Cultura Geral

Discussão em 'Arquivo: vários' iniciada por jedfjedf1996, 15 Outubro 2015.

Caro jogador,

Se queres estar ativamente envolvido no Fórum e participar nas nossas discussões, ou se queres começar o teu próprio tópico ou escrever uma mensagem, tens de fazer login no jogo primeiro. Por favor, certifica-te de que te registas se não tens uma conta no jogo. Estamos à espera da tua próxima visita ao Fórum! „Joga aqui“
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.
  1. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Eu pesquisei e divido com vocês:

    [​IMG]

    Apesar da sua origem ser incerta o guarda-chuva é uma invenção muito antiga. Sabe-se que no século XII a.C. já era usado pelos chineses.
    Mais tarde os Assírios, Egípcios, Persas e Romanos tiveram influência na utilização de novos materiais na busca de conseguirem combinar a utilidade com a elegância.

    Durante muito tempo o guarda-chuva foi visto como um objecto com significado sagrado, ao ponto de só ser utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual.
    Esse aspecto de objecto “divino” chegou mesmo ao Cristianismo. Nas cerimónias litúrgicas existiam sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do Papa. Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual.
    Jonas Hanway teria sido o primeiro ocidental, (e talvez o primeiro cidadão inglês), a andar diariamente com um guarda-chuva, que utilizava para se proteger do sol e da chuva. Não será de estranhar que tenha passado a sua vida a ser ridicularizado pelos seus conterrâneos. No entanto, após a sua morte em 1786, os homens ingleses começaram de forma gradual a sair à rua de guarda-chuva na mão que, considerando os frequentes dias de chuva naquele país, se tornou quase um acessório obrigatório.
    Daí até agora o guarda-chuva espalhou-se por todo o mundo tendo-se transformado num objecto de grande simplicidade e utilidade, sendo usado quase exclusivamente como protecção nos dias de chuva e não como o acessório de moda elegante de outros tempos.

    :)

     
  2. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Muito bem Luzinha. Nota 20 pela resposta e + 20 pela rapidez.

    Esta rosa é para ti Bj


    [​IMG]
     
    *Lu* aprova isto.
  3. _-Sofiaa-_

    _-Sofiaa-_ Lenda-viva

    Boa noite a todos!
    Este é um ótimo cantinho para adquirir novos saberes. :)
     
  4. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Conhecem esta janela? Vamos pesquisar!...

    [​IMG]
     
  5. *Lu*

    *Lu* Guest

    Olá Louletana!!!
    Agradeço pela linda flor!!!!!! Muito linda!!!!!!
    Confesso - lembrando da Vanessa - que este questionamento teu me deu mais trabalho.
    Pareceu-me um brasão em princípio.
    Depois um monumento.
    Então recorri as minhas colegas da equipe de moderação e Brigite me ajudou na resposta:
    É a Janela de Capitulo do Convento de Cristo.
    Pesquisei:

    A Nave manuelina, tanto internamente como exteriormente, é guarnecida de uma profusa ornamentação escultórica simbólica, heráldica e sacra. Todos os elementos arquitetônicos, cimalha, pináculos, contrafortes, janelas, etc., são envoltos numa profunda plasticidade que os temas figurativos lhes conferem, a ponto de dissimularem as suas funções arquitetônicas e estruturais.
    O caso mais emblemático deste tratamento formal, são as janelas da sacristia manuelina dita "Casa do Capítulo". Inicialmente em número de três, chegaram aos nossos dias duas: Uma, em segunda luz, virada a sul, é visível do Claustro Principal, a outra, na fachada ocidental, é a famosamente conhecida por Janela do Capítulo.
    Ladeada por dois gigantescos contrafortes, ou botaréus, esta janela é ornada por um exuberante universo figurativo onde estão presentes os temas de marinhagem - a madeira, o cordame, as boias, etc., - as insígnias da Ordem - a cruz heráldica, esfera armilar, o brasão do reino, - e figurações simbólicas, particulares à mística da Cavalaria Espiritual e à missão que a Ordem de Cristo tinha na empresa das Descobertas.
    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Agora posso ser eu a propôr uma pesquisa?
    Pois bem, lá vai:
    Já que estamos recebendo um novo integrante em nossa ilha Bahamarama, gostaria de conhecer mais sobre o Tucano.

    Até breve,

    :)
     
  6. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Olá Lu
    Boa tarde
    Permita-me juntar um pouco mais sobre a Janela do Convento de Cristo em Tomar:

    A janela do Capítulo do Convento, mais tarde imitada para o Palácio da Pena, foi encomendada por D. Manuel I de Portugal e desenhada por Diogo de Arruda. É o mais conhecido exemplo de arquitectura manuelina, ilustrativo do naturalismo exótico e do uso de pormenores marítimos.

