Aventura Na Quinta

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por Davidoliveira1979, 28 Março 2017.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Boa noite.

    Qual será a pergunta? Aguardaremos ;) boas pesquisas a todos :)
     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Ora vamos lá pesquisar:

    Quem foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel?
    Quero conhecer um pouco desta Mulher notável. Quem me ensina?
    Bom trabalho.
     
    feiticeira1 e Ana_Lu aprovam isto.
  3. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    [​IMG]
    Marie Curie (1867 - 1934)​
    Marie Curie recebeu o Prémio Nobel da Física, em 1903. Foi a primeira mulher a receber tal prémio.
    Oito anos depois, em 1911, recebeu o Prémio Nobel da Química «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pela descoberta dos elementos rádio e polónio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento». Com uma atitude desinteressada, não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo a investigação das propriedades deste elemento por toda a comunidade científica.
    O prémio Nobel da Química foi-lhe atribuído no mesmo ano em que a Academia de Ciências de Paris a rejeitou para sócia, após uma votação ganha por Edouard Branly, tendo perdido a admissão apenas por um voto.
    Foi a primeira pessoa a receber dois Prémios Nobel em campos diferentes. A única outra pessoa, até hoje, foi Linus Pauling.
    Marie Curie nasceu na actual capital da Polónia, em Varsóvia, a 7 de Novembro de 1867, altura em que a mesma fazia parte do Império Russo. Com o auxílio financeiro de sua irmã mudou-se já na juventude para Paris.
    Licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi a primeira mulher a lecionar neste prestigiado estabelecimento de ensino.
    Casou-se em 1895 com Pierre Curie, professor de Física, tendo então adoptado o nome de Marie Curie. Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Juntamente com o seu marido, Marie começou, então, a estudar os materiais que produziam esta radiação, procurando novos elementos que, segundo a hipótese que os dois defendiam, deveriam existir em determinados minérios como a pechblenda (que tinha a curiosa característica de emitir mais radiação que o urânio que dela era extraído). Efetivamente, em 1898 deduziram essa explicação: haveria, com certeza, na pechblenda, algum componente que libertava mais energia que o urânio; em 26 de Dezembro desse ano, Marie Curie anunciava a descoberta dessa nova substância à Academia de Ciências de Paris.
    A cientista franco-polonesa Marie Curie (1867-1934) tornou-se mundialmente famosa por ter aprofundado, ao lado do marido Pierre, as descobertas sobre a radioatividade. Sua antevisão lhe valeu dois Prêmios Nobel, em 1903 e 1911, e abriu as portas para a era atômica e para avanços cruciais no tratamento de muitas doenças. Mas tamanha celebração esconde uma história de penúria e obstinação: a vida de uma imigrante pobre que chegou a Paris determinada a continuar os estudos e teve de realizar boa parte de suas pesquisas em laboratórios improvisados.
     
    Ana_Lu aprova isto.
  4. _francyptc_

    _francyptc_ Lenda-viva

    Vamos aguardar por mais respostas :D
     
  5. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    Bom diaaaaaaaaaaaaa
    Então hoje temos uma nova questão, vou tentar complementar a resposta da Aipmilo:
    Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, junto com Pierre Curie. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física, e a primeira mulher professora na Sorbonne.
    Manya Sklodowska Curie (1867-1934) conhecida como Marie Curie, nasceu em Varsóvia na Polônia, no dia 7 de novembro de 1867. Filha de um professor de Física e Matemática e de uma pianista, com dez anos ficou órfã de mãe. Nessa época a Polônia era parte da Rússia czarista e impunha restrições aos poloneses. Em 1883 Marie ganha uma medalha de ouro ao completar o curso ginasial.
    Trabalhou como governanta e professora para pagar os estudos da irmã mais velha. Depois de formada em Medicina a irmã ajudou Marie a realizar seu sonho. Matriculou-se na Sorbonne e adotou a forma francesa para seu nome. Viveu em um sótão quase sem ar e com pouco orçamento para as refeições. Graduou-se em Física, em 1893 e em Matemática em 1894. Foi a primeira no exame para o mestrado em Física e no ano seguinte ficou em segundo lugar no mestrado em Matemática.
    Em 1895 conheceu Pierre Curie, que trabalhava em pesquisas elétricas e magnéticas. Um ano depois estavam casados. Em julho de 1898, Marie comunica a descoberta do novo elemento, que chamou de polônio, como lembrança de seu país. Continuando as pesquisas isolaram outro elemento radiativo (termo criado por Marie), era o rádio. Em 1903 o casal ganhou o Prêmio Nobel de Física.
    Em 1905 Pierre foi eleito para a Academia Francesa, assumindo a cátedra de Física na Sorbonne. Em 1906 foi atropelado e veio a falecer. Um mês após a morte do marido Marie assume a cátedra – é a primeira mulher professora na Sorbonne.
    Em 1910 o rádio metálico puro foi isolado por Marie Curie, em colaboração com André Debierne. Em 1911 tornou-se a primeira personalidade a receber um segundo Prêmio Nobel, desta vez pelas experiências sobre as propriedades químicas das substâncias radiativas.
    Marie Curie faleceu em Passy, na França, no dia 4 de julho de 1934. Seus órgãos vitais estavam comprometidos devido a constante exposição ao rádio.

