Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Quem vai pesquisar para nós ?! :)
     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    As coisas que eu aprendo!...
    Se desta vez também erro, corto relações com Coimbra:;););)

    A “Universidade Coimbra: Alta e Sofia”, foi reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO no dia 22 de junho de 2013

    «Universidade de Coimbra - Alta e Sofia» inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO em 22 de junho
    No dia 22 de Junho de 2013, o Comité do Património Mundial, reunido no Camboja de 16 a 27 de Junho, aprovou com entusiasmo a candidatura "Universidade de Coimbra - Alta e Sofia", Bem que está agora inscrito na Lista de Património Mundial da UNESCO, segundo os critérios
     
    *Lu* aprova isto.
  3. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Por aqui também pesquisei, Louletana.
    Nada de cortar relações - rindo aqui
    Deixo alguns detalhes interessantes sobre a Universidade:

    [​IMG]
    Patrimônio mundial de Portugal
    Universidade de Coimbra - Alta e Sofia

    A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada em 1290, mais especificamente a 1 de março, quando o Rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, o qual criou a própria universidade e pediu ao Papa a confirmação.
    A Alta de Coimbra era onde vivia a nobreza, o clero e mais tarde os estudantes.
    Hoje é um local privilegiado da cidade, onde se misturam serviços (banca, seguros, comércio), séculos de história, habitação, cultura, espaços verdes e lazer.
    A Rua da Sofia (parte integrante da Baixa de Coimbra) é uma famosa e grande rua de Coimbra. Tem elevada concentração de comércio, já que toda a rua é ladeada por diversas lojas, muitas delas de grandes marcas internacionais. Foi construída na primeira metade do século XVI e apresenta muitas características do tempo do Renascimento. É uma rua larga e reta, que conta com 460 metros de comprimento e 13 de largura. A rua começa na Ladeira de Santa Justa e acaba na Praça 8 de Maio. Antigamente localizavam-se nesta rua os colégios universitários.

    Até breve,

    :)
     
  4. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá -louletana-.
    Creio que não será necessário chegar ao extremo de cortar relações.
    Desta vez a resposta está certíssima e, como tal, merece um 20.

    Olá *Lu*.
    Muito obrigado pelas curiosidades aqui deixadas. Creio que todos ficamos a ganhar com elas.



    Aguardemos a próxima pergunta.
     
    *Lu* aprova isto.
  5. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    faço minhas as palavras do jedfjedf1996 ;)
     
  6. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Então, ninguém traz mais perguntas?
     
  7. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Já que todo mundo está ocupado com seus assuntos ;) pra variar eu vou fazer uma pergunta:

    O que é osteoporose e o qual sua causa ?
     
  8. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva


    É uma doença dos ossos. Mas terei de pesquisar para trazer mais detalhes. Quando puder, assim farei.
     
  9. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Muito bem esta parte esta certa, então vou aguardar quem trouxer mais de sobre o assunto ;)
     
  10. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    A Osteoporose é uma doença do esqueleto, podendo atingir qualquer porção do mesmo. Caracteriza-se pela diminuição da resistência óssea, tornando os ossos mais vulneráveis a fracturas.

    O nosso esqueleto está preparado para suportar cargas em diversos sentidos e de diversas formas: o osso osteoporótico torna-se frágil, quebradiço, incapaz de suportar cargas, mesmo que mínimas.

    O osso é constituído por minerais, dos quais se salienta o cálcio, e por matéria orgânica rica em proteínas, entre as quais se destaca o colagéneo (que é a proteína mais abundante do nosso organismo).

    A quantidade de massa óssea é adquirida, quase na totalidade, até aos 20 anos: entre os 20-30 anos é atingido o auge em termos de massa óssea a que se chama capital ósseo, que vai diminuindo a partir dos 40-45 anos de uma forma contínua em ambos os sexos e, no caso da mulher, de forma abrupta e rápida depois da menopausa.

    Na verdade, à medida que a idade avança, o processo contínuo e obrigatório de remodelação óssea (indispensável e desejável num osso normal) realiza-se de uma forma desequilibrada: isto é, o osso destruído é sempre superior ao osso formado.

    Isto conduz a uma estrutura óssea composta por travessas muito finas a que se chama trabéculas, que se tornam mais frágeis e descontínuas.