    Agora vou à procura do Tucano. Até breve
    Bjs
     
    feiticeira1 aprova isto.
  7. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Olá Louletana!!!
    Bom seria que, cada um que aqui viesse, fosse acrescentando mais informações, teríamos uma pesquisa mais completa e participativa.
    Gostei muito deste cantinho aqui!!!!!
    Aguardaremos por ti,

    Até breve,

    :)
     
  8. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Aqui está um tucano tão bonito, mas gostava que mais alguém entrasse no jogo. Fico a aguardar notícias sobre este simpático animal. Vamos à pesquisa?

    [​IMG]
     
  9. tmss-13

    tmss-13 Guest

    Bom andei a pesquisar e vejam lá o que descobri destes lindos.


    São designadas por tucano e vivem nas florestas da América Central e América do Sul. Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca, (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica a sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal.
    Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível proteico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores. São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexo pode ser feita por análise de seu DNA. A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvore. A fêmea choca e o macho alimenta-os.
    Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.
    [​IMG]
     
    feiticeira1 e *Lu* aprovam isto.
  10. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    E agora, quem se segue?...
     
  11. soraiamachado

    soraiamachado Lenda-viva

    Já que estou aqui, porque que a Orca é intitulada de "baleia assassina"?
     
  12. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Enquanto vou pesquisar a da Soraia, deixo outra que trazia fisgada...

    O que são e para que serviam estas construções?
    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  13. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Estou a espera das pesquisas sobre a Orca e as Construções...
    Acompanhando o tópico...

    :)
     
  14. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]

    A Orca é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um super predador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. Apesar de “baleia-assassina” ser uma designação incorreta, por ser uma tradução direta do inglês “killer whale”, e pelo facto de o animal não ser uma baleia, ela é comummente usada. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
    Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho o qual já a descrevia como um monstro marítimo feroz.
    O nome orca foi dado a estes animais pelos antigos romanos do nome "Orcus", que significa inferno ou deus da morte, e o nome do seu género biológico - "Orcinus" - significa "do reino da morte" . A partir da década de 60, quando ganharam popularidade entre os espectadores de oceanários, o termo neutro "orca" foi mais utilizado do que "baleia assassina", o qual conota um comportamento incompatível com objetivo desses parques.
    No entanto, há pelo menos três a cinco tipos de orcas que são suficientemente distintas para serem consideradas raças, subespécies, ou possivelmente mesmo espécies.
    Estes animais caracterizam-se por terem o dorso negro e a zona ventral branca. Têm ainda manchas brancas na parte lateral posterior do corpo, bem como acima e detrás dos olhos. Com um corpo pesado e entroncado, têm a maior barbatana dorsal do Reino animal, que pode medir até 1,8 metros de altura (maior e mais erecta nos machos que nas fêmeas). Os machos podem medir de 9,8 até 10 metros de comprimento e pesar até 9.000 - 10.000 Kg (9 - 10 toneladas); as fêmeas são menores, chegando aos 8,5 metros e 6.500 - 7.500 Kg (entre 6 e 8 toneladas), respectivamente. As crias nascem com cerca de 180 kg e medem cerca de 2,4 metros de comprimento.
    As orcas macho de maiores dimensões têm um aspecto distinto que não dá margem para confusões ao serem identificados. Contudo, vistas à distância em águas temperadas, as fêmeas e as crias podem confundir-se com outras espécies, como a falsa-orca ou o golfinho-de-risso.
    As fêmeas podem dar à luz uma só cria, uma vez cada cinco anos.
    Nos grupos sociais analisados, os nascimentos podem ocorrer em qualquer época do ano, havendo uma certa preferência pelo inverno.
     
    *Lu* aprova isto.
  15. *Lu*

    *Lu* Guest

    Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Parabéns pela pesquisa Louletana...
    Para ti:

    [​IMG]
    :)
     
  16. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    [​IMG]
     
    *Lu* aprova isto.
  17. :[LIKA]:

    :[LIKA]: Lenda-viva

    Amo ler as pesquisas deste cantinho ..sempre é bom aumentar o conhecimento :D
     
  18. jedfjedf1996

    jedfjedf1996 Lenda-viva

    E quanto à pesquisa sobre as construções, quem se atreve a trazer uma resposta?
     
  19. -louletana-

    -louletana- Lenda-viva

    Para ajudar, chama-se "anta". É só pesquisar.

    [​IMG]
     
    feiticeira1 aprova isto.
  20. feiticeira1

    feiticeira1 Lenda-viva

    Uma resposta rápida e sussinta.

    Uma anta ou dólmen é um monumento megalítico.
    Era um local coletivo, onde se enterravam os mortos.
    Existem vários em Portugal e no Brasil.

    Espero que esteja bem.:)
    Boa noite e boa semana.;)
     
    *Lu* aprova isto.
Status do Tópico:
Não está aberto para novas respostas.