde Fernando Pessoa trabalhava.
    A censura ao slogan de Pessoa foi processada por Ricardo Jorge, diretor de Saúde de Lisboa, alegando que se do produto faz parte a ***, da qual é extraído um estupefaciente, ****, não podia ser vendida ao público. Mas se o produto não tem ***, então anunciá-lo com esse nome seria publicidade enganosa. Por um lado ou por seria sempre ilegal.
    Ricardo Jorge entendeu que o conteúdo do slogan criado por Fernando Pessoa era o reconhecimento da toxicidade da bebida. Se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é o que sucede com os estupefacientes: a primeira vez estranham e depois ficam dependentes.
    A bebida acabou por entrar em Portugal três anos depois do 25 de Abril de 1974.
    No entanto, a ------ era vendida nas ex-colónias portuguesas Moçambique e Angola. Este paradoxo tem a ver com a forte influência comercial da África do Sul sobre Moçambique e, por contágio, sobre Angola."

    [​IMG]
     
    Última edição: 12 Junho 2017
    aipmilo aprova isto.
  10. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para desejar uma boa noite e boa pesquisa a todos :)
     
  11. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Hoje é o Carlos a fazer a pergunta....Secapipas.
     
  12. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para desejar boa noite a todos.

    Qual será a próxima pergunta? :)
     
  13. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite:)


    Então vou colocar uma questão que está relacionada com a minha área profissional…;)


    Já repararam na quantidade de pormenores que devem ter em conta antes de escolher as vossas janelas?


    Devido aos recentes avanços tecnológicos na área do vidro e das caixilharias, é possível ter janelas de todas as categorias energéticas.
    O bom uso destas tecnologias permite:


    • Poupar dinheiro nos custos energéticos da vossa casa
    • Maximizar a luz natural
    • Aumentar a eficiência energética da vossa casa

    As janelas podem ser os elementos mais importantes de uma casa, tanto a nível técnico de conforto como decorativo.
    Escolher caixilhos de janelas é um processo no qual devemos estar bem informados para podermos tomar uma decisão. Três dos materiais mais utilizados nas nossas janelas são a madeira, o alumínio e o PVC, mas cada um deles tem alguns prós e contras.
    Portanto, é normal que tenham de pensar antes de fazer uma escolha entre eles.


    E é exactamente isso que quero que pesquisem, e me deem a vossa opinião.



    Qual o tipo de material que devo escolher para fazer as minhas janelas, e porquê?:)
     
    Ana_Lu aprova isto.
  14. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Pergunta interessante essa! vamos aguardar as participações de todos :)
     
    secapipas aprova isto.
  15. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Fica aqui a minha pesquisa :

    O PVC

    São extremamente duráveis e resistentes – uma característica importante, pois muitas molduras de portas e janelas acabam se desgastando pelo uso constante.
    O PVC oferece também excelente isolamento acústico e térmico. Ou seja, a incidência de ruídos no ambiente é reduzida com este material. Já o seu poder de isolamento térmico reduz a troca de calor e frio entre o ambiente interno e externo, mantendo a temperatura ambiente no local. Com isso, diminuem-se os gastos com climatização.
    Outro ponto positivo é a facilidade de limpeza e leveza do material, que torna os elementos da construção mais fáceis de serem transportados e manuseados. Para além destas vantagens é ainda um material reciclável!
     
    secapipas e * RosaDourada * aprovam isto.
  16. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Existem janelas de:
    • Alumínio: durável e não oxidável (ideal por exemplo, para lugares com maresia). Além disso, a maioria das janelas termo acústicas, cada vez mais usadas nas cidades barulhentas, são de alumínio.