    [​IMG]
    Uma excelente quinta-feira para todos!

    :)

     
  6. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos! Fica aqui a minha pesquisa :

    Marie Skłodowska Curie foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prémio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prêmios Nobel. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris. As conquistas de Marie incluem a teoria da radioatividade(termo que ela mesma cunhou), técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Sob a direção dela foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Durante a Primeira Guerra Mundial, fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade.
    Apesar da cidadania francesa, Marie Curie nunca deixou sua identidade polonesa de lado. Ensinou suas duas filhas a falar em polonês e as levou em viagens para a
    Polônia. Nomeou o primeiro elemento químico que descobriu de polônio, em homenagem ao seu país de origem. Marie Curie morreu aos 66 anos, em 1934, em um sanatório em Sancellemoz, na França, por conta de uma leucemia causada pela exposição a radiação ao carregar testes de rádio em seus bolsos durante a pesquisa e ao longo de seu serviço na Primeira Guerra, quando montou unidades móveis de raio-X.

    [​IMG]
     
  7. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para ver as pesquisas e desejar uma linda tarde a todos :)
     
  8. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Boa noite!
    Para a pergunta da fazendeira
    louletana :), aqui fica o meu contributo cultural.;)
    Já tudo foi dito, mas fica aqui o resultado da minha pesquisa.

    "Marie Skłodowska Curie (Varsóvia, 7 de novembro de 1867 — Passy, Sallanches, 4 de julho de 1934) foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prémio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prémio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prémios Nobel. Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris."


    [​IMG]
     
    * RosaDourada * aprova isto.
  9. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    As mulheres são excelentes...muito bom trabalho.

    Agora vamos ver como se vai safar a VanessaRosa com o desafio final.

    Vamos a isso.
     
    Ana_Lu e * RosaDourada * aprovam isto.
  10. * RosaDourada *

    * RosaDourada * Board Administrator Team Farmerama PT

    Boa noite Fazendeiros,

    Vamos ficar a aguardar pela questão da VanessaRosa :)
     
  11. -VanessaRosa-

    -VanessaRosa- Lenda-viva

    Olá a todos!
    Meu desafio será fácil! ;)
    Vou aproveitar a visita do Jack as nossas fazendas e deixar uma questão... Como surgiu o Halloween? Qual a história por trás deste evento mundialmente conhecido?
     
    Ana_Lu aprova isto.
  12. Ana_Lu

    Ana_Lu Veterano

    [​IMG]
    Bom diaaaaaaaaaaaa
    Boa tardeeeeeeeeeee
    Lindaaaaaaaaaa Vanessa, vamos ver se não faço feio e trago informações que acrescentem a todos:
    Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
    [​IMG]

    Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

    Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.

    De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.

    Tenham todos uma sexta-feira maravilhosa.

    :)

     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  13. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Passando para desejar um boa tarde e boas pesquisas a todos
     
  14. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Olá boa noite!:)
    Então aqui fica a pesquisa sobre o assunto que a vanessarosa pediu.



    [​IMG]



    "O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos desses países. No entanto, é cada vez mais fácil vermos festas celebrando a data aqui no Brasil.

    O primeiro registro do termo “Halloween” é da época de 1745. Derivou da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas.
    Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe’en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa."


    Aproveito para desejar a todos um bom fim de semana!:D
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  15. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Cantinho muito animado :) estou gostando das participações
     
  16. secapipas

    secapipas Lenda-viva

    Olá boa noite :)
    aqui fica o resultado da minha pesquisa

    [​IMG]

    O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.