    Nós temos no corpo células responsáveis pela formação óssea e outras pela reabsorção óssea. O tecido ósseo vai envelhecendo com o passar do tempo, assim como todas as outras células do nosso corpo. O tecido ósseo velho é destruído pelas células chamadas osteoclastos e criados pelas células reconstrutoras, os osteoblastos. Esse processo de destruição das células é chamado de reabsorção óssea, que fica comprometido na osteoporose, pois o corpo passa a absorver mais osso do que produzir ou então não produzir o suficiente. Alguns problemas podem interferir na formação dos ossos:

    Deficiência de cálcio

    O cálcio é um mineral essencial à formação normal dos ossos. Durante a juventude, o corpo usa o mineral para produzir o esqueleto. Além disso, o osso é o nosso principal reservatório de cálcio, e é ele quem fornece esse nutriente para outras funções do corpo, como o funcionamento cardíaco. Quando o metabolismo do osso está em equilíbrio, ele retira e repõe o cálcio dos ossos sem comprometer essa estrutura. Esses nutrientes são obtidos por meio da alimentação, por isso, se a ingestão de cálcio não é suficiente, ou então o organismo não está conseguindo absorver esse cálcio ingerido, a produção de ossos e tecidos ósseos pode ser afetada, não havendo nutrientes suficientes para produzir o esqueleto e suprir toda a demanda de cálcio do resto do corpo. Dessa forma, a ingestão insuficiente ou a má absorção desses nutrientes pode ser uma das causas da osteoporose.
     
    :[LIKA]: aprova isto.
  11. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Uau, que resposta tão completa.
    Será que está correta?

    Enquanto aguardamos a confirmação da :[LIKA]:, vou deixar mais uma pergunta.

    Como foi descoberto o Castro de Romariz?

    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
  12. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa tarde a todos,boa resposta,vejamos se está correta e já temos outra para procurar ..
     
  13. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Castro de Romariz

    [​IMG]

    Conta-se a história de uma família do povoado no séc II a.c., que numa situação de invasão do inimigo, decide esconder os seus valores, 72 denários. O "problema" é que o responsável por esconder o tal tesouro, acaba por morrer em batalha, ficando sem se conhecer a localização do mesmo. O tesouro nunca foi encontrado até que, em 1843 um homem que recolhia mato, encontrou-o por casualidade e a partir daí todo o castro foi descoberto.

    [​IMG]

    O Castro de Romariz é um povoado fortificado datado do século V a.C., com níveis de ocupação até ao século I d.C. Considerada uma das estações arqueológicas mais significativas da região de Entre Douro e Vouga foi classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto-Lei nº 34 452, de 20 de Março de 1945.
    Esta estação arqueológica foi identificada em meados do século XIX, com a descoberta de um tesouro monetário – o tesouro de Romariz. Após um largo período de abandono, deu-se início em 1980, a uma nova fase de trabalhos arqueológicos sistemáticos, com o estudo das origens e evolução do habitat castrejo, identificando as diversas fases de ocupação proto-histórica e romana, analisando os aspectos de aculturação face às influências mediterrânicas e aos modelos introduzidos pela romanização.
    O Castro de Romariz como uma das principais atracções históricas do Concelho de Santa Maria da Feira e o povoado castrejo mais expressivo da região de Entre Douro e Vouga.
     
    :[LIKA]: aprova isto.
  14. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa noite,

    peço desculpa a minha ausência. A resposta da Ana está correta. Podemos apanhar Sol pois apesar de ter os UV que nos prejudicam a pele também nos traz vitamina D, só não devemos apanhar em demasia.

    Vamos aguardar a confirmação da nova resposta!
     
  15. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Quem foram
    Os dois vencedores do Prémio Nobel portugueses?

    Em que se distinguiram?


    Como diz o nosso amigo jedfjedf
    Boa pesquisa e nada de ser preguiçosos, se faz favor.
     
  16. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva


    Muito bem , uuuuhuuu :D :inlove:! Parabéns pela pesquisa !!-louletana- :inlove:
    Nota Mil!! :D
     
  17. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá -louletana-.
    A resposta está correta e bastante completa.
    Apenas acrescentar que também houve escavações arqueológicas na década de 1940.



    Respondendo a esta pergunta da -louletana-, os dois Prémios Nobel portugueses foram: Egas Moniz, que ganhou o Prémio Nobel da Medicina, em conjunto com um médico suíço (se não me engano), e José Saramago, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura.
    Quem souber o ano em que cada um ganhou, por favor acrescente, porque eu já não me lembro.:oops:



    Vamos aguardar pela próxima pergunta.
     
  18. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Sempre ótimos pesquisadores por aqui ...ótima noite a todos! ;)
     
  19. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Que tal alguém colocar outra pergunta enquanto aguardamos a confirmação da -louletana-?
     
  20. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.