Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Passando para deixar um 'Olá'! :)
     
  2. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Olá aipmilo.
    Não foi provisoriamente, tanto quanto sei.
    Tirando essa parte, a resposta está correta. Vou apenas acrescentar que este bairro foi construído em 1945 e os habitantes mudaram-se para lá em 1948. Além deste bairro, o Bairro Norton de Matos e o Bairro Fonte do Castanheiro (acho que não me estou a enganar no nome deste último) também foram construídos para alojar habitantes da Alta que tiveram de sair de lá por causa da demolição da mesma e consequente construção da cidade universitária.

    Vamos ver quem nos traz a próxima pergunta.
    Nada de ser preguiçosos, se faz favor.

    jedfjedf1996
     
    *Lu* aprova isto.
  3. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Conhece os Hunza, o povo que "não envelhece"?
    [​IMG]

    Vamos ver quem me ajuda a descobrir mais sobre este povo ímpar...
     
    P___P___ aprova isto.
  4. *Lu*

    *Lu* Guest


    Boa noiteeeeeeeeeeeeeeee...
    Vamos a minha pesquisa...
    Situado nas montanhas do Himalaia, no extremo norte da Índia, onde se juntam as terras de Caxemira, Índia e Paquistão, o local chamou muita atenção quando, em 1916, alguns ingleses que faziam a atualização do mapeamento da região descobriram este pequenino reino incomum, que logo foi apelidado de “Jardim do Éden” no Planeta Azul.
    Os habitantes ganharam fama por serem um povo feliz, simpático, sempre alegre e ativo, em que diversas pessoas vivem tranquilamente com mais de 110 anos de idade — alguns chegam até mais de 120 —, e com um detalhe fundamental: sem sofrer doenças graves nem problemas sérios de saúde — praticamente um milagre nos dias atuais.
    Para mim, aí está o segredo: Alegria!!!!!!!!

    Alguém acrescenta algo?

    [​IMG]
    :)
     
    P___P___ aprova isto.
  5. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Uau. 120 anos é muito tempo. Realmente este povo está de parabéns.
     
  6. *Lu*

    *Lu* Guest

    Verdade Jedf!!!
    Imagine você com 85 anos de idade, mas parecendo que tem apenas 45. Seria legal, não? E mulheres que têm filhos depois de idosas sem sofrer nenhum problema com isso, o que acha disso? Parece utopia, conto de fadas? Nada disso! Isso — e muito mais — é normal para os habitantes do Vale de Hunza.
    Algo mais sobre esse povo "curioso"?

    :)
     
  7. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Parece que ninguém acrescenta ao que disse e muito bem a Lu. Então junto eu, um pouco mais. Se alguém descobrir mais partilhem connosco. Isto foi o que eu descobri.

    Para ti Lu o meu obrigada pela participação


    Sobre o vale do rio Hunza, na fronteira entre a Índia e o Paquistão, reside uma população que as pessoas conhecem como o «oásis da juventude». Os habitantes vivem, em média, 120 anos, quase nunca ficam doentes e têm uma aparência sempre jovem. A população destaca-se em muitos aspetos dos das nações vizinhas: assemelham-se muito fisicamente aos europeus, falam a própria língua (Burushaski), que é diferente de qualquer outra no mundo e professam uma religião muito peculiar (a ismaelita), parecida com a muçulmana.
    De acordo com o site do canal História, o aspeto mais surpreendente dessa pequena nação é a capacidade extraordinária de se manter sempre jovem e saudável. Os habitantes tomam banhos imersos em águas geladas a 15 graus abaixo de zero, praticam desportos até aos 100 anos, as mulheres de 40 anos têm a aparência de adolescentes e é comum uma mulher dar à luz aos 65 anos. Durante o verão, as pessoas alimentam-se de frutas e de verduras cruas, enquanto no inverno, consomem damascos secos, grãos germinados e queijo de ovelha.
    Um médico escocês foi o primeiro a analisar e a descrever a população do «vale feliz». Robert McCarrison realçou que os hunza têm uma dieta com restrição de proteínas: comem todos os dias uma média de 1.900 calorias, incluindo 50 gramas de proteínas, 36 gramas de gordura e 365 gramas de hidratos de carbono. E é precisamente essa dieta especial que, na opinião de McCarrison, permite a notável longevidade dos hunza.
    Ao contrário dos países vizinhos, que têm o mesmo clima, mas não fazem a mesma alimentação, os hunza não conhecem as doenças e têm uma expetativa de vida duas vezes maior. Os habitantes de Hunza não escondem o segredo: recomendam abertamente uma dieta vegetariana, trabalhar e movimentar-se de forma constante. Os hunza, acrescentam que, entre muitos outros benefícios, o estilo de vida que levam permite-lhes estar sempre de bom humor, sem tensão nem stress.
     