    A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.
    Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.
    Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro.
    O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico.
    Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

    Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:

    O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
    "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

    O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.
    Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

    Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol.
    Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
    Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
    Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

    Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
    Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
    O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  17. aipmilo

    aipmilo Lenda-viva

    Contrariamente a alguma opinião popular, a origem do Halloween pouco tem a ver com os Estados Unidos.
    Foi há cerca de uns 2000 anos atrás que o povo celta de França e das Ilhas Britânicas começou com a tradição do Halloween.
    Para esses povos o último dia de Outubro era comemorado como o feriado de Samhain, pois era considerado como o último dia de Verão e o início do Ano Novo Céltico.
    Essa comemoração celebrava também outros aspectos da sociedade de então, tais como o final da última colheita do ano, o início do armazenamento de alimentos para o inverno, o retorno dos rebanhos dos pastos e o período de renovação das suas leis. Esse feriado era também conhecido como La Samon e como Festa do Sol.
    Curiosamente o nome que perdurou até hoje foi o nome usado pelos escoceses, ou seja, Hallowe’en.
    A principal lenda celta ligada a esta festividade, relatava que naquele dia todos os espíritos das pessoas que haviam morrido durante esse ano, voltariam em busca de corpos vivos para os possuírem e assim viverem no ano seguinte.
    Esta crença tinha por base o facto do povo celta acreditar em todas as leis de espaço e tempo, pelo que achavam que era permitido que os mundos dos vivos e dos mortos se misturassem um com o outro, até porque, para eles, era considerada como a única forma de existência de vida após a morte.
    Mas, como é natural, os vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos e assim, quando chegava a noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e as fogueiras das suas casa para que elas se tornassem frias e desconfortáveis e vestiam fantasias para de seguida desfilarem de forma ruidosa pelas ruas, sendo tão destrutivos quanto possível, com o único intuito de assustarem os espíritos que buscavam corpos para possuir.
    O povo romano chegou a adoptar esta prática celta, mas cerca de um século depois de Cristo acabaram por a abandonar.
    A designação de “Dia das Bruxas” nasceu nos Estados Unidos, quando em 1840 os costumes do Halloween foram para lá levados pelos emigrantes irlandeses.
    A engraçada brincadeira de “doces ou travessuras” foi adaptada de um costume europeu do século IX, chamado de “souling” (almejar).
    Os cristãos tinham o hábito de, no feriado religioso de 2 de novembro, conhecido como o Dia de Todos os Santos ou Dia das Almas, andarem de terra em terra a pedir “soul cakes”, (bolos de alma), que nada mais eram que pequenos quadrados de pão com groselha. E para cada bolo de alma oferecido, a pessoa que o recebia rezava uma oração por um familiar morto do doador. E porque se fazia isto? Porque se acreditava que com esta prática as almas que ainda permaneciam no limbo eram ajudadas a ir para o céu.
    Um dos outros hábitos do Halloween e provavelmente o seu maior símbolo actual, é a abóbora com uma vela acesa no seu interior. Acredita-se que esta imagem teve origem no folclore irlandês e na história de Jack-O’-Lantern, embora na história original se usem nabos e não abóboras.
    Também não há Halloween sem referência às bruxas. A sua relação com ele é fortíssima. Reza a lenda que as bruxas tinham duas reuniões festivas anuais: a primeira no dia 30 de Abril e a segunda no dia 31 de Outubro.
    Chegavam ao local da festa em vassouras voadoras, transformavam-se em outros seres e atiravam feitiços e maldições às pessoas. Tudo isto causava um alvoroço enorme.
    [​IMG]

    Era comum acreditar que quem quisesse ter contacto com uma bruxa deveria vestir a roupa do avesso e caminhar de costas durante a noite de Halloween. Se cumprisse com isso, quando chegasse a meia-noite apareceria uma bruxa.
    Hoje em dia são as crianças e adolescentes quem mais usufrui do Halloween. Com a ajuda dos pais e amigos, vestem fantasias mais ou menos assustadoras e andam de porta em porta na vizinhança a exclamar a célebre frase “doçura ou travessura”. E lá terminam a noite de 31 de Outubro com sacos e cestas recheadas de chocolates, rebuçados e outras guloseima
     
    -VanessaRosa- aprova isto.
  18. @aaaaaaline

    @aaaaaaline Guest

    Belas pesquisas por aqui :)
     
  19. Davidoliveira1979

    Davidoliveira1979 Utilizador habitual

    Vencedores desta semana:
    Aipmilo
    secapipas
    louletana

    Vai sair do jogo:
    _-sofiaa-_


    Amanhã vamos começar com mais desafios lançados por jogadores.
    desta vez vai ser o meu vizinho:


    Aipmilo
     
    Ana_Lu aprova isto.
  20. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa tarde pessoal,

    vamos aguardar a questão!
    Boa sorte!
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.