    • PVC: são duráveis como as de alumínio. O uso do PVC é recente e tem por principal vantagem a durabilidade, além de serem bonitas e fáceis de limpar destacam-se pelo:
      • Isolamento Térmicoe Redução de Gastos de Energia em Aquecimento e/ou Ar Condicionado
      • Isolamento ao Ruído
      • Qualidade e Segurança
      • Estética. Mais cores e texturas e manutenção mínima com água e sabão.
      • Eficiência Energética

    • Ferro: as esquadrias de ferro têm perdido espaço no mercado. Isso porque pedem um profissional muito especializado para a instalação e alguns cuidados por conta da oxidação, ou seja, enferruja. Tem também a vantagem de ser mais barata.

    • Vidro: as janelas inteiras de vidro, com pequenos apoios em alumínio, trazem um efeito lindo, mas não são
    • [​IMG]
    • capazes de todas as aberturas. Podem compor ambientes que juntem áreas externas e internas e garante muita luz, mas é necessário escolher o modelo certo!

    • Madeira: a madeira não é tão fácil de manter como o alumínio, mas é igualmente versátil, além de possuir um charme próprio, que pode ser rústico ou elegante dependendo da madeira e do modelo.
     
    Última edição: 13 Junho 2017
    secapipas e * RosaDourada * aprovam isto.
  17. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa noite!:)
    Esta questão não é fácilo_O... quando escolhemos as janelas para a nossa casa, há que ter em conta vários aspectos, como por exemplo:

    • design
    • qualidade
    • tipo de isolamento (térmico e acústico)
    • resistência
    • durabilidade
    • pressão imposta pelo vento
    • zona do país onde se encontra implantada a construção
    • estilo da casa
    • o "dim dim" que tem para gastar...;)
    • outros...
    Deixo aqui algumas vantagens e desvantagens dos três materiais... e depois, cabe a cada um, escolher em função dos aspectos referidos anteriormente.

    [​IMG]

    Madeira

    Vantagens:
    • Aspecto agradável
    • Bons isolamentos térmico e acústico
    • Pouca condensação superficial
    • Permite ventilação natural
    Desvantagens:
    • Exige conservação
    • Custo elevado
    Alumínio

    Vantagens:
    • Não exige manutenção cuidada
    • Preço competitivo
    Desvantagens:
    • Limpeza regular
    • Bom isolamento só com vidros duplos
    • Condensações superficiais

    PVC

    Vantagens:
    • Bons isolamentos térmico e acústico
    • Aspecto atraente
    • Pouca manutenção
    Desvantagens:
    • Dispendioso
    • Descoloração da superfície

    [​IMG]

    Conclusão:
    Cabe a cada um decidir em função dos aspectos que referi no início. As janelas que são uma boa opção para mim, pode não ser para outra pessoa.
    ;)




     
    secapipas aprova isto.
  18. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Concordo em absoluto com o que a feiticeira disse, pois resumiu tudo muito claramente!
    Embora a pergunta não peça as nossas preferências, apesar do custo e da conservação, que também é dispendiosa, as minhas preferidas são as janelas de madeira.
     
    secapipas aprova isto.
  19. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite fazendeiros
    Que pergunta interessante Secapipas.

    Boas respostas :)
     
    secapipas aprova isto.
  20. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom diaaaaaaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeeeeeeee
    Não sei se muito poderei acrescentar as excelentes pesquisas que já estão neste cantinho, de qualquer forma, é uma questão bem interessante.
    Sempre imaginei que janelas devam ter alguns aspectos importantes: nos devem deixar confortáveis quanto a temperatura do ambiente, quanto aos ruídos externos, ser fonte de iluminação e poderem ser utilizadas com facilidade por todos da casa.
    O aço, o alumínio e a madeira são amplamente utilizados.
    O primeiro oxida facilmente, o alumínio tem um custo alto e a madeira, dependendo do local - muita umidade - pode não ser a melhor escolha.
    Temos o PVC - caro - porém no mercado é um dos melhores materiais para se trabalhar.
    Querido Secapipas, espero que gostes da pesquisa e que as janelas mais importantes - as da alma - estejam sempre felizes!
    Uma excelente quarta-feira para todos!

    :)


     
    secapipas aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.