    *Lu* aprova isto.
  8. *Lu*

    *Lu* Guest

    Olá Louletana,
    Eu que agradeço por um cantinho tão interessante, inteligente, com cultura!
    Mais um pouquinho sobre este povo fantástico e sua alimentação, já comentada anteriormente por ti:
    De acordo com o médico escocês, Dr. Mac Carrisson, que descobriu essa galera por curiosidade e acabou convivendo com eles por sete anos, o segredo da saúde em Hunza está na alimentação de seu povo, sempre a base de cereais integrais, frutas (principalmente o Damasco, considerado sagrado na região), verduras, castanhas, queijo de ovelha e o inusitado pão de Hunza, sempre respeitando uma restrição calórica de 30%.
    Porém, com uma diferença: tudo 100% orgânico, sem vitaminas sintéticas (produzidas em laboratórios), assim como os agrotóxicos e adubos químicos, que são extremamente comuns em boa parte do globo e acabam matando o organismo humano ao longo de uma média de 75 anos, o que explica o crescente número de casos de câncer e AVC no planeta.

    [​IMG]
    Hábitos alimentares que valem a pena serem seguidos.

    Até breve,

    :)
     
    -louletana- aprova isto.
  9. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Vamos conhecer melhor um pouco da história do Brasil e de Portugal.

    O que ficou conhecido como "Grito do Ipiranga",
     
  10. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Boa tarde,

    vejamos o que arrecadei assim rapidamente:

    Grito do Ipiranga foi o ato que, simbolicamente, oficializou o rompimento com Portugal; rompimento que, na verdade, se iniciara em 1808, com a transformação do Brasil em sede do Estado português. Portanto, a independência atendeu aos interesses conservadores das elites agrárias, não se alterando, em nada, a velha ordem econômica e social, gerada ao longo da colonização: o latifúndio continuou predominante, a escravidão foi mantida e os laços da dependência econômica com a Inglaterra.


    [​IMG]
     
    *Lu* aprova isto.
  11. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Alguém quer dizer um pouco mais para conhecermos melhor este episódio da História?
     
  12. *Lu*

    *Lu* Guest

    [​IMG]
    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Complementando minha colega Soraia, pesquisei um pouquinho:
    Em 7 de setembro, quando retornava da cidade de Santos, D. Pedro encontrou representantes do governo que chegavam do Rio de Janeiro e declamou a independência às margens daquele riacho do Ipiranga. Quando leu as notícias chegadas do Rio de Janeiro e recebeu novidades da esposa e do próprio José Bonifácio, D. Pedro não teve dúvidas. As comitivas que o acompanhavam presenciaram o fato.
    De forma simbólica, o Grito do Ipiranga começou a oficializar o processo de independência que já havia se iniciado desde 1808 quando o Brasil passou a ser a sede do Estado de Portugal. A independência atendia os interesses da elite agrária e se nada fosse alterado na economia e na sociedade, a colonização continuaria sendo lucrativa para uma minoria. Os latifúndios queriam se manter no poder e a escravidão também era interessante para tais grupos e para a Inglaterra.

    Quem mais acrescenta algo?
    Fico no aguardo.

    Até breve,

    :)
     
  13. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    parece que ninguém quer acrescentar um pouco mais.

    Que tal outra questão?
     
  14. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Boa tarde a todos,aguardemos mais pesquisas..
     
  15. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Mais uma vez eu....

    Quando se fartarem, mostrem-me o sinal de STOP.

    Quem conhece o Lago Hillier? que o torna diferente dos outros?
     
  16. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Mais uma pesquisa, mais uma curiosidade a ser desvendada...
    Que várias pessoas possam acrescentar um pouquinho.
    Minha contribuição:

    No Sul da Austrália Ocidental, existe um lago chamado Hillier. Ele fica na Ilha do Meio, a maior do arquipélago Recherche.
    O Lago Hillier foi descoberto no início do século XIX, em 1802, pelo pesquisador e explorador britânico Matthew Flinders. Ele dá nome ao pico mais alto da ilha, no qual subiu e avistou o curioso lago de águas rosadas, sendo o responsável pelo primeiro registro do lago com água cor-de-rosa. A título de curiosidade, Flinders batizou o lago com o nome de William Hillier, um membro da equipe que havia falecido de disenteria durante a expedição.

    [​IMG]
    Porque será que ele é dessa cor?

    :)

     
  17. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Boa *Lu* Primeira parte respondida. Vamos ver quem responde agora...

    Sim Porque será que ele é dessa cor?
     
  18. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    Aí está uma ótima questão. Vamos ver quem nos traz a resposta.
     
  19. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Passando para desejar uma ótima segunda feira! :)
     
  20. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Parece que ninguém está interessado em desvendar o porquê da água cor de rosa. Esperemos um pouco mais...
     
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.